Olá, Loja parceira!

Preparamos esse material para te apoiar na inclusão e atualização dos produtos de sua loja.
Acesse este guia rápido sempre que tiver qualquer dúvida e compartilhe com o seu time!

As inclusões e atualizações de produtos são todas realizadas através da Extranet. O acesso a essa plataforma
é concedido no momento da ativação da loja, mas, em caso de dúvidas ou dificuldade no acesso, você pode abrir um
chamado no menu "Chamados e Ajuda" no Portal do Parceiro.

Acesse o Decola e saiba mais sobre a Extranet e como personalizar sua loja e vender mais!

Novos Produtos

EAN (European Article Number) é o código de barras universal que serve para identificação e padronização de todo produto industrializado, seja ele nacional ou importado. O código de barras é único e identifica cada tipo de produto, independente de cidade,estado ou país. Para entender melhor, consulte o site da GS1 em https://gs1br.org/ ou asssocie-se através deste link aqui.

Códigos a partir de 8 dígitos podem ser EANs. Você pode consultar se o código em seu sistema é válido e correto acessando o sistema https://cosmos.bluesoft.com.br/ ou através da GS1 que é a Associação detentora de todos os registros de EANs Nacionais e Internacionais, através deste link aqui.

Temos dois processos distintos: um para produtos com código de barras da indústria (EANs), e outro para produtos que não possuem códigos EANs da indústria como, feira (FLV), padaria e açougue. No Decola temos todos os tutoriais e passo a passo de como fazer.

Os atributos necessários para disponibilizar um cadastro são: nome, descrição (opcional), marca, unidade, volume, peso bruto e foto. Todas as informações são checadas mediante atributos do EAN enviado. O envio do nome sem abreviações facilita o entendimento e a assertividade ao validar o produto.

Resolução de 500x500px (preferencialmente 1000x1000px), fundo branco, formato png ou jpg.

Sim! Após o cadastro, seu produto será avaliado para padronização das informações inseridas e, dando tudo certo, o produto ficará disponível para a venda. Após o envio, consulte a disponibilidade de seus produtos através da Extranet.

Não. Pois, as informações dos produtos são únicas e padronizadas, logo, uma informação variável não pode ser inserida, já que ficaria disponível para todos os produtos com o mesmo código em todas as lojas.

Não. Pois, os cadastros de produtos, sejam EANs ou até mesmo de produtos internos do SiteMercado, são compartilhados entre lojas e redes, portanto, não podemos inserir fotos com logotipo.

Hoje todos os cadastros são únicos e compartilhados entre todas as lojas, portanto, as informações contidas neles não são personalizadas.

Os produtos são classificados por curva ABC de acordo com a sua movimentação em loja física. Caso esses produtos possuam estoque e preço positivo são tratados com prioridade e disponibilizados no menor tempo possível.

Atualização de Produtos Industrializados

Por enquanto, é possível solicitar somente a alteração das 4 fotos do produto (EAN). Você pode fazer essa alteração no menu "Produtos", "Normalizados" da Extranet. Após enviar sua solicitação, ela passará pela aprovação do nosso time interno para garantir o padrão e qualidade das imagens e, após aprovado, será disponibilizado no site ou aplicativo. Em caso de divergência em outros atributos, recomendamos a abertura de um ticket no portal do parceiro para verificação.

Você pode enviar a sugestão através da Extranet. As novas imagens dos produtos (EAN) serão avaliadas pelo nosso time para garantir a qualidade e padrões da plataforma e, após a aprovação, seus produtos serão atualizados. Saiba como, acesse o Decola.

Verifique se a foto enviada está nos padrões estabelecidos na plataforma. Resolução mínima de 500x500px (preferencialmente 1000x1000px), fundo branco, formato png ou jpg, sem logotipos da rede ou do mercado. Após essa verificação, reenvie as imagens e aguarde a aprovação do nosso time.

Através da Extranet, você pode cadastrar e disponibilizar seus produtos de forma autônoma. Para saber como fazer, acesse o Decola.

Não. Pois, hoje todos os cadastros de produtos são únicos e por isso, as informações contidas neles precisam atender à todas as lojas.

A melhor maneira de consultar o motivo de indisponibilidade de produtos é através do relatório analítico x sintético disponível na Extranet ou através da tela de consulta de motivos, em "Catálogo" na Extranet.

Através da Extranet é possível informar a venda de uma determinada bebida preferencialmente como gelada, cadastrando uma TAG para os EANS que desejar.

Se a solicitação for efetuada via Extranet, o prazo em condições normais é de até 36 horas. Se for solicitado via abertura de ticket no Portal do Parceiro, o SLA é de acordo com o suporte da ferramenta.

Atualização de Produtos Internos

Produtos que não possuem códigos da indústria, itens pesáveis na maioria, como legumes, verduras, carnes, itens de padaria, frios e outros. No caso de Petshops, rações a granel são considerados produtos internos.

Cada produto da indústria possui um código único e esse é o código que o nosso sistema considera para ser disponibilizado. Produtos da indústria enviados com códigos diferentes não ficam disponíveis na plataforma. Caso tenha dúvidas sobre o processo de cadastro de produtos, acesse o Decola e sobre integração acesse aqui.

Não, pois os produtos que são cadastrados no SiteMercado são usados por várias lojas e redes, qualquer alteração no produto original refletirá em todos os outros parceiros. No entanto, o sistema permite que a sua loja desvincule e vincule novamente o produto a um SM diferente que atenda às suas especificações. Para parceiros exclusivos WL, é possível personalizar peso, gramagem e descrição de itens internos de forma autônoma. Veja como fazer acessando o Decola.

Para produtos de feira, sim, nossas plataformas fazem a conversão automática do peso x unidade, seguindo um cálculo do peso médio da unidade do item. Essa conversão é realizada de forma aproximada e não se aplica para outras categorias de itens como Açougue, Padaria e outros.

Sim, com exceção de itens de feira, que obedece sempre o valor inicial e incremental igual ao peso aproximado unitário de cada produto. Para mais detalhes, assista aos tutoriais do Decola.

Sim, com exceção de itens de feira, que obedece sempre o valor inicial e incremental igual ao peso unitário do produto. Para mais detalhes, assista aos tutoriais do Decola.

Podem haver vários motivos. Verifique se o estoque do produto não está zerado, preço fora da margem do produto, regras de ruptura e outras. A melhor maneira de consultar o motivo é através do relatório analítico x sintético ou através da tela de consulta de indisponibilidade de catálogo na Extranet

Não. Produtos integrados com preço e estoque zerados não sobem para a plataforma, a menos que seja cadastrada a regra de ignorar estoque para a loja ou para o produto. Há quantidades pré-definidas mínimas para cada tipo de negócio que viabilizam a subida do produto integrado para o APP. Mais informações no Decola.

Não, pois os produtos internos são compartilhados dentre todas as lojas do nosso sistema e qualquer alteração irá afetar a todos. Apenas salvam exceções de quando o produto realmente se encontra divergente (erros ortográficos, imagem não condiz com a descrição, etc), a partir desse ponto, é importantíssimo passar o caso bem explicado para o time no Portal do Parceiro.

As imagens só podem ser sugeridas caso o produto não tenha nenhuma já previamente cadastrada, ou seja, o produto não pode conter nenhuma imagem, se não a solicitação não será considerada. O caminho é o mesmo mostrado pra produtos EANs, onde serão aprovadas ou reprovadas pelo time interno.

Categorias em regras de Exclusão

Produtos que não são permitidos em nossa plataforma

O iFood trabalha constantemente para a evolução das ferramentas e regras para disponibilizar o maior mix possível de produtos, no entanto, veja abaixo algumas categorias de itens que ainda não são disponibilizados em nossas plataformas:

  • Produtos retornáveis como “Garrafa Retornável”;
  • Gás;
  • Ferramentas
  • Treinamento e Consultorias / Despesas;
  • Calçados (no geral) exceto chinelos;
  • Manutenção de Instalação / Materiais Uso Produção;
  • Uso em consumo / Matéria Prima;
  • Maquinário / Imobilizado;
  • Eletrônicos / Eletrodomésticos;
  • Pratos prontos / Salgados;
  • Tabacaria / Cigarros;
  •   Medicamentos de Venda Controlada com retenção de
    receitas.

Bloqueios para lojas tipo Express - entregas por moto:

  • Vassoura, Rodos e Pás
  • Cestas Básicas
  • Itens grandes que excedam a capacidade da modalidade de entrega

  • Packs e fardos para atacado – Gtin DUN14
  • Gás;
  • Têxteis e Calçados (no geral) exceto chinelos e toalhas, lençóis,
  • Treinamento e Consultorias / Despesas;
  • jogos de cama;
  • Manutenção de Instalação / Materiais Uso Produção;
  • Materiais de construção;
  • Maquinário / Imobilizado;
  • Uso Em Consumo / Matéria Prima;
  • Pratos prontos / Salgados.
  • Tabacaria / Cigarros;