Como montar um cardápio de sucesso em 12 passos!

Descubra as melhores dicas sobre como montar um cardápio atrativo e estratégico para os clientes do seu restaurante!

Saber como criar um cardápio é fundamental. Afinal, ele não é apenas uma lista de pratos, mas uma estratégia para incentivar o consumo. Se elaborado de uma forma bem atrativa, tende a favorecer as vendas e aumentar o ticket médio dos clientes.

Para alcançar esse objetivo, é preciso investir em boas imagens e descrições que aguçam o desejo. Também, pensar em fatores como a especialidade da sua cozinha, as preferências dos clientes, o tempo de preparo dos pratos, a disponibilidade dos ingredientes, entre outros.

É verdade que existem vários detalhes que precisam de atenção, mas criar um cardápio não é difícil, e você vai aprender como fazer isso. Continue lendo e confira os passos para elaborar o seu menu de modo que seja mais apresentável e eficiente.

Qual deve ser a estrutura do cardápio

Não tem como montar um cardápio eficiente sem pensar na ordem de consumo dos alimentos. Mesmo em uma refeição em família, por exemplo, as pessoas não começam comendo a sobremesa para depois servirem o prato principal. Certo?

Pensando nessa lógica, você vai montar o cardápio considerando a ordem do estabelecimento como um todo. Então, é preciso pensar nos pratos que são servidos para que você possa organizar dentro do menu de maneira que faça sentido para o cliente analisar e escolher.

Tomando como exemplo um restaurante, se são servidas entradas, saladas e petiscos, o ideal é que essas refeições mais rápidas e leves estejam logo no começo do cardápio. Depois, serão apresentados os pratos principais e as refeições mais elaboradas. Logo em seguida, vêm as sobremesas.

Fazendo dessa maneira, o cliente consegue escolher com mais facilidade aquilo que ele deseja consumir. Sem falar que colocando dessa forma estratégica são maiores as chances de as pessoas pedirem refeições completas.

Afinal, se você colocar, por exemplo, o prato principal logo no começo, talvez reduza o interesse de a pessoa conferir o restante do menu para fazer outros pedidos.

Se o seu estabelecimento não tiver um menu específico para bebidas, não se esqueça de acrescentá-las ao cardápio principal também. Nesse caso, é interessante que as opções venham logo em seguida dos pratos mais elaborados, antes das sobremesas.

Outro detalhe é separar no cardápio os tipos de pratos ou subgrupos. Se são servidos carnes vermelhas, frango e peixe, vale colocar todos os pratos dessas categorias juntos. Dessa forma fica muito mais organizado e facilita a escolha do cliente.

Quais são os 15 passos para montar um cardápio?

Hora de colocar a mão na massa e descobrir como montar um cardápio bem atrativo para o seu estabelecimento. Confira os passos fundamentais nos tópicos a seguir.

1. Pense em diferentes perfis de consumidores

É essencial que o cardápio seja versátil e considere as preferências de diversos tipos de consumidores. Em um único grupo de pessoas, encontram-se gostos diferentes. Um menu amplo pode favorecer seu estabelecimento.

Se o público-alvo é mais alternativo, por exemplo, uma boa ideia é trazer algumas opções mais excêntricas, já que esses clientes tendem a explorar novas experiências e descobrir coisas, apostando na variedade. Um pedido feito em uma semana, não necessariamente vai ser repetido no mês seguinte ou quando ele retornar.

Já as pessoas com um hábito de consumo mais tradicional costumam repetir os pedidos. Portanto, vale incluir alternativas que agradem a diversos públicos, considerando suas preferências, estilo de vida, restrições alimentares etc.

2. Considere as restrições alimentares

Para que seu restaurante possa realmente ter um público amplo e fiel, é preciso atender não só os diferentes gostos, como as diferentes possibilidades de consumo.

Independentemente do segmento do seu negócio, é essencial considerar opções no cardápio que atendam pessoas com restrições alimentares, como:

  • vegetarianos e veganos;
  • intolerantes à lactose;
  • pessoas com sensibilidade ao glúten;
  • alérgicos a frutos-do-mar;
  • pessoas que evitam o consumo de açúcar, entre outros.

Ainda que um desses pratos não seja compatível com a especialidade do seu restaurante, é válido considerar incluí-los para que você tenha preparo para atender grandes grupos de pessoas, em que pode haver diferentes exigências.

3. Destaque pratos estratégicos

É comum que em um restaurante haja um prato que seja o carro-chefe. A pizza mais pedida, o hambúrguer clássico ou a feijoada que faz sucesso no fim de semana. Então, esse prato precisa de um destaque dentro do menu.

Uma forma de destacar o carro-chefe da casa é posicioná-lo em um espaço estratégico dentro do cardápio. Opte por incluir os pratos mais pedidos nas primeiras posições, para ser a opção considerada pelo cliente logo no primeiro momento.

4. Valorize sua especialidade

Uma das principais escolhas, na fase inicial de se montar um restaurante é sua especialidade. Após essa definição, é hora de escolher os pratos que vão compor o cardápio, baseando-se no melhor que essa culinária oferece.

Se o seu estabelecimento for de comida argentina, por exemplo, não pode faltar a famosa parrillada (churrasco argentino) ou uma boa empanada (semelhante a um pastel assado).

Por outro lado, se seu segmento for o regional, que costuma atrair muitos turistas a depender da região escolhida, o menu vai depender da cidade em que o estabelecimento está. Porém, pode-se também ser uma referência da região estando em outras localidades, como um restaurante com comida mineira em São Paulo.

Se a região referência for o Nordeste, por exemplo, as refeições incluem baião de dois, carne de sol e macaxeira frita no almoço. No café, vê-se bastante cuscuz com manteiga e tapioca com queijo. Cada local tem sua particularidade e é essa especialidade que deve ser valorizada.

Já se os pratos doces e de confeitaria são os itens que sua cozinha tem maior afinidade, valorize-os e capriche em estética e sabor, dando o devido destaque. Aposte nas combinações que vão agradar seu cliente e proporcionar maior visibilidade ao seu negócio.

5. Estude o tempo de preparo dos pratos

Hoje em dia, o conceito de fast food não se aplica apenas a lanchonetes. Muitas vezes, o cliente dispõe de poucos minutos para fazer uma refeição e depende da agilidade do restaurante no preparo e entrega da comida. Então, se for um prato mais elaborado, que demanda muito mais tempo para ser produzido, é melhor evitar.

Isso não significa que esses itens devam ser excluídos do seu cardápio. Caso você tenha um prato com muito tempo de preparo, analise a possibilidade de deixar algumas etapas do processo de preparo já adiantadas

Assim, quando receber o pedido, basta finalizar. Mas essa operação deve ser avaliada com cuidado, a fim de não comprometer a qualidade ou a saúde do alimento.

6. Precifique com equilíbrio e estratégia

precificação é um dos principais desafios e dúvidas de quem empreende. Porém, uma vez que se entende como funciona, torna-se mais fácil adaptar-se ao seu estabelecimento e serviço.

É preciso considerar aspectos como:

  • os custos diretos e indiretos;
  • margem de lucro do seu negócio;
  • mão de obra e vários outros.

Saindo-se bem nessa parte, as chances de seu faturamento aumentar, bem como de seu restaurante crescer, são maiores.

Essa etapa deve ser feita com calma, já que ela visa garantir que você não está oferecendo preços acima do mercado, nem abaixo. O ideal, sempre, é manter o equilíbrio na precificação para garantir seu lucro e, ainda, ser competitivo diante do mercado.

7. Ofereça combos

Você viu que uma das primeiras estratégias para saber como montar um cardápio é a maneira de distribuir os pratos oferecidos. Isso porque o próprio cliente tende a escolher diversas opções do menu, em vez de pedir apenas a refeição principal.

Oferecer somente os pratos separados pode reduzir de forma significativa o ticket médio. O que você pode fazer para driblar essa questão é trabalhar com combos, oferecendo mais opções dentro de um mesmo pacote, com valores atrativos.

O combo pode incluir, por exemplo, alternativas de acompanhamento, bebidas e sobremesas. Assim, o cliente vai consumir mais e terá a sensação de estar em vantagem, já que os pratos separados têm um valor mais alto.

8. Considere pratos adequados para o delivery

Quando se inclui a alternativa da entrega, a gestão do restaurante precisa considerar o que a mudança demanda, como:

  • embalagens mais resistentes (se possível, sustentáveis);
  • tempo de preparo;
  • operação do delivery;
  • conservação do pedido etc.

Considere os critérios do prato, da apresentação e do preparo para entender se o alimento é adequado para o delivery. Se você tem um prato que deve ser consumido imediatamente após o preparo, talvez não seja uma boa opção vendê-lo fora do seu salão. A boa notícia é que há diferentes nichos propícios para o delivery que estão em alta.

9. Garanta boas fotos

Você já ouviu falar que as pessoas “comem pelos olhos”? Essa expressão é um senso comum para dizer que a apresentação dos pratos é um importante fator na construção da relação da pessoa com a comida.

Se a aparência não agradar, dificilmente o pedido vai acontecer. É essencial caprichar nas fotografias na hora de montar o cardápio. Elas são a principal maneira de atrair a atenção das pessoas para os seus pratos.

Aproveite ao máximo a iluminação, monte um cenário agradável para compor a apresentação da comida e grave a imagem em boa qualidade. A partir daí, a tendência da pessoa fechar o pedido é muito maior. 

Vale lembrar que fotos de qualidade e bem nítidas também podem impulsionar as promoções do seu cardápio, colocando-o em listas privilegiadas no iFood

Por exemplo, ao caprichar nas fotos, seu cardápio pode se destacar em promoções como “Só no iFood com até 50%“. Portanto, invista na qualidade visual do seu cardápio para atrair mais clientes e aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela plataforma.

10. Valorize o prato com uma boa descrição

Uma atenção importante na hora de montar o seu cardápio é elaborar uma descrição cuidadosa para apresentar todos os ingredientes que estão envolvidos no produto.

Mas, para além de uma lista de ingredientes, esse é o espaço que você pode explorar para promover a experiência que os seus clientes terão com os seus produtos.

Nesse momento, é preciso contar com a criatividade e construir um texto persuasivo. Evite falar apenas os ingredientes e, o mais importante, transmita no texto a sensação do prato.

Lembre-se de que assim como fotos nítidas, a descrição também pode impulsionar o seu negócio a entrar nas listas de promoções do iFood. Ao criar descrições que destacam as experiências sensoriais, você aumenta a atratividade do seu cardápio e cria oportunidades adicionais para se destacar na plataforma.

11. Crie iscas para o usuário

Todo estabelecimento, ao montar seu cardápio, deve ter uma isca estratégica para reter seus clientes. Essa isca pode se manifestar através de itens econômicos, criando uma entrada atrativa para os usuários.

Considere incluir opções acessíveis que despertem o interesse do cliente, funcionando como uma introdução atraente ao seu cardápio mais amplo. 

Invista na criação de iscas estratégicas que não apenas atraiam, mas também conquistem os clientes, tornando-se uma parte essencial da experiência do seu cardápio.

12. Faça a hierarquização dos produtos

Ao montar o seu cardápio, uma estratégia eficaz é realizar a hierarquização dos produtos, começando pelos mais baratos e deixando os itens mais caros para o final. A ideia aqui é cativar o público desde o início, oferecendo opções acessíveis que incentivam a exploração mais aprofundada do cardápio.

Considere a inclusão de uma categoria de destaques, destacando os produtos mais baratos para chamar a atenção dos clientes. 

Por exemplo, crie categorias distintas, como “Burger Econômico”, apresentando lanches mais simples e hambúrgueres menores, e “Clássicos Burger”, com elementos diferenciados, como pães especiais.

13. Considere a sazonalidade

Se você já está no mercado há algum tempo, deve ter reparado que existem sazonalidades no consumo. É bastante natural que nos meses mais quentes os clientes prefiram os pratos frios e leves, e quando as temperaturas estão mais baixas escolham aqueles mais encorpados e quentes. Sendo assim, é importante pensar na sazonalidade para você elaborar o seu cardápio.

Inclusive, existem estabelecimentos que trabalham com duas opções diferentes, uma para as estações mais quentes e outra para as estações mais frias. Você também pode trabalhar dessa forma, ou já estabelecer alterações periódicas no menu considerando os pratos mais consumidos pelo seu público-alvo em cada época do ano.

Lembrando também que existem aquelas datas especiais, como as festas juninas e o Natal. Por que não montar um cardápio com comidas típicas nessas épocas do ano? Inclusive para trabalhar com algo diferenciado e atrair ainda mais os clientes. Lembrando que isso requer não só a organização do cardápio, mas da cozinha como um todo.

14. Desenhe o layout do cardápio

Não tem como montar um cardápio interessante sem acrescentar algumas imagens, concorda? Elas são fundamentais, afinal, como você viu, as pessoas acabam comendo com os olhos. Ver o prato pronto chama muito mais a atenção do que apenas ler a descrição dele.

Mas aqui não estamos falando apenas de fotografias, e sim do layout do menu. Isso envolve a maneira como as listas de pratos serão distribuídas, a posição das imagens, os gráficos, enfim, todo o visual do cardápio, para que ele fique organizado e bonito.

A estética faz toda a diferença. Uma vez que existe capricho na hora de elaborar o menu, o cliente tem uma boa impressão do estabelecimento. Isso tende a valorizar ainda mais os pratos oferecidos ali.

Então, procure desenhar esse layout pensando no modo como as informações ficarão distribuídas. Faça mais de um, compare e analise pelos olhos do cliente aquilo que pode funcionar melhor.

15. Escolha o tipo de cardápio: físico ou digital?

Oferecer o menu físico para os clientes tem lá o seu charme. Inclusive, muitos preferem dessa forma em função da tradição e experiência vivenciadas. Afinal, podem folhear as páginas, ter uma visão mais ampla das opções, apreciar as imagens. Enfim, existe todo um valor agregado.

Mas o cardápio digital é uma opção bastante versátil, menos custosa e mais prática. Basta compartilhar com os clientes um QRCode, por exemplo, para que eles tenham acesso às opções do menu sem a necessidade de solicitar ao garçom a entrega de uma peça física.

Por isso, essas duas alternativas continuam sendo muito válidas. A escolha vai depender daquilo que faz mais sentido para o seu estabelecimento e que esteja bem alinhado com as preferências do seu público. Afinal, os mais jovens são aqueles que preferem mais usar o digital.

Portanto, é uma escolha bastante particular e até mesmo uma questão de conferir o que funciona melhor. De toda forma, existem estabelecimentos que trabalham com as duas alternativas, com algumas cópias do cardápio físico e as mesas com QRCode para consulta digital.

Mas o Sebrae alerta: “os cardápios digitais demandam internet e, para utilizar o formato, é importante garantir um serviço de qualidade no estabelecimento”.

Lembrando, ainda, que não tem como montar um cardápio assim apenas digitalizando o menu físico tirando fotos das páginas. O ideal é ter uma estratégia e um layout diferente para cada, já que estamos falando de formatos distintos. Então, se você for trabalhar com essas duas opções, lembre-se de organizar de uma forma específica para cada.

Dicas do que fazer e do que não fazer

Alguns detalhes favorecem a criação do cardápio. Outros, acabam atrapalhando bastante. Então, confira a seguir o que é uma boa prática e o que vale evitar para não comprometer a estratégia do menu e a experiência do cliente.

O que NÃO fazer

  • Smash burger: hambúrguer pequeno com pão, carne, queijo e bacon.

O que FAZER

  • Smash burger: Descubra o prazer de saborear o nosso Smash Burger, uma combinação perfeita de pão de brioche macio, carne defumada suculenta, queijo derretido e bacon crocante. Uma explosão de sabores em cada mordida. Se entregue a essa delícia irresistível!

4 ferramentas que podem ajudar a montar um cardápio

A montagem de um cardápio é possível utilizando algumas ferramentas online. Nesse caso, a escolha vai depender daquilo que você precisa. A intensão é buscar inspiração para fazer as descrições ou você quer uma solução para elaborar um belo layout?

Veja o que pode ser utilizado para desenvolver o seu menu.

1. ChatGPT

ChatGPT é uma das melhores ferramentas a ser recorrida nos momentos em que falta criatividade para elaborar boas descrições. Para isso, dê as orientações para a ferramenta sobre:

  • o que você espera do texto (ex.: faça uma descrição do meu Smash Burger, que será inserida no cardápio da minha hamburgueria. A descrição deve trazer os ingredientes, valorizar o produto e conquistar o cliente);
  • qual o tamanho do texto, em número de palavras ou caracteres (o texto deve conter entre 300 e 400 caracteres);
  • dê as informações técnicas (o Smash Burguer leva pão de brioche, carne defumada, queijo e bacon).

Agora é só deixar a ferramenta trabalhar!

montar cardápio

2. Canva

Nem todo mundo sabe, mas tem como montar um cardápio no Canva. Essa ferramenta é bastante utilizada para fazer postagens para as redes sociais e elaborar criativos para anúncios pagos, mas também tem modelos de menu.

A vantagem é o fato de ser grátis, e você pode acessar online. É possível escolher os modelos e fazer as suas próprias combinações, editando os layouts para que eles fiquem totalmente personalizados. Depois é só fazer o download da arte.

3. WhatsApp Business

O WhatsApp não é só uma ferramenta de atendimento. Escolhendo a versão Business, você consegue utilizar o recurso de catálogo dentro do app para funcionar como um cardápio. É uma boa alternativa porque também se trata de uma funcionalidade gratuita, e dá para colocar imagens, descrições e o preço.

4. Adobe Express

Essa ferramenta tem a mesma proposta do Canva. Você pode utilizar templates para criar os menus personalizados em questão de minutos. É outra opção gratuita e que não exige o cadastro do cartão de crédito para começar.

Dá para usar online, tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis, utilizar as suas fotos próprias ou de um banco de imagens, e deixar o menu do jeito que precisa. Em seguida, baixe a arte para dentro do seu dispositivo para compartilhar ou imprimir.

Quando ajustar o cardápio?

Não existe uma regra para fazer essas mudanças. Vai depender das alterações pelas quais o cardápio passou. Por exemplo, se:

  • existem pratos que já não estão sendo mais servidos;
  • houve substituição de algum tipo de ingrediente;
  • foram criadas novas receitas;
  • você vai trabalhar pensando na sazonalidade.

Também é interessante dar uma renovada no cardápio periodicamente, mesmo que não haja grandes mudanças. Isso porque uma alteração no visual pode melhorar a experiência do cliente e fazer com que os pratos chamem ainda mais a atenção.

Montar um cardápio que desperte o interesse é uma tarefa bastante importante para o seu restaurante. Além dele, é essencial também pensar em meios de tornar seu estabelecimento mais visto e atrativo para conquistar novos clientes.

Por fim, tenha em mente que o cardápio iFood ideal é enxuto, retentivo e eficiente em vendas. Deve ser claro para não gerar dúvidas, oferecer preços para todos os gostos, e contar com descrições completas e fotos que transmitam clareza e desejo para impulsionar as vendas.

cardápio ifood

Ter seu restaurante no iFood pode ajudar nessa missão para ambas tarefas. Além de oferecer um menu prático aos seus clientes, você conta com um suporte para desenvolver sua operação e as ações de divulgação.

Agora que você já sabe como montar um cardápio, está na hora de intensificar as vendas do seu restaurante. Cadastre-se no iFood e transforme sua jornada empreendedora!

34 respostas

    1. Boa noite
      Fiz já meu cadastro
      Trabalho com picolé empadão e bolo de aipim
      Posso colocar este 2 cardapi

  1. As dicas e orientações bem explicadas e de fácil entendimento, tudo simples e rápido.

    1. Boa tarde gostaria de saber o que aconteceu sobre o cadastro que foi feito até agora não tive resposta alguém poderia me informar o que aconteceu

  2. Boa tarde, Tentei criar uma conta no Ifood para minha loja, em seguida quando fiz o cadastro na hora da finalização, sempre aparece uma mensagem quando coloco o login e a senha, aparece pedindo um código e logo em seguida uma imagem na tela com a mensagem “Parece que algo deu errado, estamos com problema para carregar a aplicação” e não consigo acessar minha conta.
    Quando tentei criar outra conta, apareceu que a minha loja já estava cadastrada. Gostaria de pedir a exclusão da minha conta do ifood “einansantos11@gmail.com”, assim possibilitando eu criar outra o quanto antes, por conta do movimento do meu restaurante e a grande pedida pelo delivey.

    1. Oi, Mi. Vamos te ajudar a solucionar, tá? Acione nosso time de especialistas pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro.

  3. Não estou abrindo minha loja. Recebi e-mail um me advertindo e um outro.
    Fechou minha loja.
    Não entendi nenhum dos dois emails.
    Ninguem do Ifood para conversar a respeito.
    Estou a meses fechado
    Quero que me explique esses email para que eu possa prabalhar com segurança

    1. Oi Selma, tudo bem? Enviamos todas as informações necessárias para o seu e-mail. Esse processo está previsto nos Termos e Condições Gerais de Contratação da plataforma. Se tiver qualquer dúvida sobre isso, retorne por meio do e-mail, que vamos esclarecer pra você, tudo bem?

    1. Oi, Paulo. Vamos te ajudar com isso, ok? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2 Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você.

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