Delivery próprio ou de aplicativo? Qual escolher?

Entenda como funciona o delivery próprio e de aplicativo, os prós e contras de cada e descubra a melhor opção para seu restaurante!

O hábito dos consumidores mudou e a necessidade por alternativas mais práticas para resolver questões do dia a dia é cada vez mais latente. Por exemplo, é comum não ter tempo para ir ao mercado ou cozinhar para o jantar.

Com uma rotina corrida, enfrentar qualquer obstáculo como o trânsito ou filas de caixa pode ser assustador. Como solução, surgiu o serviço de delivery, uma opção que proporciona comodidade e permite que as pessoas tenham mais tempo para dedicar a outras atividades.

Muitos donos de estabelecimentos no ramo da alimentação passaram a oferecer o serviço de entrega: um fator de decisão muito importante para o cliente que busca praticidade fechar a compra.

Mas o que mais vale a pena? Ter seu delivery próprio ou de aplicativo? A dúvida é comum entre os donos de empreendimentos do ramo alimentício. Leia este post e entenda o que é melhor para o seu negócio.

Como funciona o delivery próprio e o de aplicativo?

Vejamos como funcionam o delivery próprio e o serviço de entrega por aplicativo para que você comece a perceber qual deles funciona melhor para seu negócio.

Delivery próprio

O estabelecimento com serviço de entrega próprio conta com uma ferramenta personalizada de acordo com sua marca. Para isso, ele deve investir no projeto e desenvolvimento desse aplicativo. Trata-se, portanto, de um sistema de gestão completo que serve para a organização do processo.

Por meio desse canal, as lojas conseguem aprofundar a relação com seus clientes sem a necessidade de pagar comissões. O cliente pode fazer o acesso pelo site ou baixá-lo em seu celular, porém, caso o cliente já tenha outros aplicativos de delivery, será mais um a ocupar espaço no armazenamento do celular — o que pode desestimular que as pessoas façam o download.

Pensando na logística, o restaurante precisa desenvolver uma estrutura estável para realizar o atendimento e comunicação sobre status, preparar as rotas, contratar entregadores e garantir uma boa gestão do tempo de entrega dos pedidos.

Além disso, também é necessário preparar uma boa estratégia de marketing para divulgar o canal. Seja por publicações em redes sociais, seja por anúncios pagos, a comunicação deve ser certeira e com um ótimo planejamento para conquistar a clientela.

Delivery por aplicativo

O aplicativo de serviço de entregas funciona como um marketplace e conecta os restaurantes com os consumidores. É uma plataforma que pode ser baixada, como aplicativo, no celular.

Para usá-la, o cliente digita o CEP de onde quer receber o pedido ou informa a localização pelo GPS. Então, o aplicativo mostra diferentes estabelecimentos que atuam naquela região.

O aplicativo de serviço de entrega de comida é destinado exclusivamente a essa área, ou seja, é especializado em restaurantes, hamburguerias, pizzarias, lanchonetes, mercados e assim por diante.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?

Agora que já falamos sobre as diferenças entre delivery próprio e de aplicativo, vamos mostrar quais são as vantagens e desvantagens de cada um.

Vantagens e desvantagens do delivery próprio

Entre as vantagens, podemos citar:

  • não há comissão por pedido e você pode oferecer preços mais atrativos aos clientes;
  • acesso a dados estratégicos: o aplicativo próprio não depende de terceiros para acessar informações relevantes para traçar os planos de vendas;
  • ferramentas de marketing: criação de programas de fidelidade e envio de notificações push diretamente no celular do cliente;
  • canal de comunicação mais personalizado: em geral, permite uma maior conexão com o cliente, porém, é necessário dedicar algum profissional para essa função.

Entre as desvantagens, podemos citar:

  • investimento grande inicial e implementação mais demorada, já que é preciso projetar e desenvolver o aplicativo;
  • necessidade de realizar atualizações, melhorias constantes e mudanças no visual no aplicativo;
  • domínio de marketing e execução por conta própria. Ou seja, você deverá traçar suas próprias campanhas na internet;
  • contratação de equipe dedicada para a operação: atendimento e entrega;
  • treinamento dos colaboradores para que saibam usar o sistema de cadastro e de saída de produtos no próprio aplicativo (geralmente, é mais difícil que nos aplicativos de entrega de terceiros).

Vantagens dos apps de entrega de comida

Chegou o momento de analisar pontos positivos e negativos do aplicativo terceirizado. Comecemos pelas vantagens.

Baixo custo inicial

O restaurante não precisa investir altos valores para começar a aproveitar o aplicativo. Basta contatar a empresa que oferece a plataforma. Depois, serão pagas taxas sobre os pedidos feitos.

Visibilidade e ganho de clientes

A plataforma garante a presença online da empresa. Como o aplicativo tem uma base ampla de clientes, você terá mais oportunidades de alcançar uma grande quantidade de pessoas.

Agilidade na implementação

Para iniciar o uso, basta se cadastrar na plataforma. O registro é um processo simples e muito rápido. Os apps de entrega de comida já estão prontos, com seu design otimizado para a melhor experiência e devidamente organizado para os anúncios.

Facilidade na gestão

As atualizações no menu são realizadas com facilidade. As mudanças acontecem de forma instantânea (novos pratos, alteração nos preços, imagens).

Base de clientes pronta

No aplicativo de delivery terceirizado, você tem acesso a uma base de clientes já pronta, trazendo oportunidades para que novas pessoas conheçam seus produtos. Quanto mais renomada a plataforma, mais usuários ela tem. A partir do seu uso, você poderá captar mais clientes a menores custos, além de estar presente onde seus potenciais clientes estão.

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Benefícios operacionais

A própria plataforma se encarrega das responsabilidades operacionais, recebendo, registrando e enviando os pedidos para seu restaurante. Ela mantém o canal de comunicação aberto com o cliente até a entrega do pedido e recebe os feedbacks, com reclamações, elogios e sugestões. Os riscos de que ocorra algum erro são bem menores.

Possibilidade de uso de serviço Entrega Fácil

O Entrega Fácil é uma solução do iFood que funde a logística a pedidos feitos fora da plataforma. Isso significa que seu restaurante pode acionar o aplicativo para atender a demandas de outros canais de atendimento. Veja como funciona, na prática:

  • o consumidor usa o telefone, as redes sociais ou os serviços de mensagem para fazer seu pedido;
  • o estabelecimento gerencia os pedidos por uma ferramenta do próprio iFood: o Gestor de Pedidos;
  • no Gestor de Pedidos, o restaurante se informa sobre a disponibilidade do entregador e o preço do serviço;
  • iFood localiza o entregador, que retira o produto no estabelecimento e faz a entrega ao cliente.

Qual é melhor? Delivery próprio ou de aplicativo?

Ainda está em dúvida se vale a pena contar com o delivery de aplicativo? Você pode iniciar sua jornada utilizando uma ferramenta como o Cardápio Digital, que permite que você inicie a jornada com o iFood utilizando um canal de vendas em que você é responsável pela divulgação a seus clientes.

Mas não deixe de considerar inserir sua loja em um aplicativo de delivery. Essa solução pode funcionar como vitrine capaz de captar clientes devido à sua alta demanda e visibilidade. Os clientes captados na plataforma podem participar de seus programas de fidelidade e de outras promoções promovidas pela sua loja, como frete grátis ou os famosos cupons.

Quer saber as vantagens dessa combinação?

  • redução de gastos;
  • redução de comissões em clientes fidelizados;
  • facilidade na captação de clientes novos;
  • alavancagem dos lucros;
  • otimização do desempenho do delivery próprio a partir do serviço de entregas terceirizado;
  • aproveitamento dos benefícios das duas plataformas (própria e terceirizada).

Agora, você já pode decidir entre delivery próprio ou iFood, por exemplo — ou unir as duas soluções.

O iFood é a maior plataforma de entrega de alimentos do Brasil. Ele aproxima estabelecimentos, clientes e entregadores com praticidade e simplicidade. Seu propósito é revolucionar o universo da alimentação.

Cadastre sua loja no iFood e inicie a transformação do seu negócio. Já são mais de 270 mil estabelecimentos parceiros crescendo com a gente.

Por iFood

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Uma resposta

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