Entrega de comida: saiba como fazer

Confira aqui nesse post como oferecer entrega de comida no seu restaurante e conquiste mais clientes com esse serviço!
16 Min
entrega de comida

O serviço de entrega de comida e comida exige muitos cuidados para os empreendedores. Marcas competitivas são aquelas que conseguem ouvir o cliente, compreendendo seu padrão de comportamento para oferecer as melhores alternativas de sanar suas dores.

Uma pesquisa feita pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box constatou que 72% dos internautas brasileiros que têm um smartphone já fizeram um pedido de entrega. Receber comida em casa ou no trabalho já é uma preferência do consumidor e você precisa se adaptar.

Preparar o seu restaurante para fazer a entrega de refeição é adaptar-se a esta realidade e aumentar as oportunidades de faturamento. Para tanto, é necessário respeitar alguns passos e compreender alguns conceitos. 

O que é o serviço de entrega de comida delivery?

O serviço de entrega de comida — ou serviço de delivery — permite que as pessoas tenham a experiência de consumo do produto em suas próprias casas ou trabalhos. O cliente faz o pedido utilizando algum canal de comunicação com o restaurante ou um aplicativo de delivery, combina o pagamento e a entrega.

Nessa categoria de serviço, cabe ao restaurante escolher o canal de venda, preparar o alimento, embalar e providenciar o serviço de entrega. Então, o cliente vai receber o pedido no lugar em que preferir.

É um mercado em constante crescimento, principalmente se considerar os hábitos de consumo adotados a partir da pandemia do coronavírus, que trouxe medidas restritivas de isolamento e distanciamento social.

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Por que o restaurante deve fazer entrega de refeição?

Tanto seu restaurante quanto seus clientes têm benefícios com o serviço de entrega de refeição. A melhoria na experiência do consumidor é o que resume todos os ganhos. Entenda melhor!

Comodidade aos clientes

São diversos os fatores que levam uma pessoa a solicitar um serviço de entrega: seja porque a pessoa busca praticidade para fazer refeições, seja porque quer economizar tempo ou, simplesmente, quer experimentar um prato novo e fugir da rotina.

Independentemente do motivo, fato é que, para muitas pessoas, receber um pedido de comida em casa é mais cômodo do que cozinhar ou ir pessoalmente até um restaurante. A comida está presente em nossas vidas a todo momento e ter um prato atrativo à mesa é sempre uma boa opção.

Alcance um novo público

Pode ser que algumas pessoas que morem ou trabalhem nas redondezas dos seus restaurantes não conheçam seus pratos. Isso pode ocorrer porque nunca tiveram oportunidade de entrar no seu espaço físico ou simplesmente porque preferem pedir delivery de comida em casa.

Ao implementar o serviço de entrega dos seus pratos, você consegue se conectar com esse novo público, que tem um comportamento de consumo diferente daquele que frequenta seu espaço físico. Assim seu cardápio consegue alcançar mais pessoas.

Fidelização de clientes

Assim como um novo público pode ser alcançado com o serviço de entrega, os seus clientes antigos também continuarão consumindo seus produtos, mas de uma forma diferente.

As pessoas que frequentam seu espaço físico também podem continuar pedindo os pratos preferidos do seu cardápio no dia que preferirem ficar em casa. Assim você consegue atender os clientes nos diferentes momentos.

Otimização do espaço físico

Se você tem um espaço físico pequeno e não consegue comportar muitas mesas para atender os clientes, o serviço de entrega é uma boa opção para alcançar um bom volume de vendas.

Em vez de fazer um grande investimento no espaço físico, prepare sua cozinha e invista em ações de divulgação do serviço de entrega. Com isso você vai atender mais pessoas e evitar problemas do espaço físico, como filas de espera, melhorando também o atendimento.

Aumento das vendas

O aumento no volume de vendas é uma vantagem significativa proporcionada pelo serviço de entrega de comida delivery. Isso porque você atinge mais pessoas em um determinado raio de distância do seu restaurante, alcança um público novo e fideliza os clientes antigos. Tudo isso mantendo a qualidade dos seus produtos e oferecendo uma experiência diferente de consumo.

Experiência positiva ao cliente

Ao promover o conforto e comodidade dos clientes fazendo a entrega da refeição, o restaurante está proporcionando uma experiência diferenciada. É possível ir além, deixando cartões personalizados nas entregas, oferecendo embalagens que garantam a segurança e estabilidade do alimento e contar com profissionais de entrega que se preocupam com a qualidade do delivery.

Como preparar o negócio para fazer entrega de comida?

Agora que você já sabe o que é o serviço de entrega de comida e seus principais benefícios, chegou a hora de preparar seu restaurante. Confira a lista de itens que você deve dar atenção para que sua operação funcione adequadamente.

Planejamento de cada etapa

Planejamento é fundamental para quem deseja começar a fazer delivery de refeição. A logística deste trabalho envolve não apenas as pessoas que estão dentro do seu estabelecimento, mas também os entregadores, o trânsito e a manutenção de todo o transporte.

Além da análise de mercado, é preciso incluir avaliação do público, a abrangência da área de entrega, a seleção de fornecedores e pessoas entregadoras e a maneira de como será ofertado o delivery.

Pense em tudo: estoque de produtos, embalagens, organização da equipe da cozinha, quem ficará responsável por entregar os pratos aos entregadores.

Cada etapa é fundamental para o sucesso final e a satisfação do cliente.

Acompanhe como é feito na concorrência

Uma maneira de aprender a fazer é observar quem já faz com sucesso ou há mais tempo. A análise de concorrência pode ajudar a identificar caminhos para criar a sua maneira de fazer delivery.

Pelo exemplo das empresas que você acompanhar, é possível estabelecer o que é melhor para o seu restaurante e aplicar. Nem sempre você acertará de primeira, por isso, não se assuste caso aconteça algum problema, isso faz parte do aprendizado e do processo.

O fundamental é garantir que a satisfação do seu cliente não seja abalada. Portanto, inspire-se nos seus concorrentes e parceiros de negócio para desenvolver o seu jeito de fazer entrega.

Siga as regras da Anvisa

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu regras para os restaurantes que fazem o manuseio de alimentos, por meio da Lei nº 9.782/1999.

Para além delas, há normas municipais e estaduais que devem ser aplicadas ao longo de todo o processo. É fundamental que você pense em como garantir que cada uma dessas legislações serão seguidas.

Um problema de infração em uma dessas regras pode prejudicar toda a sua tentativa de começar a entrega de refeição, para além de afetar negativamente a reputação do estabelecimento.

Canal de vendas

O canal de vendas é a plataforma em que você vai apresentar seu cardápio aos clientes, receber pedidos e construir relacionamentos. É comum que algumas pessoas utilizem redes sociais para essa finalidade, enquanto outras preferem aplicativos de mensagem, como WhatsApp.

Mas vale a pena selecionar um aplicativo de entrega. Uma plataforma de entrega de comida delivery tem um grande número de clientes fazendo pedidos, além de ser toda otimizada para essa finalidade,  colocando sua loja em uma vitrine virtual. Ou seja, você consegue apresentar o cardápio, efetuar a venda e consolidar relacionamento em uma ferramenta segura.

Formas de pagamento

A forma de pagamento que você vai oferecer a seus clientes tem relação com o canal de vendas escolhido. Se você vender pelo WhatsApp, por exemplo, precisará combinar um pagamento via pix ou pagamento na entrega, por cartão de crédito e débito ou dinheiro.

Vale destacar que este é outro benefício em contratar um aplicativo de entrega. Por esse tipo de plataforma, o cliente consegue pagar de forma online da maneira que preferir e participar de promoções. Isso permite que todo o fluxo financeiro seja otimizado e feito com mais segurança.

Cardápio

Vale a pena olhar cada um dos pratos do seu cardápio e questionar se eles são adequados para o serviço de entrega. Considere que o prato precisará ser embalado e, por isso, terá uma apresentação diferente daquela que você faz no espaço físico.

Enquanto estiver em rota de entrega, o produto é manuseado pelo entregador e pode se movimentar. Todos esses fatores devem ser considerados e analisados com antecedência.

Embalagem

A escolha da embalagem diz muito sobre o produto que o cliente vai receber no serviço de entrega de comida delivery. Além de preservar a temperatura, a embalagem é responsável por conservar o próprio produto.

Uma embalagem inadequada pode fazer com que o produto chegue danificado ao cliente. Isso interfere diretamente na satisfação do cliente e na reputação do seu restaurante.

Treinamento da equipe

O atendimento feito ao cliente nas vendas entregues difere do atendimento físico.

Cuide de treinar sua equipe sobre boas práticas de relacionamento no canal de venda escolhido, sobre como utilizar o sistema de gerenciamento de pedidos da sua loja, e também sobre como embalar os produtos e sinalizá-los com nome do cliente e número do pedido.

Sinalização do espaço físico

O espaço físico da sua loja ganha novo significado. Agora você terá um fluxo de entregadores retirando pedidos e levando aos clientes. Por isso é importante deixar sinalizado qual é o espaço da expedição, em que os entregadores farão a retirada do pedido.

Ofereça uma experiência especial na entrega

Para garantir a satisfação dos clientes, uma estratégia é tornar todo o processo em algo mais íntimo e humanizado.

Algumas empresas gostam de escrever recados nas embalagens, agradecendo pela preferência ou oferecendo um desconto exclusivo para uma futura compra. 

Tudo isso é um recurso estratégico para fortalecer o relacionamento entre o cliente e a marca, que começa a vê-la com outros olhos.

Serviço de entrega

Providenciar o serviço de entrega de refeição é responsabilidade do restaurante. Você pode contar com uma equipe própria de entregadores, que deverão ser treinados sobre atendimento, pagamento e cuidados com o pedido.

Mas uma das principais desvantagens em ter entregadores próprios é que você vai ter uma equipe de plantão que não terá, necessariamente, o número ideal de pessoas para os diferentes momentos da sua loja. Pode acontecer de um dia você ter muitas vendas e poucos entregadores; ou ter poucas vendas e muitos entregadores.

A boa notícia é que o iFood tem um serviço ideal para cada necessidade. Conte com a tecnologia e a segurança do iFood como suas aliadas para aumentar as vendas e oferecer uma experiência diferenciada aos seus clientes. Conheça as opções de entrega!

Entrega Fácil iFood

O Entrega Fácil iFood é um serviço em que seu negócio conta com os entregadores iFood para realizarem as entregas, mesmo aquelas feitas fora do aplicativo iFood. Vendas feitas por sites próprios, redes sociais, WhatsApp, telefone e pelo Cardápio Digital podem ser entregues com facilidade.Basta acionar o serviço no momento em que precisar, para que um entregador parceiro se dirija até a sua loja. Assim você conta com entregadores equipados e preparados para atender os seus clientes.

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Quem pode usar o Entrega Fácil?

O Entrega Fácil pode ser contratado pelos restaurantes que utilizam o Gestor de Pedidos iFood para fazer entrega de comida. Mas caso você trabalhe com outro sistema de gerenciamento, não tem problema: o Entrega Fácil iFood também é para você. O iFood disponibiliza uma API que pode ser integrada à sua plataforma de vendas.

Mas se seu negócio não vende no iFood, saiba que você também pode usar o Entrega Fácil. Basta registrar sua loja aqui e seguir o passo a passo para que uma pessoa entregadora vá até você!

Como os clientes fazem o pagamento?

Ao utilizar o Entrega Fácil, você deverá combinar o pagamento diretamente com o cliente. Esse pagamento não é intermediado pelo iFood.

Cabe à loja e ao cliente combinarem o melhor meio de pagamento, como pix e transferência. O pagamento pode ser feito, até mesmo, pela maquininha — recurso disponível em muitas cidades do país.

Quanto custa?

O Entrega Fácil iFood não tem custos de mensalidade ou comissão. Com esse serviço você pagará apenas pela entrega, calculada conforme a distância entre o restaurante e o cliente.

No momento de solicitar o Entrega Fácil, você vai inserir o endereço de retirada e o endereço de entrega, e imediatamente a plataforma vai mostrar o valor do serviço. Não deixe de conferir também as condições especiais para contratação do Entrega Fácil para entregar dois ou mais pedidos.

O valor dos serviços contratados de Entrega Fácil vem no repasse financeiro do Portal do Parceiro. Basta ir ao menu Financeiro, clicar em Total de repasses calculados no mês, ao final da página e visualizar o resumo dos valores no período selecionado.

Como contratar?

Para contratar o serviço é só entrar no Gestor de Pedidos e clicar em Solicitar Entrega Fácil. Em seguida, siga os passos:

  • preencha os dados do pedido com nome do cliente, telefone e endereço;
  • confira a disponibilidade de entregadores, previsão de tempo de entrega e o valor do serviço;
  • preencha informações adicionais, como complemento de endereço e também a taxa de entrega que você cobrou do cliente. Clique em Continuar;
  • insira os itens do cardápio comprados pelo cliente ou pule a etapa e continue;
  • confira os dados e confirme;
  • tudo certo! Agora é só clicar em Solicitar entrega.

Após solicitar a entrega da refeição você consegue acompanhá-la em tempo real. O Gestor de Pedidos também disponibilizará um link que pode ser enviado ao seu cliente, com o monitoramento do entregador com o pedido.

Sob demanda

O Sob demanda é um serviço de logística do iFood que apoia restaurantes nos momentos de grande volume de pedidos, em que todos os entregadores próprios estão em rota. Essas situações podem gerar acúmulo de pedidos parados e, claro, refletir na insatisfação dos clientes.

Quem pode utilizar o Sob demanda?

Para utilizar o serviço Sob demanda, as lojas parceiras precisam atender alguns critérios, como:

  • estar na área de cobertura do iFood;
  • solicitar a entrega pelo Gestor de Pedidos;
  • selecionar os pedidos com formas de pagamento aceitos pela logística iFood.

Considere que os entregadores iFood não aceitam pagamentos em dinheiro, cheque ou cartões em bandeiras que não são aceitas pelas maquininhas iFood.

Quanto custa o Sob demanda?

Pela comodidade do serviço, é cobrada uma taxa adicional do restaurante, calculada conforme a distância da entrega. Ou seja, você continua sendo cobrado conforme as condições contratuais com o iFood, com uma soma do valor do entregador.

Essa taxa é encontrada no momento da solicitação. Ao clicar no botão Solicitar Entregador, o Gestor de Pedidos iFood abrirá uma nova tela com o valor para você confirmar e validar a solicitação. Se estiver de acordo, basta confirmar a solicitação.

Como solicitar o Sob demanda?

Para evitar atrasos nas entregas, clique no pedido que está em andamento no Gestor de Pedidos e, na sequência, escolha o botão Solicitar Entregador, ao lado do botão Despachar.

Esse serviço de entrega de comida também oferece comodidade ao cliente ao permitir o acompanhamento da rota do entregador. Restaurantes, clientes e entregadores ganham com a comodidade oferecida pelo Sob demanda do iFood.

Entrega+

O Entrega+ do iFood ajuda a sua loja a ampliar sua área de entrega; otimiza o tempo dos seus entregadores e pode ajudar sua loja a vender ainda mais.

Nessa modalidade de entrega você trabalha tanto com entregadores próprios, quanto com os entregadores parceiros do iFood para entregar em diferentes áreas.

Como funciona o Entrega+?

Ao receber um pedido nas áreas selecionadas para os entregadores parceiros do iFood, uma das pessoas entregadoras vai até a sua loja retirar o pedido e levar ao cliente.

Os seus entregadores próprios continuam atuando nas áreas selecionadas por você, enquanto os entregadores iFood alcançam áreas ainda mais distantes do seu restaurante.

Você poderá acompanhar o trajeto pelo Gestor de Pedidos. O cliente também consegue acompanhar a rota do entregador a partir da saída do restaurante, ganhando ainda mais comodidade para monitorar o andamento do pedido.

Como funciona o pagamento?

O Entrega+ só aceita pedidos com pagamentos feitos diretamente pelo aplicativo ou cartões com bandeiras aceitas pelas maquininhas iFood. A taxa de entrega é paga pelo cliente e esse valor é encontrado no Portal do Parceiro. Clique na aba Financeiro e, então, acesse o botão Recebidos via iFood.Com o Entrega+, o valor que o cliente paga na taxa de entrega é igual ao valor do frete. Mas caso você queira, você pode reduzir o valor da taxa de entrega para o cliente e arcar com a diferença. Assim você deixa a taxa mais atrativa e pode conquistar mais pedidos.

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Como contratar o Entrega+?

Para contratar o Entrega+ você deve acessar o Portal do Parceiro e clicar no botão Serviços, localizado no menu lateral. Em seguida, localize o botão Entrega+ e clique para ver mais informações. Clique em Quero contratar, leia os termos e condições do plano e dê andamento na contratação.

Pronto! Agora é o momento de configurar as áreas de entrega. No Portal do Parceiro iFood, clique no botão Áreas de entrega para visualizar a área que sua equipe já atende fazendo entrega de comida. Então, selecione a opção Entrega Parceira para delimite as áreas em que os entregadores parceiros do iFood vão atuar.

O Portal do Parceiro já configura, automaticamente, um raio de 7  km para o Entrega+, que é a distância máxima. Mas caso você queira, você pode reduzir o raio.

O Entrega+ é o apoio que seu restaurante precisa para vender ainda mais, sem precisar contratar mais profissionais para fazer entrega de refeição. Assim você consegue alcançar novos clientes de uma maneira inteligente.

Agora você não tem mais desculpas para não fazer entrega de comida delivery no seu restaurante. Com as facilidades dos serviços de logística do iFood seu cliente terá uma experiência mais cômoda e você conseguirá aumentar as suas vendas.

Aproveite e conheça o Entrega Fácil! Saiba como otimizar o seu plano de entregas e crescer o seu restaurante.

Por iFood

Por iFood

26 respostas

  1. Já tive muitos problemas com as entregas feitas pelos entregadores do Ifood. Eles aceitam o pedido e quando acham que o endereço é muito longe ou é em algum local que eles não gostam de ir, eles simplesmente não aparecem e ficam esperando o Ifood desloca-los e chamar outro entregador. Eles não recusão a entega para não serem penalizados e simplesmente não aparecem. Outro problema é a inteligencia do Ifood envias o entegador com 5 minutos que o pedido entrou, sendo que nosso pratos mais rápidos são feitos em 20 minutos, isso se já não estivemos com a bancada lotada de pedidos.
    Deveriam copiar o Uber eats onde o restaurante coloca o tempo de preparo e esse aind pode ser prorrogado por uma vez, isso evita que o entregador fique aguardando até que o pedido fique pronto e se o pedido ficar pronto bem antes do prazo, pode-se ainda marcar como pedido pronto para retirada e o entregador é solicitado com antcecência.

    1. Oi, Marco! Como vai?
      Poxa, a gente sente muito pelos problemas que você teve. Estamos trabalhando firme para que nossos parceiros não tenham experiências ruins com o iFood.
      Nesses casos, sugiro que você abra um chamado no Portal do Parceiro do iFood e compartilhe todas as informações sobre o entregador e o pedido, para que a gente avalie o caso e busque uma solução. Leia nosso conteúdo sobre canais de contato do iFood para saber o passo a passo de abertura de chamado.

    2. Estou tendo uma péssima experiência hj com ifood 13/04 desde as 5 da manhã o app, site não abre! Aparece acesso negado!!! Sem suporte pra me ajudar! Sou restaurante parceiro ifood e ste agr 14:17 nada! por favor resolvam meu caso! tenho cardapio de pascoa no ifood, estou perdendo vendas!!!

      1. Oi, Rosiane! Sentimos muito por essa instabilidade. Sugerimos que você tente atualizar a página utilizando o Ctrl + Shift + R. Também confira se você está com a versão atualizada do Gestor de Pedidos e com o aplicativo atualizado.

  2. Prezados ,

    Gostaria de tirar uma duvida.
    Acessei esse artigo para entender como funcionar a logística do Ifood.
    Foi bastante esclarecedor a forma que o artigo aborda o tratamento realizado com o restaurante\parceiro. Porem uma das minhas duvidas é , existe um webinar ou lugar na plataforma do Ifood , para o OL(Operador logístico) treinar sua operação?

    atenciosamente

  3. Boa Tarde!

    Gostei do serviço, mas tenho duas duvidas:
    1 – Pagamento por maquininha, o frete é cobrado em dobro? O motoqueiro parceiro devolve a maquina?
    2 – Casos de pedidos cancelados, hoje sofro muito com isso, cliente recebe o pedido e fala que não recebeu e/ou estão todos errados e o ifood cancela sem deixar que conteste este motivo. Como funcionaria?

    Sai da plataforma por este motivo, tenho adega e pedidos de Whisky caros e Energéticos são sempre golpes, conhecido por todos que o ifood não toma nenhuma providencia. Além de perder a mercadoria ainda pagamos o ifood por isso.

    1. Oi, Valmir. Caso você tenha algum pedido cancelado ao utilizar o serviço e não concorde com o motivo, entra em contato com nosso time via Portal do Parceiro. Vamos averiguar. No caso de pagamentos por maquinha de cartão e entrega parceira, você terá o valor contabilizado na sua tela financeira, de modo semelhante aos pedidos pagos pelo app.

  4. Queria fazer parte do ifood mas não tenho cnpj, eu faço as marmitex na minha casa, já trabalho há 1 ano.

  5. Tenho o entrega fácil, mas e feito com.muita demora pelo entregador ,meu restaurante e o Ana Leal gourmet pedi agora a entrega fácil de 6 km.e o entregador demorou mais se uma hora, fica difícil assim né ?

    1. Olá, tenho a casa de bolos e gostaria de usar os serviços do ifood para entregas, perguntas: qual melhor opção de serviços prestados por vocês, tendo em vista a fragilidade dos produtos?

  6. Sou entregador estou com problema na minha conta esta na versao ol e nao consigo tirar mais do ol e nem consigo excluir para criar uma conta nova o que eu faço?

  7. Existe tabela de preço de frete? Qual a maior distância atendida pelo Entrega Fácil? Ele calcula frete de 14 km e outros, com menor distância, não calcula. Os preços já chegaram a 24,99. Isso tá certo? Achei o frete em alto. Tem tabela?

  8. Não consigo me cadastrar como entregador, na hora de me cadastrar os meus dados constam como ja cadastrados no sistema. Tentei recuperar a senha, já que meu número sta cadastrado, mas quando vou na opção de recuperar senha sempre aparece que ocorreu um erro e não aparece opções de recuperar a senha. Por favor me ajudem.

  9. olá gostaria de uma ajudinha, estou perdido dentro do GESTOR DE PEDIDOS, não sei se o meu cadastro está como eu que tenho que entregar os pedidos ou e os entregadore do ifood. como eu configuro essa informação! sou de ELDORADO DO SUL-RS

    1. Oi Jemeson! Vamos te ajudar! Para configurar a sua loja você deve acessar o Portal do Parceiro iFood. Lá você constrói o seu cardápio e configura informações essenciais da sua loja, como seu horário de funcionamento, meios de pagamento e área de entrega. Tire aqui suas dúvidas sobre como usar o Portal do Parceiro <https://blog-parceiros.ifood.com.br/portal-do-parceiro/> Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.

  10. Não estou conseguindo acessar a loja gostaria que alguém me ajuda a configurar ela pode me ajuda 11920154926 meu watts

    1. Oi, Bruno. Vamos te ajudar com isso, ok? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2 Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você.

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