Por que vale a pena ter meu restaurante no iFood?

Não sabe se vale a pena cadastrar seu restaurante no iFood? Saiba como funciona esse processo e suas vantagens!

Ao mesmo tempo em que a tecnologia favoreceu muitas empresas, oferecendo inúmeras possibilidades de divulgação, também aumentou a competitividade e a concorrência, visto que essa vantagem está disponível para a maioria das empresas. Talvez, por esse motivo, empreendedores procurem cada vez mais se especializar, a fim de descobrir como se diferenciar em um cenário cheio de opções.

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É o que se pode falar dos restaurantes. A infinidade de culinárias disponíveis ajuda a se destacar, mas nem sempre é o suficiente para atrair e fidelizar um cliente que, por sua vez, precisam de algo a mais para finalizar o pedido. Para aumentar a visibilidade e potencializar suas oportunidades de venda, essas empresas podem contar com o iFood.

Os números são impressionantes — e a pandemia os tornou ainda mais evidentes. Em tempos de distanciamento social, as preferências e o comportamento do consumidor mudaram. Essa adaptação incluiu mais comodidade e facilidade, sem dispensar qualidade e agilidade.

Se está procurando um meio de melhorar sua performance de fazer negócio, o iFood pode ser o parceiro que você deseja. Conheça os benefícios em se cadastrar!

Como funciona a entrega do iFood para o restaurante?

Genuinamente brasileiro e também presente na Colômbia, o iFood se tornou o aplicativo mais famoso de entrega de comida da América Latina — e mais usado também. A plataforma funciona como um parceiro de restaurantes que também oferece aos estabelecimentos parceiros a possibilidade de trabalhar com os entregadores cadastrados na plataforma.

Também podem fazer parte do iFood supermercados, padarias e qualquer outro estabelecimento que tenha CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) alimentício.

E como funciona na prática? O serviço de entrega do iFood inclui três pontas: cliente, entregador e restaurante.

Para o cliente, o processo é simples. Depois de baixar o aplicativo, basta escolher o que deseja comer. Dependendo da região, são centenas de opções disponíveis. Pelo aplicativo, dá para ver o cardápio ou lista de itens disponíveis, a avaliação do estabelecimento, o endereço, o horário de funcionamento e entrar em contato, caso seja necessário, pelo próprio chat do iFood.

Assim como para o cliente, para as pessoas entregadoras não há custo algum para se cadastrar e trabalhar com a plataforma. Existe um aplicativo próprio para esse registro, em que ele deve incluir seus dados e aguardar a análise da equipe responsável.

A aprovação depende de alguns fatores, entre eles, a demanda de cada praça. É uma prioridade para o iFood garantir que todo mundo saia ganhando, portanto, precisa ser financeiramente vantajoso para quem quer entrar para o time.

Depois de ter o cadastro aprovado, a pessoa entregadora informa quais horários e áreas da cidade deseja trabalhar, visto que isso influencia diretamente seus ganhos e tempo de trabalho. Essa informação facilita seu planejamento semanal, considerando que algumas pessoas entregadoras também têm ofícios paralelos. Esse time é composto por mais de 200 mil pessoas, espalhadas em mais de mil cidades em todo o Brasil.

Como funciona o iFood para o restaurante

Por fim, para o restaurante, deve ser feito um cadastro e a escolha do plano que melhor atende ao seu negócio. Esses passos são suficientes para começar a parceria e ganhar dinheiro com o iFood. Uma das vantagens oferecidas é a praticidade e, por causa disso, o objetivo é simplificar ao máximo, não apenas a adesão aos serviços, como o dia a dia de uso do aplicativo.

Quem se cadastra como restaurante no iFood acompanha todas as solicitações pelo aplicativo, visualizando o nome do cliente, o local da entrega e as informações do pedido.

Os restaurantes parceiros do iFood também têm acesso ao Gestor de Pedidos – uma ferramenta completa que auxilia na organização dos pedidos e facilita a comunicação com a cozinha. Além disso, por meio do Gestor de Pedidos os restaurantes têm contato com os clientes.

Já conhece os números do iFood?

De acordo com dados da Food Consulting, nos primeiros meses da pandemia, os pedidos de entrega aumentaram cerca de 250%. Mais especificamente no iFood, o número chegou a 60 milhões de solicitações por mês. Esse resultado não vem apenas de bares e restaurantes, mas também de supermercados, serviço que passou a ser oferecido justamente nesse período.

Em meio ao distanciamento social, com as pessoas impossibilitadas de sair, restavam poucas opções além do serviço de entrega. O iFood viu então uma oportunidade de crescimento e expansão que, por sinal, chegou a 100% ano a ano, desde 2011, quando foi criado.

Apesar da grande contribuição para o fortalecimento do negócio, a pandemia não foi a única responsável pelo avanço, tampouco a tecnologia, embora ela seja fundamental e faça parte da estratégia corporativa para que continue representando um ícone de agilidade e inovação. O diferencial do iFood vem da compreensão do cliente e de seu comportamento.

Em março de 2020, boa parte das companhias estavam paralisadas diante da crise sanitária e econômica que se vivia em todo o mundo. A desinformação, a contaminação das pessoas e a mudança de cenário eram uma novidade para todos.

O mercado sofreu esse impacto. Por isso, não foi possível escolher outra alternativa a não ser pensar rapidamente em como extrair o melhor dessa situação, sem deixar o consumidor na mão e, se possível, garantindo um saldo positivo. Felizmente, a ideia deu certo.

A Prosus, uma das investidoras do iFood, compartilhou dados sobre esse êxito. No primeiro semestre de 2020, o faturamento aumentou 234%, em comparação ao mesmo período de 2019. Em dólares, a marca ultrapassou os US$ 320 milhões.

Vale a pena informar que o desenvolvimento anual da empresa já era considerável — e é, inclusive, promissora até no pós-pandemia — mas os últimos meses foram significativos e decisivos para se alcançar o atual patamar. As conquistas não se limitam aos ganhos financeiros.

Até setembro de 2021, somavam mais de 270 mil estabelecimentos credenciados, fora os parceiros do iFood Mercado, que reunia mais de 33 mil, em mais de 900 cidades. Aliás, engana-se, quem acha que as alternativas de consumo no aplicativo se limitam a restaurantes e supermercados. Cabe aqui uma curiosidade: entre março e junho de 2020, um tipo de empreendimento ganhou muita força na plataforma: as padarias.

Mesmo as solicitações aos fins de semana sendo mais frequentes, para jantar e almoço, o hábito de pedir café da manhã no iFood também cresceu durante esse período. Para se ter uma ideia, o aumento foi de 133% de segunda a sexta, e 127% no sábado e domingo. Esses números reforçam como o aplicativo esteve bem presente na rotina dos brasileiros nos primeiros meses de distanciamento social.

Entregas de supermercado

A categoria de mercado também colheu bons frutos nos últimos anos. Entre julho de 2020 e julho de 2021, o crescimento chegou a quase 200% no número de pedidos. De acordo com a pesquisa divulgada pelo Datafolha, na cidade de São Paulo, o iFood conquistou a liderança em compras de mercado online. A expansão acabou favorecendo a ascensão de outro serviço: o iFood Express. Já ouviu falar dele?

Como o nome já indica, os pedidos feitos pelo iFood Express têm entrega mais rápida. Se a prioridade do cliente é a agilidade, o serviço é realizado em até 15 minutos.

A ideia funcionou tão bem que, em julho de 2021, foram registrados mais de 200 mil pedidos, o que representava mais de 230% de avanço em comparação ao mês anterior. Para essa modalidade (que não está presente em todos os municípios), a expectativa é aumentar a quantidade de empreendimentos que operam com o serviço.

Outro motivo de orgulho é o crescimento nas oportunidades de trabalho. Em 2021, o iFood alcançou a marca de 200 mil pessoas realizando entregas e servindo como ponte para excelentes refeições.

Essas pessoas são mais que prestadores de serviço. Prova disso é que foram investidos mais de R$ 140 milhões em iniciativas para mantê-las mais seguras, especialmente, em uma época delicada como essa, na qual elas se expõem para que as outras pessoas possam ficar em suas casas.

Falando em oportunidade de trabalho, seria impossível chegar a esse nível sem profissionais capacitados para suprir uma boa demanda de suporte. Os times da empresa são compostos por mais de 4.000 colaboradores, que se esforçam todos os dias para que o iFood seja uma referência em inovação, atendimento e tecnologia.

O que você ganha se cadastrando no iFood?

Os dados apontados no decorrer deste artigo comprovam que o sistema de entregas é essencial nos tempos de hoje. A correria do trabalho ou da rotina de casa nem sempre permite que o cliente se desloque até o restaurante para comer ou pegar seu pedido. Além disso, os últimos anos influenciaram o comportamento das famílias, que têm feito mais refeições juntas, no próprio lar.

Contar com um aplicativo com ampla cobertura nacional só traz vantagens para um estabelecimento, pois funciona como vitrine, sem mencionar a agilidade, que favorece a aceitação de mais pedidos e gera mais lucratividade. Veja quais benefícios seu empreendimento pode obter ao se cadastrar no iFood!

Destaque no mercado

O iFood para restaurantes é o aplicativo preferido dos brasileiros na hora de pedir comida. É o que comprova a NZN Intelligence, em um estudo com foco em hábitos alimentares dos brasileiros durante a pandemia. Mais de 63% dos entrevistados relataram a preferência pelos serviços do iFood e isso, sem dúvida, beneficia as centenas de opções de restaurantes, supermercados e padarias presentes no portfólio local.

Posicionamento diante da concorrência

Estar no iFood é saber que seu negócio vai ser visto por diversas pessoas, aumentando consideravelmente seu alcance diante da concorrência. Sem falar que ainda há estabelecimentos que contam apenas com o próprio serviço de entregas, vendendo por outros canais.

Sabemos que esse método pode afetar o tempo do atendimento e, por sua vez, pode ocasionar a perda de clientes, que dão preferência à rapidez. Enquanto esses restaurantes descrevem o cardápio, anotam o pedido e o endereço do cliente, outras pessoas já realizaram sua solicitação via iFood, de forma dinâmica e rápida.

Taxas vantajosas para o restaurante

Com o iFood, o estabelecimento paga a mensalidade quando seu faturamento ultrapassa o valor mínimo de R$ 1.800, ou seja, primeiro o aplicativo dá a devida condição e visibilidade para que o restaurante mantenha ganhos estáveis.

As porcentagens cobradas por pedido também são competitivas, 12% no Plano Básico e 23% no Plano Entrega, quando o estabelecimento opta pelo serviço realizado pelos entregadores parceiros iFood.

Por falar em pagamento, ele pode ser antecipado sempre que o parceiro precisar. Basta fazer a solicitação pelo próprio aplicativo, em que ele pode gerenciar seus ganhos e ficar de olho em comparativos com meses anteriores. Isso significa que, além de ganhar mais dinheiro com a parceria do aplicativo, o empreendedor tem a oportunidade de aprimorar sua gestão financeira.

Segurança no pagamento

Os repasses do iFood para restaurantes são realizados semanalmente. A cada sete dias, o Portal do Parceiro organiza os ganhos de cada estabelecimento e realiza o devido repasse para a conta bancária cadastrada ou na Conta Digital iFood. Para criar uma, é só acessar a loja de aplicativos do seu celular, cadastrar seus dados e aguardar aprovação.

A Conta Digital iFood apresenta muitas vantagens a seus usuários. Crédito com taxas exclusivas, recebimento do repasse em apenas uma semana, Cartão iFood Facilita (com a modalidade de débito, para usar seu saldo da conta), pagamentos de contas e realização de transferências de forma gratuita são algumas delas! Também é possível fazer e receber Pix.

Dessa forma, a tarefa de fechar o caixa fica sob a responsabilidade do próprio aplicativo. Além disso, como mencionamos, quando necessário esse pagamento pode ser antecipado.

Agilidade na entrega

Uma das prioridades do iFood é assegurar que seus clientes recebam os pedidos a tempo de saboreá-los na temperatura certa, já que isso favorece a experiência do consumidor e pode ser decisivo para a próxima solicitação.

Embora nem sempre seja possível, devido às variáveis envolvidas no processo de entrega da comida, é reforçado o trabalho para que os entregadores parceiros cumpram essa promessa todos os dias, com o máximo de agilidade.

Vale ressaltar que, mesmo uma entrega rápida sendo o foco, acima disso, está a segurança dos profissionais. São incentivadas as práticas de direção defensiva junto a esse público, priorizando sua integridade física e cumprimento da legislação de trânsito, independentemente da região.

Plataforma de fácil gerenciamento

Tanto o consumidor quanto o gestor da plataforma no restaurante precisam ter uma experiência intuitiva com as ferramentas do iFood. A navegação é simples, com espaço para todas as eventuais dúvidas que possam surgir dos dois lados. Quando isso não acontece, há a possibilidade de acionar os canais de atendimento.

A cada atualização, a tecnologia é voltada para aperfeiçoar essa experiência, tornando-as ainda mais simplificadas, a fim de que todos os públicos consigam se beneficiar com o uso das ferramentas do iFood.

Vantagens operacionais

Já pensou poder consultar todos os pedidos à distância, analisando o tempo de preparação, quando saíram para entrega etc.? O iFood entende que os empreendedores, muitas vezes, precisam lidar com múltiplas atividades dentro do negócio. Essa estratégia nem sempre visa a reduzir as despesas. Quando se está começando, às vezes, não se pode contar com uma equipe maior, que auxilie em todas as tarefas.

Por isso, é indispensável ter ferramentas que viabilizem que o processo ande com fluidez. Esse é um dos propósitos do iFood: facilitar ao máximo e garantir os melhores resultados. Para isso, as lojas parceiras contam com o aplicativo para Parceiros, o Portal do Parceiro e o Gestor de Pedidos.

As vantagens operacionais, certamente, representam um benefício na gestão de qualquer empreendimento.

Garantia de qualidade

No iFood, os consumidores têm a opção de favoritar seus restaurantes prediletos e optar pelos que têm selos que atestem sua qualidade: os Super-Restaurantes. Além disso, após o recebimento do pedido, os clientes também podem avaliar de 1 a 5 estrelas.

Como estava a comida? Chegou no prazo previsto? Estava com a temperatura certa e bem embalada? Os clientes também podem deixar comentários e, dependendo da experiência que eles tiveram com seu estabelecimento, essas mensagens podem ser um ótimo atrativo para novos clientes.

Essas avaliações contribuem para o aumento da nota do estabelecimento e esse número oferece uma diretriz para que apareçam com mais frequência na tela de quem está pedindo. Em outras palavras, o aplicativo funciona como um espaço de visibilidade, sem que o restaurante gaste a mais com isso. Caprichando no preparo e no atendimento do cliente — quando necessário, via chat — é o bastante para ascender no ranking dos mais pedidos.

Economia em insumos

Além de economizar em propaganda, o empreendedor também gasta menos com insumos se optar por comprá-los no iFood Shop. Trata-se de um marketplace com diversos fornecedores de embalagens e insumos com condições atrativas para quem tem cadastro no aplicativo. São mais de 30 mil produtos com desconto disponíveis.

iFood Decola

O desenvolvimento de seus parceiros é uma das prioridades do iFood. Foi com essa proposta que nasceu o iFood Decola, que visa multiplicar o conhecimento de seus entregadores, restaurantes e mercados parceiros, ampliando seus serviços e vendas. O programa também é aberto a funcionários dos estabelecimentos parceiros iFood e familiares.

Os cursos voltadas a temas relevantes para o universo empreendedor, como finanças, vendas, criatividade e inovação, entre outros. São cursos rápidos, que podem ser realizados em qualquer lugar e a qualquer hora, utilizando celular, tablet ou computador. A ideia é capacitar as pessoas de forma dinâmica, e sem sobrecarregar suas rotinas.

Cardápio Digital

O Cardápio Digital é um produto do iFood que permite que os restaurantes vendam fora do aplicativo. Os restaurantes criam uma página própria para o seu cardápio e divulgam o link nos canais que preferir, como WhatsApp e redes sociais.

A solução é ideal para iniciar a jornada com o iFood, oferecer uma experiência dinâmica aos clientes e, ainda, organizar o processo de recebimento e envio dos pedidos.

Feed iFood

Com o intuito de promover conteúdo para seus usuários – e dar a oportunidade para seus parceiros se desafiarem e inovarem na forma de atrair novos clientes, surgiu o Feed iFood. Nele os estabelecimentos postam fotos e histórias relacionadas a seus pratos, focando na captação e retenção de seus consumidores.

Dessa forma, além de pedir comida, os clientes se envolvem mais com os restaurantes, conhecendo suas novidades em primeira mão e ganhando a chance de experimenta-las também.

Quais são os planos do iFood?

O iFood disponibiliza aos estabelecimentos parceiros dois planos contratuais: o Plano Básico e o Plano Entrega. A principal diferença é que no Plano Básico o estabelecimento parceiro deve providenciar sua própria estrutura logística; enquanto no Plano Entrega o estabelecimento parceiro conta com a equipe de pessoas entregadoras do iFood.

Independentemente do plano, os parceiros iFood têm acesso a benefícios que podem ajudar no dia a dia do negócio, além de contar com as ferramentas do iFood que podem otimizar a operação e a rotina de recebimento de pedidos.

Como cadastrar o restaurante no iFood?

Para se cadastrar no iFood é preciso ter em mãos seus documentos pessoais e documentos da empresa, como CNAE alimentício e CNPJ. Tenha também uma conta bancária jurídica com o mesmo CNPJ que será cadastrado – em caso de MEI, conta bancária física é aceita, desde que o CPF da conta seja o mesmo daquele vinculado ao cadastro do iFood.

Após preencher os dados, você será direcionado a assinar o contrato com o iFood e, então, chegará o momento de conhecer as ferramentas de trabalho e construir o cardápio que será apresentado ao público. Nesse momento, foque em produzir fotos que valorizem os seus pratos.

O iFood busca ser um apoio de negócio aos empreendedores e, por isso, atua constantemente para oferecer benefícios estratégicos que ajudem você a se tornar protagonista do seu negócio.

Chegou o momento de iniciar sua jornada com o iFood e impulsionar seu negócio. Acesse nossa página de cadastro e torne-se uma pessoa parceira do iFood.

Por iFood

Por iFood

25 respostas

  1. Pedido 5737
    Foi entregue ao cliente dentro do horário do nosso estabelecido.
    Porém 3 horas após ter entregue o cliente fez cancelamento do mesmo.
    O ifood não nos deu a possibilidade de contestar o cancelamento. Com isso ficamos no prejuízo. Pois entregamos o produto e não recebemos.
    Conseguimos contato do cliente e ligamos para saber o motivo do cancelamento e o mesmo desligou o telefone
    Quer dizer que é pilantra mesmo. Fez de maldade.
    O pior é que o ifood está sendo cúmplice disso. Pois não nos deu o direito de contestar.
    Fica a dica e se liguem nisso

    1. Oi, Vitoriano! Tudo bem?
      Por favor, peço que você abra um chamado seguindo o seguinte caminho: Chamados e Ajuda > Atendimento > Verificar pedido suspeito.

      Assim o seu chamado será encaminhado à equipe certa para análise, certo? Estamos aqui para ajudar você!

    1. Oi, José Cláudio. Como vai? Não temos um planejamento a curto prazo para atuar em Aperibé – RJ, mas nosso time de expansão está trabalhando firme para estarmos presentes, cada vez mais, em novas cidades do Brasil. ?

    1. Oi, Priscila! Você consegue configurar o seu horário de funcionamento conforme preferir lá pelo Portal do Parceiro. ?

  2. Qual a mensalidade que se paga as quando ultrapassar 1800,00 de faturamento.
    Se possível me descrever todas as taxas

  3. Boa tarde

    Referente ao serviço prestado com os entregadores do Ifood, plano entrega, esta incluso a entrega sem custo? ou alem disso preciso pagar alguma taxa de entrega tambem?

  4. Oi, Thiago! Temos diferentes planos para atender a diferentes necessidades dos nossos parceiros, Pra consultar os valores de cada um, acesse a nossa página de cadastro ou entre em contato pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, ok? ?

    1. Olá! Este é o perfil oficial do iFood para Parceiros. Se você quer se cadastrar para vender no iFood ou tem dúvidas sobre esse assunto, saiba que temos um canal exclusivo no WhatsApp para auxiliar você. Basta acessar aqui: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1

      Se ficar com alguma dúvida ou dificuldade, conte com a gente!

  5. BOA NOITE GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE DELIVERY DO IFOOD,COMO FAZEM REPASSE
    PRA NOS COMPRARMOS ENSUMOS PARA TRABALHO DO OUTRO DIA,FICO NO AGUARDO.ABRACOS

  6. utimamente no periodo noturno os pedidos feito apartir das 23;30 da noite quase sempre estou tendo problemas como cancelamento feito por motoqueiro muitas das vezes da saida na porta da loja mas nao entrega ao cliente outros confirma entrega mas o cliente tambem nao recebe o produto estou reclamando pelo descaso e porquer nein sempre agente conseguir falar com o portal do ifood isso falar muito arespeito da conduta do restaurante perssoalmente tento converssar com os clientes pra contorna a situaçao mas o gestor precisa ficar mas atento aos motoqueiros cadastrados neste caso só ifood pode fazer

    1. Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/

      Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/

      Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.

  7. Estou abrindo nova loja com novo cnpj e está aparecendo como se o cnpj já estivesse cadastrado, nas paginas só da erro, preciso de ajuda.. o cnpj esta ativo acabo de verificar mas algo de errado está acontecendo…

    1. Oi, Christina. Vamos te ajudar com isso, ok? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2 Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você.

  8. Tenho uma reclamação a fazer.
    Tenho uma cobrança no meu cartão n valor R$ 85,79 em nome de ” IFOOD *IFD*TBN ALIME VI”, no dia 26/12/2023 e o curioso é que nunca utilizei o IFFOD.
    TENHO A FATURA DO CARTAO DE CREDITO IMPRESSO.

    MARIA JOSE BARROS REIS.
    CONTATO:CEL:91 983108815

    1. Oi Shyrleyne. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

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