Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.
No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.
Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.
Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.
Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!
Como funciona a ferramenta de denúncia?
Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular.
O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.
A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood.
A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.
Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.
Quer receber outras novidades do iFood? Assine nossa newsletter e receba as principais notícias em sua caixa de entrada!
#MelhoriaContinua
948 respostas
Isso é conversa nada disso acontece já denunciei várias pessoas que continuam tentando comprar no meu restaurante aí cancelo
Sem contar o monte de restaurante que pede diz que tava bom e avalia ruim no ifood
Uma vez a pessoa comeu meu produto reclamou no ifood e aí o ifood simplesmente não me repassou o dinheiro e fiquei no prejuízo
Oi, Stephanie. Estamos aprimorando nossas ferramentas e essa é apenas uma das novidades. A qualquer momento que precisar, você pode entrar em contato com nosso time em “Chamados e ajuda”, depois “Atendimento”, no Portal do Parceiro. Vamos analisar o caso e te dar um retorno por lá.
Gostaria de saber o porquê de tantos cancelamentos com “impróprio para consumo” , após receber o pedido e consumir o pedido, o cliente entra em contato com a plataforma e cancela como impróprio para consumo!
Gostaria de alertar ao ifood que isso vem acontecendo diariamente em vários estabelecimento, no meu estabelecimento já chegou a ter 5 pedidos cancelados no mesmo dia, em outras plataformas de delivery eu não passo por isso.
Aí quer dizer que eu só vendo comida estragada no ifood? Como se as comidas são preparadas tudo ao mesmo tempo! Se liguem nesse golpe que está rolando!
Está prejudicando o meu e outros estabelecimento!
Sentimos muito que tenha passado por essa experiência com a gente. ? Sabemos que ainda temos muito a melhorar nesse sentido e estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor para nossos parceiros. Confira aqui tudo o que está sendo feito: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/
Isso acontece direto já estou somando mais de 2 mil reais de prejuízo nos últimos 3 meses
Sentimos muito por isso. Saiba que estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que pra promover uma experiência ainda melhor pra você, tá bem?
Nos não temos como saber se e FRAUDE no ato do pedido!!!
A maioria das vezes o cliente pede reclama do que não esta errado e vcs cancelam o pedido e o CLIENTE SAFADO COME O PEDIDO E NOS FICAMOS NO PREJUIZO!
Vcs deveriam ter que consultar o restaurante fazer o cliente devolver o pedido nas mesmas condições que recebeu E AI SIM ESTORNAR O VALOR SE A RECLAMAÇÃO FOR REALMENTE REAL!!!
Mas com esse sistema de vcs tomamos toda semana prejuizo por conta desses golpistas que ja entenderam o esquema que vcs IFOOD propiciam a eles basta inventar uma reclamação falsa que cancelamos o pedido botamos no toba do restaurante e devolvemos seu dinheiro sem ao menos verificar a informação junto ao estabelecimento!!!
Aiiiiiiii é fodahhhhhhhhh
Oi, Bruno. Agradecemos seu comentário. Entendemos como você se sente quanto a isso, como nosso parceiro, mas saiba que analisamos cada caso e estamos em busca de novas soluções tanto para evitar fraudes e trotes, quanto você possa denunciar suspeitas. Pode ter certeza que não mediremos esforços pra tornar sua experiência aqui ainda melhor.
Amigo coloca no reclame aqui eu já fiz várias denúncia referente a esse tipo de conduta dos clientes e da plataforma, coloque lá no site do reclame aqui . E coloque ao menos o número de um pedido cancelado como impróprio para consumo. Já fiz várias denúncia, vamos criar um grupo para processar o ifood por formação de quadrilha, pois a plataforma está dando suporte para que os clientes pratiquem estelionato
Sabemos que ainda temos muito a melhorar nesse assunto, por isso estamos desenvolvendo diferentes iniciativas para melhorar a experiência dos nossos parceiros com a gente. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/
Nos não temos como saber se e FRAUDE no ato do pedido!!!
A maioria das vezes o cliente pede e reclama do que NÃO FOI ERRADO e vcs cancelam o pedido e o CLIENTE SAFADO COME O PRODUTO E NOS FICAMOS NO PREJUIZO!
Vcs deveriam ter que consultar o restaurante fazer o cliente devolver o pedido nas mesmas condições que recebeu E AI SIM ESTORNAR O VALOR SE A RECLAMAÇÃO FOR REALMENTE REAL!!!
Mas com esse sistema de vcs tomamos toda semana prejuizo por conta desses golpistas que ja entenderam o esquema que vcs IFOOD propiciam a eles basta inventar uma reclamação falsa que cancelamos o pedido botamos no toba do restaurante e devolvemos seu dinheiro sem ao menos verificar a informação junto ao estabelecimento!!!
Aiiiiiiii é fodahhhhhhhhh
Oi, Bruno. Agradecemos seu comentário. Entendemos como você se sente quanto a isso, como nosso parceiro, mas saiba que analisamos cada caso e estamos em busca de novas soluções tanto para evitar fraudes e trotes, quanto você possa denunciar suspeitas. Pode ter certeza que não mediremos esforços pra tornar sua experiência aqui ainda melhor.
Pelo amor de Deus nao tem um telefone que consigo falar para alterar o email do meu login, preciso urgente estou sem acesso ao emsil em consequencia tambem sem acesso a plataforma de vendas…
Oi, Patricia. Para restaurantes e lojas, temos um atendimento exclusivo pelo Portal do Parceiro; basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois no botão “Atendimento”, que fica no canto superior da tela. Como você comentou que está com dificuldades de acesso, clica em “Esqueci meu e-mail” na página do Portal mesmo. 😉 Depois é inserir suas informações.
Segui os passos para abrir o chamado conforme descrito nas postagens acima, mas a plataforma não possibilita em nenhuma parte a abertura do chamado, acabei de cair em um golpe (mais um) do cliente que recebe o pedido e cancela logo após o receber alegando que o pedido foi entregue com todos os itens errados, tenho a filmagem de que o pedido saiu conforme a compra. Casa vez mais a plataforma dificulta o contato do restaurante com a plataforma. Resumindo novamente no prejuízo. Me sinto indignada, a plataforma IFOOD, NÃO tem nenhum respeito para com o restaurante que na realidade somos nós os seus clientes e damos o seu faturamento mensal.
Oi, Lia. Entra em contato com a gente pelo Portal do Parceiro para investigarmos melhor o ocorrido. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Saiba que toda a equipe está empenhada em melhorias na plataforma, serviços e atendimento, para que você tenha a melhor experiência com iFood. 🙂 Fique à vontade para nos acionar sempre que precisar.
Hoje tive um cancelamento por “impróprio para consumo”, isso é absurdo, já q tudo é preparando na hora, temos 4.8 de aprovação! Um prejuízo de 208,00! Não podemos contestar, não temos onde reclamar na plataforma, enfim só servimos pra pagar taxas e mais taxas ao Ifood!
E o pior, entrei em contato com a cliente, e ela disse q não havia sido ela quem fez o cancelamento.
Estou no aguardo de alguma resposta!
Oi, Michelle. Sentimos muito por essa situação. ? Entre em contato com a gente via Portal do Parceiro, acessando “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois “Atendimento”. Saiba que já temos investido em novas soluções para isso, e você conferir algumas em: https://blog-parceiros.ifood.com.br/relatorio-melhoria-continua.
Eu quero saber o porque não consigo acessar a plataforma??
Tô sem conseguir vender desde o dia 05/06 e não tem nenhum retorno!
Nenhum e-mail, nenhum telefonema, nada!
E aí iFood????
E-mail: siimone.bruno@hotmail.com
Oi, Simone. Primeiro, tente acessar por outro computador ou celular. Se ainda assim não funcionar, recomendamos que limpe o histórico de navegação e redefina sua senha para um novo padrão, agora com números, letras e caracteres especiais, ou utilize a opção “Esqueci meu e-mail” para preencher informações que vão nos ajudar a te orientar melhor. 🙂
devido ao meu cnpj e dados bancarioss estarem cancelados na receita federal , meus repasses nao foram pagos pois estavam dando rejeitado pelo banco , fiz a solicitação para atualização do cnpj e dados bancarios para um cnpj e conta bancaria ativa – foi realizado o procedimento e atualizado os dados como cnpj e dados bancarios
fui informado que devido a minha conta bancaria antiga esta devidamente cancelada os meus repasses eu receberia via ordem de pagamento , foi realizado o procedimento e o pedido das ordens de pagamento para eu jonathan aquino da silveira ir em qualque agencia bancaria do itau para esta recebendo os repasses em atraso , pois ate o momento nao recebi nenhum contato do setor financeiro para esta realizando e enviando as ordens de pagamento dos repasses em atraso , e estou tendo outro tipo de problema onde meu restaurante encontra-se fechado para receber pedidos , entrei em contato com o suporte e nao souberam me informar , só alegaram que eram por questoes financeiras e me auxiliaram a abrir um chamado para que solucionassem meu problema e colocasse meu restaurante ativo normalmente para receber pedidos , pois somente o financeiro tem o poder e acesso ao tal procedimento , meu numero é 22981835035 e ate a presente data nao recebi contato para a solucao do problema , nao recebi nenhum aviso ou email ou ligação informando o bloqueio ou informação referente ao bloqueio , simplesmente bloquearam indevidamente meu restaurante, aguardo contato por favor
Oi, Jonathan! Verificamos que nosso time já está em contato com você por e-mail e vamos seguir a comunicação por lá, tá bem? ?
Essa novidade não foi suficiente. Pois o problema é diferente! Nós restaurantes precisamos de sempre ter a oportunidade de MANIFESTAR o porque não concorda com o CANCELAMENTO.
Acontece que HÁ CLIENTES DESLEAIS E QUE RECEBE O PRODUTO, e DEPOIS CANCELA COM ALEGAÇÃO DE PEDIDO ATRASADO, ASSIM O CLIENTE RECEBE O PRODUTO E NÃO PAGA!!! E NÓS RESTAURANTES FICAMOS SEM O DINHEIRO E O PRODUTO.
Nem sempre o ifood abre oportunidade para o restaurante constestar o cancelamento e isso dá ênfase para a manifestação de clientes com condutas irregulares e restaurante fica em plena desvantagem. Um absurdo isso, pois em datas comemorativas acontecem muito esses casos no meu restaurante, é lamentável essa situação.
Poxa, Marcela, sentimos muito por essa situação e saiba que estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor para nossos parceiros. Confira aqui tudo o que está sendo feito: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/
Infelizmente o cliente mau caráter já arranjou outra maneira de cancelar sem ser contestado. Eles agora estão colocando o motivo: itens invertidos, e assim o lojista não consegue contestar o cancelamento.
O golpe do cancelamento está crescendo muito dentro do ifood e este precisa tomar atitudes mais efetivas, pois o lojista, que é quem tem uma grande parcela de contribuição para remunerar a plataforma, está prejudicado.
Alexandre, sabemos que esse assunto ainda tem muito a evoluir! Por isso, pensando em promover uma experiência ainda melhor para os nossos parceiros, estamos desenvolvendo diferentes iniciativas. Confira aqui tudo o que está sendo feito: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/ ?
No dia 12/06, cancelei um pedido por motivo de trote ou golpe e denunciei, oq.aconteceu? No dia 14/06 meu restaurante foi suspenso, como pode isso? Aí vc entra no chat e tem que ficar aguardando um contato. Com isso seu repasse fica bloqueado e seu restaurante fechado. Indignado com isso.
Oi, Maria! Sentimos muito por essa situação e saiba que vamos te ajudar a resolver. Para conseguirmos entender melhor o seu caso e analisarmos o ocorrido, você precisa abrir um chamado para nosso time de suporte na aba “Chamados e Ajuda” do Portal do Parceiro, tá bem? ❤️
Essa melhoria não serve para nada, o problema é quando o cliente cancela o pedido, como o restaurante vai saber se o cliente esta aplicando um golpe sendo que o restaurante ainda nem entregou o pedido?
O ifood não esta ajudando em nada, só esta piorando ainda mais a plataforma!
Vai acontecer algum caso de morte entre cliente e estabelecimento, ai talvez o ifood tome alguma iniciativa, ou para o ifood só seja uma vida e segue o jogo para eles!
Leandro, sabemos que ainda temos muito a melhorar nesse assunto. ? Mas saiba que estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência para nossos parcerios. Confira aqui tudo o que está sendo feito: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/
Além de tudo o que já foi exposto pelos colegas donos de estabelecimentos, temos os problemas com avaliações, quem gosta não avalia, quem não gosta é extremista avalia logo com a pior nota mesmo que não concorde com o processo do restaurante, então um percentual muito pequeno se manifesta por notas boas e um muito grade com notas ruins, isso torna o processo desleal. Sugiro que todos os pedidos carreguem automaticamente a nota máxima e que se o cliente não discordar, está será atribuída automaticamente e que para discordar ele deve interagir e mudar a nota, pontuando o que foi motivo do descontentamento e que estes motivos tenham um peso, para não permitir extremismo com a intenção de prejudicar, pois é isso que ouvimos de alguns clientes, que esperam uma compensação por reclamar mesmo que o produto esteja adequado com a descrição do que foi pedido, forçando uma cortesia a que não tem direito, a avaliação funciona como ferramenta de coação, posso ajudar com algumas ideias para equilibrar isso.
Oi, Jose! Obrigado pelas sugestões. Pode deixar que vamos anotar aqui e pensar em melhorias junto com o nosso time, tá bem? ?❤️
Absurdo isso eu tenho aqui todas conversas com próprio cliente informando que ele fez pedido e ele está ciente que recebeu tudo certo mas depois vai no iFood alega que n recebeu ou que veio todos itens errados absurdo tenho vários pedidos de contestação e vcs nem senquer respondem já abri a meses pedi pra ver qual status e vcs não fazem nada essa ferramenta de denúncia n resolve nada pq não dão nem oportunidade do restaurante provar que estava certo cheguei a tirar fotos de todos meus pedidos de uma noite pra caso tivece cancelamento provar que era mentira e vcs não respondem não dão sinal de nada para restaurante extremamente chateado com isso pq só essa está semana foram 2 pedidos 1 de 48$ e outro de 33$ ou seja para nos pequenos restaurantes faz diferenca absurda no fim do dia
Sabemos que ainda temos muito a melhorar nesse assunto, Bruno. Saiba que estamos desenvolvendo diferentes iniciativas para melhorar a experiência dos nossos parceiros com a gente. ❤️ Sobre os cancelamentos que já contestou, acesse a aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro que nossa equipe interna vai ajudar você, tá bem? ?
Li alguns comentários e enviei um e-mail para contas chaves exatamente sobre esse assunto. Recebi um pedido no dia 11/06 pouco mais de 21h e o mesmo foi cancelado dia 14/06 às 04h10 da manhã com o motivo que estava impróprio para consumo. O iFood não deveria aceitar cancelamento com esse tempo todo, ainda mais 3 dias e alegando que estava impróprio, cade a parceria iFood X restaurante? E outra, se estava impróprio, deveria ter um botão para o cliente devolver o pedido. Porque é muito fácil ele comer o pedido, 3 dias depois cancelar, ele receber o dinheiro de volta e o restaurante que teve todo o trabalho de preparar não receber por isso. Sabia que podemos abrir B.O. por conta disso?
Sabemos que temos muito a melhorar nesse assunto e, por isso, estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor pros nossos parceiros. Confira aqui tudo o que está sendo feito: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/
Cancelaram meu pedido e cobraram normal o dinheiro não foi estornado para minha conta
Oi, Larissa. Este canal é exclusivo para lojas e restaurantes, mas pra te ajudar, adiantamos que o melhor atendimento nesse caso é dentro do próprio app, na opção ajuda. Se estiver no computador, o site é este http://ifood.com.br/ajuda. 🙂 Para lojas e restaurantes, temos um atendimento exclusivo pelo Portal do Parceiro; basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois no botão “Atendimento”, que fica no canto superior da tela.
Estão com quase 10000 meu retido e não dão uma solução não vou abrir s loja enquanto não resolverem
Sentimos muito por isso, Warley. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nosso time de suporte analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, é só clicar em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” no Portal do Parceiro.
Muito lindo o vídeo, pena que não funciona. Cliente fez 3 pedidos, depois de 1h30m entregues ela cancelou os 3 por atraso (mesmo nós tendo despachado também pela plataforma). Agora está lá, pedido cancelado, não tenho como denunciar, recorrer o cancelamento, nada. A bonita ficou com os 3 pedidos de graça pra ela. Isso é só um exemplo, tem ocorrido direto. O pior de tudo, é que o iFood se fechou completamente contra reclamações. Não temos mais como falar com uma pessoa sequer, o “time” de consultores está desfalcado. Só resta amargurar o prejuízo, mas podem ter certeza que paciência tem limite.
Oi, Leo. Estamos trabalhando para tornar a ferramenta ainda melhor. Caso não tenha a opção de contestar o cancelamento ou denunciar uma suspeita de conduta irregular do cliente, envia mensagem pra gente pelo botão “Atendimento” na aba “Chamados e ajuda” do Portal. Vamos analisar o caso e te dar um novo retorno por lá. 🙂
Já tive prejuízo com essa história de “comida imprópria” e vocês não fazem nada para resolver isso! Não é possível constar esse tipo de cancelamento e esses golpistas sabem disso e se aproveitam desse erro de vocês para comer de graça! Já passou da hora do Ifood fazer algo.
Oi, Pietro! abemos que temos muito a melhorar nesse assunto e, por isso, estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood. Confira aqui tudo o que está sendo feito: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/ ?
Está cada vez mais frequente, cliente cancelar o pedido e o ifood nada faz para ajudar a combater esse problema.
Vamos dar um basta no famoso jeitinho Brasileiro, os estabelecimento sempre pagando o pato.
Oi, Hugo. Entendemos seu sentimento quanto a isso e pode ter certeza de que estamos buscando novas soluções. Já atualizamos nossa ferramenta de denúncia de suspeita de fraudes e trotes e liberamos a confirmação de entrega também no Plano Básico. Queremos que sua experiência seja ainda melhor com o iFood, por isso não deixaremos de investir em ainda mais tecnologia e inovações.
Olá, é que recentemente recebi uma notificação de um cancelamento de pedido feito pelo cliente, alegando que o produto estava impróprio para consumo,sendo que o cliente nem sequer entrou em contato com o restaurante.Não consegui fazer a contestação.
O cliente,com certeza não tinha um real motivo para fazer o cancelamento do seu pedido,a não ser para seu próprio benefício, em receber o seu dinheiro de volta.
Peço que o ifood revise esse sistema de cancelamento feito por cliente,pois estão usando de má fé,consumindo o produto e logo depois cancelando,para assim se beneficiarem do reembolso.
Sugiro que coloquem uma opção de denúncia para esse tipo de clientes para impedi-los de fazerem cancelamento indevido, pois isso prejudica muito o restaurante .
Oi, Patrícia. Temos trabalhado pra que situações como essa não ocorram e sua mensagem é muito importante. Se precisar de qualquer atendimento ou moderação do nosso time, acesse: https://portal.ifood.com.br/cases/help.
Olá,mais uma vez um cliente “golpista” fez pedido em meu restaurante e depois de 3 dias fez o cancelamento do mesmo alegando que o produto era impróprio para consumo. E o pior de tudo, o restaurante não consegue contestar o cancelamento ficando no prejuízo.
Gostaria de saber como faço para contestar esses cancelamentos que estão frequentes em meu restaurante.
Pois quando tento contestar aparece a mensagem que “não é possível contestar o cancelamento pois não se encaixa na política de reembolso”.
Quero saber o que posso fazer pra evitar esse tipo de situação, pois simplesmente o cliente recebe o pedido, consome o produto,e depois cancela(inclusive depois de três dias)sem nem sequer entrar em contato com o restaurante antes pra falar a respeito do problema do seu pedido.