Prepare-se já: aproveite as datas comemorativas de julho!

Prepare-se já! As datas comemorativas do mês de junho ajudam sua loja a alcançar mais visibilidade no app. Saiba como!

Você já começou o prepare-se já julho? Esse mês representa uma grande oportunidade para os parceiros iFood impulsionarem suas vendas e cativarem seus clientes.

Seja você um restaurante, lanchonete ou qualquer outro tipo de estabelecimento alimentício, é hora de se preparar para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas do mês. Invista na Campanha Inteligente e participe de todas as promoções disponíveis. Assim, seu negócio será muito mais lucrativo durante esse período promissor.

Confira as principais datas comemorativas de julho e aproveite para vender mais!

Quais são as principais datas comemorativas de julho?

Dia Mundial do Chocolate

A data de 7 de julho comemora o Dia Mundial do Chocolate. Amado por todos em suas mais diferentes versões (ao leite, branco, meio amargo etc.), é uma ótima oportunidade para você oferecer mousse, brigadeiro, bolo de cenoura com cobertura de chocolate e outros produtos feitos com essa iguaria.

O Dia do Chocolate também pode levar à elaboração de um cardápio diferenciado, com brownies, cookies e mais. Esses itens podem ser servidos em combos e descontos especiais para atrair ainda mais clientes.

Faça promoções exclusivas, como descontos em sobremesas de chocolate, e faça ações de fidelização de clientes. Por exemplo, comprando R$100, o consumidor ganha uma fatia de bolo. Outra opção é enviar pequenos bombons nos pedidos do delivery.

Dia da Pizza

Mangiare! O dia 10 de julho celebra um dos alimentos mais famosos do mundo: a pizza. Então, que tal montar um cardápio para essa data? Você pode oferecer sabores diferentes ou fazer um combo pizza com um bom vinho para atrair mais clientes.

O Dia da Pizza ainda é o momento perfeito para aproveitar as oportunidades gastronômicas. Nessa data, que tal usar o Desconto em Itens? A ideia é oferecer um valor mais baixo em sabores específicos de pizza para ter mais visibilidade e aumentar suas vendas.

Essa é uma boa estratégia de marketing para alcançar melhores resultados nesta data. Você também pode utilizar a Campanha Inteligente para se destacar e ter a inteligência de dados a favor da sua ação promocional.

Dia do Amigo

Em 20 de julho, celebra-se o Dia do Amigo. Essa é a data ideal para algumas iniciativas de marketing gastronômico, como desconto no segundo item, combos com dois pratos por um preço especial e oferta de uma sobremesa na compra de dois pratos.

Dia dos Avós

Apesar de não ser tão tradicional, o dia 26 de julho pode ser bem aproveitado. O Dia dos Avós é uma das datas comemorativas que vale a pena fazer promoções de Desconto em Item ou kits por um preço mais baixo.

Outras opções são os brindes e até o cupom. Por exemplo, quem comprar um prato para entregar no endereço dos avós terá isenção da taxa do delivery.

Lembre-se de investir em comida afetiva, aquela que lembra os avós. Assim, o seu prepare-se já julho pode ser totalmente voltado para esse tipo de refeição.

Dia da Lasanha

Se você tem uma cantina italiana, precisa aproveitar o dia 29 de julho para vender mais. O Dia da Lasanha é uma data em que você pode usar a Campanha Inteligente para criar promoções.

Ainda é possível usar o Desconto em Itens para atrair clientes e recuperar os antigos. Os combos também são bem-vindos, já que incentivam os consumidores a gastar mais.

Jogos Olímpicos

De 27 de julho a 11 de agosto ocorrerão as Olimpíadas. Essa é uma excelente data para lidar com a sazonalidade e criar pratos diferenciados sem atrelar ao nome dos jogos.

Você também pode aproveitar para criar um cardápio vegetariano, já que as Olimpíadas 2024 têm esse foco. Além disso, você pode ter ideias de marmitas para facilitar a entrega no momento das partidas. 

Listas Sazonais e Campanhas de Desconto em Item no aplicativo iFood

Para maximizar sua visibilidade durante as datas especiais de julho, aproveite ao máximo as Listas Sazonais e as Campanhas de Desconto em Item para vender ainda mais.

Listas Sazonais

Carrossel de itens de Inverno

Itens que sirvam, pelo menos, duas pessoas dentro das culinárias: fondue, sopas, caldos, macarrão ou pizza.

  • Nota de avaliação: Acima de 3.0;
  • Taxa de cancelamento: Menor que 10%;
  • Culinária: pizza, hamburguer, massas, fondue;
  • Estará no app de 01/07 a 31/07.

Lista de Restaurantes com Frete Grátis

Lista disponível para todos os restaurantes que realizam entrega grátis.

  • Nota de avaliação: Acima de 3.0;
  • Taxa de cancelamento: Menor que 10%;
  • Culinária: Todos, exceto bebidas, supermercado e conveniência;
  • Estará no app de 01/07 a 31/07.

Carrossel de pizzas com desconto

Carrossel de ITENS com desconto dedicados a pizza. Daremos visibilidade para itens de Pizza que estejam com desconto de pelo menos, 10% no cardápio do parceiro.

  • Nota de avaliação: Acima de 3.0;
  • Taxa de cancelamento: Menor que 10%;
  • Culinária: Pizza, exceto bebidas, supermercado e conveniência;
  • Estará no app de 08/07 a 15/07.

Lista de pizzarias abertas com frete grátis

Lista de pizzarias com frete grátis.

  • Nota de avaliação: Acima de 3.0;
  • Taxa de cancelamento: Menor que 10%;
  • Culinária: Pizza, exceto bebidas, supermercado e conveniência;
  • Estará no app de 08/07 a 15/07.

Lista de super pizzarias

Lista de pizzarias que possuem o selo Super Restaurante.

  • Ser um Super Restaurante;
  • Culinária: Pizza, exceto bebidas, supermercado e conveniência;
  • Estará no app de 08/07 a 15/07.

Campanha de Desconto em Item

A Campanha de Desconto em Itens é uma maneira prática para os nossos parceiros alcançarem mais clientes, contando com a nossa inteligência de dados para ser colocado em promoções que tenham grandes chances de visibilidade para o seu negócio.

Ela funciona da seguinte forma:

  • Com estas campanhas, o Parceiro oferece descontos em pratos específicos do seu cardápio; 
  • A loja participa com investimento máximo de R$10 por pedido; 
  • O mínimo diário é R$100 e é renovado automaticamente todos os dias; 
  • Apesar de o mínimo ser R$100, só é consumido o que gerar pedido no dia e, no outro dia, o investimento é zerado novamente.
  • A melhor parte é que você só paga o que usar, ou seja, se sua loja tiver pedido, você paga, se não, não paga. 

Para participar da Campanha de Desconto em Item é muito fácil:

  • Acesse o Portal do Parceiro;
  • Na página de Promoções, procure por Campanha de Desconto em Item (ao lado de Campanha Inteligente).

Agora na Campanha Inteligente, você pode escolher participar, pela primeira vez, de campanhas com frete grátis, com custo de até R$9,99 por pedido. As demais promoções da Campanha Inteligente continuam como eram antes. Você participa com R$5 por pedido.

Além disso, agora, com mais autonomia, você também pode escolher participar das campanhas de Desconto em Item com valor fixo.

Como organizar sua operação?

A organização da operação é fundamental para garantir um serviço eficiente e satisfatório durante as datas comemorativas de julho. 

Vale lembrar que termos o feriado de Corpus Christi no dia 30/05. Por conta do aumento na demanda de pedidos em feriados, incentivemos algumas boas práticas, como:

  • Pausa Programada;
  • Gestão de Estoque;
  • Cardápio;
  • Aceite automático;
  • Avisos Sonoros.

Vamos conferir cada uma delas no detalhe. Veja só:

Pausa programada

A pausa programada no iFood é uma funcionalidade em que você configura um período em que sua loja ficará fechada no aplicativo. É uma excelente função caso você deseje parar com as suas operações em ”em algumas datas comemorativas sem ter prejuízos financeiros ou cancelamentos de pedidos”.

No dia 09/07 é o dia da Revolução Constitucionalista de São Paulo e, para quem é desde estado, é super válido se preparar corretamente para a data, caso não abra sua loja na data descrita ou caso decida abrir.

Veja como é fácil ativar a Pausa Programada no Portal do Parceiro.

  • Ela pode ser feita por meio do Portal do Parceiro
  • No menu lateral, basta clicar no botão “Horário” e selecionar a opção “Nova pausa programada”
  • Selecione o período de data e horário em que sua loja deverá ficar fechada no iFood; 
  • Lembramos que, após o fim da data configurada, sua loja é reaberta automaticamente.

Gestão de estoque

Algumas datas comemorativas costumam levar a alguns dias de pico de pedidos. Por conta disso, fazer a gestão do estoque é essencial para que a operação funcione corretamente e você não tenha problemas durante os períodos de alta demanda.

Por isso, faça o controle de estoque cuidadosamente e tenha certeza de que seu cardápio online reflita com precisão os itens disponíveis. E isso nos leva a nossa próxima dica!

No Portal do Parceiro, oferecemos várias funcionalidades para você gerir seu estoque e se preparar para as datas comemorativas:

gestão de estoque no portal do parceiro

Atualização de cardápio

Você sabia que a indisponibilidade de pratos é um dos principais motivos de cancelamento no nosso aplicativo? Por isso, manter o cardápio atualizado é o seu maior aliado para evitar cancelamentos

Algumas dicas úteis para a gestão de cardápio:

  • Pausar alguns pratos caso seja necessário: caso seus estoques acabem ou esteja com a equipe de cozinha reduzida, você pode pausar a oferta de determinado item do cardápio e concentrar o cardápio em pratos que tenha certeza da produção;
  • Revisar preços e tamanhos: em datas comemorativas em que as pessoas costumam se reunir, é comum que pratos pra compartilhar vendam mais; assim, revise seu cardápio para deixá-lo adequado a esses tipos de pedidos;
  • Revisão de estoque de item: revisar constantemente o estoque e, na falta de um item, retirá-lo imediatamente do cardápio.

Aceite automático

Para agilizar o processo de confirmação de pedidos, habilite o aceite automático em sua operação. Isso permite que os pedidos sejam confirmados automaticamente, evitando atrasos e cancelamentos devido à falta de confirmação. 

O procedimento para habilitar ou desabilitar a função é bem simples. Basta entrar no Gestor de Pedidos e seguir os seguintes passos:

  • clique no botão de “Ajuste” na barra lateral;
  • clique em “Gestão de lojas“;
  • vá à opção “Aceite automático de pedidos“;
  • ligue ou desligue a funcionalidade de acordo com sua preferência;
  • clique no botão “Salvar“.

Por fim, você pode, inclusive, ativar o alerta sonoro, para não perder nenhuma atualização.

Como vender mais nessas datas?

Confira a Tela de Desempenho

A Tela de Desempenho é uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer negócio, pois permite uma visão clara e objetiva sobre os principais indicadores de performance.

Você pode utilizá-la para:

  • saber qual o dia com menos vendas e colocar promoções para auxiliar nas vendas;
  • comparar seu ticket médio com o dos seus concorrentes e criar combos para aumentar o seu faturamento;
  • clientes potencial: saiba onde estão seus clientes em potenciais; entender por que compram na concorrência e não na sua loja e, a partir disso, criar promoções específicas.

Por exemplo, entender o perfil de produtos mais vendidos e menos vendidos pode ajudar a ajustar o estoque e a estratégia de marketing, maximizando a rentabilidade. Analisar o fluxo de clientes ao longo do dia também pode indicar os melhores horários para realizar ações promocionais ou disponibilizar mais funcionários para atendimento, melhorando a experiência do cliente e potencialmente aumentando as vendas.

Outro aspecto importante é a análise de tendências de mercado e comportamento de compra dos consumidores. Através da Tela de Desempenho do iFood, é possível identificar padrões de consumo, preferências de produtos, e até mesmo antecipar demandas futuras. 

Corre lá no Portal do Parceiro para checar a Tela de Desempenho e tirar ideias para vender mais neste mês.

Utilize o iFood Anúncios

O iFood Anúncios é a ferramenta que ajuda você a ter mais visibilidade no app, alcançando mais visitas no seu cardápio. 

Uma forma estratégia de utilizar o iFood anúncios aproveitar as datas comemorativas. Assim você consegue que mais clientes vejam os itens especiais do seu cardápio.

Crie combos

Crie combos que ofereçam um excelente custo-benefício. Por exemplo, você pode combinar um prato principal com uma bebida e uma sobremesa por um preço atrativo. 

Lembrando que os combos são uma maneira comprovada de incentivar os clientes a fazerem pedidos maiores.

Ofereça produtos especiais

Aproveite as datas comemorativas para introduzir pratos ou produtos especiais em seu cardápio. 

Eles podem ser sazonais e exclusivos para essas ocasiões, tornando seu restaurante mais atraente para os clientes que desejam experimentar algo novo e festivo.

Divulgue nas redes sociais

A presença nas redes sociais é fundamental para promover sua loja e as ofertas especiais que você está oferecendo durante as datas comemorativas. 

Use plataformas como Instagram e WhatsApp para compartilhar fotos apetitosas, informações sobre promoções e detalhes sobre como os clientes podem fazer pedidos por meio do iFood.

Use o feed iFood

O Feed iFood é uma ferramenta poderosa para aumentar a visibilidade do seu negócio. Publique fotos atraentes dos seus pratos, atualize seus horários de funcionamento e mantenha seus clientes informados sobre as promoções sazonais. 

Uma presença ativa no Feed iFood pode atrair mais clientes e gerar um aumento nas vendas.

Ofereça cupons de desconto

Oferecer cupons de desconto do iFood aos clientes é uma forma de impulsionar as vendas, fidelizar consumidores e incentivar que novas pessoas conheçam seus produtos.

Crie cupons especiais para as datas comemorativas e compartilhe-os nas redes sociais, no seu perfil do iFood e por meio de campanhas de e-mail marketing. 

Use a Campanha Inteligente

Para impulsionar suas vendas ainda mais, uma estratégia inteligente é investir na Campanha Inteligente do iFood. Essa iniciativa inovadora oferece condições vantajosas para atrair mais clientes e aumentar o volume de pedidos. Confira os detalhes e critérios abaixo:

  • participação automática: após o aceite no pacote completo, sua loja entra automaticamente em promoções selecionadas;
  • coparticipação do iFood: o iFood pode coparticipar financeiramente, tornando sua oferta ainda mais atrativa para os usuários;
  • investimento máximo por pedido: limitado a R$5, garantindo um controle eficiente sobre os gastos com a campanha;
  • investimento diário configurável: defina o investimento diário conforme sua estratégia, com um mínimo de R$100.

Aproveite ao máximo as datas comemorativas para alavancar suas vendas, conquistar novos clientes e encantar os já existentes. Com as estratégias certas e a dedicação necessária, você poderá criar experiências memoráveis e impulsionar o sucesso do seu negócio no iFood. Prepare-se já!

Aproveite a visita no blog e baixe agora mesmo nossa planilha de escala de trabalho!

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Por iFood

75 respostas

  1. Para entrar nas campanhas é preciso aumentar o valor dos itens, outra…Tem promoção que aparece subsídio do ifood,mas, não sei onde está,pois o valor subsidiado pelo ifood vem descontado no repasse. Então onde tá o subcidio?Fica difícil…

    1. Oi, Andreia! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  2. Bom dia,
    Estou tentando acessar o portal e o mesmo informa que parece que algo deu errado e não me deixa entrar, estou a mais de uma semana tentando contato com vocês, fui respondida no Instagram que vocês entrariam em contato mas já tem 6 dias e não tive retorno.

    1. Oi, Jessika. Envie um direct pra gente com seus dados de cadastro, por favor? Vamos te ajudar!

      1. Já foi enviado a uma semana e ainda não tive resposta do Ifood.
        Teria algum contato, e-mail para que consiga alguma resposta?

    1. Oi, Janio. Sentimos muito por isso. Você poderia enviar um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros informando o número do chamado, por favor? Assim conseguiremos te ajudar mais!

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