Prepare-se já! Aproveite as datas comemorativas de abril!

Prepare-se já! As datas comemorativas do mês de abril ajudam sua loja a alcançar mais visibilidade no app. Saiba como!

O mês de abril representa uma grande oportunidade para os parceiros iFood impulsionarem suas vendas e cativarem seus clientes.

Seja você um restaurante, lanchonete ou qualquer outro tipo de estabelecimento alimentício, é hora de se preparar para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas do mês. Invista na Campanha Inteligente e participe de todas promoções disponíveis. Assim, seu negócio será muito mais lucrativo durante esse período promissor.

Confira as principais datas comemorativas de abril e aproveite para vender mais!

Quais são as principais datas comemorativas de abril?

Neste mês de abril, temos muitas datas que podem ser aproveitadas pelo seu negócio. De dia do Café ao Dia do Frete Grátis, não faltam oportunidades para você organizar sua operação e otimizar suas vendas.

Confira as principais datas abaixo!

Inícios de jogos de futebol e finais de jogos de basquete 

No dia 3 de abril, começará a fase de grupos do maior campeonato de futebol da América Latina, prometendo muita emoção. É uma excelente oportunidade para você criar combos de bebida e aumentar a lucratividade. 

Além disso, no dia 14 de abril, acontecerá as finais de um grande campeonato de basquete. Não perca tempo e crie promoções oferecendo petiscos, porções e bebidas para atrair mais clientes.

Lembre-se de criar um ambiente animado para que eles possam assistir aos jogos enquanto desfrutam de suas refeições favoritas.

Dia do Mundial do Café

No dia 14 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Café. Aproveite essa oportunidade para vender doces com café e, principalmente, combos com a bebida mais utilizada nas manhãs.

Crie estratégias de marketing para potencializar as vendas. Você pode utilizar as redes sociais para divulgar suas ofertas e alcançar um público ainda maior. Com criatividade e planejamento, é possível garantir um mês de sucesso para o seu estabelecimento.

Final do Big Brother Brasil

O fim do Big Brother Brasil está próximo, mas ainda dá tempo de aproveitar essa grande oportunidade. No dia 16 de abril, o programa chega ao fim, e é o momento perfeito para aumentar os lucros do seu estabelecimento criando promoções e combos temáticos.

Que tal desenvolver cardápios inspirados nos participantes do programa? Use a criatividade para oferecer pratos e bebidas que remetam aos momentos marcantes do BBB e agradem aos fãs do reality show. 

Dia da Mandioca

No dia 22 de abril, é celebrado o dia da mandioca. Uma ótima ideia é preparar pratos deliciosos com mandioca para comemorar a data. Confira algumas receitas que você pode fazer:

  • caldo de mandioca com bacon;
  • bolinho de mandioca com linguiça;
  • bolinho de bacalhau com mandioca;
  • bolinho de mandioca com carne-seca;
  • bolinho de mandioca com espinafre;
  • sopa de mandioca;
  • mandioca frita cremosa;
  • empadinha de mandioca sem farinha.

Lembre-se de aproveitar essa data especial para oferecer combos e promoções que destaquem esses pratos e conquistar ainda mais clientes para o seu estabelecimento.

Dia do Milho

No dia 24 de abril, é celebrado o Dia do Milho, uma oportunidade imperdível para inovar no cardápio do seu estabelecimento. 

Elabore pratos deliciosos que utilizem o milho em sua composição, como tortilhas, polenta, pamonha, pipoca e canjica, e ofereça combos e promoções especiais para atrair os clientes. 

Dia do Churrasco

O Dia do Churrasco é comemorado no dia 24 de abril. Prepare combos especiais e pratos deliciosos com churrasco para homenagear a data e atrair os apaixonados por essa culinária. 

Não se esqueça de divulgar a celebração nas redes sociais do seu estabelecimento para convidar o público a aproveitar essa ocasião especial e saborear os melhores pratos de churrasco.

Dia do Frete Grátis 

No dia 28 de abril, os consumidores estarão à procura de ofertas especiais durante o dia do frete grátis. Essa é uma ótima oportunidade para sua loja oferecer vantagens aos clientes, como cupons de frete grátis em suas compras. 

Ao disponibilizar essa promoção, você pode atrair mais clientes para o seu negócio e aumentar ainda mais as vendas. Portanto, aproveite essa data para se destacar da concorrência e proporcionar uma experiência de compra ainda mais positiva aos seus clientes.

Listas Sazonais e Campanhas de Desconto em Item no aplicativo iFood

Para maximizar sua visibilidade durante as datas especiais de abril, aproveite ao máximo as Listas Sazonais e as Campanhas de Desconto em Item para vender ainda mais.

Listas Sazonais

Lista Restaurantes com Entrega Grátis

Os critérios da loja parceira para poder participar são:

  • Nota de avaliação: Acima de 3.0;
  • Taxa de Cancelamento: Menor que 10%;
  • Culinária: Todos, exceto bebidas, supermercado e conveniência;
  • Data: 22/04 a 03/05

Para participar é muito fácil: haverá um filtro automático por ficha de produto, qualquer loja parceira que tenha taxa grátis vai ser considerada para participar da lista.

Para aproveitar ao máximo essa oportunidade, recomendamos que você utilize a funcionalidade de Taxa de Entrega Flexível. Por meio dela, é possível criar, personalizar e ver todo o desempenho das promoções que você criar de taxa de entrega. Você pode personalizar o desconto que deseja oferecer e segmentar a audiência que quer atingir. Toda a aconfiguração pode ser feita via Portal do Parceiro.

Campanha de Desconto em Item

A Campanha de Desconto em Itens é uma maneira prática para os nossos parceiros alcançarem mais clientes, contando com a nossa inteligência de dados para ser colocado em promoções que tenham grandes chances de visibilidade para o seu negócio.

Ela funciona da seguinte forma:

  • Com estas campanhas, o Parceiro oferece descontos em pratos específicos do seu cardápio; 
  • A loja participa com investimento máximo de R$10 por pedido; 
  • O mínimo diário é R$100 e é renovado automaticamente todos os dias; 
  • Apesar de o mínimo ser R$100, só é consumido o que gerar pedido no dia e, no outro dia, o investimento é zerado novamente.
  • A melhor parte é que você só paga o que usar, ou seja, se sua loja tiver pedido, você paga, se não, não paga. 

Para participar da Campanha de Desconto em Item é muito fácil:

  • Acesse o Portal do Parceiro;
  • Na página de Promoções, procure por Campanha de Desconto em Item (ao lado de Campanha Inteligente).

Como organizar sua operação?

A organização da operação é fundamental para garantir um serviço eficiente e satisfatório durante as datas comemorativas de abril. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você organizar a sua operação para este período. Veja só:

Pausa programada

A pausa programada no iFood é uma funcionalidade em que você configura um período em que sua loja ficará fechada no aplicativo. É uma excelente função caso você deseje parar com as suas operações em ”em algumas datas comemorativas sem ter prejuízos financeiros ou cancelamentos de pedidos”.

Veja como é fácil ativar a Pausa Programada no Portal do Parceiro.

  • Ela pode ser feita por meio do Portal do Parceiro
  • No menu lateral, basta clicar no botão “Horário” e selecionar a opção “Nova pausa programada”
  • Selecione o período de data e horário em que sua loja deverá ficar fechada no iFood; 
  • Lembramos que, após o fim da data configurada, sua loja é reaberta automaticamente.

Gestão de estoque

Algumas datas comemorativas costumam levar a alguns dias de pico de pedidos. Por conta disso, fazer a gestão do estoque é essencial para que a operação funcione corretamente e você não tenha problemas durante os períodos de alta demanda.

Por isso, faça o controle de estoque cuidadosamente e tenha certeza de que seu cardápio online reflita com precisão os itens disponíveis. E isso nos leva a nossa próxima dica!

No Portal do Parceiro, oferecemos várias funcionalidades para você gerir seu estoque e se preparar para as datas comemorativas:

gestão de estoque no portal do parceiro

Atualização de cardápio

Você sabia que a indisponibilidade de pratos é um dos principais motivos de cancelamento no nosso aplicativo? Por isso, manter o cardápio atualizado é o seu maior aliado para evitar cancelamentos

Algumas dicas úteis para a gestão de cardápio:

  • Pausar alguns pratos caso seja necessário: caso seus estoques acabem ou esteja com a equipe de cozinha reduzida, você pode pausar a oferta de determinado item do cardápio e concentrar o cardápio em pratos que tenha certeza da produção;
  • Revisar preços e tamanhos: em datas comemorativas em que as pessoas costumam se reunir, é comum que pratos pra compartilhar vendam mais; assim, revise seu cardápio para deixá-lo adequado a esses tipos de pedidos;
  • Revisão de estoque de item: revisar constantemente o estoque e, na falta de um item, retirá-lo imediatamente do cardápio.

Aceite automático

Para agilizar o processo de confirmação de pedidos, habilite o aceite automático em sua operação. Isso permite que os pedidos sejam confirmados automaticamente, evitando atrasos e cancelamentos devido à falta de confirmação. 

O procedimento para habilitar ou desabilitar a função é bem simples. Basta entrar no Gestor de Pedidos e seguir os seguintes passos:

  • clique no botão de “Ajuste” na barra lateral;
  • clique em “Gestão de lojas“;
  • vá à opção “Aceite automático de pedidos“;
  • ligue ou desligue a funcionalidade de acordo com sua preferência;
  • clique no botão “Salvar“.

Por fim, você pode, inclusive, ativar o alerta sonoro, para não perder nenhuma atualização.

Como vender mais nessas datas?

Para aumentar suas vendas durante as datas comemorativas, é importante adotar estratégias eficazes. Confira algumas dicas que podem impulsionar seu desempenho!

Confira a Tela de Desempenho

A Tela de Desempenho é uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer negócio, pois permite uma visão clara e objetiva sobre os principais indicadores de performance.

Você pode utilizá-la para:

  • saber qual o dia com menos vendas e colocar promoções para auxiliar nas vendas;
  • comparar seu ticket médio com o dos seus concorrentes e criar combos para aumentar o seu faturamento;
  • clientes potencial: saiba onde estão seus clientes em potenciais; entender por que compram na concorrência e não na sua loja e, a partir disso, criar promoções específicas.

Por exemplo, entender o perfil de produtos mais vendidos e menos vendidos pode ajudar a ajustar o estoque e a estratégia de marketing, maximizando a rentabilidade. Analisar o fluxo de clientes ao longo do dia também pode indicar os melhores horários para realizar ações promocionais ou disponibilizar mais funcionários para atendimento, melhorando a experiência do cliente e potencialmente aumentando as vendas.

Outro aspecto importante é a análise de tendências de mercado e comportamento de compra dos consumidores. Através da Tela de Desempenho do iFood, é possível identificar padrões de consumo, preferências de produtos, e até mesmo antecipar demandas futuras. 

Corre lá no Portal do Parceiro para checar a Tela de Desempenho e tirar ideias para vender mais neste mês.

Utilize o iFood Anúncios

O iFood Anúncios é a ferramenta que ajuda você a ter mais visibilidade no app, alcançando mais visitas no seu cardápio. 

Uma forma estratégia de utilizar o iFood anúncios aproveitar as datas comemorativas. Assim você consegue que mais clientes vejam os itens especiais do seu cardápio.

Crie combos

Crie combos que ofereçam um excelente custo-benefício. Por exemplo, você pode combinar um prato principal com uma bebida e uma sobremesa por um preço atrativo. 

Lembrando que os combos são uma maneira comprovada de incentivar os clientes a fazerem pedidos maiores.

Ofereça produtos especiais

Aproveite as datas comemorativas para introduzir pratos ou produtos especiais em seu cardápio. 

Eles podem ser sazonais e exclusivos para essas ocasiões, tornando seu restaurante mais atraente para os clientes que desejam experimentar algo novo e festivo.

Divulgue nas redes sociais

A presença nas redes sociais é fundamental para promover sua loja e as ofertas especiais que você está oferecendo durante as datas comemorativas. 

Use plataformas como Instagram e WhatsApp para compartilhar fotos apetitosas, informações sobre promoções e detalhes sobre como os clientes podem fazer pedidos por meio do iFood.

Use o feed iFood

O Feed iFood é uma ferramenta poderosa para aumentar a visibilidade do seu negócio. Publique fotos atraentes dos seus pratos, atualize seus horários de funcionamento e mantenha seus clientes informados sobre as promoções sazonais. 

Uma presença ativa no Feed iFood pode atrair mais clientes e gerar um aumento nas vendas.

Ofereça cupons de desconto

Oferecer cupons de desconto do iFood aos clientes é uma forma de impulsionar as vendas, fidelizar consumidores e incentivar que novas pessoas conheçam seus produtos.

Crie cupons especiais para as datas comemorativas e compartilhe-os nas redes sociais, no seu perfil do iFood e por meio de campanhas de e-mail marketing. 

Use a Campanha Inteligente

Para impulsionar suas vendas ainda mais, uma estratégia inteligente é investir na Campanha Inteligente do iFood. Essa iniciativa inovadora oferece condições vantajosas para atrair mais clientes e aumentar o volume de pedidos. Confira os detalhes e critérios abaixo:

  • participação automática: após o aceite no pacote completo, sua loja entra automaticamente em promoções selecionadas;
  • coparticipação do iFood: o iFood pode coparticipar financeiramente, tornando sua oferta ainda mais atrativa para os usuários;
  • investimento máximo por pedido: limitado a R$5, garantindo um controle eficiente sobre os gastos com a campanha;
  • investimento diário configurável: defina o investimento diário conforme sua estratégia, com um mínimo de R$100.

Aproveite ao máximo as datas comemorativas para alavancar suas vendas, conquistar novos clientes e encantar os já existentes. Com as estratégias certas e a dedicação necessária, você poderá criar experiências memoráveis e impulsionar o sucesso do seu negócio no iFood. Prepare-se já!

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Por iFood

Por iFood

63 respostas

  1. Minha loja está completa com base dos cursos que eu fiz , promoção, cupom, frete grátis, fotos profissionais, tempo de entrega de 25 a 35 minutos…. porem nao vende o que eu preciso pra manter o restaurante 🙁 to quase fechando as portas porque competir visibilidade com outros restaurantes que estão a mais tempo não tem competitividade… parece que a plataforma mostra mais do mesmo 🙁 e como fica os novos Parceiros ?

    1. Oi Jefferson. O iFood conta com algoritmos que indicam para os clientes as lojas mais alinhadas com seu comportamento. Por exemplo, se o cliente costuma pedir muita comida brasileira, esse tipo de cozinha será mais indicado para ele. Mas saiba que para ter uma posição competitiva é preciso ter um cardápio atrativo. Confira aqui nossas dicas sobre como ter mais visibilidade no app: https://blog-parceiros.ifood.com.br/aparecer-no-ifood/

  2. cocofaço para ta colocando um plano iffod para fica no ffed bleck do iffod nao consigo ja fui no decola e nao vai desse jeito com as vendas muito pouca vai e fechar o restaurante

    1. Oi tudo bem? Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela.

  3. Porque voces fecham minha loja o tempo todo? Nao consigo vender, pq sempre esta fechada e a desculpa é falta de boy. Que é mentira pq eles falam que isso nao acontece.
    Reclamei e vcs agora fecham minha loja todos os dias nos horários de pico, acho que de propósito só pode.

    1. Oi, Ione! Se você está com dificuldades para localizar pessoas entregadoras, recomendamos que abra um chamado por meio do Portal do Parceiro, para que nossa equipe de atendimento ajude a encontrar entregadores disponíveis em sua região. Para abrir o chamado, basta clicar no botão “Chamados e Ajuda” do Portal do Parceiro.

  4. Minha loja já não vende há uns 3 meses, fiz todos os protocolos sugeridos pelo Ifood, promoções, descontos, fretes, estamos na escala de 5 estrelas mas, minha loja está lá embaixo!!!! Não tenho como produzir algo desta forma pq, fica o estoque na geladeira e os pedidos nem aparece. Olha o prejuízo.
    Adoro esta plataforma mas, está ficando complicado para o pequeno empreendedor!

  5. Olá, Sônia! Tudo bem? Já pensou na Campanha Inteligente? Ela é solução do iFood que pode ajudar você a atrair mais clientes para a sua loja. Nossa inteligência de dados escolhe as melhores promoções e as ativa no seu restaurante para os seus clientes. 😉

  6. bom dia..minha loja fica aberta de dia e a noite e nao estou vendendo nada praticamente,vendo mais na loja fisica do que no ifood ,bemm mais…gostaria de saber pq a propaganda de vcs nao funciona comigo

  7. ola tenho entrega propria… ja entrei na CI ja baixei meu tempo de entrega ja coloquei taxa gratis tenho nota 4,8 e por incrivel q pareça uma venda ou outra q faço.. minha loja nunca aparece logo na lista pq cliente esta proximo da pizzaria e n ve logo o nome e er pra apaecer pq esta com taxa gratis, o q vcs vao me dizer sobre isso?

  8. Tenho entrega grátis para o raio de 3km. Tenho clientes a 300, 400m de distancia, que quando abre o app, dá a informação de 3,3 km de distancia e nao consegue pedir pelo app.

  9. olá bom dia! minhas vendas melhoraram bastante depois que comecei com a campanha inteligente e anúncio pago dentro do Ifood. Para não ter prejuízo nas vendas é só aumentar um pouco o valor dos pratos. E também fazemos feed dentro do aplicativo Ifood 2 vezes ao dia, assim não tem erro as vendas acontecem. para nosso delivery o Ifood é o melhor, é o que nos trás mais retorno. A comunicação com o ifood é muito importante, sempre que precisamos vamos em chamados e ajuda dentro do portal do parceiro e logo alguém já entra em contato com a gente para nos ajudar. Espero ter ajudado meus companheiros de batalha com o meu comentário.

  10. Olá, Pamela! Você já tentou a nossa Campanha Inteligente? Ela é uma solução do iFood que pode ajudar você a atrair mais clientes para a sua loja. Com o investimento diário mínimo de R$ 100, nossa inteligência de dados escolhe as melhores promoções e as ativa no seu restaurante para os seus clientes. 😉

    Gostou da novidade e quer saber mais? Acesse https://blog-parceiros.ifood.com.br/campanha-inteligente.
    Ou
    Participe quando quiser acessando o botão “”Promoções”” no menu lateral do Portal do Parceiro e buscando pela caixa “”Promoções para alavancar as vendas””. Depois basta clicar no espaço sobre a Campanha Inteligente e, logo em seguida, em Saber mais.”

  11. Olá, Neusa! Clique no botão Chamados e Ajuda > Atendimento > selecione o motivo do seu contato. Nosso time de suporte está à disposição para ajudar você!

  12. tenho delivery de doces ja entrei em todas as ofertas do ifood inclusive freti grates ate de 12,99mas tenho poucas vendas e o que entra ainda fico devendo para o ifood meu pedido minimo e muito baixo nao concigo aumentar pois para ter tantas ofertas e fret grats o pedido mimo teria que ser de pelo menos 23 reais pois estou pagando para trabalhar exemplo vendi para 2.500 e para mim sobrou 330 reais e ainda estou devendo uma taxa de 150 reias minha loja fica 24horas aberta era para faturar muito por dia mas o maximo e 150 e fico devendo tento ajuda mas sem retorno so recebo mensagen de entre nessa oferta

    1. Oi, Andreia. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-los, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  13. kkk comentarios , sempre os mesmo dos colegas acima .. nao vende nada .. fasso promocao e nada..no inicio era ate bom agora , meus deus

  14. A regra antiga na plataforma era muito boa.. Onde os bem avaliados e que estão perto do cliente tinha estavão ali no topo hoje o que vemos é Os franqueados, os estabelecimentos mais de 3km e de quebra com uma avaliação muito ruim estão ali no topo. Fica muito complicado.

    1. Oi Marcelo! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros).

  15. Olá ! Estou tentando entrar em contato com vocês mais não consigo pois não estou conseguindo acessar o portal por favor 🥺 quero vender novamente pelo iFood

  16. Bom dia!
    Comecei no ifood com CPF porque ainda não era MEI.
    Já faz um mês que fiz o MEI e não consigo regularizar no Ifood.
    Abri o chamado, sigo o passo a passo para trocar de CPF para CNPJ e não tem essa opção lá.

    Poderiam me enviar novamente por e-mail.

    Grata.

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