O WhatsApp é uma das melhores ferramentas de comunicação para aumentar as vendas e automatizar o atendimento ao cliente. Os recursos multimídias e o envio de mensagens rápidas permite que você crie uma relação mais próxima com o público. Entretanto, grande parte dos empreendedores ainda não sabem como vender no WhatsApp.
A mistura entre a conta profissional e pessoal, como automatizar o atendimento do aplicativo pelo chatbot, são apenas algumas das dificuldades que impedem que você crie uma rotina de atendimento ao cliente e aumente a lucratividade do negócio.
Continue a leitura e saiba como vender no WhatsApp!
O que é chatbot para WhatsApp?
Basicamente, chatbot é um programa movido por Inteligência Artificial (AI) que simula uma interação com os usuários por meio de uma interface de chat.
No caso de um chatbot para WhatsApp ou Instagram, os negócios conseguem vender de forma mais automatizada. No caso de um delivery, por exemplo, a ferramenta envia o cardápio, retira o pedido, coleta os dados do cliente e faz todo o processo de atendimento.
Na prática, um robô de assistência virtual, além de obedecer aos comandos do usuário, consegue compreender a linguagem em si. Isso significa que, quanto mais conversas essa ferramenta tem com os clientes, mais inteligente ela fica.
Como criar grupos no WhatsApp de vendas?
Existem duas formas de usar grupos de WhatsApp para vender: você pode criar grupos com potenciais clientes ou participar de grupos de vendas para divulgar seu negócio. Conheça algumas dicas importantes para os dois cenários!
Autorização
Receber spam é sempre uma experiência desagradável. Não faz parte de uma boa estratégia de marketing enviar mensagens sem autorização do cliente. Por isso, sempre se lembre de ter o consentimento da pessoa para adicionar ao grupo.
É possível fazer isso de duas maneiras: por meio de um link de acesso ao grupo ou solicitando a autorização.
Leia os termos de uso
O próprio aplicativo estabelece algumas regras às empresas. Portanto, antes de criar o seu grupo de vendas, é necessário estar ciente dessas normas e evitar que a sua conta seja bloqueada.
Os termos de uso autorizam a troca de mensagens sobre notificações de envio de entrega, pedidos e transações. Além disso, o empreendedor recebe as atualizações sobre as vendas dos produtos.
Não use o grupo apenas para vender
É sua responsabilidade manter o grupo do WhatsApp ativo. Por isso, além de usar os grupos para divulgação de novidades, publicação de descontos e ofertas, utilize também para sanar dúvidas sobre o assunto, motivar conversas sobre um tema e enviar conteúdos úteis.
Dessa forma, você consegue criar uma relação pessoal com os clientes, engajando-os cada vez mais à sua marca e mantendo o interesse.
Segmente os grupos por interesse
Em vez de ter um grupo genérico sobre o seu estabelecimento, uma forma mais eficiente de utilizá-lo é segmentar os integrantes pelos interesses específicos.
Por exemplo, se você tem mais de um delivery, no qual vende diversos tipos de pratos, pode criar um grupo de vendas apenas de interessados em um tipo de alimento. Assim, você só envia os produtos conforme o gosto desse público em específico.
Como vender pelo WhatsApp?
Após entender melhor como criar grupos de vendas no WhatsApp, nada melhor do que aprender como vender nesta plataforma. Confira algumas dicas importantes!
Use o WhatsApp Business
O primeiro passo é instalar o WhatsApp Business, também conhecido como o WhatsApp para empresas. O aplicativo conta com várias funcionalidades que ajudam a intensificar as vendas. Uma delas é a possibilidade de verificar as métricas.
Ele também fornece informações relevantes, como a quantidade de mensagens que a sua equipe enviou, quais foram entregues aos clientes e quais foram lidas pelo usuário.
A redução de custos é outra vantagem que esse aplicativo proporciona ao empreendedor. Com a implantação de um chatbot, ele consegue atender de forma simultânea centenas de clientes 24 horas por dia, reduzindo os gastos com o treinamento de atendentes.
Compartilhe imagens e vídeos de seus produtos
O WhatsApp é uma plataforma visual, então use isso a seu favor. Você pode compartilhar imagens e vídeos de seus pratos para dar aos seus clientes uma ideia melhor do que você está vendendo no seu restaurante, por exemplo.
Certifique-se de que as imagens sejam de alta qualidade e mostrem os itens sob a melhor luz possível.
Automatize os processos
A automação dos processos é fundamental, já que o trabalho no WhatsApp precisa ser prático. Afinal, você terá vários contatos para divulgar uma informação.
Por isso, o aplicativo criou a linha de transmissão. Ela é responsável por aumentar a produtividade do negócio, enviando uma única mensagem para diversos clientes ao mesmo tempo.
Ofereça promoções exclusivas
Uma ótima maneira de incentivar as vendas pelo WhatsApp é oferecer promoções exclusivas para seus clientes. Isso pode incluir descontos e ofertas especiais ou brindes com suas compras.
Garanta que as promoções sejam exclusivas para seus clientes do WhatsApp para torná-los mais atraentes.
Como usar o chatbot no delivery?
O chatbot é a ferramenta ideal para eliminar o estresse causado com o recebimento de muitas mensagens ao mesmo tempo, especialmente no horário de pico, por meio de envio de mensagens simples, que solucionam as dúvidas dos consumidores.
No caso do delivery, ele otimiza o tempo ao responder às dúvidas mais frequentes dos clientes, como qual é o cardápio ou taxa de entrega.
Portanto, a primeira etapa para usar um chatbot no delivery é integrá-lo à plataforma existente. Isso permite que os clientes façam seus pedidos diretamente pela ferramenta, sem precisar sair da conversa.
A integração pode ser feita por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicativos) fornecidas pelas próprias plataformas de delivery ou por meio de ferramentas de integração.
Além disso, você também pode aproveitar o chatbot no delivery com o rastreamento de pedidos. É possível fornecer atualizações aos clientes sobre a localização da pessoa entregadora e sobre o tempo que falta para a demanda ser concluída.
Isso ajuda a reduzir a ansiedade dos consumidores em relação ao procedimento, além de melhorar a transparência do processo de entrega.
Sabendo como vender pelo WhatsApp, certamente você conseguirá obter melhores resultados no seu negócio. Considere a implantação do chatbot, já que esta é uma ótima solução, principalmente se você trabalha com estabelecimentos alimentícios.
Tudo pronto para começar a transformação no seu atendimento? Comece a utilizar a Anota AI! Aproveite e acesse o curso sobre como vender mais com a Anota AI!
2 respostas
Ótimo postagem! Adorei ler suas dicas e ver o quanto você entende sobre esse tema.
Se você está procurando aumentar suas vendas de forma rápida, eu recomendo que teste o PCG Classificados. Com este programa de anúncios, você pode atingir mais potenciais clientes em todo o Brasil, divulgando seus produtos e serviços em mais de 350 sites classificados de forma automática.
Com várias categorias, o PCG torna simples a promoção de seus produtos para um público maior. Teste o PCG agora mesmo e veja como ele pode ajudar para o crescimento do seu negócio.
Esse é o site https://pcg.onlinerenda.com.br