Marketing gastronômico: 6 estratégias para você colocar em prática

Quais são as principais ações para tornar o seu empreendimento alimentício mais conhecido? Confira no post!

Em termos de comércio alimentício, cativar novos consumidores e manter os antigos passa pela capacidade de fazer comida boa e preservar um bom atendimento. Contudo, há um terceiro elemento para chegar ao sucesso, principalmente na era da internet: o marketing gastronômico.

Sou William Flores, especialista em marketing gastronômico. Vou mostrar algumas das principais técnicas para que o seu negócio aumente a visibilidade e, consequentemente, o número de vendas. Isso passa pelo uso da internet e pela criação de estratégias de promoções para restaurantes e outros comércios alimentícios, mas não para por aí.

A seguir, confira informações e dicas imperdíveis para caprichar no seu marketing gastronômico! Fique ligado ou ligada e confira!

Qual é a importância das estratégias de marketing para os estabelecimentos gastronômicos?

O marketing para restaurantes, estabelecimentos gastronômicos e fornecedores em geral é necessário. Não à toa, está muito presente no setor há um bom tempo. A gente precisa de diferenciação, então, precisamos do marketing para manter o negócio vivo.

Um bom trabalho de divulgação, por si só, já gera muitas vendas — e são elas que impulsionam o setor gastronômico. Nesse sentido, não se trata apenas de publicidade alimentar. Estou falando de diversos aspectos nos quais o marketing é útil.

Um exemplo é o marketing digital. Por meio dele, as pessoas empreendedoras conseguem fazer publicações em mídias sociais, divulgar promoções de restaurantes e outras formas de divulgação. Essa estratégia está totalmente ligada ao papel do iFood no Brasil, que investe muito para fortalecer o setor gastronômico e oferecer bons serviços aos clientes.

Essa digitalização do marketing é benéfica tanto para empreendedores como para os clientes. Agora, os gestores que trabalham na internet se tornam visíveis para um público bem maior. Afinal, qualquer um que tem um celular conectado à internet é um consumidor em potencial.

Quais são as principais estratégias de marketing gastronômico?

Entendida a importância, nada melhor do que conhecer técnicas efetivas para melhorar o alcance do seu empreendimento alimentício. Confira minhas dicas!

1. Use a internet a favor do negócio

A internet é o principal meio para realizar o marketing digital para restaurantes, testar estratégias de branding culinário e fazer campanhas de marketing gastronômico.

Utilize todas as ferramentas que sejam úteis para aumentar a visibilidade do negócio — principalmente se o seu negócio operar por meio do delivery. Hoje, dentro da internet, temos vários canais e ferramentas capazes de atingir as pessoas.

Por isso, explore as divulgações em redes sociais e os canais de comunicação, como o WhatsApp. Também é interessante explorar o próprio iFood. Isso porque é a plataforma com o maior número de pedidos no Brasil. Assim, é muito importante que seu negócio esteja presente lá também.

Às vezes, o cliente ainda não está ciente sobre os melhores comércios alimentícios da região em que mora. Aí, basta entrar no iFood e conhecer diversas opções para encontrar comida gostosa. Alguém que queira descobrir uma hamburgueria pode simplesmente utilizar a plataforma, por exemplo.

Os vídeos curtos são outra maneira de usar a internet a seu favor. Faça Shorts, Reels, Stories, destaques… o importante é mostrar que os produtos são deliciosos. Algumas das melhores redes sociais para isso são o Instagram, o Facebook e o TikTok.

2. Invista no marketing visual

X-tudo, com batata e refrigerante. Essa combinação de palavras pode até atrair o interesse de um consumidor, mas o que vai mesmo aumentar as chances de uma compra é postar imagens realistas do produto, principalmente no cardápio digital.

O food porn (algo como “pornografia alimentar”) é uma estratégia muito eficiente para despertar o interesse do consumidor. Uma forma de obter isso é sempre apostar em fotos atrativas dos seus produtos, que representem bem o que a pessoa receberá em casa. O principal pilar do marketing gastronômico é a foto. O cliente come com o olho.

Tirar boas fotos dos produtos é, inclusive, uma prática recomendada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel):

“Você com certeza já ouviu por aí que a comida se come primeiro com olhos. E essa é a maior verdade dos últimos tempos ─ ainda mais agora, que o delivery está sendo protagonista entre os bares e restaurantes.

Uma boa fotografia dos pratos e drinks é fundamental para quem quer se destacar entre tantos concorrentes. Além disso, ela garante que o cliente tenha uma boa experiência com seu negócio desde o início, naquele momento em que você precisa cativá-lo e mostrar que sabe o que faz. Afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras”.

3. Cumpra os prazos

Os empreendimentos que cumprem os prazos são bem avaliados em plataformas como o iFood. Além disso, os clientes que valorizam essa característica farão uma boa divulgação boca a boca do estabelecimento, para amigos e familiares. Aí, o alcance e a visibilidade aumentam.

Mas é importante que a entrega seja rápida. Não adianta muito colocar prazos muito longos (mais de duas horas), já que esse tempo não será considerado razoável pela maioria dos clientes. Grandes players do setor têm demanda porque entregam rapidamente.

4. Busque parcerias estratégicas

Busque parcerias com fornecedores confiáveis e com outros negócios que funcionem offline. Um exemplo é o de um restaurante que faz uma parceria com academia ou com o RH de empresa, de modo a alavancar as vendas e a visibilidade. Isso é ainda mais importante para quem está começando no setor agora.

5. Aposte em promoções

Promoções atrativas ajudam muito na hora de deixar o seu negócio bem visível. O iFood ajuda a subsidiar essas condições especiais, de modo que o empreendedor venda mais.

Mas é bom que as promoções promovam lucratividade. Uma dica é subir um pouco o preço do produto e embutir as promoções, de modo que o valor final ainda esteja na média do mercado. Ao ler frases como “entrega grátis” ou “leve 3, pague 2”, o cliente terá aquela sensação de que está fazendo um bom negócio.

6. Trabalhe para ter boas avaliações

Pessoas empreendedoras que trabalham com plataformas de delivery recebem avaliações por parte dos consumidores. Conquistar uma nota alta é fundamental para ter sucesso no ramo gastronômico, já que você fidelizará clientes e atrairá outros — pessoas que preferem apostar nos estabelecimentos positivamente avaliados.

Caso receba uma nota negativa, analise se você teve culpa nisso. Alguns dos motivos que geram avaliações baixas são atraso na entrega, produtos que chegam frios às mãos do cliente e outros problemas na experiência, como o mau atendimento.

Se você estiver com problemas relacionados às avaliações, filtre os apontados e tente resolvê-los. Caso os seus índices estiverem positivos, peça sugestões para clientes fidelizados e aqueles que só compraram uma vez e nunca voltaram.

Quando você não usa essas técnicas de marketing gastronômico, pode ter um bom sinal de que está perdendo vendas. Sem faturamento, não há como pagar os seus funcionários ou crescer no mercado.

Agora, se o problema for a falta de tempo para investir nessas estratégias de marketing gastronômico e branding culinário, avalie a possibilidade de contratar ao menos um profissional ou uma empresa especializada para tocar essa parte. Assim, o negócio ganha em visibilidade.

Quer outra dica? Aproveite a visita ao blog para conferir o guia de marketing para restaurantes!

Por William Flores

Por William Flores

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