Marketing viral: tudo o que você precisa saber

O marketing viral é perfeito para o contexto das redes sociais. Entenda mais sobre o assunto e confira dicas neste post!

O marketing viral visa alcançar o maior número possível de pessoas, além de persuadi-las a compartilhar o que é visto. Nessa modalidade, despertar a emoção e o interesse do público é essencial para alavancar a publicação.

Quando se trata de viralização de conteúdo, o TikTok certamente se destaca. Vídeos que viralizam na plataforma comumente vão muito além dela, pois são exportados para outras redes sociais. No entanto, também é interessante buscar esse efeito em outras plataformas, como o Instagram e o YouTube.

Continue a leitura e entenda mais sobre o que é o marketing viral!

O que é marketing viral?

O marketing viral é uma técnica de vendas que almeja uma propagação orgânica de informações. Essa estratégia atua no sentido de espalhar informações ou avaliações sobre o que se deseja vender, e a ideia é que o material passe de pessoa para pessoa.

Na lógica vigente do marketing digital, o objetivo é fazer um post com alto potencial de compartilhamento, para que ele se espalhe por uma ou mais redes sociais. A partir disso, é possível conquistar um crescimento exponencial no número de destinatários, o que tende a repercutir de forma muito positiva nos lucros de um negócio.

Quais os tipos de marketing viral?

Considerando que as pessoas estão muito propensas a compartilhar conteúdos que agradam, vale a pena investir em diferentes tipos de marketing viral para atrair mais pessoas e tanto propagar como melhorar a imagem da marca. Confira os principais a seguir!

Marketing emocional

Esse tipo de marketing busca evocar emoções poderosas. O conteúdo pode apelar, por exemplo, para sentimentos de felicidade, nostalgia, melancolia ou orgulho, de modo a influenciar o interlocutor a abraçar a causa, interagir com a postagem e compartilhar. Os famosos memes que despertam risadas nas pessoas são exemplo disso.

Buzz marketing

A publicidade viral dessa categoria tem como estratégia primordial a ideia de ser chamativa. O termo “buzz”, do inglês, pode ser traduzido como “zumbido” ou “rumor”, o que aponta para o efeito almejado: gerar debates e comentários entre a pessoas que se deparam com o post ou anúncio. Geralmente, é feito com um tema que está em alta ou tem chance de se tornar tendência.

Marketing incentivado

Campanhas de incentivo motivam as pessoas a compartilhar o conteúdo com amigos, conhecidos e afins. Muitas empresas, por exemplo, empregam programas de indicação de amigos que recompensam o cliente original com uma comissão quando ele traz um novo cliente.

Na propaganda de comida, uma boa forma de fazer isso é por meio de descontos para quem trouxer outras pessoas para experimentar os itens do cardápio.

Marketing de sorte ou oportunidade

Um post ou anúncio pode atingir um público amplo de forma inesperada em um piscar de olhos! Se isso ocorrer com uma campanha, de maneira imprevista e fora do seu atual plano de marketing, vale a pena voltar a atenção para táticas no sentido de atingir um número ainda maior de pessoas.

Como usar o marketing viral no seu negócio?

A criação de conteúdo é a parte mais importante quando se busca engajamento. É por meio da ideia inicial que será possível criar um conteúdo interessante o suficiente para ser repostado e compartilhado. Conheça 3 dicas para elaborar seu conteúdo!

1. Faça algo inusitado

Devido à alta demanda das redes sociais, existem muitos conteúdos repetidos. Por isso, é necessário inovar no marketing. Alguns perfis nas redes sociais ensinam a aplicar o marketing de forma fácil e barata, demonstrando para pequenos empreendedores que é possível gerar bons conteúdos de forma simples.

2. Conheça os interesses do público

Um dos pontos importantes é conhecer o perfil do público que consumirá a propaganda. A partir desse conhecimento, você pode introduzir temas e abordar assuntos que despertem maior interesse.

3. Forneça conteúdos acessíveis

Há uma variedade enorme de pessoas que podem consumir o conteúdo. Então, é preciso ter certa abrangência na forma de comunicar, para facilitar a interpretação de diferentes grupos. Para aqueles que não leem, por exemplo, é por meio da imagem ou do áudio que será passada a informação.

Por que vale a pena investir no marketing viral?

Manter-se em evidência é essencial para um negócio. Por isso, investir em propagandas é uma necessidade recorrente. É essencial, também, usar métricas de marketing digital e atualizar as estratégias de acordo com os resultados.

O marketing é indispensável àqueles que desejam crescer no mercado. Com a popularidade das redes sociais, o marketing viral é uma escolha muito interessante, já que pode trazer grandes retornos, além de ser aliado a outras ações.

Por falar em redes sociais, que tal seguir o iFood para Parceiros? Confira já a página do Instagram e o canal do YouTube!

Por iFood

Por iFood

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

02/12/2023

Utensílios de cozinha: escolha como um profissional

01/12/2023

Registro de recebíveis: o que é e como funciona!

01/12/2023

Como pequenas empresas podem fazer planejamento de vendas

Precisa de um apoio nas suas ações de marketing?

Baixe o e-book gratuito e saiba como trabalhar o marketing no seu negócio!

aprenda sobre marketing
Confira os ganhadores

Feijoada da Vó

SÃO PAULO - SP

Dubai Shawarmas

NAVEGANTES - SC

Delícias do Pará

CAMPO GRANDE - MS

Duque Lanches

RIBEIRÃO DAS NEVES - MG

Via Sabores Restaurante

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

Holiebitu'z

MACAÉ - RJ

Akajé - Acarajé Alagoano

MACEIÓ - AL

Deo Salgados

SUMARÉ - SP

Casa do Yakisoba

PARACAMBI - RJ

Viih e Naty Gourmet

PIRACICABA - SP

Açaí da Felicidade - Barra do Ceará

FORTALEZA - CE

The Point Paulista e Pastéis

NATAL - RN

Rancho 26 - Pizzas, Hambúrgueres e Açaí

DUQUE DE CAXIAS - RJ

Sorveteria da Vila

GUARULHOS - SP

Dom Bolo

VIÇOSA - MG

Nuuhh Ki Delicia Açaiteria

UBERLÂNDIA - MG

Açaí Chefe

CASCAVEL - PR

Cookie Coffee Belém

BELÉM - PA

Shams - Shopping

BARRETOS - SP

Dall'alto Doceria

CAMPINAS - SP