Saber como usar inteligência artificial já deixou de ser uma vantagem competitiva. É uma prática obrigatória para impulsionar a produtividade, otimizar tarefas e aprimorar a experiência do cliente, principalmente quando se trata de estabelecimentos alimentícios.
No caso da IA para restaurantes, há várias possibilidades de aplicação, desde o atendimento até a oferta de um cardápio digital e a melhoria dos processos para reduzir erros e desperdícios.
Tanto é que uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que 28% dos negócios desses setores já usaram essa tecnologia em algum momento. Desse total:
- 40% usam para as tarefas de marketing;
- 26% adotam o ChatGPT para automatizar o atendimento ao cliente;
- 17% utilizam para criação ou reformulação do cardápio, precificação e ideias de novas combinações;
- 13% treinam colaboradores com chatbots, assistentes virtuais e simulações.
Portanto, existem várias possibilidades. As inúmeras ferramentas de IA oferecem soluções inovadoras e personalizadas que podem transformar a maneira como você lida com as tarefas diárias. Por isso, é necessário entender suas vantagens e seu funcionamento na prática.
Neste post, vamos explicar melhor. Continue a leitura para aprender como usar inteligência artificial em 4 passos!
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que usa diferentes recursos da ciência de dados e da engenharia de máquinas para reproduzir atividades de forma semelhante aos seres humanos, mas sem intervenção de um indivíduo. Isso ocorre devido ao machine learning, que faz com que cada interação se torne um aprendizado.
Portanto, toda vez que você faz uma pergunta a um sistema de IA, a máquina aprende um pouco mais. Em conjunto, a tecnologia utiliza o processamento de linguagem natural, que ajuda a compreender o contexto da situação.
Esses critérios são essenciais para executar tarefas de modo similar a nós, humanos. Também são o motivo pelo qual tantos fluxos de trabalho são otimizados e apresentam um excelente resultado.
Agora, você sabe na prática o que é IA, saindo das explicações técnicas e que parecem longe da sua realidade. O que você precisa saber é que, com essa tecnologia, você cria textos, obtém informações, digitaliza seu cardápio e atende os clientes, por exemplo.
Como usar a inteligência artificial?
1. Tenha um primeiro contato com a IA
Sabendo o que é IA e suas possibilidades, fica fácil entender que a tecnologia pode realizar tarefas complexas, como reconhecimento de voz, análise de dados e tomada de decisões.
Imagine poder contar com um assistente virtual que aprende com suas interações e fornece respostas personalizadas. A IA tem o potencial de transformar completamente a forma como lidamos com nossas tarefas diárias.
No setor alimentício, por exemplo, desempenha um papel fundamental na otimização de processos e na melhoria da experiência dos clientes. Ela pode ser aplicada em diversas áreas, desde o atendimento até a gestão de estoque e aprimoramento do cardápio.
2. Entenda as tarefas mais operacionais da sua rotina
Compreender as tarefas mais operacionais da sua rotina é fundamental para identificar como usar a IA e aproveitar seus benefícios.
Se você é um gestor responsável por entrevistar candidatos para uma vaga, por exemplo, a IA pode ser uma aliada no processo seletivo. Em vez de dedicar tempo precioso para realizar as perguntas iniciais da entrevista, você pode utilizar a inteligência artificial para automatizar essa etapa.
Isso permite que você concentre seus esforços na avaliação de aspectos mais subjetivos e nas habilidades interpessoais dos candidatos.
Outro exemplo de aplicação da IA é no setor de atendimento ao cliente de um delivery. Com o aumento da demanda e a necessidade de agilidade nas respostas aos clientes, os chatbots se tornaram uma ferramenta valiosa.
Esses assistentes virtuais, alimentados por inteligência artificial, são capazes de realizar diversas tarefas, como:
- responder a perguntas frequentes;
- apresentar o cardápio da sua loja;
- coletar as informações necessárias do pedido, como itens e local de entrega;
- orientar o cliente sobre o recebimento do pedido e pagamento.
Essa automação do atendimento reduz o tempo de espera dos clientes e libera a equipe de atendimento para lidar com questões mais complexas, como uma insatisfação do consumidor, que requerem um toque humano.
3. Explore as ferramentas
Existem diversas ferramentas de IA disponíveis para as mais variadas atividades, desde chatbots e assistentes virtuais até algoritmos de análise de dados e reconhecimento de padrões. Cada uma delas pode ser aplicada conforme a necessidade e o objetivo específico.
Uma ferramenta que se destaca é a Anota AI. Essa plataforma utiliza a IA para auxiliar um delivery a anotar as informações dos pedidos, como endereço e itens solicitados. Logo, atua diretamente no relacionamento com o cliente.
Com o reconhecimento automático dessas informações, o processo de entrega se torna mais ágil e eficiente, permitindo que os entregadores se concentrem em seu trabalho principal: levar os pedidos ao consumidor de forma rápida e precisa.
Com essa tecnologia, os atendentes de delivery não precisam mais perder tempo preenchendo manualmente as informações dos pedidos em papel ou digitando em dispositivos.
Isso porque a Anota AI utiliza técnicas avançadas de processamento de imagens e reconhecimento de texto para capturar e registrar as informações de forma automática.
Além disso, a ferramenta também minimiza erros de anotação, proporcionando uma experiência mais confiável e precisa para os clientes.
4. Dê um toque de humanização
Embora a inteligência artificial seja capaz de realizar tarefas de forma automatizada e eficiente, é fundamental lembrar que a presença humana é um elemento indispensável para garantir a qualidade das interações e resultados.
Por mais avançada que seja a IA, é importante manter um olhar humano sobre suas entregas.
Ao aplicar IA nas atividades diárias, tenha em mente que ela é uma ferramenta a seu serviço, e não um substituto completo para as interações humanas.
A inteligência artificial pode ajudar a otimizar processos, fornecer respostas rápidas e personalizadas, mas não pode substituir a conexão emocional que surge a partir de uma comunicação genuinamente humana.
Por exemplo, no setor de atendimento ao cliente, embora os chatbots possam fornecer respostas rápidas e resolver problemas comuns, é importante que os clientes saibam que há uma equipe humana pronta para atendê-los em casos mais complexos ou situações que exijam um toque pessoal.
É necessário que os clientes sintam que estão sendo ouvidos e que suas necessidades e preocupações são levadas a sério.
Como utilizar a inteligência artificial para ganhar dinheiro?
Você pode utilizar a inteligência artificial para ganhar dinheiro na criação de imagens e conteúdo, desenvolvimento de sites, e otimização de campanhas e anúncios, por exemplo. Na prática, a tecnologia pode ser aplicada para diferentes atividades, qualquer que seja o seu ramo de atuação.
No caso dos restaurantes, o foco é a otimização e a precisão de atividades para ter melhores resultados financeiros. Por exemplo, com os dados do iFood e sabendo como usar a IA, você pode segmentar melhor os seus clientes. Assim, cria campanhas mais específicos, que chegam às pessoas certas para você aumentar as vendas.
Outra possibilidade é entender como funciona o ChatGPT e aproveitar esse sistema para criar posts de redes sociais e textos para mídia paga. O software também ajuda a ter ideias de conteúdo, criação de novas receitas e identificação de tendências.
Todas essas atividades ajudam a ganhar dinheiro sabendo como usar a inteligência artificial. Basta aplicar a tecnologia a seu favor.
Como usar IA para trabalhar?
Existem várias formas de saber como usar a IA para trabalhar. Veja alguns exemplos que ajudarão a tornar o uso da tecnologia mais concreto no seu dia a dia.
Automatize tarefas repetitivas
Uma das vantagens da inteligência artificial é a automação de tarefas repetitivas, inclusive atividades complexas. A partir do uso da tecnologia, é possível identificar padrões, obter insights e tomar decisões.
Ao mesmo tempo, a sua equipe passa a focar as ações estratégicas, que realmente geram valor agregado ao negócio. Por exemplo, o reconhecimento de caracteres permite ler uma imagem do seu cardápio e transformar em texto todos os itens descritos.
Como essa prática se traduz em benefícios para o negócio? Enquanto você deixa a IA fazer essa tarefa, pode encontrar um fornecedor com mais qualidade e melhor preço. Com esse aumento do custo-benefício, o preço do produto é mantido para o cliente, mas a sua margem de lucro pode aumentar.
Utilize a análise de dados e relatórios
A IA tem recursos de machine learning (aprendizado de máquina) integrados. A grande vantagem dessa ferramenta é identificar padrões. Dessa forma, você descobre os perfis dos seus clientes e seu histórico de compras para fazer ofertas personalizadas.
A tecnologia realiza a análise de dados automaticamente, sendo que contempla um grande volume de informações. Se você fizesse esse processo manualmente, seria inviável avaliar tantos dados, sem contar a demora que levaria.
Com a inteligência artificial, você recebe os detalhamentos de padrões de consumo, tendências de mercado e preferência dos clientes em poucos segundos. Também pode receber indicações sobre os próximos passos para elaborar estratégias de vendas, marketing e desenvolvimento de pratos e outros produtos.
Otimize os processos de negócio
Uma das principais aplicações ao saber o que é IA se volta para a otimização dos processos de negócio. No caso de um restaurante, essa prática significa a melhoria das operações relativas à logística, compras e produção.
Ao usar a inteligência artificial, você pode controlar melhor o estoque, já que identifica os itens com maior saída e quais são os insumos que fazem parte daquele prato.
Da mesma forma, pode ter ideias para criar um cardápio adequado. Por exemplo, você pode ter sugestões de pratos temáticos para comemorar o Dia dos Namorados ou o Natal. Também consegue ter informações sobre refeições típicas, algo crucial quando você trabalha com alguma culinária específica, como a africana.
Outra alternativa é o uso da inteligência artificial para o planejamento de escalas. Em vez de “quebrar a cabeça” pensando em qual colaborador pode trabalhar em determinado horário e dia, deixe a tecnologia verificar a programação já existente e identificar o funcionário mais correto para cumprir determinada jornada de trabalho.
Faça previsões e planejamentos
A capacidade da inteligência artificial identificar padrões também contribui para a previsão e o planejamento de demanda, faturamento, metas de vendas etc. Essa análise é embasada em dados históricos e bastante aprofundada. Portanto, tende a ser mais acertada do que quando executada manualmente.
Nesse sentido, um benefício é a consideração de dados relativos a determinados dias, períodos de sazonalidade e até a previsão do tempo. Desse modo, você tem um nível de acerto muito maior.
Implemente o autoatendimento
O autoatendimento é outra forma de aplicar a IA em restaurantes. Esse serviço traz mais autonomia para os clientes e agiliza o processo de entrega ao cliente, assim como acontece em um aplicativo de delivery. Além disso, os dados são coletados pela tecnologia e servem para embasar as suas decisões.
Adote a análise de feedbacks
A realização de análise de feedbacks é importante para saber o que seus clientes acham sobre seus produtos ou serviços e identificar oportunidades de melhoria. Co a inteligência artificial, você pode adotar a melhoria contínua, usando os comentários de diferentes fontes, como app do iFood, redes sociais e Google.
Dessa forma, você inicia o processo de adoção da cozinha 4.0, ou cozinha inteligente. Você utiliza os dados a seu favor e implementa a chamada cultura data-driven, que apenas significa tomar decisões com base nos números do negócio.
É exatamente isso que o iFood oferece para você. Com inteligência artificial incorporada, nosso sistema monitora o comportamento dos seus clientes e oferece uma experiência melhor para as lojas parceiras, seus colaboradores e consumidores.
Assim, além de saber como funciona o ChatGPT e de que forma usar, você ainda recebe recomendações personalizadas, como a quantidade certa de produtos para inserir no cardápio do iFood, o preço mais indicado com base na média da região e a melhor ordem de apresentação dos pratos.
Você também otimiza o seu cardápio e otimiza as suas estratégias de marketing. Inclusive, participa de campanhas direcionadas, que são encaminhadas para o perfil de público com maior potencial de conversão, isto é, com mais chances de comprar o seu produto.
Seguindo os quatro passos abordados neste post sobre como usar a inteligência artificial, certamente você estará capacitado a explorar todo o potencial da ferramenta, impulsionando sua produtividade, otimizando tarefas e aprimorando a experiência do cliente. Nesse processo, você pode contar com o iFood para usar os dados gerados a seu favor.
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Respostas de 9
Gostaria de usar em meu favor.E uma ferramenta indispensável que facilita o modo de interagir com mais facilidade.
Desejo saber mais…
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