Criando um método campeão de vendas no delivery

Precisa de uma boa estratégia para aumentar as vendas no delivery? Confira as dicas que trouxemos neste post.
14 Min
venda por delivery

Todo negócio precisa de estratégias criativas e eficazes para se destacar entre a concorrência. No setor da alimentação, adotar um método para aumentar as vendas por delivery faz toda a diferença no faturamento, já que esse é um tipo de serviço capaz de conquistar e fidelizar clientes.

Sou Marcelo Soares, especialista em delivery e Expert iFood. Entrei no ramo do delivery na cozinha do meu próprio apartamento, quando estava desempregado, e estudar o iFood me trouxe grandes resultados. É com base em minha experiência e conhecimentos que ajudo outros donos de delivery a mudarem de vida, assim como mudei a minha.

A seguir, confira informações e dicas imperdíveis para melhorar as suas vendas por delivery!

Qual é a importância de uma boa estratégia de vendas por delivery?

O sucesso de um negócio de delivery tem tudo a ver com o modo como você consegue conquistar e manter o seu público. “Uma estratégia de vendas bem definida pode identificar as necessidades e preferências dos clientes, oferecer produtos e serviços de qualidade, definir preços competitivos e promover a marca eficientemente.

Uma boa estratégia de vendas ainda deve otimizar os processos internos para garantir eficiência e qualidade no atendimento e melhorar a satisfação dos clientes. “Também pode ajudar o negócio de delivery a se destacar no mercado, oferecendo um diferencial em relação à concorrência. Isso pode ser feito por meio de promoções, descontos, brindes, programas de fidelidade, entre outras estratégias.”

Quais são os principais desafios que um negócio delivery pode enfrentar nesse processo?

Para criar uma estratégia de vendas por delivery eficaz, é normal enfrentar alguns desafios. Os principais são:

  • forte concorrência — “é preciso desenvolver uma estratégia única”;
  • identificação das necessidades dos clientes — “requer análise de dados e pesquisa de mercado”;
  • logística — “problemas como o trânsito, distância entre o estabelecimento e o cliente, e a necessidade de manter os alimentos quentes ou gelados”;
  • preços competitivos — “é preciso encontrar um equilíbrio entre preços baixos e margem de lucro suficiente para manter o negócio sustentável”;
  • gestão de estoque — “gerenciar o estoque eficientemente, sem desperdiçar alimentos ou outros produtos perecíveis”;
  • marketing eficaz — “pode envolver ações em redes sociais, mídia paga, e-mail marketing, entre outras formas de promoção”;
  • qualidade do atendimento — “para fidelizar os clientes, é importante responder rapidamente às reclamações ou sugestões”.

Quais são as dicas para criar um método campeão de vendas por delivery?

Para você melhorar a estratégia de vendas do seu delivery, preparei algumas dicas que vão ajudar.

Defina o seu público-alvo

Comece por analisar os dados dos seus clientes atuais. É importante entender quem são eles, onde estão localizados, qual é a idade, gênero, profissão e outros aspectos que influenciem o comportamento de compra.” Depois, você precisa identificar as necessidades, preferências e o comportamento dos consumidores para entender o perfil deles e adaptar a estratégia.

Analisar a concorrência e seus clientes é outra etapa desse processo. “Isso pode ajudar a identificar oportunidades e nichos de mercado que o negócio de delivery pode explorar.” Além disso, crie personas com base nas informações coletadas para representar os tipos de clientes que seu delivery quer atender.

Crie uma oferta atraente para os clientes

Como especialista em delivery, posso afirmar que existem diversas melhores práticas para criar uma oferta atraente para os clientes em um negócio delivery.” Aqui estão algumas das principais:

  • ter um cardápio claro e objetivo;
  • oferecer opções de personalização dos pedidos;
  • oferecer combos de produtos com descontos;
  • oferecer promoções e descontos;
  • garantir uma entrega fácil, rápida e eficiente;
  • utilizar embalagens adequadas para alimentos;
  • garantir um atendimento ao cliente rápido, eficiente e amigável;
  • oferecer diferentes opções de pagamento.

Promova seus serviços

Existem várias formas de promover o seu negócio para aumentar as vendas por delivery. Na internet, você pode usar anúncios pagos, marketing de conteúdo, redes sociais e parcerias com influenciadores digitais. Outros caminhos são os programas de indicação, promoções e descontos, eventos e degustações e, claro, o marketing de boca a boca.

Use canais de vendas eficazes

Aplicativos de delivery, como o iFood, “são muito populares e podem ajudar a aumentar a visibilidade e a capilaridade do negócio.” Conforme o reporte de Food&Tech Trends da GALUNION, 80% das pessoas costumam fazer pedidos de delivery e o iFood aparece entre os métodos favoritos.

Site próprio e redes sociais, como Facebook e Instagram, além de WhatsApp e telefone, são outros ótimos canais para receber pedidos e interagir com os clientes.

Prepare a estrutura interna para atender a demanda

Antes de aumentar as vendas delivery, você precisa avaliar a capacidade de produção. “É necessário considerar o número de funcionários, o espaço físico, os equipamentos e a logística de entrega disponíveis.” Além disso, invista em tecnologia, como softwares de gestão de pedidos, logística e estoque, em treinamentos para os funcionários e na preparação para picos de demanda.

Utilize boas fotos

As boas fotos são essenciais para o negócio porque elas conseguem despertar uma série de sentimentos nos clientes, demonstrar cuidado e atenção, criar uma conexão emocional, gerar expectativa e antecipação e aumentar a satisfação e a fidelidade dos clientes.” Por isso, também precisam fazer parte da estratégia de vendas por delivery.

Fidelize e recompense clientes fieis à marca

Programas de fidelidade, oferta de promoções e cupons exclusivos, personalização do atendimento, programas de indicação e eventos exclusivos” são boas estratégias de fidelização. Isso ajuda a criar uma relação de confiança com os clientes, o que os incentiva a comprar mais e ainda indicar o delivery para outras pessoas.

Monitore e avalie o desempenho da sua estratégia de vendas

Ter o monitoramento do desempenho é fundamental para um crescimento no delivery.” Esse processo inclui etapas como analisar dos dados de vendas, os feedbacks dos clientes, monitorar as redes sociais para saber o que os clientes estão dizendo, comparar o negócio com os concorrentes e analisar os indicadores financeiros.

Como a tecnologia pode ser usada para melhorar a estratégia de vendas por delivery?

Até aqui já deu para ver que a tecnologia é uma grande aliada de quem quer uma boa estratégia de como vender no delivery. “O uso de aplicativos já é uma forma eficiente de ampliar a visibilidade do negócio e facilitar o processo de venda para os clientes.

Mas não para por aí. Você também pode usar sistemas de gestão, marketing digital, análise de dados e até mesmo a tecnologia de realidade aumentada para se aproximar dos clientes e aumentar a satisfação deles.

Quais são as tendências em estratégias de vendas para negócios delivery?

Entre as várias tendências para as estratégias de vendas por delivery, eu gosto de destacar as seguintes:

  • personalização — “considerar as preferências e necessidades individuais de cada cliente”;
  • sustentabilidade — “uso de embalagens biodegradáveis e a adoção de práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção”;
  • omnicanalidade — “possibilidade de realizar compras por meio de diversos canais, como site, aplicativo ou redes sociais”;
  • entrega rápida — “otimizar a logística de entrega, reduzindo o tempo de espera dos clientes”;
  • uso de tecnologias inovadoras — “inteligência artificial, aprendizado de máquina e realidade aumentada estão sendo cada vez mais utilizadas”;
  • foco na experiência do cliente — “priorizar a satisfação do cliente, desde a facilidade do processo de compra até a qualidade da entrega e do atendimento ao cliente”.

Quem trabalha com vendas por delivery precisa saber adaptar o negócio no mercado alimentício, o qual é muito dinâmico e competitivo. “É importante estar atento a essas tendências e avaliar como elas podem ser utilizadas para melhorar a estratégia de vendas do negócio. Eu me adaptei e me transformei em um Marcelo totalmente diferente.

Quer mais uma dica para aumentar as vendas no iFood? Baixe uma planilha de vendas para monitorar os resultados do seu negócio!

Por Marcelo Soares

Por Marcelo Soares

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

12/04/2024

Melhoria Contínua no Atendimento do iFood: conheça o Botão de Ajuda

12/04/2024

Aprenda a técnica food porn para caprichar nas fotos de comida

11/04/2024

Feedback do cliente: saiba como tirar proveito