Tire suas dúvidas sobre Vale-refeição online

Tire suas dúvidas sobre o vale-refeição online, desde a ativação até a fatura e o repasse do parceiro iFood.
9 Min

Oferecer versatilidade nos meios de pagamento é uma tática que ajuda você a atrair mais clientes para o negócio. O vale-refeição é um desses métodos de pagamento, bastante utilizados para compras no iFood.

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O vale-refeição é um cartão recebido pelas pessoas como um dos benefícios empresariais. Eles podem conter bandeiras específicas e sua loja precisa estar preparada para recebê-los.

Continue a leitura para tirar suas dúvidas sobre o vale-refeição no iFood!

O que é o vale-refeição online? 

O vale-refeição online é mais uma opção de pagamento que as lojas podem oferecer para os seus clientes. Diferentemente das demais formas de pagamento online, ele não é obrigatório.

Qual a diferença entre vale-refeição e vale-alimentação?

O vale-refeição é um cartão aceito normalmente para compras em restaurantes, lanchonetes ou outros estabelecimentos de comida rápida. Já o vale-alimentação é mais usado em supermercados.

Quais os critérios para oferecer vale-refeição online na minha loja?

Para disponibilizar vale-refeição online em sua loja, é necessário que o CNPJ tenha um contrato ativo com a bandeira que você tem interesse em oferecer. É essencial que o CNPJ credenciado na bandeira seja o mesmo que está cadastrado na sua loja aqui no iFood.

Caso não tenha contrato ativo com a bandeira de vale-refeição (Alelo, Sodexo, Ben, Ticket e/ou VR) que deseja oferecer em sua loja, é necessário que entre em contato com as respectivas bandeiras e solicite o credenciamento. 

Se você já tem um contrato ativo com a bandeira de interesse, basta seguir as orientações abaixo para solicitar a habilitação da bandeira Alelo ou para solicitar a habilitação para as bandeiras Sodexo, Ben, Ticket ou VR.

Como solicitar a habilitação das bandeiras Ticket, VR e Sodexo? 

Antes de seguir com as etapas abaixo, garanta que você atende aos critérios necessários para solicitar a habilitação. Agora, basta seguir essas etapas: 

  1. Para solicitar a habilitação do vale-refeição online, você pode ir  na aba “formas de pagamento” do Portal do Parceiro e solicitar a ativação da bandeira.
  2. Em seguida, basta preencher o formulário com o CNPJ, e-mail e marcar as bandeiras que a sua loja já está com o credenciamento ativo. 
  3. Por fim, clique em “Enviar” e aguarde o processo de habilitação. Este processo pode levar até 30 dias para que você tenha uma resposta.

Como habilito a bandeira Alelo? 

Para ativar a bandeira Alelo, a solicitação de habilitação deve ser diretamente com a bandeira, que pode ser feita pelo site ou peloss telefones da Central de Atendimento Alelo:

  • 4002 5011 (Capitais e Regiões Metropolitanas);
  • 0800 570 5011 (Demais localidades);
  • De segunda à sábado, das 08h às 22h (Exceto feriados nacionais); 

Assim que a Alelo concluir a primeira etapa de habilitação, a própria bandeira enviará a chave para o iFood seguir com a homologação. O iFood não aceita chaves enviadas pela própria loja para o time de atendimento iFood.

Como habilito a bandeira Ben? 

A bandeira Ben interrompeu por período indeterminado novas solicitações de habilitação do vale-refeição online. Por esse motivo, não é possível seguir com a habilitação do vale-refeição online desta bandeira na sua loja.

Para as bandeiras Alelo, Sodexo, Ticket e VR, a ativação segue sendo feita de forma online.

Qual o prazo de habilitação da bandeira após o preenchimento do formulário? 

O prazo de habilitação das bandeiras pode levar até 30 dias.

Como contrato o serviço após habilitação? 

A contratação do serviço após habilitação ficará disponível apenas após finalizar o processo de habilitação interno, que pode levar até 30 dias após o preenchimento da solicitação.

Para contratar o serviço é necessário ir até a aba de “serviços” no Portal do Parceiro e seguir os seguintes passos:

  • clique na etiqueta do ‘vale-refeição via iFood’;
  • leia a descrição do serviço, como ele funciona e quais são as condições comerciais; (linkar com a opção de taxas cobradas”);
  • depois clique no botão “quero Contratar”.

Agora é só aguardar o serviço ser ativado e depois configurar as formas de pagamento.

Como configuro as formas de pagamento para vale-refeição online? 

Após fazer a contratação dessa opção de pagamento, as bandeiras que foram habilitadas ficarão disponíveis na aba “formas de pagamento” após contratação do serviço “vale-refeição via iFood”.

Para configurar a ativação, basta deslizar o botão a direita  e clicar em “salvar alterações”.

Pronto, o vale-refeição online da bandeira ativada está disponível para seu cliente no aplicativo iFood.

Como desativar as formas de pagamento? 

Para desativar temporariamente determinada bandeira, vá até a aba “formas de pagamento”. Nela basta deslizar o botão para a esquerda  e clicar em “salvar alterações”.

Pronto! O vale-refeição online da bandeira desativada está indisponível para o consumidor no aplicativo iFood.

Você poderá deixar essa opção de pagamento disponível novamente a qualquer momento, basta seguir os passos de contratação do serviço após habilitação.

Uma bandeira de vale-refeição sumiu das minhas formas de pagamento. O que aconteceu? 

Uma bandeira de vale-refeição online — Alelo, Ben, Sodexo, Ticket e VR — pode ser desativada da sua loja quando a bandeira para de autorizar as transações feitas pelo seu CNPJ. Isso pode ocorrer devido a alguma questão interna entre a sua loja e a bandeira. 

Se você tiver alguma bandeira desativada de suas formas de pagamento, entre em contato diretamente com ela para regularizar o processo referente à chave transacional.

Depois que isso for resolvido, será possível solicitar a habilitação da bandeira por meio do formulário disponível na aba Formas de Pagamento. Após preenchimento do formulário, o prazo para devolutiva da habilitação é de até 30 dias.

Quais são as taxas cobradas?

A Comissão iFood sobre pedido permanece a mesma que está no seu  contrato e será descontada dos seus repasses. 

O iFood não cobra a taxa de recebimento via iFood (ou seja, você não pagará a taxa referente ao pagamento online). 

As empresas de vale-refeição cobraram a taxa de comissão que você negociou diretamente com elas. Essa taxa considera o valor total do pedido, incluindo a taxa de entrega.

Como funciona o repasse do vale-refeição online?

Os repasses dos valores de suas vendas são feitos diretamente pelas bandeiras de vale-refeição, conforme os prazos definidos entre a sua loja e a empresa.

Como cancelar um pedido feito usando vale-refeição como forma de pagamento?

O cancelamento de pedidos feitos com vale-refeição com pagamento via app funciona da mesma forma que os outros pedidos. Dessa forma, o processo de cancelamento segue as mesmas regras:

  • acesse o Portal do Parceiro e clique na aba de “pedidos”;
  • busque na lista o pedido que você gostaria de cancelar — use o filtro, se necessário — e clique em “cancelar”;
  • selecione o motivo do cancelamento e descreva o que aconteceu;
  • para confirmar, é só clicar em “cancelar pedido” e pronto!

Como consultar as vendas com essa forma de pagamento?

Você pode consultar todos os valores na área financeiro do menu do Portal ou na área de “pedidos”, filtrando pela forma de pagamento. Além disso, você também pode usar os portais das próprias empresas de vale-refeição.

Se eu alterar meu CNPJ preciso contatar a empresa de benefícios?

Sim, pois os seus dados cadastrais no iFood precisam coincidir com os da empresa de vale-refeição (ex.: VR Benefícios, Alelo) para que o repasse seja feito da forma correta.

Dessa forma, se você alterar o seu CNPJ na plataforma, o pagamento com vale-refeição via iFood será automaticamente desativado para a sua loja. Para reativar, você precisará atualizar o seu CNPJ com a empresa de benefícios.

Depois que os cadastros estiverem atualizados (o que pode levar até 45 dias), você poderá realizar uma nova solicitação de habilitação para seu novo CNPJ.

Como desativar o vale-refeição via iFood?

Caso não queira mais oferecer o serviço de vale-refeição online, você deve descontratá-lo na aba “serviços”:

  • clique na etiqueta do ‘vale-refeição via iFood’;
  • depois clique no botão “descontratar”.

Nesta opção de cancelamento, as bandeiras de vale-refeição que seu estabelecimento está habilitado ficam indisponíveis na aba “formas de pagamento”.

O que acontece com os valores de pedidos cancelados pagos com vale-refeição?

As bandeiras de vale-refeição têm limitações técnicas que não permitem cancelamentos após a meia-noite do dia da transação. Por conta disso, dependendo do cenário, temos diferentes impactos para as lojas parceiras.

Se o pedido for cancelado até meia-noite do dia da transação, tudo ocorre normalmente. O cliente é estornado e o valor do pedido cancelado não reflete no repasse da sua loja.

Se o pedido for cancelado após meia-noite do dia da transação, os sistemas das empresas de vale-refeição não reconhecem o cancelamento.

Para evitar que os parceiros sejam prejudicados e tenham prejuízo, o iFood estorna o cliente diretamente pelo aplicativo e lança um débito na fatura da sua loja no valor do pedido cancelado. No entanto, o iFood desconta deste débito: 

  • a comissão devida ao iFood; e 
  • 10% referentes à taxa cobrada pela empresa de vale-refeição. 

Ou seja, o iFood arca com estas duas quantias, enquanto a sua loja paga somente pelo valor em si do pedido cancelado. 

Por exemplo, imagine que um pedido no valor total de R$50,00 pago com vale-refeição foi cancelado após a meia-noite. O iFood vai:

  • estornar R$50,00 para o cliente; e subtrair dos R$50,00 (i) a comissão paga pela sua loja ao iFood (apenas para exemplificar, considere que a comissão seja de 12%, isto é, R$6); e (ii) 10% da taxa devida à empresa de vale-refeição (R$5).
  • na sua fatura, portanto, aparecerá um débito a ser pago de apenas R$39 (R$50 – R$6 – R$5).

Entendeu melhor como funciona o recebimento via vale-refeição online no iFood? Essa modalidade de pagamento permite que mais clientes cheguem até você, aproveitando as ofertas do seu cardápio.

Aproveite e conheça as iniciativas que o iFood está desenvolvendo para entregar uma melhor experiência para você. Acesse o espaço de Melhoria Contínua.

Por iFood

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13 respostas

  1. Meu deus estou a 2 semanas sem receber meus repasses e não consegui falar com ninguém, que descaso

    1. Oi, Cristiane. Como se trata de um assunto financeiro, pedimos que abra uma solicitação sobre o assunto pela aba Chamados e ajuda, disponível no menu lateral. Vamos entender o problema e te ajudar prontamente.

  2. tem como ativar pagamento de vale refeição para quem utiliza entrega parceria, ou só para logística própria ?

  3. Olá tudo bem? Venho perguntar pq n consigo fazer compras com o VR, meu VR tem dinheiro, já adicionei ele no Ifood, e escolho a loja que tem como opção de pagamento, poderiam me ajudar?

  4. olá
    sou lojista, tenho uma petiscaria como faço p aceitar ticket refeição e alimentação e se pago a mais por isso

    1. Oi, Flaiva. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. 😉❤️

  5. Estou tentando a dias remover ticket como forma de pagamento e não consigo. Um descaso, não tem ajuda em nenhum lugar, aplicativo não é prático em nada. Já tentei contato em vários lugares e não ajudam, próximo passo é processar a empresa por não deixar o usuário fazer o que bem entender com o cartão DELE

    1. Oi, Daianna! Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

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