Como funciona uma conta digital para CNPJ?

Por que ter uma conta digital CNPJ? Entenda o que é, como ela funciona e o motivo dela profissionalizar seu negócio!

O planejamento financeiro não é uma realidade para quase metade dos brasileiros, de acordo com um estudo feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Controlar os gastos se torna um desafio ainda maior quando o empreendedor precisa lidar com duas contas: a física e a jurídica.

Separar as finanças pessoais das finanças do negócio é uma das primeiras regras para empreendedores. Um dos meios de começar a se programar é criando uma conta digital CNPJ. A partir do momento que se compreende que o que sua empresa ganha não é apenas seu salário — mas que, dele, é necessário tirar capital de giro, caixa, investimentos etc. — fica mais fácil controla-lo e investi-lo de forma mais consciente.

Quer entender mais sobre como funciona uma conta digital para pessoa jurídica? Continue a leitura!

Como funciona uma conta digital para CNPJ?

Abrir uma conta voltada para o seu negócio é uma maneira de formaliza-lo e conferir mais credibilidade. Boa parte das instituições financeiras que disponibilizam esse formato oferecem uma série de benefícios — como emissão de boletos personalizados, transferências gratuitas e ilimitadas e até uma projeção do fluxo de caixa.

Em geral, a abertura é gratuita, mas as exigências variam conforme a instituição financeira, sendo que o CNPJ é imprescindível. Algumas instituições não cobram sequer taxas de manutenção.

Vale ressaltar que também é possível abrir uma conta poupança PJ, e ela pode ser vinculada à conta-corrente. A principal diferença entre uma poupança PF e PJ é que, enquanto a primeira tem um custo de rendimento mensal, a segunda paga por trimestre.

Quais são as vantagens de ter esse tipo de conta?

Em 2018, o Banco Central liberou a abertura de contas digitais para pequenas, médias e grandes empresas. A medida levou a um crescimento desse segmento, favorecendo as fintechs (empresas de tecnologia financeira) desse meio e os próprios empreendedores, que estavam interessados em mais vantagens para manter suas finanças no banco.

A maioria das instituições financeiras digitais não contam com uma estrutura física e isso permite que elas ofereçam mais benefícios aos clientes, em especial àqueles que vêm de bancos físicos. Descubra a seguir quais são as principais vantagens de usar uma conta digital CNPJ.

Emissão de boletos

Boleto, junto com cartão de crédito e PIX, é uma das maneiras mais comuns de se realizar um pagamento. Para um negócio, é importante disponibilizar diversas formas para que o cliente possa fazê-lo. As contas digitais, assim como as de banco físico, têm um limite de emissão de boletos — algumas oferecem até 100 por mês. Isso varia conforme o porte da empresa e o plano contratado.

Acesso a linhas de crédito com taxas menores

A maioria das instituições financeiras digitais disponibilizam um cartão de crédito — às vezes múltiplo, com a função de débito também — para seus clientes PJ. O limite considera algumas variáveis, como o porte do negócio e seu faturamento. Além do cartão, alguns também oferecem linhas de crédito com taxas de pagamento diferenciadas.

Melhor controle financeiro

Se tem algo que merece atenção do empreendedor, em especial nos primeiros meses de vida da empresa, é a separação do dinheiro pessoal do corporativo. Quando essa distinção não existe ou não é feita da maneira correta, o negócio pode ficar sem reserva financeira e o dono precisar usar suas finanças pessoais para o fluxo de caixa.

Em outras palavras, ele pode se prejudicar, tanto junto ao banco, manchando sua credibilidade, como com as próprias finanças, afetando suas contas pessoais. Por isso, uma conta à parte é essencial para se organizar.

Além disso, o fato de ser uma conta digital permite que o empreendedor tenha um acesso facilitado à conta, podendo acompanhar as movimentações em tempo real. Todo fluxo de entrada e saída de dinheiro é monitorado com segurança, de forma intuitiva.

Maior profissionalização do negócio

Para muitos empreendedores, emitir o certificado de MEI ou abrir sua conta digital CNPJ é uma forma de concretizar a abertura da empresa. A partir desse momento, todo o dinheiro que entrar nessa conta é do seu negócio: para pagar contas, investir, gerar caixa etc.

Para os fornecedores e parceiros, essa possibilidade torna a empresa mais confiável. Usar uma conta de pessoa física para fazer transações corporativas pode soar suspeito e algumas companhias não aceitam essa modalidade.

Eliminação de problemas com o Fisco

Ao trabalhar com uma conta digital CNPJ, você também se assegura de que está evitando problemas com o Fisco na hora de declarar imposto de renda. Ao evitar problemas com o sistema tributário e fiscal brasileiro você previne dores de cabeça, além de evitar se comprometer a saúde financeira do seu negócio.

Agendamento de pagamentos e transferências

O agendamento de pagamentos e transferências é outra comodidade oferecida pelas contas digitais CNPJ. Por meio dessa funcionalidade, você pode programar o pagamento a fornecedores nas datas adequadas. Assim você se previne de esquecer algum pagamento, que pode resultar na incidência de juros.

Como escolher a melhor instituição para a conta digital?

Ciente de como funciona e de quais são os benefícios, é hora de pesquisar a qual instituição financeira sua empresa vai se vincular. Trata-se de uma decisão importante, que deve considerar cada cláusula do contrato e como seu negócio pode se beneficiar da escolha.

Restaurantes que são parceiros do iFood têm acesso à Conta Digital iFood. Trata-se de uma solução gratuita e pode ser aberta em qualquer lugar, por meio da loja de aplicativos do seu celular, dependendo apenas do acesso à internet.

Ao escolher a instituição financeira, entenda quais são os serviços que seu negócio mais precisa e busque por instituições que atendam às necessidades. Avalie, principalmente, as taxas cobradas e carteiras de crédito oferecidas por cada instituição.

Abrir a conta digital CNPJ é um passo importante para a gestão do seu negócio. Por isso, para continuar crescendo seus resultados, é preciso tomar decisões certeiras no que se refere às finanças do seu negócio. A saúde financeira da sua empresa precisa de uma instituição de confiança.

Gostou de aprender mais sobre o assunto? Assine a newsletter do blog iFood para Parceiros e receba materiais diretamente na sua caixa de entrada!

Por iFood

Por iFood

Uma resposta

  1. I like what you guys are up too. Such smart work and reporting! Keep up the excellent works guys I’ve incorporated you guys to my blogroll. I think it’ll improve the value of my site :).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/04/2024

Não julgue APENAS pela casca: veja como escolher os melhores legume...

23/04/2024

Embalagem de produtos: transformando compras em experiências

23/04/2024

Conheça 4 molhos para macarrão que são deliciosos

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery