Gestão de restaurante: passo a passo para alcançar o sucesso

Quer ter uma gestão de restaurante de sucesso? Então, é melhor ficar de olho nas dicas que preparamos para você!

Melhorar as práticas de gestão de restaurante é essencial para aumentar as chances de obter sucesso com o seu estabelecimento. Por isso, é crucial ficar de olho em alternativas que podem otimizar a sua atuação e ainda dar aquela turbinada no negócio. É claro que, para isso, é preciso ter atenção a alguns detalhes.

Para que não tenha dificuldades na hora de saber o que fazer, preparamos um miniguia que vai orientar você nessa jornada. Então, aproveite as nossas dicas sobre a gestão de restaurante!

Tenha um atendimento focado no cliente

O sucesso do restaurante até pode depender de muitos fatores, mas, no final, quem vai determinar se o que você faz é satisfatório ou não é o cliente. Exatamente por isso você não pode perder seu público de vista e precisa criar uma atmosfera de atendimento que supra todas as suas principais necessidades.

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O cliente quer um atendimento rápido, prático e fácil. Quem está com fome quer comida de qualidade, simples assim. Portanto, pense no quanto você pode facilitar a vida do seu cliente.

Em alguns casos isso pode significar um investimento em treinamentos para ter equipes mais ágeis ou a ampliação da sua rede de distribuição, com a implementação de um sistema de entregas.

Crie um diferencial competitivo

O que o seu restaurante oferece que não é encontrado em nenhum outro lugar? Essa é pergunta que precisa estar constantemente na sua cabeça, pois só assim você vai conseguir criar um diferencial competitivo de verdade. Não importa o que seja, desde que ele esteja lá:

  • Seus preços são imbatíveis?
  • Seu atendimento é encantador?
  • O tempero da sua comida é especial?
  • Seu ambiente é extremamente acolhedor?
  • A facilidade de comprar de você é grande?
  • Seu serviço de entregas é o mais rápido da cidade?

Entenda aquilo no que você é realmente bom. Uma boa dica é observar o que os seus clientes já elogiam e trabalhar para ser o melhor nisso. Depois, você pode ampliar o leque, tornando-se mais eficiente em outros aspectos e conquistando uma clientela ainda maior.

Conte com fornecedores estratégicos

Os seus fornecedores podem facilitar sua vida e ajudar a construir o sucesso do seu restaurante. Por isso, além dos preços, é muito importante avaliar a proposta e os benefícios ofertados por cada um. Além de ser um fornecedor de produtos ou serviços, esse parceiro deve entregar soluções.

Falando nisso, você já conhece o iFood Shop? Essa é uma plataforma que conecta os restaurantes aos melhores fornecedores de:

  • alimentos e bebidas;
  • embalagens;
  • materiais para entrega;
  • utensílios para a cozinha;
  • produtos de limpeza e tudo o que um restaurante precisa.

Tudo para que você tenha acesso a preços baixos de verdade, entregas sempre no prazo e o acompanhamento do pedido em tempo real. Além disso, todo o atendimento é centralizado, o que significa que, se você tiver qualquer dificuldade, o iFood ajuda a resolver.

Nem precisa se preocupar se vai ter o produto que atende a sua demanda, porque a lista inclui mais de 10 mil itens diferentes para todo tipo de utilidade na sua cozinha. E com um sistema de compra fácil, em que você pode favoritar os produtos que você mais precisa e agilizar seus próximos pedidos.

Mantenha as finanças organizadas

Uma coisa é certa: para alcançar o sucesso do seu restaurante, você precisará tomar decisões estratégicas e fazer investimentos pontuais que realmente impactem positivamente os resultados. Mas para ter dinheiro disponível para isso, é fundamental manter a organização das finanças.

O primeiro passo é tomar controle sobre tudo o que entra e sai do caixa. O ideal é contar com um sistema informatizado, em que você possa incluir qualquer transação efetuada.

Depois, é preciso garantir que você esteja separando corretamente suas finanças pessoais das do negócio. Só então você pode começar a desenvolver táticas financeiras que vão ajudar a otimizar o desempenho.

Preze pela qualidade dos produtos

Se você ainda está se perguntando como fazer a gestão de restaurante, saiba que seus produtos são os itens que levarão o nome do negócio adiante. Então, quando o seu cliente tiver o primeiro contato com eles, deve ter uma verdadeira experiência culinária, algo que seja satisfatório e agregue valor ao seu estabelecimento.

Para tanto, seus ingredientes devem ser escolhidos a dedo, o processo de fabricação deve ser criterioso, os seus fornecedores precisam ser de confiança e absolutamente todos os seus funcionários devem promover a melhor experiência do consumidor. Isso vale desde o atendimento até a entrega.

Cuide da limpeza e higiene do local

A limpeza e higiene do espaço físico também é fator crucial para a qualidade dos seus produtos e do seu atendimento. Se você também atende em espaço físico, vale a pena observar todos os detalhes do seu salão e do seu atendimento. Garanta também que toda a equipe esteja usando uniformes em bom estado e limpos.

Mas é claro que isso não serve apenas para o ambiente de contato com o cliente. Todos os processos da cozinha devem respeitar regras de higiene, assim como os caixas, garçons e entregadores. Esta não é apenas uma questão de satisfazer o cliente, mas também, sanitária.

Use a tecnologia a seu favor

Muitos recursos tecnológicos estão disponíveis para tornar o seu atendimento ainda mais surpreendente e a sua gestão mais eficiente. Entre eles, os sistemas voltados para a gestão e os diversos aplicativos para restaurantes, que variam desde cardápios digitais até aplicativos de entrega.

Ignorar esses recursos pode ser prejudicial ao seu negócio. A tecnologia aumenta a agilidade no processamento de informações, torna as decisões mais acertadas e ainda contribui para um fluxo de trabalho mais satisfatório. Isso pode refletir, inclusive, na redução dos custos operacionais, em especial àqueles relativos a desperdícios e no aumento das vendas.

Esteja presente nas mídias digitais

As mídias digitais são ferramentas potentes e, geralmente, gratuita para você divulgar seus produtos e serviços, além de outras informações relevantes sobre o negócio na internet. Isso tudo de uma forma intuitiva e dinâmica.

Por isso, não deixe de ter um perfil comercial nas redes sociais em seu público está presente, além de fazer novas publicações constantemente. Falando nisso, aqui vão algumas dicas de conteúdo:

  • apresente seus horários de funcionamento;
  • faça campanhas de datas comemorativas;
  • mostre seus pratos;
  • esclareça suas opções de pagamento;
  • apresente as pessoas da sua equipe;
  • fale curiosidades sobre os seus pratos;
  • compartilhe os “bastidores” dos pedidos sendo preparados;
  • fale das novidades do seu restaurante.

Se você ainda não tem, saiba que o uso de serviço de entregas de comida também ajuda na praticidade de gerenciamento do restaurante, otimizando os fluxos de trabalho e oferecendo mais possibilidades para o seu cliente.

A gestão do seu restaurante deve ser feita dia a dia. Por isso, vale a pena refletir sobre as decisões estratégicas do seu negócio. Aproveite as dicas que compartilhamos e coloque tudo em prática. Pequenas mudanças interferem na sustentabilidade do seu negócio.

Agora que você já conhece mais sobre gestão de restaurante, chegou a hora de iniciar a transformação tecnológica da sua loja. Leia nosso Guia completo de delivery.

Por iFood

Por iFood

17 respostas

  1. Rotisserie massas bom gosto
    Acompanha todos
    Objetivo que o ifood
    Manda para nós
    Estou muito feliz
    Ser parceiro do ifood
    Essa parceria e oportunidade que o ifood deu para todos juntos somos mais fortes

      1. Nesses últimos dias estou tendo muito problema com iFood não consigo acessar meu app os pedidos não está sendo aceito sem eu aceitar.
        Tem clientes que faz o pedido é chegar manto tudo ok aí ele falam que estavam falando alguma coisa sem ta os motoqueiro demora muito e muitas outras coisa. Cansada.

    1. Ei, Dalva! Você não sabe o quanto ficamos felizes em sabermos que você gostou! ♥️
      Não se esqueça de assinar nossa newsletter para continuar recebendo as novidades, combinado?

  2. Boa tarde . Estou com dificuldade no meu aplicativo que não mi da tempo de preparo suficiente.ja abri chamados já mi comuniquei com vcs mais ainda assim continuo com esse mesmo problema.espero q vcs mi ajude nisso.

    1. Oi, Rosangela! Tudo bem? O tempo de preparo dos parceiros com plano Entrega é determinado conforme a inteligência da ferramenta do iFood, que entende o tempo médio do restaurante. Sugiro que você abra um chamado pelo Portal do Parceiro para que nosso time de atendimento dê o suporte necessário.

  3. Bom dia. Estou com um problemão para terminar o cadastro do meu restaurante. Comecei a fazer e não conclui, quando fui fazer a conclusão do cadastro, aparece CNPJ já cadastrado, ou e-mail não associado a nenhum restaurante. Sendo que nem cheguei a finalizar o cadastro. Eu necessito urgente que me ajudem! Estou dependendo desse cadastro para trazer o sustento à minha família, em nome de Jesus me ajudem! ??????

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