A precificação de produtos é uma etapa que exige bastante atenção dos gestores de negócios do ramo alimentício. Uma falha nesse processo pode determinar preços muito altos ou muito baixos nos seus produtos, o que não é interessante para o empreendimento.
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Um cardápio com preços exorbitantes pode impedir a atração de novos clientes; enquanto um menu com preços muito baixos pode impactar na sua margem de lucro. Por isso, não é recomendável negligenciar os critérios de precificação de produtos.
Se você quer iniciar a etapa de precificação dos produtos do seu negócio, continue a leitura deste post e conheça todos os critérios que devem ser observados.
O que é precificação de produtos?
A precificação é uma etapa praticada pelos negócios que buscam definir o valor de venda dos produtos e é essencial para uma boa gestão de restaurantes. Ela abrange os custos diretos e indiretos, períodos sazonais, mão de obra, além da margem de lucro do estabelecimento.
Alguns fatores que influenciam no preço são a demanda, os insumos fornecidos, a situação econômica do empreendimento, os custos envolvidos, a existência ou não de concorrentes e a qualidade do produto.
Como fazer a precificação corretamente?
É preciso conhecer alguns conceitos importantes que rodeiam esse mundo, como a diferença entre preço e valor, o que é custo de aquisição, as despesas fixas e as variáveis, a margem de lucro, entre outros. Veja algumas dicas de como fazer a precificação dos seus produtos!
Calcule o custo por unidade
O cálculo do custo aquisição por unidade do produto é um dos primeiros passos para precificar corretamente. Esse valor se refere ao investimento que o empreendimento faz para adquirir cada unidade.
Esse conceito também pode ser chamado de custo unitário direto, e a operacionalidade de qualquer estabelecimento alimentício depende desses custos. Normalmente, uma boa gestão empresarial conta com um setor de compras e estratégias capazes de minimizar gastos desnecessários e garantir investimentos inteligentes nesse sentido.
Contabilize as despesas
Existem dois tipos de despesas: as fixas e as variáveis. É essencial conhecer cada uma para fazer a precificação de produtos de maneira adequada.
As despesas fixas representam os gastos que podem ser previstos por serem recorrentes todo mês. Por serem fixos, é possível separar o dinheiro do caixa ou, até mesmo, colocar essas despesas em débito automático, visto que esses gastos devem ser pagos independentemente do faturamento e do lucro mensal.
Alguns exemplos de despesas fixas são as contas de energia elétrica, telefone e internet, o aluguel, o IPTU e a folha de pagamento de funcionários. Despesas assim jamais podem ser desconsideradas na gestão financeira.
As despesas variáveis diferenciam-se da categoria anterior por não serem fixas, como o nome sugere. Exatamente por isso, é mais difícil prever a sua incidência nas contas do negócio, assim como a sua influência no lucro final. Entre elas, estão as manutenções no estabelecimento e nos equipamentos, as compras de última hora, valores referentes a comissões e taxas de cartão de crédito.
Defina e respeite a margem de lucro
Para iniciar a determinação da margem de lucros, o primeiro passo é questionar-se quanto você pretende ganhar com as vendas do seu estabelecimento. A partir disso, você tem um ponto norteador inicial.
Para entender se o seu objetivo de lucro é coerente com o mercado de atuação, faça uma pesquisa de valores praticados pelos concorrentes. Considerando a margem habitual de preços, some os gastos e despesas, acrescente a sua margem de lucro e garanta que o valor final não é discrepante.
Entendendo o markup
O markup é um índice que deve estar presente na sua planilha de precificação de produtos. Por meio do cálculo desse índice, é possível perceber os custos e os lucros do negócio.
A base de cálculo é o custo de produção — tudo aquilo que você gastou para produzir o produto. Em caso de revenda, o custo é o que você gastou para ter aquele item em seu estabelecimento.
Para precificar, por exemplo, uma lata de refrigerante, considere os seguintes indicadores:
- preço unitário de venda: 100%;
- despesas fixas: 15% sobre a venda;
- despesas variáveis: 20% sobre a venda;
- margem de lucro: 12%;
- custo da lata: R$ 2.
No caso hipotético, o cálculo do markup é feito por meio da fórmula:
M (markup) = 100÷100 – (despesas fixas + despesas variáveis + margem de lucro)
Portanto:
M = 100 / [100 – (15 + 20 + 12)]
M = 100 / (100 – 47)
M = 100/53
M = 1,88
Por último, deve-se multiplicar o markup (M) pelo custo de produção, para se obter o preço de venda por unidade:
PVU (preço de venda unitária) = custo de produção X markup
PVU = 2 x 1,88
PVU= R$ 3,76 (cada lata)
Esse preço de venda unitária considera os custos do estabelecimento comercial e já inclui a margem de lucro desejada.
Estude o mercado
Pensar em números sem considerar o contexto mercadológico pode não ser o melhor caminho. Então, pesquise bem e defina um preço de venda que seja compatível com o mercado e com os seus concorrentes.
Ao considerar a situação para a precificação de produtos, considere a sazonalidade, a especialidade de determinados estabelecimentos e algumas campanhas de venda que podem influenciar o preço — tanto o seu como o dos concorrentes. Evite pensar na “exceção como regra” e observe o panorama como um norte para precificar os seus itens.
Faça a precificação reversa
Outra dica que você pode seguir para definir os preços dos seus produtos corretamente é realizar a precificação reversa dos produtos. Essa estratégia consiste em utilizar um raciocínio inverso: a partir do preço ideal do produto e do seu CMV (Custo da Mercadoria Vendida), você deve definir ações a serem realizadas para que esse custo caiba no preço definido.
Calcule a margem de contribuição
A margem de contribuição é mais um indicador importante, que ajuda na precificação e nas finanças de estabelecimentos alimentícios. Essa conta é mais simples:
Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)
Esse cálculo permite, ao empreendedor, entender quando é possível mexer no preço e quando é melhor manter como está. É uma boa opção, também, utilizar a margem de contribuição para perceber a quantidade de vendas que ainda é necessária para atingir o ponto de equilíbrio do negócio.
Realizar a precificação de produtos de modo correto é fundamental para melhorar os seus resultados. Ao realizá-la corretamente, o seu negócio pode praticar um preço justo e garantir bons lucros.
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36 respostas
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