O que é precificação de produtos e como fazer corretamente!

Descubra, neste post, como fazer a precificação de produtos correta dos itens vendidos pelo seu estabelecimento!

precificação de produtos é uma etapa que exige bastante atenção dos gestores de negócios do ramo alimentício. Uma falha nesse processo pode determinar preços muito altos ou muito baixos nos seus produtos, o que não é interessante para o empreendimento.

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Um cardápio com preços exorbitantes pode impedir a atração de novos clientes; enquanto um menu com preços muito baixos pode impactar na sua margem de lucro. Por isso, não é recomendável negligenciar os critérios de precificação de produtos.

Se você quer iniciar a etapa de precificação dos produtos do seu negócio, continue a leitura deste post e conheça todos os critérios que devem ser observados.

O que é precificação de produtos?

A precificação é uma etapa praticada pelos negócios que buscam definir o valor de venda dos produtos e é essencial para uma boa gestão de restaurantes. Ela abrange os custos diretos e indiretos, períodos sazonais, mão de obra, além da margem de lucro do estabelecimento.

Alguns fatores que influenciam no preço são a demanda, os insumos fornecidos, a situação econômica do empreendimento, os custos envolvidos, a existência ou não de concorrentes e a qualidade do produto.

Como fazer a precificação corretamente?

É preciso conhecer alguns conceitos importantes que rodeiam esse mundo, como a diferença entre preço e valor, o que é custo de aquisição, as despesas fixas e as variáveis, a margem de lucro, entre outros. Veja algumas dicas de como fazer a precificação dos seus produtos!

Calcule o custo por unidade

O cálculo do custo aquisição por unidade do produto é um dos primeiros passos para precificar corretamente. Esse valor se refere ao investimento que o empreendimento faz para adquirir cada unidade.

Esse conceito também pode ser chamado de custo unitário direto, e a operacionalidade de qualquer estabelecimento alimentício depende desses custos. Normalmente, uma boa gestão empresarial conta com um setor de compras e estratégias capazes de minimizar gastos desnecessários e garantir investimentos inteligentes nesse sentido.

Contabilize as despesas

Existem dois tipos de despesas: as fixas e as variáveis. É essencial conhecer cada uma para fazer a precificação de produtos de maneira adequada.

As despesas fixas representam os gastos que podem ser previstos por serem recorrentes todo mês. Por serem fixos, é possível separar o dinheiro do caixa ou, até mesmo, colocar essas despesas em débito automático, visto que esses gastos devem ser pagos independentemente do faturamento e do lucro mensal.

Alguns exemplos de despesas fixas são as contas de energia elétrica, telefone e internet, o aluguel, o IPTU e a folha de pagamento de funcionários. Despesas assim jamais podem ser desconsideradas na gestão financeira.

As despesas variáveis diferenciam-se da categoria anterior por não serem fixas, como o nome sugere. Exatamente por isso, é mais difícil prever a sua incidência nas contas do negócio, assim como a sua influência no lucro final. Entre elas, estão as manutenções no estabelecimento e nos equipamentos, as compras de última hora, valores referentes a comissões e taxas de cartão de crédito.

Defina e respeite a margem de lucro

Para iniciar a determinação da margem de lucros, o primeiro passo é questionar-se quanto você pretende ganhar com as vendas do seu estabelecimento. A partir disso, você tem um ponto norteador inicial.

Para entender se o seu objetivo de lucro é coerente com o mercado de atuação, faça uma pesquisa de valores praticados pelos concorrentes. Considerando a margem habitual de preços, some os gastos e despesas, acrescente a sua margem de lucro e garanta que o valor final não é discrepante.

Entendendo o markup

O markup é um índice que deve estar presente na sua planilha de precificação de produtos. Por meio do cálculo desse índice, é possível perceber os custos e os lucros do negócio.

A base de cálculo é o custo de produção — tudo aquilo que você gastou para produzir o produto. Em caso de revenda, o custo é o que você gastou para ter aquele item em seu estabelecimento.

Para precificar, por exemplo, uma lata de refrigerante, considere os seguintes indicadores:

  • preço unitário de venda: 100%;
  • despesas fixas: 15% sobre a venda;
  • despesas variáveis: 20% sobre a venda;
  • margem de lucro: 12%;
  • custo da lata: R$ 2.

No caso hipotético, o cálculo do markup é feito por meio da fórmula:

M (markup) = 100÷100 – (despesas fixas + despesas variáveis + margem de lucro)

Portanto:

M = 100 / [100 – (15 + 20 + 12)]

M = 100 / (100 – 47)

M = 100/53

M = 1,88

Por último, deve-se multiplicar o markup (M) pelo custo de produção, para se obter o preço de venda por unidade:

PVU (preço de venda unitária) = custo de produção X markup

PVU = 2 x 1,88

PVU= R$ 3,76 (cada lata)

Esse preço de venda unitária considera os custos do estabelecimento comercial e já inclui a margem de lucro desejada.

Estude o mercado

Pensar em números sem considerar o contexto mercadológico pode não ser o melhor caminho. Então, pesquise bem e defina um preço de venda que seja compatível com o mercado e com os seus concorrentes.

Ao considerar a situação para a precificação de produtos, considere a sazonalidade, a especialidade de determinados estabelecimentos e algumas campanhas de venda que podem influenciar o preço — tanto o seu como o dos concorrentes. Evite pensar na “exceção como regra” e observe o panorama como um norte para precificar os seus itens.

Faça a precificação reversa

Outra dica que você pode seguir para definir os preços dos seus produtos corretamente é realizar a precificação reversa dos produtos. Essa estratégia consiste em utilizar um raciocínio inverso: a partir do preço ideal do produto e do seu CMV (Custo da Mercadoria Vendida), você deve definir ações a serem realizadas para que esse custo caiba no preço definido.

Calcule a margem de contribuição

A margem de contribuição é mais um indicador importante, que ajuda na precificação e nas finanças de estabelecimentos alimentícios. Essa conta é mais simples:

Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)

Esse cálculo permite, ao empreendedor, entender quando é possível mexer no preço e quando é melhor manter como está. É uma boa opção, também, utilizar a margem de contribuição para perceber a quantidade de vendas que ainda é necessária para atingir o ponto de equilíbrio do negócio.

Realizar a precificação de produtos de modo correto é fundamental para melhorar os seus resultados. Ao realizá-la corretamente, o seu negócio pode praticar um preço justo e garantir bons lucros.

Se você quer uma ajuda a mais para precificar seus produtos, baixe gratuitamente a planilha de precificação do iFood!

Por iFood

Por iFood

36 respostas

  1. como eu precifico um pdotuto, sobre o qual eu pago 10% ao meu funcionario sobre o valor de venda e sobre o qual o ifood cobra 27% tambem do preco de venda ? sobre produto, quero ter 50% de lucro.

    1. Divide o custo por 0,13 (1-%total de margem, no seu caso 87%)
      Ex: Um produto com custo de 10 reais:
      10/(0,13) = 76,92 preço de venda
      50% -> 38,46 seu lucro
      10% -> 7,69 seu funcionário
      27% -> 20,76 Ifood
      13% -> 10,00 seu custo

  2. Não esquecer de incluir em média 20% que vai para o ifood, o que muitos parceiros não observam que os 20% é sobre a operação total incluindo as taxas de entrega e as promoções que o ifood dá aos clientes.
    Ex: se o ifood der 10% de voucher você recebe 8,00.
    Outro ponto a ser analisado são os pedidos que retornam, pois o cliente não atendeu.
    Prejuízo na certa, você tem que cancelar o pedido, sua taxa de pedidos cancelados sobe e o prejuízo é somente do logista.
    Deve se colocar em média 5% de percas sobre o preço para não ficar com a margem errada.
    Não esquecer TB de colocar as taxas operacionais pelas vendas em cartão.

  3. Gostaria de saber com as entregas fácil,e ótimo mais poderia cobrar tudo junto, ifood cobra 27%,ex: faço 800,00 mais ifood fica com outra metade que diz taxa,e ainda cobrar no boleto a entrega fácil,poderia cobrar tudo junto?
    O cliente sempre tem razão?que nossas pontuação e rápido abaixar. Nós parceiro também não tem razão qdo cliente age de má fé.
    E também quero agradecer muito que hoje estou trabalhando e porque tenho delivery, muito obrigada pela parceria.

    1. Oi, Suely! Muito obrigado pela parceria. ❤️ Estamos sempre buscando melhoria e pode deixar que vamos pensar nessas sugestões, ok? Conta com a gente!

  4. A falta de suporte que o ifood nós oferece e vergonhoso, estou a mais de 30 dias tentando resolver problemas gravíssimos na minha empresa e o ifood não dá suporte nenhum… Não existe uma pessoa que possamos ligar, mando email eles não responde e se responde fala que tentaram entrar em contato e não conseguiram isso quase 2 meses … Minha empresa enta fechada por que o ifood não me dá suporte pra trocar um email que não é meu e está lá e preciso trocar o endereço da loja. Ridículo uma empresa tão enorme não ter ninguém pra solucionar nossos problemas que somos empresários.
    Já fui até na própria empresa do ifood no dia estava chovendo não me deixaram entrar e me atenderam por interfone fui duas vezes lá e as duas vezes foi da mesma forma e não conseguir nenhum suporte do mesmo jeito.

    1. Oi, Rodrigo. Sentimos muito que sua experiência tenha sido assim com a gente e, para que possamos te ajudar a resolver, nos envie um direct pelo Instagram (@ifoodparaparceiros) que vamos analisar melhor o caso, combinado?

    2. Bem-vindo rsrs Sei bem o que é isso! No começo fiquei perdida e tive que aprender sozinha. Favor iFood precisamos de um atendimento verbal para tirar nossas dúvidas…

  5. Baixei, mas estou tendo dificuldades para preenche-la. Tem algum vídeo para ajudar neste processo?

    1. Oi, Cristiano. Entra em contato com nosso time via Portal do Parceiro, na aba Chamados e ajuda. Dessa forma, nosso time poderá te auxiliar mais!

  6. Boa noite tem algum video que explique o modo de usar a planilha? Não estou sabendo usar a planilha e nem achando como editar a mesma.

    1. Oi, Luiz. É importante que você tenha um programa compatível com arquivos em planilha ou acesse as opções de sites online para abertura de documentos como esse.

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    Todos sabemos que é impossível agradar a todos quem gosta de nossos produtos em 99.99% das vezes não nos avalia, e quem por qualquer motivo que seja desagradou de alguma coisa não perde a oportunidade de dar uma avaliação ruim, oque leva a não mostrar a realidade. As avaliações deveriam ser obrigatória, ou insentivadas para uma avaliação media correnta

    1. Oi, Wemerson! Obrigado por compartilhar sua percepção com a gente! Estamos trabalhando para entregar uma experiência cada vez melhor a você!

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