Gestão financeira de restaurante: 8 passos essenciais para o sucesso

Quer saber como desenvolver uma boa gestão financeira do seu restaurante? Confira neste post dicas incríveis!

A gestão financeira de restaurante é um dos pilares para o sucesso do negócio, contribuindo para alcançar resultados satisfatórios. Trata-se de um fator imprescindível — tanto para a sobrevivência quanto para elevar as oportunidades no mercado.

Nesse contexto, todo empreendedor que deseja promover um crescimento sólido e sustentável para o negócio deve ter atenção especial com as finanças. Afinal, o equilíbrio financeiro é o que vai permitir realizar investimentos e impulsionar resultados e lucros.

Neste post, você vai saber o que é e 8 dicas incríveis para acertar na gestão financeira do seu restaurante e aumentar as possibilidades de bons negócios. Continue lendo e entenda tudo para organizar as finanças, atender compromissos em dia e levar o seu negócio ao sucesso!

Afinal, o que é gestão financeira?

Gestão financeira é um conjunto de procedimentos e análises que permitem controlar e planejar as finanças de um negócio. São processos administrativos que gerenciam o setor financeiro, com o objetivo de manter as contas em dia e gerar lucros.

Por meio da gestão financeira, os gestores têm diversas possibilidades:

  • acompanhar resultados;
  • estabelecer metas;
  • monitorar desempenho e indicadores;
  • prever cenários;
  • aumentar a lucratividade;
  • identificar falhas e perdas;
  • direcionar investimentos.

Em outras palavras, a gestão financeira é o controle do dinheiro em relação às vendas, custos fixos e variáveis, despesas e receitas. Ao manter a organização, o negócio atua de forma eficiente e com ótimas perspectivas de crescimento.

Quais os 8 passos para fazer a gestão financeira do restaurante?

A organização da gestão financeira do restaurante é um ponto crucial para dar passos firmes em direção ao crescimento do negócio. Sendo assim, consiste em um fator que deve ser prioridade — inclusive para possibilitar investir em diferenciais e se destacar em um mercado competitivo.

Veja, a seguir, dicas valiosas para atingir esse objetivo e ter sucesso na gestão financeira do seu restaurante!

1. Faça um bom controle de fluxo de caixa

O fluxo de caixa é fundamental para a gestão financeira, pois é onde as entradas e as saídas são registradas. Por meio do caixa, as pessoas responsáveis pela gestão acompanham o desempenho do restaurante e se as contas estão fechando — ou seja, se o negócio está gerando receitas para arcar com despesas e obter lucros.

Em vista disso, monitore o fluxo de caixa frequentemente para saber se está tudo bem e tomar alguma medida para evitar danos, caso seja necessário. Para isso, você pode utilizar planilhas ou softwares de gestão, mantendo um histórico de dados consistente.

2. Automatize os pedidos com uma ferramenta

Investir em soluções automatizadas, principalmente para os pedidos, é uma excelente estratégia se deseja otimizar processos e evitar transtornos. Por isso, não deixe de considerar a utilização de ferramentas digitais a fim de automatizar o processo de pedidos — como por meio de um cardápio digital ou de aplicativos de delivery.

3. Faça a precificação corretamente

A precificação é um processo muito importante e deve acontecer de forma estratégica, considerando os custos, a margem de lucro e o mercado. Dessa forma, tenha cuidado especial na hora de definir os preços e pense em valores que sejam atrativos para os clientes e não prejudiciais às finanças.

4. Tenha um bom controle de estoque

Embora muitos gestores não saibam, o estoque tem uma influência significativa na gestão financeira de um restaurante. É um dos locais onde a maioria das perdas e erros gerenciais acontecem, causando danos significativos no equilíbrio das finanças.

Diante disso, desenvolva uma gestão de estoque rigorosa, controlando devidamente as quantidades, a validade de produtos e a periodicidade de compras. Assim, você terá a oportunidade de evitar prejuízos, garantir produtos de qualidade e na quantidade ideal para a produção.

5. Conte com bons fornecedores

Todo negócio de sucesso conta com fornecedores que oferecem produtos de qualidade com um preço justo. Portanto, procure parceiros confiáveis, que prezam pela excelência e oferecem produtos em condições compatíveis com a gestão financeira do seu restaurante.

6. Tenha a conta bancária da empresa separada da conta pessoa física

Um dos maiores erros de muitas pessoas ao empreender é não separar as contas do restaurante com a conta pessoal. Sendo assim, faça uma conta bancária exclusiva para o seu negócio, para ter controle específico dos lançamentos e evitar complicações para a gestão.

7. Reduza desperdícios

Os desperdícios são responsáveis por danos severos nas receitas de um restaurante, que muitas vezes passam despercebidos e impedem o crescimento. Por esse motivo, monitore todas as atividades do negócio e elimine todo tipo de desperdícios: de água, energia, tempo em processos não otimizados, ou matéria-prima.

8. Economize nas principais contas do negócio

Para ter um alívio nas finanças e elevar os lucros, é importante economizar nos gastos fixos do restaurante, como as contas. Procure reduzir as despesas principais do negócio e pagar menos para manter o funcionamento das atividades, fator que vai refletir em benefícios para a gestão financeira.

Manter uma boa gestão financeira no seu restaurante é a melhor alternativa para preservar o equilíbrio do orçamento do negócio. Dessa maneira, as possibilidades de crescimento sustentável e sólido a longo prazo são maiores, o que proporciona excelentes resultados.

A gestão financeira do restaurante é um assunto importante e que faz toda a diferença nos resultados. Por esse motivo, considere nossas dicas para ter equilíbrio financeiro e contribuir no crescimento do negócio.

Agora que você viu quais são as melhores estratégias para a gestão financeira do restaurante, não perca tempo!

Por iFood

Por iFood

15 respostas

    1. Gostando muito das dicas,vlw!!
      Tenho muito o que aprender ainda,tô gatinhando,e com essas dicas de ouro,ajuda e muito

  1. Sei que tenho muito ainda para aprender, acho legal a preocupação do Ifood em trazer mais conhecimento e informações para os lojistas terem um bom desempenho nas vendas.
    Tenho assistido vários vídeos que já me ajudaram muito a organizar meu cardápio, mas preciso ainda alavancar minhas vendas.
    João fala no conta aí João sobre estrutura e organização de cardápio, desde já agradeço.

  2. Te agradeço. Sou nova por aqui. Mas vou pegar todas as dicas e usar porque são importantes e preciosas. Obrigado.

  3. Wonderful goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just extremely magnificent. I actually like what you’ve acquired here, really like what you are saying and the way in which you say it. You make it entertaining and you still take care of to keep it smart. I can not wait to read far more from you. This is actually a wonderful web site.

  4. Hiya, I am really glad I have found this info. Nowadays bloggers publish just about gossips and internet and this is really irritating. A good web site with interesting content, this is what I need. Thank you for keeping this website, I’ll be visiting it. Do you do newsletters? Can not find it.

  5. Thanks for sharing superb informations. Your site is so cool. I’m impressed by the details that you have on this website. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this website page, will come back for more articles. You, my pal, ROCK! I found just the info I already searched all over the place and just couldn’t come across. What a great web-site.

  6. Gostaria muito de uma indicação de um sistema para a gestão financeira, mas que seja fácil de usar e também completo na questão da precificação (ficha técnica, precificação, etc)
    Já testei o consumer mas achei ele muito ruim de navegar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/02/2024

Prepare-se já! Aproveite as datas comemorativas de março!

23/02/2024

Quais são os planos iFood para negócios parceiros?

23/02/2024

Confira as mudanças nos destaques do Cardápio no aplicativo do cliente

 

Chegou o iFood Move!

O maior evento para restaurantes da América Latina!