6 passos para escolher os fornecedores ideais para restaurante

Saiba a importância da escolha correta de seus fornecedores para restaurante e fique por dentro das 6 melhores dicas para acertar nessa hora.
6 Min
fornecedores

A etapa de escolha de fornecedores é fundamental em qualquer negócio. Ao contratar um fornecedor parceiro, você define a qualidade de seus produtos e o próprio andamento de seu restaurante. O empreendedor tem essa função extremamente importante: ser criterioso na hora de selecionar a melhor opção, determinando parâmetros.

Quando falamos em estabelecimentos alimentícios, os cuidados devem ser redobrados. Afinal de contas, estamos lidando com comida, que demanda regras de conservação específicas. Ter os melhores fornecedores de restaurante é o primeiro passo para o sucesso do negócio.

Neste artigo, vamos ajudar você a escolher bons parceiros, falando sobre a importância desse passo para o sucesso do seu estabelecimento. Continue a leitura para saber mais!

Qual é a importância de escolher bons fornecedores para restaurante?

Escolher o fornecedor é uma etapa extremamente importante em qualquer tipo de processo de vendas, especialmente quando falamos sobre restaurantes. Para ter sempre o melhor produto para entregar ao cliente, é importante dar atenção à escolha do parceiro e fazer essa etapa com cuidado.

O processo de abastecimento influencia o produto final entregue para o cliente. Caso o fornecimento não seja adequado, poderá resultar em um prato de má qualidade. Ou seja, está diretamente atrelado à saúde e ao sucesso do negócio. Um restaurante que não tem bons fornecedores dificilmente consegue crescer.

Ao contar com parceiros comerciais de qualidade, seu estabelecimento pode garantir compras melhores. Como consequência, é mais fácil agradar os clientes e garantir a sua fidelização.

Como escolher os fornecedores para restaurante?

Para garantir a compra de bons produtos e, consequentemente, a entrega de bons pratos a seus clientes, um passo fundamental é garantir a escolha dos parceiros ideais. Confira os detalhes que devem ser observados nesse momento.

1. Busque os fornecedores da sua região

Diversas pessoas iniciam a busca por fornecedores na internet. Apesar de ser um ótimo lugar para começar, que tal procurar os que ficam mais perto de você? Uma boa negociação pode estar mais próxima do que você imagina. Nem sempre os melhores fornecedores para restaurante são os que atendem às marcas mais famosas, mas sim aqueles que referência no mercado e oferecem boas condições de negociação.

Quanto mais perto, menores os custos de deslocamento e o tempo de entrega. Além disso, torna-se mais viável seu contato com o parceiro para assegurar-se das boas práticas realizadas por ele. Esses fornecedores também são ideais para fornecer itens perecíveis mais frescos, como frutas, verduras e carnes. Por isso, vale a pena procurar nos arredores.

2. Peça indicações de parceiros de negócio

Outra dica excelente para escolher os melhores fornecedores do restaurante é pedir indicações. Em vez de ter uma relação apenas cordial, faça amizade e tenha um relacionamento de companheirismo com os seus parceiros de negócio. Quem trabalha no ramo distribuidor há mais tempo já sabe das melhores empresas da região, assim como quem tem o melhor serviço.

3. Verifique as condições de funcionamento

Algo extremamente importante na hora de escolher os fornecedores para restaurante é verificar as condições de funcionamento. Saber como a distribuidora trabalha e a qualidade dos produtos entregues é essencial.

Fatores como qualidade dos produtos, higiene, conformidade com a legislação — tanto trabalhista quanto sanitária —, entre outros, são determinantes para escolher o melhor parceiro para restaurante. Não atender a essas condições pode, até mesmo, fazer com que a Vigilância Sanitária interdite um estabelecimento, a depender do caso. Por isso, escolha bem.

4. Pesquise valores e prazos de entrega

Obter lucro é essencial para o crescimento saudável do negócio. Por isso, jamais deixe de lado a prática de pesquisar preços. Você sempre saberá qual o valor médio praticado no mercado e pode escolher fazendo um balanço entre qualidade e preço justo.

Os prazos para entrega também são essenciais. Verifique a pontualidade, nem que seja por meio de comentários na internet. Não existe um restaurante que fica sem o seu prato principal, mas estocar quilos de comida e jogar fora também está fora de cogitação. Por isso, o melhor é ter fornecedores de confiança, que você saiba que têm bons prazos de entrega.

5. Negocie as melhores condições

Os fornecedores estão interessados em ter clientes e você, como restaurante, é o consumidor da empresa que distribui. Por isso, não tenha vergonha de negociar condições que melhor atendam às suas necessidades. Mas lembre-de propor acordos benéficos para ambos durante a negociação.

A depender da temporada de produção, você pode negociar preços mais baixos. Lembre-se de que quanto menos você gastar, maiores vão ser os seus lucros. Desse modo, você garante mais qualidade a seu serviço, e por um valor mais atrativo.

6. Visite os fornecedores do restaurante

Sempre que for possível, tenha o hábito de encontrar pessoalmente os seus parceiros de negócios. No caso de alimentos frescos, verifique as práticas de produção e conservação dos alimentos que chegam ao prato de seu cliente. Da mesma forma, fique de olho nos industrializados, já que eles também fazem parte da sua produção.

Desse modo, você vai conhecer mais de seus métodos de trabalho, assim como as novidades em seus processos. Assim, você assegura que o seu cliente terá o melhor produto final possível.

Qual é a importância de manter um bom relacionamento com os fornecedores do restaurante?

Finalmente, vamos reforçar a importância de se manter um bom relacionamento com os fornecedores para restaurantes. Para evitar desgastes e problemas desnecessários, é fundamental sempre buscar um relacionamento saudável com o seu parceiro de negócio.

Educação e transparência são fundamentais. Saiba que esse é um serviço que dá a energia necessária aos restaurantes. Ter boas relações com fornecedores, pautadas em confiança e educação, trazem negociações mais frutíferas e benefícios para o consumidor final.

Há diversas vantagens em fazer isso. Você pode, até mesmo, pedir recomendações de outros distribuidores da região ou dicas, além de evitar intercorrências no serviço.

O segredo para escolher fornecedores para restaurante é encontrar uma boa relação custo-benefício, garantindo a qualidade do produto que vai entregar ao seu cliente final. O bom relacionamento com seus parceiros de negócios interfere nesse processo.

Você gostou deste conteúdo? Então, aproveite que você já sabe mais sobre como encontrar bons fornecedores para restaurante e conheça o iFood Shop, a plataforma que conecta restaurantes a fornecedores dos mais diversos ramos!

Por iFood

Por iFood

7 respostas

    1. Oi, Stephanie. Acesse novamente a aba “Materiais gratuitos” no topo do nosso blog, por uma aba anônima ou outro dispositivo. Se ainda assim não conseguir baixar o material, nos avise, tudo bem?

  1. Terrific work! This is the type of information that should be shared around the internet. Shame on Google for not positioning this post higher! Come on over and visit my web site . Thanks =)

  2. I found your blog site on google and test just a few of your early posts. Proceed to keep up the superb operate. I simply further up your RSS feed to my MSN News Reader. In search of forward to studying extra from you later on!…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

19/05/2024

Promoção de vendas: 5 dicas para o seu sucesso

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery