Cardápio digital: como construir um e encantar seu cliente

O cardápio digital é uma ferramenta incrível que trará mais autonomia e praticidade no seu dia a dia. Veja aqui como fazer um!

Oferecer um atendimento dinâmico e interativo é uma forma de melhorar a relação dos clientes com seu restaurante. Soluções inovadoras e eficientes são fundamentais para manter a competitividade no mercado. Nesse cenário, o cardápio digital surge como uma ferramenta que vai facilitar a relação dos seus clientes com a sua cozinha.

O cardápio digital substitui os antigos cardápios impressos e promove outros benefícios ao negócio: não há mais gastos com gráfica, é fácil de atualizar, pode ser compartilhado com o público nas redes sociais e os principais modelos permitem habilitar o pagamento diretamente na plataforma.

Neste post você vai aprender mais sobre o cardápio digital e descobrir como implementá-lo no seu restaurante! Confira!

O que é o cardápio digital

O cardápio digital é uma ferramenta adotada por restaurantes para promover uma experiência dinâmica ao cliente, melhorar as vendas e a operação do negócio. Com um dispositivo móvel, o cliente escolhe os pratos e faz o pedido de forma autônoma. É um recurso inteligente, prático e de fácil compartilhamento.

Trata-se de um recurso tecnológico personalizável, em que você apresenta seus pratos com descrição e fotos. Os melhores modelos de cardápio digital permitem que o cliente realize os pedidos ali, diretamente na página do seu restaurante. Você pode integrar com o sistema de gerenciamento de pedidos utilizado no seu restaurante, promovendo uma operação mais inteligente.

O cardápio digital pode ser utilizado por restaurantes que oferecem serviço de entrega, por aqueles que disponibilizam a modalidade de retirada do pedido e também para os pedidos feitos diretamente no espaço físico.

Vantagens do cardápio digital

Os benefícios disponibilizados pelo cardápio digital vão desde a facilidade na divulgação dos pratos, até a otimização da operação do restaurante, promovendo um gerenciamento eficiente dos pedidos. Já os clientes contam com o acesso facilitado aos pratos do restaurante, podendo fazer pedidos de forma autônoma e intuitiva. Conheça cada uma das vantagens.

Acesso intuitivo

O cardápio digital permite que o cliente utilize a ferramenta de forma intuitiva, podendo navegar com facilidade pelos seus pratos até concluir o pedido. Além disso, o acesso ao cardápio é feito via link e não há necessidade de o cliente baixar um aplicativo ou fazer cadastros complexos, permitindo que qualquer pessoa acesse, por qualquer dispositivo.

Facilidade na atualização

Uma das grandes vantagens do cardápio digital é sua facilidade de atualização. Diferentemente do cardápio impresso, quando você precisa fazer algum ajuste de preço, remover ou inserir algum item, ou precisa suspender um prato por falta de algum ingrediente, basta atualizar a ferramenta. Nos melhores modelos não é mais preciso alterar arquivos, ir à gráfica ou rasurar um material impresso que você tem.

Compartilhamento em diferentes canais

O cardápio digital também pode ser compartilhado em diferentes canais de comunicação. Você disponibiliza o link do seu cardápio digital nos perfis das redes sociais, como Instagram e Facebook; pode divulgar em aplicativos de troca de mensagens, como WhatsApp; e pode também disponibilizá-lo no Google My Business, facilitando o acesso das pessoas que procuram pela sua loja.

Aumento nas vendas

Aliado às estratégias de compartilhamento, você consegue obter bons resultados de vendas ao adotar o cardápio digital. Mantenha uma comunicação constante com seu público para divulgar promoções e novidades, enquanto apresenta os seus pratos de forma atrativa no cardápio digital. Por isso, vale a pena investir na descrição dos pratos e na produção de boas fotos.

Operação inteligente

O cardápio digital também pode estar integrado ao sistema de gerenciamento que você utiliza no seu restaurante. Caso você também utilize um aplicativo de entregas, em um sistema único você conseguirá gerenciar os pedidos feitos pelo aplicativo e pelo cardápio digital. Ao integrar os pedidos em um sistema único e centralizar as informações você promove um fluxo de trabalho mais seguro e uma comunicação efetiva com a cozinha.

Baixo investimento

O cardápio digital é hospedado em plataformas específicas para esse fim, que oferecem toda a estrutura para apresentação dos seus pratos e realização das vendas. O investimento necessário está normalmente relacionado às funcionalidades desejadas ou ao  volume de vendas que o seu restaurante faz mensalmente. Mas vale considerar que esse investimento é baixo, principalmente se comparado aos gastos feitos com a impressão de cardápios e materiais de divulgação.

Tipos de cardápio digital

O cardápio digital, também conhecido como menu digital por algumas pessoas, pode ser encontrado em diferentes formatos. É interessante conhecer todos os tipos para identificar as vantagens e desvantagens de cada um deles. Assim você consegue fazer uma escolha mais adequada às necessidades do seu restaurante.

Board Menu

O board menu é um modelo tradicional, utilizado exclusivamente por restaurantes que têm atendimento físico. Trata-se de um painel digital em que os pratos são expostos aos clientes. Uma das vantagens é que é uma peça que promove boa visibilidade no ambiente e, por se tratar de um conteúdo dinâmico, pode apresentar diferentes pratos e promoções.

Por outro lado, é um tipo de cardápio que pode ter um custo alto de aquisição e manutenção. Isso porque a aquisição demandará a compra ou locação de televisores ou painéis de led. Já a manutenção pede uma constante atualização dos conteúdos por profissionais especializados, impossibilitando também a atualização rápida e facilitada.

Cardápio virtual

O cardápio virtual é semelhante ao cardápio impresso, mas seu suporte é um celular ou tablet. Trata-se de uma simples digitalização do cardápio físico, que pode ser utilizado tanto por restaurantes com atendimento físico quanto por aqueles com serviço de entrega.

Com o cardápio virtual você entrega um arquivo ao cliente, que faz todo o processo de pedido por outros canais, como WhatsApp. A principal vantagem é que você não precisa imprimir o cardápio e pode enviar para diversas pessoas.

Mas vale considerar que, por se tratar de um arquivo com seus pratos, ele não é atualizado de forma inteligente. A cada atualização de cardápio você precisará atualizar o arquivo e enviá-lo aos clientes. Nesse tipo de cardápio é muito comum que seu público tenha um arquivo desatualizado, podendo gerar uma experiência ruim no momento do pedido.

Outra desvantagem é que o cliente precisa realizar os pedidos em canais paralelos. Pode acontecer de o cliente não enviar informações completas, exigindo que você tenha um atendente investigando todos os dados necessários para completar o pedido. Esse modelo não oferece integração com sistemas de gestão, apresentando uma operação menos inteligente.

Cardápio digital em tablet

O cardápio digital em tablet é, basicamente, o cardápio virtual apresentado em restaurantes físicos, com o suporte de um tablet. Nessa dinâmica o garçom leva o tablet até a mesa, o cliente navega no cardápio e realiza o pedido.

É um tipo de cardápio que não tem integração com um sistema de gestão de pedidos e, assim como o cardápio virtual, não é fácil de atualizar. Outra desvantagem do cardápio digital em tablet é que ele não contribui para o cumprimento de medidas sanitárias, exigindo o contato, direto e indireto, entre as pessoas.

Cardápio em QR Code

O cardápio em QR Code é utilizado por restaurantes que atendem em espaço físico. Nesse formato, o cliente aponta a câmera do seu próprio celular para o QR Code e visualiza os pratos que seu restaurante oferece. O restaurante precisa disponibilizar o QR Code nas mesas, impresso em algum material gráfico, como um display ou adesivo.

O QR Code é um código que direciona o cliente para a página de escolha do restaurante. Então, o cliente pode acessar um arquivo de cardápio virtual, em que encontrará os desafios de atualização de documento.

Cardápio digital integrado ao gestor de pedidos

O cardápio digital integrado ao gestor de pedidos é o modelo mais inteligente do setor. Em uma plataforma própria você cadastra todos os pratos da sua loja e disponibiliza um link ao cliente. Sempre que precisar fazer alguma mudança no cardápio, basta atualizar a ferramenta e o cliente terá a versão atualizada instantaneamente.

Esse cardápio digital interativo pode ser integrado ao sistema de gerenciamento de pedidos. Os pedidos recebidos pelo cardápio digital podem ser gerenciados em uma única plataforma, em conjunto com pedidos vindos de outros canais, como aplicativo de entrega. Dessa maneira, você centraliza os pedidos, padroniza as informações e garante uma comunicação mais segura com a cozinha e com seus clientes.

O Cardápio Digital iFood é uma ferramenta em que você pode criar o seu cardápio digital integrado ao gestor de pedidos. Com recursos inteligentes, você consegue melhorar a divulgação dos pratos e otimizar a operação do seu restaurante. Trata-se de uma tecnologia inovadora que ajuda os restaurantes a se destacarem e aumentarem as vendas.

Cardápio Digital iFood

A tecnologia do Cardápio Digital iFood oferece uma operação mais organizada, segura e facilitada ao restaurante. Ao contar com um gerenciamento eficiente e um atendimento rápido ao consumidor, você consegue direcionar seu tempo e da sua equipe a atividades mais estratégicas da sua loja, como a divulgação do cardápio.

O Cardápio Digital iFood permite que você gere um link único para acesso a sua loja, criando uma espécie de página exclusiva para vendas. O cliente acessa o cardápio digital pelo navegador do celular ou tablet, faz um cadastro rápido e conclui o pedido.

Você recebe o pedido diretamente no Gestor de Pedidos iFood. Caso você também faça vendas pelo aplicativo iFood, você conseguirá visualizar em uma única ferramenta todos os pedidos recebidos. No Gestor de Pedidos você consegue identificar se o pedido foi feito pelo aplicativo iFood ou pelo Cardápio Digital.

Mesmo utilizando o Gestor de Pedidos, no Cardápio Digital os restaurantes podem trabalhar com preços e áreas de entrega diferentes daqueles do aplicativo iFood. Os sistemas são integrados para facilitar a operação e dão autonomia para que o próprio restaurante faça as decisões estratégicas, conforme o canal de vendas.

Os principais benefícios do Cardápio Digital iFood são:

  • controle total pela jornada do pedido: você gerencia a divulgação, venda, recebimento e entrega do pedido;
  • contato direto com clientes fiéis: você mantém uma comunicação constante com as pessoas nas suas redes sociais ou listas de contato;
  • automatização dos pedidos: os pedidos entram na fila do Gestor de Pedidos iFood e são gerenciados com os demais pedidos da sua loja;
  • experiência iFood: com a tecnologia do iFood, seu cliente terá uma experiência intuitiva, similar àquela do app iFood, com melhorias constantes e atendimento presente;
  • destaque mais à marca: divulgue sua página exclusiva para que os clientes tenham um acesso intuitivo ao seu cardápio;
  • incentivo de compra: com o Cardápio Digital iFood você pode criar promoções, oferecer cupons de desconto e até entrega grátis;
  • link amigável: com o Cardápio Digital iFood, você consegue personalizar o final do link, a partir da barra, para deixá-lo ainda mais com a cara da sua marca.

Logística do Cardápio Digital iFood

A entrega dos pedidos recebidos pelo Cardápio Digital iFood é de responsabilidade do próprio estabelecimento. Você pode contar com entregadores próprios nessa tarefa.

Caso sua loja não tenha entregadores próprios, você pode utilizar o Entrega Fácil iFood e contar com os entregadores parceiros para qualquer venda feita fora do aplicativo iFood.

Entrega Fácil e o Cardápio Digital

Os pedidos vendidos pelo Cardápio Digital iFood podem ser entregues com o Entrega Fácil. Com essa junção você conta com a solução logística do iFood para entregar seus pedidos sem custo de taxa ou comissão, e ainda mais rápidos.

Com o Entrega Fácil você:

  • tem uma solução sem custo ou taxa. Você paga somente pelo frete, quando usar;
  • conta com tecnologia de rastreamento dos pedidos, monitorando toda a jornada da pessoa entregadora;
  • tem segurança nos pedidos. Caso haja algum extravio, você pode ser ressarcido integralmente;
  • entrega seus pedidos em até 30 minutos;
  • conta com pessoas entregadoras todos os dias, de 8 da manhã até meia-noite.

Como é o pagamento pelo Cardápio Digital iFood?

Os clientes que fazem pedido pelo Cardápio Digital efetuam o pagamento conforme as condições oferecidas pela sua loja — você pode receber via dinheiro, cartão ou pix. O cliente também pode fazer o pagamento online pelo Cardápio Digital, com condição sujeita às taxas de repasse acordadas com o iFood.

Comece a usar o Cardápio Digital

O Cardápio Digital iFood pode ser utilizado por qualquer restaurante que tenha interesse em aumentar suas vendas e otimizar a operação do negócio. Cadastre sua loja e comece já a vender!

Mas se você já é um parceiro iFood, saiba que você já está pronto para começar a utilizar o Cardápio Digital. Veja só como é simples:

  • acesse o Portal do Parceiro e vá até o menu “Serviços”;
  • clique em “Cardápio Digital” e selecione o botão “Quero contratar” para ativar o serviço;
  • no próprio Portal do Parceiro você acessa e edita o seu cardápio, podendo cadastrar itens e preços diferentes daqueles utilizados no aplicativo;
  • lembre-se de habilitar o pagamento na entrega, no menu “Formas de pagamento”.

Cardápio digital na loja física

O Cardápio Digital iFood também pode ser utilizado na sua loja física, oferecendo ao cliente a opção de retirada do pedido. Após realizar o pedido, o cliente poderá acompanhar as etapas do preparo e dirigir-se até a loja para retirar e efetuar o pagamento.

Pronto! Agora você já sabe o que é o cardápio digital e como essa ferramenta pode ajudar você a divulgar o seu negócio nas redes sociais, fidelizar os seus clientes e aumentar suas vendas. Com uma ferramenta integrada ao Gestor de Pedidos iFood, você atua com uma operação otimizada, fazendo um atendimento mais rápido e, consequentemente, melhorando os resultados do seu negócio.

Agora que você já sabe tudo sobre o Cardápio Digital iFood, o que acha de aprender como compartilhá-lo com seus clientes? Baixe nosso e-book e comece já!

Por iFood

Por iFood

41 respostas

  1. Estão lançando algo onde se acha tudo muito confuso, não são todos os atendentes que estão à par do cardápio, e muito confuso em relação a repasse de valores , diz cartão, pix ou dinheiro porém se o motoboy for do ifood ele não vai voltar com dinheiro nem carregar minha máquina de cartão por aí
    E se o cliente escolher pagar pelo site cai no plano de repasse do ifood
    Tudo louco ainda , aff

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

10/12/2023

Culinária brasileira: 10 pratos que conquistam o mundo

09/12/2023

Culinária Nordestina: 9 pratos típicos da região

08/12/2023

Culinária Argentina: 5 pratos surpreendentes

Você vende pelo WhatsApp ou Instagram?

Conheça o Anota AI e otimize a sua jornada de vendas!

anota ai
Confira os ganhadores

Feijoada da Vó

SÃO PAULO - SP

Dubai Shawarmas

NAVEGANTES - SC

Delícias do Pará

CAMPO GRANDE - MS

Duque Lanches

RIBEIRÃO DAS NEVES - MG

Via Sabores Restaurante

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

Holiebitu'z

MACAÉ - RJ

Akajé - Acarajé Alagoano

MACEIÓ - AL

Deo Salgados

SUMARÉ - SP

Casa do Yakisoba

PARACAMBI - RJ

Viih e Naty Gourmet

PIRACICABA - SP

Açaí da Felicidade - Barra do Ceará

FORTALEZA - CE

The Point Paulista e Pastéis

NATAL - RN

Rancho 26 - Pizzas, Hambúrgueres e Açaí

DUQUE DE CAXIAS - RJ

Sorveteria da Vila

GUARULHOS - SP

Dom Bolo

VIÇOSA - MG

Nuuhh Ki Delicia Açaiteria

UBERLÂNDIA - MG

Açaí Chefe

CASCAVEL - PR

Cookie Coffee Belém

BELÉM - PA

Shams - Shopping

BARRETOS - SP

Dall'alto Doceria

CAMPINAS - SP