Conheça a função de acordo de preparo

Saiba o que é a funcionalidade de acordo de preparo, que faz parte da nova política de cancelamentos do iFood!

A funcionalidade de acordo de preparo é uma das iniciativas do iFood em prol da melhoria do processo de cancelamento de pedidos, construída a partir da escuta ativa das necessidades das lojas parceiras.

Entenda mais sobre o que é a função de acordo de preparo e como funciona!

O que é o acordo de preparo?

Desde o momento do início do preparo até o despacho do pedido, o consumidor pode solicitar seu cancelamento. Caso isso aconteça, o estabelecimento tem a opção de acatar ou não o pedido de cancelamento.

Com essa ferramenta, se você já estiver preparando o pedido,  é possível recusar a solicitação de cancelamento. Se ainda assim o cliente quiser prosseguir com o cancelamento, o caso é direcionado à Arbitragem iFood, um time especializado que pode pedir evidências ao cliente para decidir se o cancelamento é, ou não, devido.

Em caso de resposta positiva, o restaurante ainda tem 7 dias para contestar essa decisão. Ao fazê-lo, o caso é encaminhado para outro time especializado, que define sobre o reembolso do pedido. 

Para que a funcionalidade opere, o pedido deve estar dentro do prazo de entrega e não ter sido despachado.

Ao receber a solicitação de cancelamento do cliente via Gestor de Pedidos, sua loja tem um prazo de 5 minutos para dar uma resposta. Caso a resposta não seja dada, o pedido é cancelado.

Com o acordo de preparo você tem oportunidade de se posicionar sobre um cancelamento, participando ativamente de toda a jornada do pedido.

Leia este post para conhecer outras iniciativas da nova política de cancelamentos do iFood!

#MelhoriaContinua

Por iFood

Por iFood

7 respostas

  1. só piorou. cliente cancela pedido depois de confrimado e nao acontece nada. Ninguem sabe explicar motivo

    1. Oi, Jonathan. Sentimos muito pelo ocorrido! Por aqui, estamos trabalhando para facilitar o contato entre restaurante e cliente. Por isso, com as ferramentas de acordo, o cliente precisa enviar evidências do que aconteceu, o restaurante irá receber as fotos e comentários e opinar se concorda ou não com o cancelamento. Em caso negativo, um time especializado do iFood analisará a situação. Em paralelo, hoje o cliente tem até 7h para entrar em contato com o restaurante caso tenha tido algum problema e queira resolver. ? Fique de olho nas novidades, ok?

  2. Quero saber o porque que o quesito “desempenho” da minha loja fica prejudicado quando é o entregador parceiro que cancela o pedido.
    Eu já despachei o pedido seguindo todas as exigências e dentro do prazo. Se o entregador não consegui entregar , por algum motivo, não é a loja que tem que ser punida, pois a minha parte eu fiz.
    Deixo claro que sou solidária aos vários problemas que o entregador pode passar, mas nem por isso é justo que a minha loja seja afetada quanto ao desempenho. Tento achar esta resposta e não encontro em lugar nenhum.

  3. Um cliente fez um pedido enorme e cancelou 1 min após eu ter despachado, nem apareceu para mim a opção de recusar o cancelamento e em um pedido de mais de 200 reais, o ifood me reembolsou com 26 reais. Sem comentários esses cancelamentos. ficamos sempre no prejuízo.

    1. Dani, sentimos muito que sua experiência tenha sido assim. Sempre que precisar de qualquer ajuda com algum cancelamento que considere indevido, conte com nosso time de suporte pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, combinado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

17/05/2024

Desvendando o ciclo do pedido: etapas, como medir e desafios

16/05/2024

À la carte: o que é, como funciona e dicas essenciais

15/05/2024

Negócios lucrativos: quais são e como garantir sucesso?