O que é endomarketing e como implementar em sua empresa!

O endomarketing ajuda tanto a empresa — em seus resultados — quanto seus trabalhadores. Leia o artigo para entender como isso acontece!

É muito fácil preocupar-se de tal forma com a jornada do cliente que se acaba não dedicando tanta atenção ao que fez a sua empresa conquistar essas pessoas em primeiro lugar: os colaboradores. O endomarketing surge como uma maneira de valorizá-los e engajá-los de modo contínuo.

A estratégia ajuda as empresas a integrar as suas equipes, capacitar o pessoal e mostrar que os colaboradores são ouvidos — e suas sugestões são consideradas. Assim, a produtividade tende a aumentar, já que as pessoas entendem que trabalham em um lugar que reconhece os seus esforços.

Continue a leitura para conhecer o endomarketing e entenda como aplicá-lo em seu negócio!

O que é endomarketing?

O prefixo “endo” significa “interior”. Portanto, o endomarketing também é conhecido como marketing interno, uma vez que essa estratégia é focada nos próprios colaboradores de uma empresa. Seu objetivo é fortalecer o relacionamento das pessoas dentro do negócio.

É como se o estabelecimento fidelizasse as próprias pessoas que trabalham ali. Elas se tornam promotoras naturais da marca e aumentam o seu desempenho, já que se sentem orgulhosas de estar em um lugar que as valorize.

Não à toa, o endomarketing é essencial para reter talentos, atrair profissionais de qualidade e, consequentemente, tornar o quadro de funcionários cada vez mais capacitado.

Para que serve o endomarketing?

O endomarketing valoriza os colaboradores e também a empresa — afinal, ela ganha trabalhadores motivados e capacitados, uma vez que essas pessoas tendem a dar o melhor de si para contribuir com o estabelecimento.

O objetivo central da estratégia é focar nas pessoas para gerar resultados. Métricas e tecnologia, por exemplo, são importantes, mas serão os colaboradores e o trabalho feito por eles que farão o estabelecimento se destacar. Por isso, o endomarketing envolve ações que promovem a interação dos funcionários entre si e com a empresa.

Como funciona o endomarketing?

De modo geral, a estratégia é conduzida principalmente pelos setores de Marketing e Recursos Humanos, com participação das lideranças. Como profissionais de RH estão sempre em contato direto com os colaboradores, fica mais fácil entender essas pessoas e desenvolver técnicas para motivá-las.

Os dois setores precisam estar em contato para traçar estratégias efetivas. O RH entra com o conhecimento sobre os colaboradores, uma vez que eles conduziram o processo de seleção, enquanto o Marketing pode focar nas campanhas internas. Algumas das atividades que podem ser implementadas são:

  • treinamentos e capacitações;
  • incentivos à troca de experiências, como reuniões periódicas;
  • eventos corporativos que tenham os colaboradores como foco;
  • dinâmicas de grupo e ações internas sazonais;
  • valorização e reconhecimento público do desempenho individual e coletivo;
  • melhorias nos processos de comunicação dentro da empresa, com o acolhimento de sugestões dos próprios trabalhadores.

Nem todo comércio alimentício conta com profissionais desses dois setores em seu quadro de funcionários — mas as iniciativas acima podem ser implementadas por qualquer time.

Como implementar no seu estabelecimento?

Agora, você entenderá como implementar efetivamente essa estratégia no seu negócio. É possível valorizar os profissionais de diversas maneiras.

Ouça os colaboradores

Não há endomarketing sem que gestores tenham uma relação próxima com colaboradores. É crucial criar um ambiente em que os trabalhadores se sintam encorajados e confortáveis para falar sobre como se sentem, trocar ideias, participar dos projetos e sugerir melhorias.

Líderes devem exercer a escuta ativa, isto é: devem tentar entender não só o que está sendo dito abertamente como também compreender o que está nas entrelinhas. Isso porque muitas pessoas podem se sentir amedrontadas em dar as suas opiniões pelo medo de serem demitidas.

Assim, cabe aos gestores dissipar esse constrangimento e mostrar que acreditam nas pessoas que formam aquele time. Eles devem explicar que os funcionários são livres para propor mudanças.

Faça pesquisas de satisfação com os colaboradores

As pesquisas de satisfação são normalmente conduzidas pelas empresas junto a seus clientes, mas também podem ser adaptadas para o ambiente interno. Assim, é possível realizar estudos direcionados que auxiliem no entendimento das necessidades e demandas dos trabalhadores.

Caso o processo de endomarketing no seu estabelecimento ainda esteja no início, uma boa ideia é permitir as respostas anônimas na pesquisa. Dependendo do que for encontrado, a empresa pode implementar políticas com base nas respostas que mais se repetiram.

Implemente benefícios

Os benefícios podem ir além dos mais comuns, como vale-refeição e plano de saúde. Algumas ideias nesse sentido são:

  • auxílio para cursos de capacitação;
  • incentivos à prática de esporte e à alimentação saudável;
  • descontos em lojas parceiras do estabelecimento;
  • planos de academia;
  • ingressos para atrações culturais;
  • facilidades para funcionárias que sejam mães;
  • dias de folga para aqueles que atinjam suas metas.

Todos esses estímulos são importantes para engajar e reter trabalhadores. Contudo, é importante consultar a legislação trabalhista aplicável ao seu comércio para evitar que algum benefício se torne uma questão jurídica.

Integre as pessoas

Integrar as pessoas ajuda a construir equipes mais colaborativas, que trabalhem bem em conjunto. Assim, gestores devem realizar eventos descontraídos, como a celebração de aniversários e datas comemorativas.

Nem todo colaborador gosta de festas, então, é importante não exigir a presença. Outras iniciativas podem ser a organização de equipes para a prática de esportes, trabalho voluntário ou qualquer atividade agradável que favoreça o contato fora da rotina profissional.

Melhore a comunicação interna

Além de criar canais e eventos para ouvir o que colaboradores têm a dizer, também é importante facilitar a troca de ideias dentro da rotina do estabelecimento — isto é, além dos encontros pontuais.

Uma boa ideia é criar newsletters contando as novidades da empresa, explorando o marketing digital. Nas mensagens, gestores podem parabenizar colaboradores que estejam se destacando, falar dos investimentos em equipamentos, mudanças em processos na cozinha ou no salão, por exemplo, e outras iniciativas de melhoria dentro do estabelecimento.

Além das newsletters, é preciso criar um ambiente amistoso, em que os colaboradores tenham voz ativa para dar seus feedbacks e sugestões. Afinal, se o endomarketing foca o ambiente interno do negócio, nada mais justo que adotar iniciativas que façam trabalhadores se sentirem realmente parte dos projetos.

Treine e capacite seus colaboradores

O investimento nas habilidades profissionais por parte da empresa é uma iniciativa que beneficia a ambas as partes. Não à toa, essa é uma das melhores formas de elevar o nível de satisfação dos colaboradores. A empresa mostra que se preocupa em desenvolver as pessoas profissionalmente e as integra às tendências profissionais.

Um programa de treinamento pode ser implementado semestralmente ou anualmente, por exemplo. Podem ser treinamentos técnicos, relacionados à atividade de cada grupo de funcionários (por exemplo, um curso de pães artesanais para quem prepara pães em uma hamburgueria).

Podem, ainda ser mais voltados para gestão e liderança, como maneira de identificar líderes e embasar as promoções futuras. Outra ideia interessante é adotar planos de carreira que mostrem aos colaboradores que eles podem crescer dentro da empresa.

Quais são as vantagens do endomarketing?

O endomarketing deve ser aplicado junto a outras ações de valorização, como uma remuneração justa (conforme o mercado alimentício). Quando o seu negócio consegue implementar ao menos algumas dessas iniciativas, os resultados esperados são:

  • aumento da produtividade, com o trabalho conjunto desempenhado por pessoas que se sentem motivadas em estar ali;
  • melhoria no clima organizacional;
  • menor rotatividade de funcionários;
  • retenção de talentos;
  • colaboradores engajados e motivados, favorecendo a inovação e aumenta as chances de que o estabelecimento se torne uma referência.

O endomarketing é um conjunto de iniciativas que aproxima líderes e colaboradores. Afinal, como a estratégia foca na valorização das pessoas, elas se sentem mais motivadas a contribuir, sem o medo de estarem desafiando a hierarquia sempre que quiserem sugerir algo ou pontuar alguma dificuldade.

Assim como há métricas de marketing digital que mensuram o sucesso de ações voltadas para esse tipo de marketing, há indicadores que conseguem mostrar se a adoção do endomarketing tem funcionado, como satisfação dos colaboradores, taxa de participação em eventos, interação em canais digitais e os próprios índices de produtividade da equipe.

Para conhecer outras estratégias similares, não vá embora sem antes baixar gratuitamente o guia de Marketing!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/05/2024

Cultura data-driven: transforme dados em decisões estratégicas!

22/05/2024

Gestão de restaurante: passo a passo para alcançar o sucesso

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar