7 dicas para estimular o trabalho em equipe

Saiba como estimular o trabalho em equipe no seu negócio e, com isso, melhore o ambiente de trabalho e a produtividade!

O sucesso de um estabelecimento depende, em grande parte, da satisfação dos clientes, é verdade. Porém, por trás disso, existem outros tantos fatores que fazem com que essa premissa se concretize, entre eles: boa administração, bom atendimento, cardápio atraente e, também, o trabalho em equipe.

O trabalho em equipe, em especial, pode ser considerado a base de todos os outros fatores mencionados. E não é à toa que, de acordo com uma pesquisa da PageGroup, mais de 60% dos executivos de pequenas empresas da América Latina consideram o trabalho em equipe a habilidade social mais valorizada.

No entanto, uma dúvida comum é sobre como estimular o trabalho em equipe no seu negócio. Confira 7 dicas de como fazer isso!

1. Realize treinamentos com sua equipe

Ao selecionar membros para o seu negócio, existem critérios técnicos considerados importantes para o desempenho da função, certo? Porém, podem existir pontos que devem ser desenvolvidos para um bom trabalho, sejam eles relacionados à parte técnica, seja às habilidades sociais.

Uma dessas habilidades é justamente a aptidão para o trabalho em equipe. Segundo John J. Murphy, autor do livro “Juntos: 10 regras para um trabalho em equipe de alto desempenho”, o trabalho em grupo é fundamental para o sucesso de um negócio.

Por isso, não deixe de promover ações de treinamento e desenvolvimento para sua equipe. Eles podem englobar temas específicos do trabalho do dia a dia, ou temas mais abrangentes e importantes para o trabalho em equipe, como inteligência emocional, comunicação não-violenta, solução de problemas, entre outros.

2. Conheça bem e seja um verdadeiro líder para seu time

Um bom trabalho em equipe requer confiança entre seus membros e também entre eles e o líder. Tendo isso em vista, uma boa liderança requer conhecer bem os colaboradores do seu negócio e, mais do que isso, confiar neles. 

Essa é uma maneira de entender o comportamento de cada um e adequar a comunicação conforme suas individualidades. Da mesma forma, para uma boa sinergia e trabalho em equipe, é importante que o líder também se mostre acessível e compreensivo.

Permita que os profissionais de sua equipe o conheçam e se sintam à vontade para serem eles mesmos.

3. Alinhe os principais objetivos do seu negócio

Quando todos os membros de um barco remam em direções diferentes, dificilmente a embarcação sai do lugar. Essa é uma analogia que pode ser facilmente aplicada aos negócios.

Quando uma equipe não tem orientações evidentes sobre quais são os principais objetivos do negócio, é improvável que se colham bons resultados. Isso pode impactar negativamente na produtividade, no convívio entre os colaboradores e, inclusive, na satisfação dos clientes.

Nesse sentido, busque sempre alinhar com toda a equipe os desafios, o modo de trabalho esperado e as metas que deseja alcançar, por exemplo. Aqui, mais uma vez, é possível enxergar a importância dos treinamentos para um melhor desempenho.

4. Defina as prioridades de cada membro da equipe

Pode parecer contraditório, mas para um trabalho em equipe funcionar bem, é importante que cada colaborador tenha suas prioridades, atribuições e demandas bem definidos — porém complementares. 

Imagine, por exemplo, a confusão que seria se não houvesse essa delimitação. Ao mesmo tempo em que poderia haver retrabalho, poderia acontecer também de determinada tarefa não ser feita por não ter um responsável.

Ambas as situações são prejudiciais para a empresa. Por isso, é fundamental estabelecer qual é o papel de cada membro da sua equipe para torná-la mais eficiente.

5. Estimule a comunicação entre todos os membros

John J. Murphy também defende que cada indivíduo carrega consigo talentos, dons e habilidades que, unidos aos de outros profissionais, podem trazer resultados melhores. E, para isso, nada melhor do que incentivar a comunicação entre os colaboradores (e com o líder também, é claro) para garantir esse alinhamento.

Deve-se considerar ainda, nesse quesito, a importância que a troca de informações tem para o desenvolvimento não só do trabalho, como também dos próprios profissionais.

Preze por um espaço aberto a novas ideias, sugestões e até mesmo preocupações da equipe. Além de tudo isso, o diálogo também abre caminhos para que os indivíduos criem laços entre si.

6. Incentive a autonomia, ainda que no trabalho em equipe

O trabalho em equipe requer sinergia, alinhamento e comunicação para que traga bons retornos. No entanto, ainda que seja um trabalho em conjunto, é importante que os integrantes também tenham autonomia para realizarem seus trabalhos.

É certo que cada um deve fazer o que lhe é devido para garantir que a esteira do serviço corra bem. Porém, é importante também dar autonomia para que os profissionais exerçam sua criatividade.

Além de ser algo bom para o desenvolvimento do trabalho em equipe, essa é uma maneira de trazer inovação para o seu negócio.

7. Celebre as conquistas da equipe

Identificar e corrigir possíveis erros no negócio é importante, mas reconhecer as vitórias é ainda mais fundamental. Colaboradores e equipes que não recebem o devido reconhecimento por seus feitos e bom desempenho podem se sentir com menos motivação no trabalho e, consequentemente, desengajados. 

De acordo com Martine Haas e Mark Mortensen, em artigo publicado na Harvard Business Review, um bom trabalho em equipe requer a promoção de uma identidade compartilhada, cooperação, troca de informações e, sobretudo, que as equipes se sintam valorizadas por suas contribuições.

O contrário disso pode ser fator para alta rotatividade na empresa — ou seja, muitos pedidos de encerramento do contrato de trabalho. Isso gera fricção e atrapalha o desenvolvimento das demandas no dia a dia. 

Por isso, não deixe de celebrar as conquistas da equipe, fazendo isso por meio de elogios públicos, gratificações ou até mesmo momentos de integração entre os colaboradores quando uma meta é alcançada, por exemplo.

Estimular o trabalho em equipe traz diversos benefícios para sua empresa e, aplicando as 7 dicas, seu negócio estará mais próximo de alcançar o sucesso. Para isso, busque executar as melhores práticas de liderança. Não deixe também de estar disponível para os retornos dos colaboradores e de contar com as ferramentas e tecnologias ideais para otimizar o trabalho.

E, por falar em liderança, que tal aprender um pouco mais sobre gestão por competências? Confira este post e saiba como implementá-la no seu negócio.

Por iFood

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