Que tal aprender como evitar muitos entregadores esperando pelos pedidos no seu restaurante? Muitas vezes, nossas lojas parceiras podem ter dificuldades para preparar todos os pedidos, gerando uma fila de entregadores no estabelecimento. E, conforme os novos pedidos entram, mais entregadores chegam e a situação se agrava.
Visando evitar desperdício de tempo da logística e transtorno para nossos parceiros, bem como colaborar com a jornada de trabalho das pessoas entregadoras, criamos a Política de Fechamento por Acúmulo de Entregadores na Loja. Com ela, conseguimos pausar as lojas parceiras e dar momentos de respiro para que a operação não piore. Assim, em momentos críticos, o parceiro pode normalizar a operação por meio do uso das funcionalidades que disponibilizamos.
Continue lendo para descobrir mais sobre essa política implementada pelo iFood e também como evitar acúmulo de entregadores aguardando pedidos na sua loja. Confira!
O que é o Fechamento por Acúmulo de Entregadores na Loja?
O Fechamento por Acúmulo de Entregadores na Loja acontece quando há muitos entregadores aguardando pedidos no restaurante, resultando na pausa da loja na plataforma para evitar sobrecarga na operação.
Para evitar que a operação dos restaurantes seja prejudicada e também para não causar transtornos às pessoas entregadoras, o iFood implementou a Política de Fechamento por Acúmulo de Entregadores na Loja. Essa política permite pausar as lojas temporariamente, proporcionando momentos de respiro para lidar com a demanda.
Antes mesmo de ocorrer o fechamento, o sistema envia mensagens de alerta no Gestor de Pedidos e Portal do Parceiro, informando que a Loja está próxima de atingir o limite de entregadores e pode ser pausada.
Como funciona o Fechamento por Acúmulo de Entregadores na Loja?
Os fechamentos são realizados em momentos específicos de excesso de entregadores esperando e nunca por um turno inteiro ou dia inteiro. E o iFood sempre avisa antes de chegar no limite de entregadores no Gestor de Pedidos.
Cada tipo de loja possui uma fila máxima de entregadores antes de ser fechada. Veja a tabela abaixo para entender melhor o funcionamento:
Faixa de pedidos concluídos por mês | Fila máxima de entregadores | Fila máxima para a loja reabrir | |
Lojas de shopping | Acima de 5.000 | 10 | 8 |
Entre 3.000 e 5.000 | 7 | 5 | |
Até 3.000 | 5 | 3 | |
Demais lojas | Acima de 5.000 | 9 | 7 |
Entre 3.000 e 5.000 | 6 | 4 | |
Até 3.000 | 4 | 2 |
Quando a pausa é realizada, notificações detalhadas são exibidas nas telas do Gestor de Pedidos e Portal do Parceiro, explicando o motivo da interrupção.
Além disso, no Portal do Parceiro, é possível consultar todas as pausas aplicadas na loja em determinado período, permitindo ao parceiro uma visão gerencial para identificar melhorias na operação. Para isso, basta acessar: “Horário de Funcionamento” e depois clicar em “Fechamento Preventivo”:
Atenção: a Política de Fechamento por Acúmulo de Entregadores na Lojas é especificamente para estabelecimentos que possuem a Entrega Parceira.
O que fazer para sua loja não ser fechada e contribuir com a jornada de trabalho dos entregadores?
O iFood agora disponibiliza ferramentas para dar autonomia às lojas parceiras ajustarem sua operação, especialmente em dias com picos de pedidos, sem causar transtornos para as pessoas entregadoras e para os clientes. São elas:
- Meu Tempo de Preparo,
- Botão “Avisar Pedido Pronto”,
- Botão “Ajuste no tempo de preparo”
Com essas funcionalidades, buscamos promover uma agenda educativa e positiva, contribuindo para valorização e respeito dos entregadores e de seu tempo de trabalho. Vamos falar de cada uma delas:
Meu tempo de Preparo
Com o recurso “Meu Tempo de Preparo”, a loja tem o controle para definir o tempo necessário na plataforma, seja para a operação completa ou para momentos em que a mesma está atípica e os horários normais de preparo podem não estar correspondendo à realidade daquele momento.
Por exemplo: situações em que há um tempo de preparo menor ou ocasiões em que se tem um time na cozinha que demora mais tempo para preparar os pedidos. Dessa forma, é fundamental que o estabelecimento esteja atento ao seu fluxo diário para ajustar o tempo de preparo conforme necessário.
Para acessar é bem simples. A ferramenta está acessível no Gestor de Pedidos e no Portal do Parceiro para todos os restaurantes com logística iFood.
Ajustar o tempo de preparo é uma forma de ser realista com sua operação naquele momento e contexto, evitando que a chegada do entregador aconteça antes da hora certa e ele tenha de esperar além do necessário pelo pedido ficar pronto.
Botão “Avisar Pedido Pronto”
Este recurso permite que o restaurante avise tanto o iFood quanto o entregador quando o pedido estiver pronto para ser retirado. Para utilizar, basta pressionar o botão quando o pedido estiver pronto para sair para entrega. O recurso está disponível no Gestor de Pedidos, na tela do status do pedido.
É imprescindível salientar que este botão não deve ser utilizado antes do pedido estar realmente pronto como uma forma de priorizar a chegada do entregador. Afinal, muitas vezes, isso gera uma espera desnecessária à pessoa entregadora, desperdiçando o tempo da sua jornada.
Além disso, isso também pode acarretar em um agravamento nos fechamentos preventivos do iFood por acúmulo de entregadores, bem como em um descalibramento das estimativas de tempo de preparo pela nossa inteligência artificial.
Ajuste no tempo de preparo
Nessa funcionalidade, o parceiro consegue adicionar ou retirar 5 minutos do tempo de preparo de um pedido em andamento ou de todos os pedidos do dia. É especialmente útil em momentos de correria, quando é necessário ajustar rapidamente o tempo de preparo.
Para utilizar, é só pressionar os botões “+” ou “-” para adicionar ou retirar os minutos desejados. Esta ferramenta também está acessível no Gestor de Pedidos, na tela do status do pedido.
Com todas essas informações, estamos juntos com você para ajudá-lo a otimizar sua operação e evitar fila de entregadores na loja. Essa também é uma forma de colaborarmos com o trabalho das pessoas entregadoras, respeitando e otimizando sua jornada de entregas.
Abaixo, trazemos um resumo das principais funcionalidades que apresentamos por aqui:
FEATURES | ONDE | QUEM TEM | FUNÇÃO |
Meu Tempo de Preparo | Gestor de Pedidos e Portal do Parceiro | Todos os parceiros Full Service | Ajustar Tempo de Preparo |
Botão “Avisar Pedido Pronto” | Gestor de Pedidos | Todos os parceiros Full Service que usam Gestor de Pedidos | Sinalizar pedido pronto para coleta |
Botão “Ajuste no tempo de preparo” | Gestor de Pedidos | Parceiros Full Service que usam Gestor de Pedidos | Ajuste de 5 minutos para um pedido ou todos de um dia |
Aproveite a leitura no blog e conheça mais afundo a Política de Fechamento por Acúmulo de Entregadores
Respostas de 38
Bom dia, Carlos. Tudo bem? Agradecemos pela informação. Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar com essa situação.