Sua loja foi fechada no iFood? Entenda o que pode ser e o que fazer

Teve sua loja fechada no iFood? Entenda quais motivos levam ao fechamento temporário das lojas no iFood e saiba o que fazer!

Determinadas intervenções ocorridas em sua loja no iFood podem levá-la a um fechamento temporário. É comum que esse tipo de ação gere transtornos na operação do negócio.

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Para que isso não ocorra, o primeiro passo é entender o que pode levar ao fechamento temporário de uma loja e, assim, ter a devida atenção para evitar essas ações.

Alguns exemplos são problemas relacionados ao excesso de cancelamentos e falta de confirmação de pedidos, ou até mesmo muitos entregadores esperando na loja que podem pausar a operação no iFood. Saiba mais!

O que leva a loja a ser fechada no iFood?

Entenda por quais motivos sua loja pode ser temporariamente fechada e por quanto tempo!

Estabelecimento inativo

Caso você ignore muitos pedidos, sua loja será temporariamente fechada até você reorganizar a sua operação e confirmar no Gestor de Pedidos que pode receber pedidos novamente.

Cancelamentos por loja fechada

Caso você tenha pedidos seguidos cancelados por relato de loja fechada, sua loja será fechada temporariamente, até que você confirme no Gestor de Pedidos que pode receber pedidos novamente.

Muitas rejeições por falta de entregador

Se você ignorar muitos pedidos por falta de entregador, você terá a loja fechada temporariamente, até que você confirme no Gestor de Pedidos que está apto a retomar a operação com o iFood.

Muitos entregadores aguardando na loja

Se você tiver muitos pedidos em preparo, sua loja será fechada temporariamente, até que parte desses pedidos sejam liberados às pessoas entregadoras.

Falta de confirmação de pedidos

Com muitos pedidos sem confirmação, o sistema entende que sua loja não está apta a receber novos pedidos e fecha temporariamente sua loja por 5 minutos.

Cancelamentos por problemas na entrega

Se você tiver pedidos seguidos cancelados por problema na entrega, sua loja será temporariamente fechada por 1 hora.

Dificuldades internas do iFood

Caso ocorra uma instabilidade na plataforma, a fim de corrigir a situação e não impactar a sua taxa de cancelamentos, sua loja será fechada temporariamente, até que o problema seja resolvido.

Pedidos simultâneos

Se sua loja receber um volume atípico de pedidos em um intervalo de 5 minutos, o sistema vai pausar automaticamente até que você despache ao menos 10% dos pedidos recebidos. Mas caso queira, você pode remover essa pausa no Portal do Parceiro. Clique no botão Horários e, em seguida, em Fechamentos Preventivos.

Por que o iFood aplica Fechamentos Preventivos com pausa temporária de loja?

A funcionalidade que fecha automaticamente sua loja busca auxiliar os restaurantes em momentos que o iFood entende ser de muito alta demanda.

Com o objetivo de entregar mais transparência ao seu negócio nas penalidades aplicadas, na aba Fechamentos Preventivos você consegue entender exatamente o que levou à interrupção da sua loja no iFood.

Tendo uma compreensão do motivo que levou ao fechamento da loja, você pode preparar sua operação para evitar novos Fechamentos Preventivos. Por exemplo, caso sua loja seja fechada por não atender pedidos, é importante ter mais atenção ao recebimento de novos pedidos no Gestor de Pedidos.

Como visualizar as intervenções e infrações na loja?

O histórico de Fechamentos Preventivos pode ser consultado pelo seu negócio por um período de 7 dias. Isso significa que, no Portal do Parceiro, você conta com visibilidade sobre os fechamentos aplicados e, em alguns casos, remover a pausa.

Para visualizar o histórico, acesse o botão Horários no Portal do Parceiro, clique na aba Fechamentos Preventivos e então visualize o motivo de cada fechamento, data e horário de início e fim.

O que fazer caso a loja seja fechada?

A ação que deve ser tomada diante do fechamento de uma loja pode depender do motivo. Caso você se depare com essa situação, encontrará no Gestor de Pedidos uma notificação informando o motivo e orientando sobre o que fazer.

Em alguns casos, pode acontecer de a única ação possível ser aguardar o horário de reabertura. Por isso, é tão importante manter o controle da sua operação e evitar cancelamentos. Mas não deixe de conferir no Portal do Parceiro se o recurso de retomar a operação está disponível para o seu caso.

Agora que você já sabe o que fazer caso sua loja tenha sido fechada no iFood, confira o que é o Preparo Inteligente e saiba como o iFood utiliza a Inteligência Artificial na operação dos restaurantes!

#MelhoriaContinua

Por iFood

Por iFood

554 respostas

  1. Preciso de ajuda, estou configurando minha loja, mas não consigo acessar. Sempre que entro com email e senha aparece uma tela com a mensagem “Algo deu errado”.Já troquei senha, já fiz tudo que podia, e o erro permanece.

    1. Oi, Matheus! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

  2. Boa tarde, não estou conseguindo falar com nenhum contato do ifood. Minha loja foi fechada há uma semana por eles. Desde então tenho tentado contato e nada.

    1. Oi, Solange! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

  3. Estou tentando acessar o portal do parceiro e não estou conseguindo eles falam que vai manda um email pra fazer a alteração de senha porém esse email nunca chega

  4. Falta respeito com lojas parceiras não ter canal atendimento pra resolver problemas via waths ou algum telefone. Péssimo serviço prestado a loja parceiro pelo ifood, precisam melhorar muitas coisas

  5. Olá, minha loja foi bloqueada! Nosso restaurante tinha 4.9 estrelas na plataforma de vocês, seguimos fazendo o dia dos nossos clientes mais felizes, levando alegria a cada um deles através do nosso trabalho feito com carinho, profissionalismo e transparência. Exijo saber o motivo pelo qual vocês encerraram meu contrato com a plataforma, afinal, nosso trabalho em conjunto a plataforma somente acumulava elogios e nunca violamos nenhuma regra ou diretriz, aguardamos ansiosamente pelo retorno de sua parte.

    1. Oi, Danielle. Enviamos todas as informações necessárias para o seu e-mail. Se tiver qualquer dúvida sobre isso, retorne por meio do e-mail, que vamos esclarecer pra você.

  6. Fiz todas as etapas e conclui ! Minha loja aparece aberta pra mim mas não aparece para os clientes no app

    1. Oi, Bruna. Você já deu uma olhadinha lá no Gestor de Pedidos para confirmar se a loja está aberta e sem pausas programadas? É importante que você esteja usando a versão mais atualizada, ok? 😉 Se estiver tudo certo lá, acione nosso time de suporte na aba “Chamados e Ajuda” no Portal do Parceiro que vamos te ajudar! ❤️

  7. Minha loja está já faz 2 dias, sendo estar com selo de loja super, avaliação 5 estrelas e ninguém me informa o motivo de fechamento da loja. Já abrir chamado mais nada de resolver, esperando alguma resposta, nunca vi entrar em chamado com suporte e eles não te explica o motivo do fechamento e ainda não consegui resolver seu problema. Amanhã vai fazer 3 dias de porta fechada na plataforma, e ruim pois os clientes se ver se a loja está fechada pelo ifood não entram em contato por outro canal. Aguardando algum tipo de explicação.

    1. Oi, Bruno. Às vezes precisamos fazer um fechamento temporário da sua loja e sabemos que isso pode gerar algum transtorno. Para retomar sua operação, acesse o Portal do Parceiro, acesse a aba Chamados e Ajuda clique em “Atendimento” e selecione a opção “Validação Cadastral”. Assim um de nossos especialistas irá analisar o seu caso e te ajudar! 🙂

  8. Estou tentando reabrir a minha loja há um mês. Inicialmente houve um atendimento, mas a pessoa pediu os dados e não me respondeu mais. Não consigo mais falar com nenhum consultor e estou à deriva.

    1. Oi, Maria Clara. Como você não possui acesso ao Portal do Parceiro, envie uma mensagem direta para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) informando o CNPJ de cadastro. Assim conseguiremos analisar seu caso internamente e te dar a melhor orientação. Te esperamos!

  9. Gostaria de reativar minha loja. Gostaria de uma orientação. Minha loja foi fechada por ter ficado mais de 180 dias inutilizada.

    1. Oi, Romulo. Como você não movimentou a sua loja por esse período, é provável que seu cadastro tenha sido cancelado por inatividade e será necessário fazer um novo. Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação necessária e realizar seu cadastro: https://parceiros.ifood.com.br. Se ainda tiver alguma dúvida pode nos chamar! ❤️

  10. Não consigo entrar novamente no ifood Minha pizzaria ficou inativa uns anos atrás e agora não consigo cadastrar novamente

  11. Estou pretendendo vender meus doces pelo ifood , porem tenho um viagem agendada e ficarei fora no mês de julho , gostaria de saber se posso pausar nesse período e retomar as vendas quando retornar ?

  12. bom dia, fiz meu cadastro e ja vai fazer meses e ate hoje ninguem entrou em contato, la no porta consta loja inativa, sendo que nunca usei , so fiz o cadastro mesmo.. gostaria de uma ajuda

  13. Olá, minha loja foi bloqueada! Nos seguimos fazendo o dia dos nossos clientes mais felizes, levando alegria a cada um deles através do nosso trabalho feito com carinho, profissionalismo e transparência. Por motivos pessoais fiquei um tempo sem abrir , quando pude finalmente abrir a loja de novo nao tenho mais acesso a plataforma…queria saber o motivo pelo qual vocês encerraram meu contrato com a plataforma, afinal, nunca violamos nenhuma regra ou diretriz, aguardamos ansiosamente pelo retorno de sua parte.

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