Métricas do iFood: monitore as vendas no delivery

Quer melhorar seu desempenho em vendas? Um passo fundamental é acompanhar suas métricas no iFood. Confira as dicas!

Acompanhar as métricas do iFood é importante para você monitorar suas vendas e obter conclusões importantes para o crescimento sustentável do seu negócio no delivery. A boa notícia é que, pelo Portal do Parceiro, você tem uma visualização completa desses dados.

Na aba “Desempenho” do Portal do Parceiro você encontra métricas de operação, vendas e cardápio — as métricas de cardápio ainda se desdobram com mais informações sobre o consumo dos itens. Além disso, você pode interpretar os dados para entender o resultado em dias ou períodos atípicos, como o funcionamento de uma promoção.

Quer entender mais sobre as métricas do iFood sobre o desempenho do seu delivery? Confira as dicas do João Barcelos!

Desempenho de ações promocionais

Monitorar o desempenho de ações promocionais é uma iniciativa necessária para você entender os ganhos obtidos para o seu negócio. Se você encontrar resultados positivos de uma ação promocional, vale a pena se planejar para potencializar novas promoções. Mas caso o resultado não seja satisfatório, considere mudar a estratégia.

Para monitorar o desempenho de uma ação promocional você deve:

  • acessar o Portal do Parceiro;
  • clicar em “Desempenho”, no menu lateral esquerdo;
  • selecionar a aba “Vendas”.

Ao abrir a página de desempenho de vendas, faça um filtro personalizado no canto superior direito da tela escolhendo o dia ou período de vigência da promoção. O Portal do Parceiro apresentará, então, os dados referentes aos dias indicados.

Observe o valor total das vendas do dia; o número total de pedidos; o melhor horário de vendas e as principais formas de pagamento escolhidas pelos clientes. Compare esse dado com outros dias, preferencialmente segmentando os mesmos dias da semana, para entender se o resultado foi satisfatório ou não.

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Lembre-se de que, ao planejar uma promoção, é importante que você avalie o melhor dia da semana. Uma dica é fazer um filtro de 30 dias na página de desempenho de vendas e observar os dias da semana com menos movimento. Nesses dias, considere aplicar uma promoção para incentivar os clientes a fazerem pedidos.

Métricas de operação

A aba de desempenho de operação também apresenta dados relevantes sobre seu negócio no delivery. Nela você encontra dados como o número e percentual de pedidos cancelados.

Um dos fatores que destaca a importância de acompanhar os dados de pedidos cancelados é o programa Super-Restaurantes. Isso porque o percentual de cancelamento é um dos critérios que faz com que os restaurantes ganhem ou percam esse reconhecimento.

Outro dado apresentado na aba diz respeito ao tempo de abertura da loja. É importante que sua loja esteja aberta e funcionando durante o período  configurado no Portal do Parceiro. Caso você precise fechá-la em dias atípicos, lembre-se de utilizar a pausa programada para não comprometer sua métrica.

Desempenho do cardápio

Na aba “Cardápio” você encontra dados do desempenho da sua loja e, ainda, encontra dados comparativos com seus concorrentes — o iFood entende, como concorrentes, aqueles restaurantes que da mesma região e da mesma cozinha que a sua.

Logo em seguida você encontra o Funil de Vendas do iFood. O Funil de Vendas descreve todas as etapas que o cliente passa até concluir uma compra em sua loja. Para um bom desempenho de vendas, é importante que todas as etapas ofereçam uma boa experiência. A jornada do funil é composta por:

  • visitas;
  • visualizações;
  • itens na sacola;
  • revisão do pedido;
  • concluídos.

Para aumentar suas visitas, é importante que sua loja alcance mais visibilidade no aplicativo. Logo em seguida, garanta um cardápio bem construído, com boas fotos e descrições. Pense em cada detalhe da jornada de interação do cliente com sua loja e trabalhe para oferecer uma experiência de compra agradável.

Consumo do cardápio

Ainda na aba de desempenho do cardápio no Portal do Parceiro, você encontra uma sessão chamada “Consumo do Cardápio”. Lá você consegue fazer um filtro de datas, em que você pode visualizar o desempenho de cada um dos itens.

Com esse recurso você consegue entender quais são os itens mais pedidos no seu cardápio e os menos vendidos. É um recurso que ajuda a entender as preferências do seu cliente e saber o que está dando certo.

Da mesma forma, você pode analisar aqueles produtos com baixo desempenho de vendas e analisar se faz sentido removê-los do cardápio. Antes de remover, uma boa dica é observar a foto e descrição dos produtos. Considere trocar por uma foto melhor e fazer uma descrição mais engajante do produto para, então, reavaliar o desempenho.

Viu só como é importante monitorar as métricas do iFood? Lojas que fazem esse acompanhamento podem obter percepções relevantes sobre o cardápio e, consequentemente, sobre as preferências do consumidor. O segredo é sempre testar novas possibilidades e entender o que deu certo ou não.

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Por João Barcelos

Por João Barcelos

32 respostas

    1. Oi, Lari. Vamos te ajudar a finalizar o cadastro; já temos um chat exclusivo pra isso. ? Basta acessar https://parceiros.ifood.com.br, clicar no ícone de chat no canto inferior direito da tela, indicar se é restaurante ou mercado, e selecionar “Dificuldades no site”. =D

  1. Comércio de alimentação não tem como trabalhar mais muito caro aluguel água luz gasolina matéria prima carne arroz feijão gás muito caro as taxa da ifood 12 % Mais 11% Taxa de entrega muito alto preço muito gasto pouca vendas pela ifood para trabalhar com ifood tem que vender bem todo dias tem que atingir metas fica dia todo pra vender 4 ou 6 pedidos nao paga nem tempo parei com as vendas por motivos muito fraco as vendas não aguento manter local mais

    1. Oi, Cassiano. Sabemos que muito ainda pode ser feito por aqui pra aprimorar sua experiência com o iFood e já estamos desenvolvendo diferentes iniciativas. Fica de olho em nossos canais para parceiros, assim você não perderá nenhuma próxima atualização.

  2. Bem de desempenho não vou baixar preço outra aceito pagamento online quando cancelo sempre é área de risco pago com cartão no local não vou mandar se acha caro ema ema cada um seus problemas

  3. Boa tarde.

    Cadastrei meu restaurante algum tempo, nesse tempo não tive condições de continuar, com isso solicitei para fechar o estabelecimento no ifood, agora estou de volta mas não consigo fazer as alteração de horário e cardápio, alguém consegue me ajudar ??

  4. Seria interessante se cardápio armazenase o estoque disponível para venda.
    Itens disponíveis para pedidos evitaria cancelamentos e desculpas pelo chat com o cliente.
    Diferencial importante para lojas igual a minha.

    1. Oi, Edson. Obrigado pelo comentário. Investimento, diariamente, em novas soluções para os nossos parceiros e vamos considerar o que você sugeriu. 😉 Afinal, nosso objetivo é que você tenha sempre a melhor experiência aqui. 🙂

  5. Nunca mais consegui acessar o portal do parceiro. Meu cardápio está desatualizado mais de um ano

  6. O cardápio podia ter controle de estoque. Onde colocamos a quantidade e o sistema vai controlando facilitando a compra pelo cliente. Muitas das vezes na correria o item acaba e mal conseguimos parar á tempo e pausar.

    1. Oi, Denise. Sua sugestão é muito bem-vinda aqui, afinal, estamos todos os dias trabalhando em novas soluções pra que você tenha a melhor experiência com o iFood. Vamos considerar o que você nos contou para as futuras mudanças no app. 😉

    1. Oba! Ficamos felizes que tenha gostado, Luncineila. ? Assine nossa newsletter pra ficar sabendo sempre que tiver conteúdo novo aqui no blog.

    1. Estamos aperfeiçoando várias funções aqui no e, em breve, traremos novidades. 🙂 Fica de olho nas próximos atualizações e conta com o nosso atendimento sempre que precisar. <3

  7. Já estou no Ifood a um mês o que mas me faz falta e um contato com um consultor Entendo que não dá para ter um consultor por afiliado Mas estou bem perdido na atuação junto ao Ifood

    1. Oi Renato, você pode falar com a gente através do campo de Chamados e Ajuda no Portal do Parceiro ou através do nosso perfil no Instagram: @ifoodparaparceiros. Assim, podemos entender as suas dúvidas e ajudar na operação do seu delivery.

  8. As métricas são importantes, porém, quando penso no Cardápio por exemplo, o resultado de vendas torna-se enganoso pois quando disponibilizamos itens nos complementos dos pratos, estes não aparecem nas métricas, por exemplo:

    Tenho coca cola no meu Cardápio, porém, deixo este item também disponível no complemento para que o cliente peça junto com o prato escolhido sugestionando e facilitando o pedido de bebibas, mas neste caso quanso trata-se de complementos o item não aparece na métrica, então a ferramenta funciona de forma capenga.

    1. Oi, Angelo. Agradecemos seu comentário aqui. Cada feedback é super importante, pois somente assim podemos investir mais e mais em nossa melhoria, inclusive das métricas. Conta com a gente, hein? 🙂

  9. Não consigo compreender a diferença de valores na aba desempenho e financeiro, o número de pedidos no mês sempre divergem e os valores tbm! Já abri chamado diversas vezes e ninguém soube explicar ou dar retorno da solicitação!

    1. Oi, Maria Cecilia! Por se tratar de um assunto financeiro, precisamos de mais detalhes pra analisar seu caso. É só entrar em contato pelo Portal do Parceiro na opção “Chamados e ajuda” que te ajudamos, tá bem?

  10. Oi, Luana! Fala com nosso time de atendimento pelo Portal do Parceiro; basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois no botão “Atendimento”, que fica no canto superior da tela. 😉

  11. Gostaria de saber sobre a métrica do ifood, de que hora inicial e hora final é avaliado meu comércio perante os meus concorrentes. Obrigado

  12. Oi, Márcio! Como vai? Para acompanhar as métricas do iFood, você pode seguir as dicas que deixamos aqui no post! Qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe de suporte pelo Portal do Parceiro, na aba “Chamados e ajuda”.

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