Conheça o Super: o programa de reconhecimento do iFood

O selo Super-Restaurantes é um reconhecimento àquelas lojas que oferecem uma melhor experiência de compras. Saiba quais são os critérios para obter esse selo.
6 Min
super restaurantes ifood

O Super é o programa do iFood que reconhece as lojas parceiras que oferecem a melhor experiência aos consumidores. Quem é Super tem um selo que acompanha a sua loja no aplicativo, podendo gerar mais visibilidade aos consumidores.

O programa Super mudou. A nova edição evoluiu para ser mais completa, simples, transparente e direta. O objetivo é ser um programa fácil de entender e de participar, com  critérios claros da situação da sua loja.

Conheça o selo Super do iFood e descubra como conquistar o seu:

Conheça o selo Super

O selo de Super vem logo ao lado do nome da loja no aplicativo iFood. Seu objetivo é reconhecer o grupo seleto de restaurantes que oferecem uma melhor experiência de consumo e ajudar os clientes a identificarem estes restaurantes. Além do reconhecimento pela qualidade dos pratos e do atendimento, o selo pode ajudar as lojas a venderem mais, já que atrai, constantemente, olhares de novos consumidores.

O selo de Super é um ícone vermelho com uma estrela. Esse selo mostra ao cliente que a loja é reconhecida por entregar uma boa experiência no aplicativo. 

O cliente visualiza o selo no aplicativo iFood e também consegue selecionar um filtro que mostre somente as lojas com o selo. Vantagens em ser um Super

Mais visibilidade no aplicativo

Lojas com o selo Super aparecem em filtros exclusivos feitos pelo cliente. Assim você tem mais chances de ser encontrado por aqueles consumidores que querem ter uma boa experiência. 

Possibilidade de aumento nas vendas

É comum que os clientes consultem a experiência de outras pessoas antes de fazerem um pedido na sua loja. O selo de Super representa que outros clientes tiveram uma experiência satisfatória com um pedido feito, assegurando outras pessoas com a escolha.

Quais são os critérios do programa?

Para ser elegível ao selo Super, sua loja precisa ter concluído ao menos 45 pedidos nos últimos 3 meses e ter recebido, no mínimo, 10 avaliações.

A atualização do selo acontece no dia 10 de cada mês. Para conquistar e permanecer com o selo, é preciso oferecer uma ótima experiência aos consumidores. Essa experiência é medida pelos seguintes indicadores:

  • a loja deve ter uma média de avaliação igual ou superior a 4,7;
  • a taxa de cancelamento deve ser igual ou inferior a 0,90%;
  • os chamados abertos por clientes devido a erros, como item errado, pedido atrasado e não entregue, devem ser igual ou inferior a 1% (critério de chamados atualizado em abril/2023).

Para conquistar o selo, o restaurante deve obrigatoriamente cumprir os três requisitos. A página de  desempenho também foi completamente reformulada para o parceiro acompanhar  o número de cada critério e entender com precisão o que precisa melhorar para se tornar Super. 

Conquiste seu selo Super

  • Peça avaliação do cliente e responda as avaliações com atenção
  • Organize seu estoque e operação para não ter cancelamentos que poderiam ser evitados pelo restaurante e use as ferramentas que o iFood oferece na Nova Política de Cancelamento
  • Evite atrasos na entrega e tenha uma boa relação com seus clientes para evitar abertura de chamados. Você pode usar o chat do iFood para uma comunicação bem feita e também outras ferramentas do iFood. 

Tenha ótimas avaliações

As avaliações são um dos principais critérios para se tornar um Super. As lojas que alcançam esse selo costumam receber muitas avaliações 5 estrelas. Por isso, vale a pena incentivar os clientes a avaliarem os pedidos.

Para ter uma boa avaliação você pode seguir algumas boas práticas, como entregar produtos de qualidade produzidos com bons ingredientes e também entregar produtos bem embalados, preservando a temperatura e o próprio produto. O foco deve ser sempre em superar expectativas do cliente com seus pratos.

Vale a pena também se dedicar a responder as avaliações, tanto positivas quanto negativas. É uma oportunidade de construir um relacionamento mais sólido com os consumidores e mostrar seu engajamento com a experiência de que consome da sua loja.

Evite cancelamentos

Quando um restaurante cancela o pedido, o cliente pode se sentir frustrado. Nessas situações, o cliente vai precisar buscar por outro restaurante, analisar outros cardápios e pode, até mesmo, desistir de fazer um pedido.

Essa não é a experiência que o iFood e os restaurantes buscam oferecer. Lojas com o selo Super têm muito poucos cancelamentos, porque priorizam a experiência e segurança do cliente.Falhas e imprevistos acontecem, como a falta de um ingrediente que impede o preparo de um prato. Nesses casos, lembre-se de pausar a oferta do prato imediatamente no Gestor de Pedidos. Assim você evita que os clientes peçam um item que você não pode entregar.

A nova versão do Super considera apenas cancelamentos que poderiam ser evitados pelo restaurante, então cancelamentos suspeitos de fraude não contabilizam para o programa!

Prepare pedidos sem erros

Tenha atenção aos detalhes do pedido, como item selecionado e quantidade. Dê atenção também às observações inseridas pelo cliente. Isso evita que você prepare os pratos com algum erro, que podem gerar alguma reclamação no aplicativo.

O mesmo deve ser considerado no momento de embalar e despachar o prato. Garanta que você está embalando o produto certo, atendendo a quantidade e eventuais observações do cliente. Sinalize corretamente com endereço e nome do cliente, evitando erros de trocas de pedidos.

Adote as seguintes boas práticas na sua operação:

  • trabalhe com um cardápio objetivo, que seja completo, mas sem excessos;
  • delegue a responsabilidade de conferir os itens do pedido a algum membro da sua equipe;
  • faça um checklist dos itens antes de embalar;
  • sinalize a embalagem. Você pode fixar a comanda com os dados do pedido e do cliente.

O Super não tem taxas

O selo de Super é um reconhecimento feito às lojas que geraram as melhores experiências aos seus clientes. É comum que algumas pessoas pensem que as lojas com esse selo paguem mais para ganhar visibilidade — mas isso não é verdade.

Não há nenhuma mudança nas taxas do iFood. Ao se tornar um Super você continua contando com as mesmas taxas do plano contratado.

Lembre-se também de que bons relacionamentos são essenciais para encantar clientes e eles são construídos com atitudes simples. Lembre-se de que todo contato que você tiver com o cliente é uma oportunidade de consolidar relações.

Você pode não ter conquistado o selo de Super  ainda, mas antes é preciso entender que ele é resultado de diferentes esforços que visam entregar uma boa experiência ao cliente. Por isso, não espere conquistar o selo para adotar boas práticas de relacionamento.

Quer receber mais conteúdos que vão ajudar seu restaurante a se destacar no iFood? É simples! Assine nossa newsletter e não perca nossas novidades.

Por iFood

Por iFood

27 respostas

  1. Nem o selo de super restaurante nem o de amigo da natureza aparecem na minha loja, mesmo cumprindo todos os requisitos para tais selos. O que fazer ?

    1. Oi, Gui. Entra em contato com a gente pela opção “Chamados e ajuda” dentro do próprio app. Vamos investigar o motivo e te dar um novo retorno por lá/ 🙂

  2. Tenho 8 avaliações no total com 5 estrelas todas, pouco mais de um mês de loja, em um pedido o motoboy parceiro se acidentou e o pedido foi cancelado automaticamente e de 0% de cancelamento foi para 16,7%, pelo que foi explicado no artigo eu estaria inapta a receber, mas achei injusto porque tenho os requisitos e entendi que minha loja foi punida injustamente por essa ocorrência…

    1. Oi, Iracelia. A nota pra entrar no Programa Super-Restaurantes leva em conta alguns critérios, como: avaliações, cancelamentos, atrasos e abertura de chamados pelos clientes. Nesse caso, entre em contato com nosso time de especialistas pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, combinado?

  3. Eu tinha o selo de super restaurante. Minha nota é 4,9 atendo todos os requisitos e mesmo assim perdi! O que eu faço?

    1. Oi, Re! O período de avaliação para ser Super-Restaurantes é de 90 dias. Por isso, as avaliações mensais são muito importantes. ? Mas não se preocupe! É só continuar seguindo as boas práticas pra melhorar sua nota mensal e voltar a ter o selo.

  4. Trabalho há tempo com a plataforma tive boa avaliação só que do nada sumiu minhas avaliações estou super chateada porque custei chegar até onde eu cheguei pra depois reabrir e me deparar na estaca zero

    1. eu posso.dizer que durante 1 ano estou no super restaurante participei do programa do ifood sobre motoboys o.SELO E DEDICADO A DEUS A JESUS E AOS CLIENTES E ENTEGADORES SE NAO FOSSE ELES NAO TERIA CHGADO ATE AQUI PARABENS PRA MIM E TB OS PROGRAMAS QUE O IFOOD PROPPRCIONA PRA NOS APRENDER MAIS OBRIGADO TB IFOOD ME MANDA UMA BEG POOS TB SOU ENREGADOR DE PRESENTE DE SER UM SUPER OBRIGADO

  5. Boa tarde ganhei o selo no site mais não ganhei o troféu e o certificado como faço para obter , pois não consigo mais contato nem por telefone e nem pelo e-mail, por favor me oriente qual fone de contato e qual e-mail do ifood pois não consigo mais contato e se acontece algo não temos suporte ?

  6. Hoje pela manhã apareceu que minha loja é um super restaurante esse mês, mas não tenho o selo ainda? Como funciona para aparecer o selo?

    1. Oi, Marta! Parabéns por essa conquista! ?❤️ Pra que a gente veja melhor o que aconteceu, fala com nosso time de especialistas lá na opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, combinado?

  7. Os cancelamentos que tive, cliente faz o pedido,motoboy leva , o cliente não aparece para receber , além da loja ter que pagar a taxa para motoboy, o cliente cancela dizendo que não recebeu o lanche depois de três dias ,ifood ainda puni a loja

    1. Oi, Meire. Sempre que precisar de qualquer suporte com relação a cancelamentos que considerar indevidos, conte com nosso time de especialistas na tela “Atendimento” da opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, combinado?

  8. Oi, Maíra!Pode ser que sua loja tenha reduzido o desempenho em algum dos critérios do programa. Para saber exatamente o que ocorreu, acesse a aba SUPER, no seu Portal do Parceiro 😉

  9. Sou elegível para o super se o Ifood colocasse os dados corretos!!!
    Tenho mais de 45 pedidos, 13 avaliações nota 5 nos últimos 60 dias. Mas no programa super o Ifood registrou 3 pedidos e zero avaliações ?

    1. Oi Rodrigo. A principal vantagem de ter o Selo Super é fazer com que seus clientes reconheçam o seleto grupo de restaurantes que oferecem uma melhor experiência de consumo e ajudar os clientes. Por isso, as lojas com o selo Super aparecem em filtros exclusivos feitos pelo cliente, garantindo mais chances de ser encontrado por esses consumidores e fazendo com que sua vendas aumentem! 🤩

  10. Abri meu restaurante dia 13/01/2024 e nesse curto espaço de tempo concluí 120 pedidos, tenho 50 avaliações e tenho 5 estrelas no app… Minha dúvida é a seguinte… No dia 10/02 vou receber o selo de super restaurante?, não tenho nem um mês, mas tenho todos os Requisitos..

  11. Essa nova versao não gostei ,pois não posso descuidar que a loja fecha e ae eu tomar ciencia disso tive varios pedidos cancelados,o outro gestor estava bem menos complicado e nao fechava a minha loja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

26/04/2024

Aumente suas vendas no dia das mães

25/04/2024

Como abrir uma confeitaria?

23/04/2024

Não julgue APENAS pela casca: veja como escolher os melhores legume...