Como atrair clientes para o seu estabelecimento

Hora de aumentar a sua clientela! Veja as principais dicas para ampliar o seu alcance e atrair mais consumidores!

Não importa qual o setor de atuação. Todos os estabelecimentos do mercado têm um objetivo em comum: atrair clientes. Afinal de contas, é o público consumidor que garante a continuidade de qualquer negócio, bem como a atualização, a expansão e a consolidação dele.

Porém, saber como captar clientes nem sempre é uma tarefa simples. Muitos empreendimentos enfrentam dificuldades ao lidar com a concorrência, as novas tendências de consumo e até mesmo a própria gestão de marca. Em paralelo, a internet tem se mostrado como um campo fértil de oportunidades de crescimento para vendas de produtos e/ou serviços em todo o país.

Pensando em tudo isso, trouxemos um post com dicas que vão ajudar você a alcançar um maior público e convertê-lo em clientela. Continue a leitura e anote as nossas sugestões!

Conheça seu público

Para começar, foque no básico: entender qual é o perfil do seu cliente. Ou seja, qual gênero, faixa etária, classe social, status civil, localização e demais atributos se repetem com mais frequência no seu público. Isso sem falar nos temas de interesse dele, o tipo de atendimento que ele gosta e as preferências de consumo que tem.

Com isso, você consegue direcionar melhor os seus esforços de marketing e publicidade. Fora, é claro, o treinamento de equipe, o planejamento de design e customização do estabelecimento e a organização de produtos e serviços.

Aposte na presença online

A segunda dica é sobre como atrair clientes pela internet. Para isso, coloque sua marca em evidência na web. A forma mais prática de fazer isso é criando perfis nas principais redes sociais, como Facebook, TikTok, Instagram, YouTube, entre outras.

A partir daí, você pode criar um cronograma de postagens para elas que abordem seus produtos/serviços, curiosidades sobre o estabelecimento, ofertas especiais, ações que a marca apoia etc. Com isso, é possível interagir não só com clientes, mas com outros consumidores que são o público-alvo do seu negócio.

Tenha programas de fidelidade

A terceira dica para você aprender a como conseguir mais clientes é investir em programas de fidelidade, os quais recompensam as pessoas — que são consumidoras frequentes do estabelecimento — ao atingir determinado volume de compras ou de gastos. Por exemplo, com descontos, brindes e prêmios (em produtos e/ou serviços).

Essa ação, além de fortalecer a relação com a freguesia que está sempre frequentando o local, contribui para atrair aqueles indivíduos que ainda não são consumidores. Afinal, uma grande parcela do público busca não apenas bom custo-benefício, mas, acima de tudo, respeito e reconhecimento na relação com as marcas.

Reforce a imagem da sua marca

Uma marca sólida consegue se vincular melhor com o público, pois este já conhece e assimila mais rápido quais os princípios, valores e cultura organizacional da empresa. Por isso, é importante divulgar o seu estabelecimento para além do que ele comercializa.

Ou seja, é preciso divulgar o que é o negócio, quais os propósitos dele e quais causas ele apoia. A internet fornece diferentes plataformas (como sites, blogs, aplicativos, canais de conteúdo etc.) para fazer isso — e o melhor: sem custo para a sua empresa.

Crie promoções

Trabalhe com promoções para os seus produtos e serviços. Essa é uma medida necessária para vender mais e em maior quantidade e, ao mesmo tempo, para atrair a atenção do público e despertar o interesse dele pela sua marca e o custo-benefício dela.

Por meio das promoções, por exemplo, você consegue desenvolver diferentes gatilhos (como o de senso de urgência), que estimulam a compra e o engajamento das pessoas com demais ações e atividades desenvolvidas pelo estabelecimento.

Otimize seu site

Se você tem um site para o seu negócio, mas ele está desatualizado, corrija isso. Tenha em mente que muitas pessoas que procuram diretamente informações sobre a sua marca ou descobrem sobre ela e querem conhecê-la vão visitar sua página oficial em busca de dados de contato, localização, história, cartela de produtos e serviços, diferenciais da empresa e por aí vai.

Logo, é crucial que o site não só tenha todas essas informações, mas esteja devidamente atualizado, coeso e com uma apresentação audiovisual agradável e fluída. Inclusive, adaptada com responsividade para o acesso de dispositivos móveis (smartphone e tablet).

Tenha um cronograma de datas importante

Além do que já foi sugerido, é importante montar um cronograma de datas importantes, como os feriados e os dias festivos na sua região. Isso é útil por dois motivos: o primeiro é planejar como será a atuação da marca nesse período. Por exemplo, se haverá decoração personalizada no estabelecimento e funcionamento em horário estendido.

O segundo é programar ações para impulsionar as vendas nessa época do ano, o que pode acontecer por meio de ofertas especiais, de promoções na internet, de parcerias com eventos e influenciadores locais e muito mais.

Faça anúncios

Para atrair clientes é fundamental investir em publicidade e propaganda. Afinal, a sua marca precisa ser vista, notada e, acima de tudo, relembrada pelas pessoas. Para tanto, você pode contratar serviços de agência de publicidade para trabalhar em campanhas de divulgação do estabelecimento na sua cidade. Outdoors, painéis, banners e totens são só alguns exemplos que podem ser explorados.

Fora essa opção, você também tem a internet como alternativa. Afinal, é possível criar anúncios personalizados para serem exibidos nas buscas do Google e nas redes sociais.

Como explicado ao longo do post, há vários meios para você atrair cliente. Ações que englobam promoções estratégicas, presença na internet, fortalecimento da marca, pesquisa de mercado e muito mais. Siga elas e veja, na prática, os resultados que podem ser obtidos. Porém, não se esqueça: o trabalho não acaba com a atração de público. É fundamental investir na fidelização dele.

Assim, você consegue aumentar seu ticket médio de vendas, ter o seu espaço sempre movimentado e ainda sai ganhando com o bom e velho marketing boca-a-boca. É como define a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel): “o cliente é o centro de um negócio. Uma vez que estão satisfeitos, tendem a gastar mais e recomendar sua empresa para amigos e familiares”.

Aproveite o tema do post e confira o nosso e-book sobre iscas de vendas que atraem mais visitantes!

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