Propaganda de comida: as melhores ideias para atrair clientes!

Confira, neste conteúdo, como fazer uma boa propaganda de comida e se destaque da concorrência com inovação!

Quem empreende no ramo alimentício sabe que não é uma tarefa fácil inovar ao fazer propaganda de comida. Afinal, ser original diante de tantas campanhas apresentadas pela concorrência está cada vez mais desafiador. Por outro lado, contar com um marketing criativo nesse segmento faz toda a diferença para o sucesso de um negócio.

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, cresce constantemente a necessidade de desenvolver novas ideias para atrair clientela. Uma boa publicidade pode não apenas garantir o espaço do seu negócio no mercado, mas o destaque dele em meio à concorrência.

Acompanhe este conteúdo para saber mais sobre o tema e se inspirar!

Qual é a importância de uma boa propaganda?

Para empreendimentos do ramo alimentício, a propaganda de comida é parte do marketing estratégico, já que serve para divulgar a atividade principal do negócio. Assim, uma boa propaganda é capaz de gerar vários impactos positivos para um estabelecimento gastronômico, como:

  • tornar a marca mais conhecida;
  • atrair novos clientes;
  • ativar lembranças de compradores que já conhecem o negócio, fazendo-os voltar;
  • atribuir à empresa mais autoridade no mercado;
  • destacar os produtos;
  • apresentar novas categorias ou itens;

Todas essas consequências tendem a repercutir nas vendas. Ou seja, embora as propagandas exijam certo investimento, elas servem para gerar lucro — o que é sempre um dos maiores objetivos de marketing de um negócio (se não o principal).

Como fazer uma boa propaganda de comida?

Esse tipo de publicidade se trata de destacar a comida. Portanto, é fundamental descobrir as melhores maneiras de fazer uma boa propaganda desse produto. Veja a seguir algumas dicas para ter sucesso nisso!

Conheça seu público-alvo

Seja qual for o modelo de divulgação que seu negócio adote, conhecer o público-alvo garante um resultado mais alinhado entre as estratégias publicitárias e as expectativas dos consumidores. Somente a partir disso, é viável construir campanhas e ações que realmente tenham impacto em sua audiência, atraindo os potenciais clientes para o estabelecimento. 

Para atingir tal objetivo, é preciso analisar elementos tanto comportamentais como demográficos do mercado, identificando padrões e definindo o perfil de consumo. Assim, é possível garantir melhores decisões a respeito de questões como:

  • canais de contato, comunicação e atendimento;
  • linguagem e estética;
  • temáticas para conteúdo.

Analise os concorrentes

O público-alvo não é o único grupo que deve ser analisado: é fundamental estudar a concorrência. A lógica por trás disso é que, em um mercado tão dinâmico como o atual, as ações dos competidores afetam o seu negócio.

Na propaganda de comida, essa influência acontece tanto no posicionamento de marca como em relação às estratégias utilizadas por um empreendimento, uma vez que esses elementos o colocam em vantagem perante um segmento de clientes ao associar sua imagem com características valorizadas por esses consumidores.

Use as redes sociais

Com quase 60% da população mundial online e passando em média mais de 6 horas por dia no meio virtual, investir em marketing digital é uma das melhores estratégias para divulgar seu empreendimento.

Redes sociais, como Instagram e TikTok, se destacam para a propaganda de comida, uma vez que possibilitam apresentar os melhores aspectos de um negócio do segmento alimentício. Afinal, uma foto apetitosa de um dos itens do cardápio ou um vídeo curto mostrando sua preparação pode ser muito atrativo.

Esses canais também contam com vantagens particulares, que incluem baixo custo e ampla variedade de possibilidades de postagens. Por exemplo, é possível até fazer enquetes gratuitamente para descobrir quais novos sabores seriam bem-vindos. 

Invista em imagens atrativas

A identidade visual é importante em todos os segmentos empresariais. Mas, no ramo alimentício, esse elemento ganha destaque, já que existe a vantagem de usar um apelo visual muito mais poderoso.

A comida tende a ser desejada de forma instantânea ao ser vista, e sua imagem pode gerar certa urgência. Por isso, esse aspecto pode ser tão relevante quanto o cheiro ou o sabor para a decisão de consumo. Bebidas também se encaixam nisso: a depender de como são apresentadas, podem parecer irresistíveis.

Cativar o público dessa forma, principalmente no meio digital, envolve diversos fatores. Por exemplo:

  • habilidade para fazer boas fotos;
  • conhecimentos sobre como fazer a edição das fotos para propaganda;
  • manutenção de um estilo padronizado e harmônico na página.

Para quem trabalha com delivery, o apelo visual tem um papel ainda maior, uma vez que o cliente só vê a refeição depois que ela é paga e entregue. Então capriche nas imagens para garantir uma ótima impressão dos produtos.

Faça promoções

Uma das ideias mais comuns na hora de planejar como fazer uma propaganda voltada para a venda é a criação de promoções. Negócios do setor alimentar podem se valer disso por meio de estratégias como:

  • premiar engajamento nas redes sociais com cupons de desconto para usar no delivery;
  • fornecer vantagens para a recompra;
  • reduzir o valor em pedidos com quantidades maiores ou em dias de menor movimento.

Amplie a presença e a abrangência

Presença e abrangência têm relação direta com os canais de divulgação ou de distribuição. No ambiente digital de negócios, esses meios se misturam. Por exemplo, há quem apenas divulgue produtos nas redes sociais e há quem as use também para negociar e fechar pedidos.

Como visto, estar nesses meios é fundamental para o marketing. Também é muito útil para a propaganda de comida contar com aplicativos de entrega, lojas virtuais e outras plataformas de venda.

Esses espaços digitais fazem o papel de lojas online, nas quais cada empreendimento tem a própria vitrine. Dessa forma, disponibilizar os seus produtos neles aumenta o contato com público, criando reconhecimento e ampliando a quantidade de pedidos.

Inove sempre que puder

Criar ou incluir novos canais, estratégias, abordagens ou ferramentas na hora de vender sempre chama a atenção do público. Ao montar os planos para a propaganda de comida do seu estabelecimento, existem diversas opções para colocar essas ideias em prática.

Por exemplo, você pode investir em campanhas criativas e diferentes. Também é uma boa ideia fornecer uma experiência de consumo em que o online se misture com offline, por meio uma embalagem de entrega com um QR code que leva a um site ou aplicativo. Isso gera diferenciais que vão aumentar o valor do seu negócio aos olhos do público.

Uma propaganda de comida bem planejada, inovadora e diferenciada tende a aumentar os resultados em empreendimentos do ramo alimentício, já que atrai um número maior de potenciais clientes. Então, capriche nas imagens e nos demais elementos da propaganda e marque presença nas redes sociais e em outros meios — sua empresa não vai passar despercebida.

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Por iFood

Por iFood

8 respostas

    1. Oi, Nathan. Aqui no blog temos vários artigos pra te ajudar com isso na categoria “Vendas e Marketing”, viu? Dá uma olhadinha lá! ?❤️

  1. Olá, preciso de fotos e vídeos mostrando que minha loja está no Ifood. Onde consigo baixar este material ?

    Obrigado

    Bruno

  2. Blog-parceiros Olá, tudo na paz?

    Somos uma produtora de áudio e gostaríamos de fechar uma parceria com você, e nas suas novas produções caso precise de JINGLE, SPOTS ou VINHETAS, estamos às ordens.

    Podemos produzir o seu Jingle ou do seu cliente e só pague se o Jingle for aprovado, caso não aprove não haverá custos tá certo.

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    Um grande e fraterno abraço.

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