TikTok Business: vale a pena investir?

Conheça o TikTok Business e saiba como aproveitar as funcionalidades do aplicativo para alcançar bons resultados no seu negócio!

Até pouco tempo, o TikTok era, basicamente, um aplicativo de entretenimento para adolescentes e jovens adultos. No entanto, agora, o app é a rede social de maior ascensão no mundo digital e já atinge um público amplo, com diferentes perfis e faixas etárias.

O app, que ganhou ainda mais popularidade durante o período de isolamento social, desacelerou até o crescimento de grandes concorrentes, como o Instagram.

Com conteúdos que vão muito além das dancinhas, dublagens, memes e desafios, o TikTok vai se popularizando cada dia mais. Por isso, foi lançado o TikTok for Business, que é um espaço para que anunciantes e marcas façam anúncios pagos de seus produtos.

Continue a leitura para conhecer mais sobre o TikTok Business e entenda se vale a pena investir nessa ferramenta!

Por que estar no TikTok?

De acordo com dados da Senso Tower, o TikTok alcançou o recorde de 2 bilhões de downloads mundiais. Por isso, marcar presença no aplicativo, pode ser uma estratégia eficiente, como você pode ver a seguir:

  • o público do TikTok é mais segmentado que outras plataformas;
  • o app continua entregando seu conteúdo, mesmo muito tempo depois de sua postagem;
  • possibilidade de grande exposição e parcerias que ampliem o público de uma marca;
  • baixos investimentos que podem gerar grandes resultados;
  • os conteúdos têm grande chance de viralizar;
  • podem ser salvos na galeria do celular, compartilhados em outras redes sociais ou por QR Code, gerando mais alcance.

Como surgiu o TikTok Business?

O TikTok é um aplicativo, que você pode fazer uma conta e produzir, editar e postar vídeos de até 60 segundos. É possível incluir efeitos e trilha sonora nos conteúdos e compartilhá-los com seguidores que poderão interagir com os posts.

A possibilidade de criar vídeos curtos é o que faz a rede social ser tão dinâmica. Contudo, é necessário muita criatividade para que os usuários consigam se comunicar, de forma eficaz, com seus seguidores, em um período tão curto de tempo.

Com um sistema inteligente, que entrega posts de acordo com os gostos e interesse dos usuários, o TikTok passou a monetizar os usuários. Diante disso, a monetização dos criadores de conteúdos que somam bons números gerou muitos influenciadores e atraiu as marcas para o aplicativo. 

Em 2020, o aplicativo lançou o TikTok for Business. Logo, as marcas passaram a não só gerar conteúdos interativos para se popularizarem na plataforma, mas também passaram a investir em anúncios na rede social.

O recurso permite o gerenciamento de contas de anúncios, campanhas, dados, acessos e permissões. Assim, é possível administrar e controlar funções de criação de anúncios. 

Vale a pena investir no TikTok Business?

Com certeza, a maior vantagem que as empresas têm ao investir no TikTok Business é a possibilidade de alavancar sua audiência e seus resultados.

Além disso, o meio garante o gerenciamento de atividades e a adição de pessoas da equipe e contas parceiras, tudo isso com segurança de acesso e permissões. Outros pontos positivos, são:

  • portal do criador: há uma seção dentro do site para que as marcas aprendam a otimizar o uso do app e se conectem com seu público; 
  • mensagens automáticas: é possível inserir mensagens automáticas para quando os usuários entrarem em contato com a empresa;
  • business Creative Hub: oferece conteúdos populares, feitos por outras marcas;
  • perguntas e respostas por vídeo: as marcas recebem perguntas do público e podem responder por vídeo; 
  • configurar a conta do negócio: é possível configurar e gerenciar as atividades da conta;
  • criar autoridade: ao fazer conteúdos de acordo com seu público, sua marca pode virar referência em sua área de atuação. 

Como investir em campanhas no TikTok Business?

Para que seu anúncio faça sucesso, confira algumas dicas!

Identifique seu público

Apesar de o TikTok conquistar cada vez mais pessoas de todas as idades, o aplicativo tem, em sua maioria, usuários da faixa etária de 16 a 24 anos — a Geração Z, com um jeito novo de se engajar. Atualmente, o público jovem é atraído por meio de conteúdos mais autênticos e dinâmicos

Por outro lado, de acordo com dados publicados pela plataforma, algumas tags em alta no aplicativo mostram que muitos pais usam a rede social. Assim, esse público utiliza o TikTok tanto como um meio de entretenimento, quanto para troca de conhecimento e recomendações de produtos.

Então, antes de colocar sua marca no TikTok ou investir no TikTok Business, faça uma análise e busque saber se seu público está lá. Saiba quais são os interesses do seu público e o tipo de linguagem mais adequada para a criação de vídeos.

Faça um planejamento

Um bom planejamento é necessário para definir pontos muito essenciais. Desse modo, ao se planejar, você consegue chegar no melhor tom para a campanha, escolher quanto deve investir e qual será o calendário editorial das ações. 

Crie conteúdos criativos

Produza vídeos que sejam capazes de atrair seu público-alvo. Algo que dá muito certo no aplicativo é apostar em vídeos criativos, com bom-humor e originalidade.

Faça pesquisas

Confira o que as outras empresas do seu nicho estão produzindo. Desse modo, você deve focar em criar conteúdos originais e que tenham a cara da sua marca, mas, com uma boa pesquisa, terá referências. Logo, também busque por assuntos ligados ao seu produto. 

Utilize a aba “explorar” do aplicativo para ficar por dentro das tendências de músicas, efeitos e “challenges”, que são desafios criados pelos usuários da plataforma.

Assim, faça uso das tendências que tenham a ver com o seu produto e serviço. Por fim, não esqueça de utilizar as famosas #hashtags em suas produções. Quanto mais hashtags que tenham relação com seu conteúdo, mais alcance sua campanha e seus posts podem receber.

Feche parcerias com influenciadores

O trabalho com Marketing de Influência é uma estratégia que dá muito certo no TikTok. A saber, a rede social faz a conexão entre marcas e influenciadores em um recurso chamado Creator Marketplace.

Com isso, pesquise por influenciadores que tenham alinhamento com seu nicho e sejam relevantes para seus clientes. Essas parcerias ajudam a criar campanhas que geram identificação com o público da marca.

Utilize o TikTok Business e o TikTok Ads Manager

Ao criar anúncios pagos no TikTok Business, por meio do TikFok Ads Manager, você tem muitos recursos que ajudam a alcançar melhores resultados.

Desse modo, o meio traz muitos recursos, como centralizar contas de clientes; acompanhar métricas de alcance e o valor gasto em cada campanha; analisar dados sobre sua audiência, criar relatórios e muito mais.

Por fim, o TikTok for Business é um recurso bastante imersivo e uma oportunidade para as empresas se diferenciarem e se conectarem com seu público.

Além da possibilidade de explorar o potencial criativo das marcas, a plataforma proporciona soluções de marketing multifuncional. Esse é um cenário oportuno para marcas gerenciarem seus resultados e se tornarem mais interessantes para novos clientes.

Seja no ambiente online, seja no espaço físico, se o seu plano é elevar o nível de profissionalismo da sua marca, conte com profissionais com experiência no assunto.

Além do TikTok Business, você precisa ter uma estratégia de divulgação robusta. Baixe este material e conheça em quais canais você pode divulgar seu negócio!

Por iFood

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