Ainda não se organizou para aproveitar as datas comemorativas como estratégia de vendas no seu negócio? Então você está perdendo a oportunidade de fazer o seu faturamento crescer!
Quando bem aproveitadas, as sazonalidades geram picos de vendas, aumentam o alcance da marca e fortalecem o relacionamento com os clientes.
Com um planejamento antecipado de marketing, é possível aproveitar diversas datas a favor do negócio: para isso, é preciso identificar quais são as principais (e as que fazem mais sentido no seu nicho) e seu impacto no desejo de compra do consumidor.
Lembre-se: sempre próximo a uma data comemorativa, o comércio tende a se agitar, intensificando o movimento das vendas.
Continue a leitura para conferir quais são as datas comemorativas do ano e saber como usá-las de forma estratégica no seu negócio.
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Quais são as datas comemorativas de 2025?
Para começar, é importante ter em mãos bons calendários de datas comemorativas — assim, você consegue se antecipar, preparar campanhas e criar um cardápio especial para atrair mais clientes.
Abaixo, destacamos todas as datas comemorativas em 2025, mês a mês:
Janeiro
Domingo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
01 Ano Novo | 02 | 03 | 04 Dia Mundial do Espaguete | |||
05 | 06 Dia de Reis | 07 | 08 Dia do Fotógrafo | 09 Dia do Astronauta | 10 | 11 Dia Internacional do Obrigado |
12 | 13 | 14 | 15 Dia do Compositor | 16 | 17 | 18 |
19 Dia do Cabeleireiro | 20 Dia de São Sebastião | 21 Dia Mundial da Religião | 22 | 23 Dia da Escrita à Mão | 24 Dia da Previdência Social | 25 Aniversário de São Paulo |
26 | 27 Dia em Memória das Vítimas do Holocausto | 28 | 29 Dia da Hospitalidade | 30 Dia da Saudade | 31 Dia Mundial do Mágico |
💡 Dica para o parceiro iFood: janeiro é o mês ideal para aproveitar o clima quente e as férias escolares para criar ações voltadas para o lazer, refeições leves e bebidas refrescantes. Campanhas com “combo família” ou pratos sazonais têm tudo para atrair clientes em busca de praticidade e sabor.
Fevereiro
Domingo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
01 Dia do Publicitário | ||||||
02 Dia de Iemanjá | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 |
09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 Valentine’s Day | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 Dia do Esportista | 20 | 21 | 22 |
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28Dia da Ressaca |
💡 Dica para o parceiro iFood: fevereiro neste ano é um mês com potencial para ações de volta às aulas — além do esquenta para o carnaval. Aposte em opções para lanche, marmitas saudáveis e promoções criativas com itens escolares ou temáticas tropicais.
Março
Domingo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
01 | ||||||
02 | 03 | 04 Carnaval | 05 Quarta-feira de cinzas | 06 | 07 | 08 Dia Internacional da Mulher |
09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 Dia Mundial do Consumidor |
16 | 17 Dia de São Patrício | 18 | 19 Dia do Artesão | 20 Início do Outono | 21 Dia Internacional Contra a Discriminação Racial | 22Dia Mundial da Água |
23 | 24 | 25 | 26 Dia do Cacau | 27 | 28 | 29 |
30 | 31 Dia da Saúde e Nutrição |
💡 Dica para o parceiro iFood: com o carnaval e a preparação para a Páscoa, março é perfeito para campanhas temáticas — desde drinks e comidas típicas carnavalescas até sobremesas especiais com chocolate. Personalize o cardápio e prepare ações para diferentes públicos.
Abril
Domingo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
01 Dia da Mentira | 02 Dia Mundial de Conscientização do Autismo | 03 | 04 | 05 | ||
06 | 07 Dia Mundial da Saúde | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 |
13 | 14 Dia Mundial do Café | 15 | 16 | 17 | 18 Sexta-feira Santa | 19 |
20 Domingo de Páscoa | 21 Tiradentes | 22 | 23 | 24 Dia do Churrasco | 25 | 26 |
27 | 28 Dia da Sogra | 29 | 30 |
💡 Dica para o parceiro iFood: abril convida ao consumo de comidas mais quentinhas. Invista em sobremesas com chocolate (ainda no clima da Páscoa) e inclua sopas, caldos e pratos mais aconchegantes no cardápio. Período ideal para cativar o cliente com carinho e sabor.
Maio
Domingo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
01 Dia do Trabalho | 02 Dia Mundial do Atum | 03 Dia do Sertanejo | ||||
04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 |
11 Dia das Mães | 12 | 13 | 14 | 15 Dia Internacional das Famílias | 16 | 17 Dia Internacional contra a Homofobia |
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |
25 Dia do Trabalhador Rural | 26 Dia Nacional do Bombeiro | 27 | 28 Dia do Hambúrguer | 29 | 30 | 31 Dia do Espírito Santo |
💡 Dica para o parceiro iFood: o Dia das Mães é uma das datas que mais movimentam o delivery. Aposte em menus especiais para compartilhar, combos comemorativos e sobremesas caprichadas. Também é hora de adaptar o cardápio ao outono com pratos mais encorpados.
Junho
Domingo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 Dia Mundial do Meio Ambiente | 06 | 07 Dia Mundial da Segurança Alimentar |
08 | 09 | 10 | 11 | 12 Dia dos Namorados | 13 Dia de Santo Antônio Dia do Turista | 14 Dia Mundial do Doador de Sangue Dia Universal de Deus |
15 | 16 | 17 | 18 Imigração Japonesa | 19 Corpus Christi Dia do Cinema Brasileiro | 20 Dia do Revendedor | 21 Início do Inverno |
22 | 23 | 24 Dia de São João Dia Internacional do Leite | 25 | 26 | 27 Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas | 28 |
29 Dia de São Pedro e São Paulo Dia do Papa Dia do Pescador | 30 |
💡 Dica para o parceiro iFood: aposte nas comidas típicas de festa junina, como milho, canjica, quentão e bolo de fubá. Itens com pegada afetiva têm grande apelo. Invista em embalagens temáticas e campanhas nostálgicas para conquistar os clientes.
Julho
Domingo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
01 | 02 | 03 | 04 Independência dos EUA | 05 | ||
06 | 07 Dia Mundial do Chocolate | 08 Dia do Panificador | 09 | 10 Dia da Pizza | 11 | 12 |
13 Dia Mundial do Rock | 14 | 15 | 16 Dia dos Comerciantes | 17 | 18 | 19 Dia Nacional do Futebol |
20 Dia do Amigo e Internacional da Amizade | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 Dia do Escritor Dia do Motorista | 26 Dia dos Avós |
27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
💡 Dica para o parceiro iFood: o clima frio e o recesso escolar tornam julho ideal para vender pratos quentes, caldos, massas e sobremesas. Crie combos família, porções para compartilhar e invista na divulgação de um cardápio aconchegante e prático.
Agosto
Domingo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
01 | 02 Início da Semana da Cultura Nordestina | |||||
03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 Dia Internacional dos Povos Indígenas |
10 Dia dos Pais | 11 Dia do Garçom | 12 | 13 | 14 | 15 Dia dos Solteiros | 16 |
17 | 18 Dia do Estagiário | 19 Dia Mundial da Fotografia | 20 | 21 | 22 Dia do Folclore | 23 |
24 Dia da Infância | 25 Dia do Feirante | 26 Dia Internacional da Igualdade da Mulher | 27 Dia do Psicólogo | 28 | 29 | 30 |
31 Dia do Nutricionista |
💡 Dica para o parceiro iFood: o Dia dos Pais é ótima chance para promoções com pratos especiais, combos com cerveja ou sobremesas. Além disso, o mês marca a volta da rotina, então pratos rápidos e menus executivos podem atrair quem busca praticidade durante a semana.
Setembro
Domingo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 Dia Internacional da Caridade Dia da Amazônia Dia Oficial da Farmácia | 06 | |
07 Independência do Brasil | 08 | 09 Dia do Médico Veterinário | 10 | 11 | 12 | 13 |
14 | 15 Dia do Cliente | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 Dia do Gaúcho |
21 | 22 Início da Primavera | 23 Dia do Sorvete | 24 | 25 | 26 Dia Nacional do SurdoDia Mundial do Mar | 27 Dia de Cosme e Damião |
28 Dia da Lei do Ventre Livre | 29 | 30 Dia da Secretária |
💡 Dica para o parceiro iFood: com o início da primavera e alguns feriados estratégicos, setembro permite campanhas leves, frescas e coloridas. Aposte em saladas especiais, sobremesas com frutas e promoções para os dias de descanso.
Outubro
Domingo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
01 Dia do Vendedor Dia Nacional do Idoso | 02 | 03 | 04 Dia da Natureza Dia do Barman Dia Mundial dos Animais | |||
05 Dia do Empreendedor | 06 | 07 | 08 Dia do Nordestino | 09 | 10 Dia Mundial da Saúde Mental | 11 Dia do Deficiente Físico |
12 Dia de Nossa Senhora Aparecida Dia das Crianças | 13 | 14 | 15 Dia do Professor | 16 Dia Mundial da Alimentação | 17 | 18 Dia do Médico |
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 Dia Internacional do Bucho | 25 |
26 | 27 | 28 Dia de São Judas Tadeu | 29 | 30 Dia do Balconista | 31 Dia das Bruxas (Halloween) |
💡 Dica para o parceiro iFood: use o Dia das Crianças e o Halloween como tema para cardápios lúdicos e criativos. Lanches divertidos, sobremesas coloridas e ações com brindes ou embalagens temáticas são ótimas estratégias para encantar o público.
Novembro
Domingo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
01 Dia Mundial do Veganismo | ||||||
02 Finados | 03 Dia do Cabeleireiro | 04 | 05 Dia do Cinema Brasileiro Dia da Ciência e Cultura | 06 Dia Nacional do Riso | 07 | 08 |
9 | 10 Dia do Trigo | 11 | 12 Dia do Supermercado | 13 Dia Mundial da Gentileza | 14 Dia Mundial do Combate a Diabetes | 15 Proclamação da República |
16 | 17 Dia Internacional do Estudante | 18 | 19 | 20 Dia Nacional da Consciência Negra | 21 Dia Mundial da Televisão | 22 Dia do Músico |
23 | 24 | 25 Dia Nacional do Doador de Sangue | 26 | 27 | 28 Black Friday | 29 Dia Nacional da Onça-Pintada |
30 Dia Nacional do Evangélico |
💡 Dica para o parceiro iFood: Com a Black Friday, esse mês é a oportunidade perfeita para promoções-relâmpago, combos especiais e frete grátis; a data também permite girar estoque e atrair novos clientes.
Dezembro
Domingo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
01 Dia Internacional da Luta Contra a AIDS | 02 Dia Nacional do Samba | 03 Dia Internacional do Portador de Deficiência | 04 | 05 | 06 | |
07 | 08 | 09 | 10 Dia Universal do Palhaço | 11 | 12 | 13 |
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
21Início do Verão | 22 | 23 Dia do Vizinho | 24 | 25 Natal | 26 Dia da Lembrança | 27 |
28 | 29 | 30 | 31 Véspera de Ano Novo |
💡 Dica para o parceiro iFood: crie menus natalinos, sobremesas especiais e campanhas com clima de agradecimento. Cestas para presentear, combos de fim de ano e embalagens personalizadas ajudam a fechar o ano com boas vendas e clientes fidelizados.
Quais são as datas comemorativas que mais vendem?
Muitas datas têm um forte apelo comercial e podem gerar resultados surpreendentes se planejadas corretamente. Pesquisas indicam que algumas datas especiais se destacam em termos de vendas, como:
- Natal;
- Ano Novo;
- Black Friday;
- Dia dos Pais;
- Dia das Mães;
- Dia da Mulher;
- Dia das Crianças;
- Dia do Consumidor;
- Dia dos Namorados.
No entanto, também vale apostar em datas menos expressivas, como Dia do Amigo ou o Dia do Hambúrguer — que são datas menores, mas que podem trazer bons resultados em campanhas direcionadas para o público certo.
No ramo de food service, as possibilidades são amplas, considerando as preferências dos consumidores.
É importante dizer que as datas comemorativas não se referem, necessariamente, aos feriados previstos ao longo do ano. Até porque, nem todos têm potencial de exploração e impacto nos resultados do varejo.
Como usar essas datas de forma estratégica em seu negócio?
Como mencionamos, você pode usar as datas comemorativas para fazer promoções pontuais por tempo limitado, oferecer algum benefício especial ou publicar posts temáticos nas redes sociais para atrair os clientes.
O planejamento é a chave de sucesso para qualquer campanha promocional, já que a antecipação permite pensar as ações de forma estratégica.
A data comemorativa simboliza algo que as pessoas desejam materializar e eternizar, o que pode ser um presente ou um evento.
E os consumidores estão mais propensos a gastar nessas datas, viu? No dia dos namorados do ano passado, por exemplo, houve um crescimento de 8% nas compras em e-commerces; o reflexo é parecido em outras sazonalidades.
Segundo João Barcelos, embaixador do iFood, uma dica para vender mais nessas datas é criar “combos presenteáveis com algo específico, usando a criatividade”.
5 dicas para você vender mais em datas comemorativas
Que tal conhecer algumas dicas de sucesso para vender mais em datas comemorativas? Confira a seguir!
1. Faça um planejamento
É importante que seu cardápio esteja pronto e adequado para cada ocasião. Lembre-se de que os consumidores desejam presentear pessoas especiais, seja sua empresa um delivery ou uma loja física.
Ao planejar sua preparação, é necessário estudar os prazos dos fornecedores e sua capacidade de entrega.
Isso garantirá que você tenha as quantidades necessárias de produtos ou materiais a tempo do aumento das vendas. Não esqueça de alinhar seus planos de preparação com as capacidades e limitações dos seus fornecedores.
2. Atualize a presença digital da sua empresa
É fundamental que seu público-alvo saiba quando e onde sua loja está operando para que possam realizar compras com facilidade.
Por isso, mantenha sempre suas informações atualizadas na internet, incluindo redes sociais, site da empresa e Perfil da Empresa no Google — dessa forma, você facilita para os consumidores encontrarem seu negócio quando estiverem buscando pelos produtos que você oferece.
Isso aumenta as chances de atrair novos clientes e impulsionar as vendas.
3. Prepare a equipe de atendimento
Quando os clientes começam a chegar, é um momento importantíssimo para garantir vendas bem-sucedidas. Você deve auxiliar os consumidores na escolha dos presentes e esclarecer dúvidas que possam surgir.
Os membros da equipe devem estar prontos para conversar e oferecer sugestões, tanto pessoalmente quanto online, para entender as necessidades dos clientes e ajudá-los da melhor maneira possível.
Esteja disponível para oferecer um atendimento personalizado e eficiente, o que pode fazer toda a diferença nas vendas.
4. Ofereça ofertas aos clientes
Crie promoções atrativas que façam sentido tanto para seu negócio quanto para o consumidor final. Combos, descontos, cupons, opções de frete grátis ou diferenciado, cashback e outras iniciativas podem incentivar os clientes a fecharem negócio.
Seja criativo ao explorar as oportunidades oferecidas pela data comemorativa. Mantenha transparência e clareza em suas ofertas para construir confiança com os clientes e garantir que eles saibam exatamente o que estão recebendo ao fazer uma compra.
5. Dê atenção ao pós-venda
Durante datas comemorativas, é comum que ocorram trocas de presentes. Nesse caso, é importante estar preparado para oferecer um excelente atendimento ao cliente quando esse momento chegar.
Fique atento que o processo de troca pode ser uma oportunidade para fidelizar o cliente e até mesmo gerar vendas adicionais no futuro, seja por meio de compras posteriores ou indicações para amigos.
Garanta que sua equipe esteja pronta para lidar com as trocas de forma eficiente e amigável, garantindo uma experiência positiva para o cliente mesmo após a compra inicial.
Resumindo: aproveitar todas as datas comemorativas em 2025 pode transformar o calendário do seu restaurante em uma poderosa ferramenta de vendas!
Com planejamento, criatividade e boas estratégias de divulgação, você consegue criar experiências memoráveis para os seus clientes — e impulsionar seu negócio o ano todo.
Por isso, não deixe para a última hora e comece a desenvolver quanto antes suas estratégias, unindo a atração do marketing com o poder de convencimento em vendas.
Continue aqui no blog do iFood para conferir outros conteúdos que podem ajudar o seu negócio, como essas 7 dicas práticas para controle de perdas.
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