Datas comemorativas: calendário completo para 2025 e melhores oportunidades para o comércio

Você pode alavancar as vendas do seu estabelecimento durante o ano todo: basta planejamento e um bom calendário de datas comemorativas — que você confere aqui no blog.

Ainda não se organizou para aproveitar as datas comemorativas como estratégia de vendas no seu negócio? Então você está perdendo a oportunidade de fazer o seu faturamento crescer!

Quando bem aproveitadas, as sazonalidades geram picos de vendas, aumentam o alcance da marca e fortalecem o relacionamento com os clientes.

Com um planejamento antecipado de marketing, é possível aproveitar diversas datas a favor do negócio: para isso, é preciso identificar quais são as principais (e as que fazem mais sentido no seu nicho) e seu impacto no desejo de compra do consumidor. 

Lembre-se: sempre próximo a uma data comemorativa, o comércio tende a se agitar, intensificando o movimento das vendas.

Continue a leitura para conferir quais são as datas comemorativas do ano e saber como usá-las de forma estratégica no seu negócio.

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Quais são as datas comemorativas de 2025?

Para começar, é importante ter em mãos bons calendários de datas comemorativas — assim, você consegue se antecipar, preparar campanhas e criar um cardápio especial para atrair mais clientes. 

Abaixo, destacamos todas as datas comemorativas em 2025, mês a mês:

Janeiro

DomingoSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
01
Ano Novo
0203
04
Dia Mundial do Espaguete
0506
Dia de Reis
0708
Dia do Fotógrafo
09
Dia do Astronauta
1011
Dia Internacional do Obrigado
12131415
Dia do Compositor
161718
19
Dia do Cabeleireiro
20
Dia de São Sebastião
21
Dia Mundial da Religião
2223
Dia da Escrita à Mão
24
Dia da Previdência Social
25
Aniversário de São Paulo
2627
Dia em Memória das Vítimas do Holocausto
2829
Dia da Hospitalidade
30
Dia da Saudade
31
Dia Mundial do Mágico

💡 Dica para o parceiro iFood: janeiro é o mês ideal para aproveitar o clima quente e as férias escolares para criar ações voltadas para o lazer, refeições leves e bebidas refrescantes. Campanhas com “combo família” ou pratos sazonais têm tudo para atrair clientes em busca de praticidade e sabor.

Fevereiro

DomingoSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
01
Dia do Publicitário
02
Dia de Iemanjá
03040506
0708
091011121314
Valentine’s Day
15
16171819
Dia do Esportista
202122
232425262728Dia da Ressaca

💡 Dica para o parceiro iFood: fevereiro neste ano é um mês com potencial para ações de volta às aulas — além do esquenta para o carnaval. Aposte em opções para lanche, marmitas saudáveis e promoções criativas com itens escolares ou temáticas tropicais.

Março

DomingoSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
01
020304
Carnaval
05
Quarta-feira de cinzas
060708
Dia Internacional da Mulher
09101112131415
Dia Mundial do Consumidor
1617
Dia de São Patrício
1819
Dia do Artesão
20
Início do Outono
21
Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
22Dia Mundial da Água
23242526
Dia do Cacau
272829
3031
Dia da Saúde e Nutrição

💡 Dica para o parceiro iFood: com o carnaval e a preparação para a Páscoa, março é perfeito para campanhas temáticas — desde drinks e comidas típicas carnavalescas até sobremesas especiais com chocolate. Personalize o cardápio e prepare ações para diferentes públicos.

Abril

DomingoSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
01
Dia da Mentira
02
Dia Mundial de Conscientização do Autismo
030405
0607
Dia Mundial da Saúde
0809101112
1314
Dia Mundial do Café
15161718
Sexta-feira Santa
19
20
Domingo de Páscoa
21
Tiradentes
2223
24
Dia do Churrasco
2526
2728
Dia da Sogra
2930

💡 Dica para o parceiro iFood: abril convida ao consumo de comidas mais quentinhas. Invista em sobremesas com chocolate (ainda no clima da Páscoa) e inclua sopas, caldos e pratos mais aconchegantes no cardápio. Período ideal para cativar o cliente com carinho e sabor.

Maio

DomingoSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
01
Dia do Trabalho
02
Dia Mundial do Atum
03
Dia do Sertanejo
04050607080910
11
Dia das Mães
12131415
Dia Internacional das Famílias
1617
Dia Internacional contra a Homofobia
18192021222324
25
Dia do Trabalhador Rural
26
Dia Nacional do Bombeiro
2728
Dia do Hambúrguer
293031
Dia do Espírito Santo

💡 Dica para o parceiro iFood: o Dia das Mães é uma das datas que mais movimentam o delivery. Aposte em menus especiais para compartilhar, combos comemorativos e sobremesas caprichadas. Também é hora de adaptar o cardápio ao outono com pratos mais encorpados.

Junho

DomingoSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
0102030405
Dia Mundial do Meio Ambiente
0607
Dia Mundial da Segurança Alimentar
0809101112
Dia dos Namorados
13
Dia de Santo Antônio
Dia do Turista
14
Dia Mundial do Doador de Sangue
Dia Universal de Deus
15161718
Imigração Japonesa
19
Corpus Christi
Dia do Cinema Brasileiro
20
Dia do Revendedor
21
Início do Inverno
222324
Dia de São João
Dia Internacional do Leite
252627
Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas
28
29
Dia de São Pedro e São Paulo
Dia do Papa
Dia do Pescador
30

💡 Dica para o parceiro iFood: aposte nas comidas típicas de festa junina, como milho, canjica, quentão e bolo de fubá. Itens com pegada afetiva têm grande apelo. Invista em embalagens temáticas e campanhas nostálgicas para conquistar os clientes.

Julho

DomingoSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
01020304
Independência dos EUA
05
0607
Dia Mundial do Chocolate
08
Dia do Panificador
0910
Dia da Pizza
1112
13
Dia Mundial do Rock
141516
Dia dos Comerciantes
171819
Dia Nacional do Futebol
20
Dia do Amigo e Internacional da Amizade
2122232425
Dia do Escritor
Dia do Motorista
26
Dia dos Avós
2728293031

💡 Dica para o parceiro iFood: o clima frio e o recesso escolar tornam julho ideal para vender pratos quentes, caldos, massas e sobremesas. Crie combos família, porções para compartilhar e invista na divulgação de um cardápio aconchegante e prático.

Agosto

DomingoSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
0102
Início da Semana da Cultura Nordestina
03040506070809
Dia Internacional dos Povos Indígenas
10
Dia dos Pais
11
Dia do Garçom
12131415
Dia dos Solteiros
16
1718
Dia do Estagiário
19
Dia Mundial da Fotografia
202122
Dia do Folclore
23
24
Dia da Infância
25
Dia do Feirante
26
Dia Internacional da Igualdade da Mulher
27
Dia do Psicólogo
282930
31
Dia do Nutricionista

💡 Dica para o parceiro iFood: o Dia dos Pais é ótima chance para promoções com pratos especiais, combos com cerveja ou sobremesas. Além disso, o mês marca a volta da rotina, então pratos rápidos e menus executivos podem atrair quem busca praticidade durante a semana.

Setembro

DomingoSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
0102030405
Dia Internacional da Caridade
Dia da Amazônia
Dia Oficial da Farmácia
06
07
Independência do Brasil
0809
Dia do Médico Veterinário
10111213
1415
Dia do Cliente
1617181920
Dia do Gaúcho
2122
Início da Primavera
23
Dia do Sorvete
242526
Dia Nacional do SurdoDia Mundial do Mar
27
Dia de Cosme e Damião
28
Dia da Lei do Ventre Livre
2930
Dia da Secretária

💡 Dica para o parceiro iFood: com o início da primavera e alguns feriados estratégicos, setembro permite campanhas leves, frescas e coloridas. Aposte em saladas especiais, sobremesas com frutas e promoções para os dias de descanso.

Outubro

DomingoSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
01
Dia do Vendedor
Dia Nacional do Idoso
020304
Dia da Natureza
Dia do Barman
Dia Mundial dos Animais
05
Dia do Empreendedor
060708
Dia do Nordestino
0910
Dia Mundial da Saúde Mental
11
Dia do Deficiente Físico
12
Dia de Nossa Senhora Aparecida
Dia das Crianças
131415
Dia do Professor
16
Dia Mundial da Alimentação
1718
Dia do Médico
192021222324
Dia Internacional do Bucho
25
262728
Dia de São Judas Tadeu
2930
Dia do Balconista
31
Dia das Bruxas (Halloween)

💡 Dica para o parceiro iFood: use o Dia das Crianças e o Halloween como tema para cardápios lúdicos e criativos. Lanches divertidos, sobremesas coloridas e ações com brindes ou embalagens temáticas são ótimas estratégias para encantar o público.

Novembro

DomingoSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
01
Dia Mundial do Veganismo
02
Finados
03
Dia do Cabeleireiro
0405
Dia do Cinema Brasileiro
Dia da Ciência e Cultura
06
Dia Nacional do Riso
0708
910
Dia do Trigo
1112
Dia do Supermercado
13
Dia Mundial da Gentileza
14
Dia Mundial do Combate a Diabetes
15
Proclamação da República
1617
Dia Internacional do Estudante
181920
Dia Nacional da Consciência Negra
21
Dia Mundial da Televisão
22
Dia do Músico
232425
Dia Nacional do Doador de Sangue
262728
Black Friday
29
Dia Nacional da Onça-Pintada
30
Dia Nacional do Evangélico

💡 Dica para o parceiro iFood: Com a Black Friday, esse mês é a oportunidade perfeita para promoções-relâmpago, combos especiais e frete grátis; a data também permite girar estoque e atrair novos clientes.

Dezembro

DomingoSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
01
Dia Internacional da Luta Contra a AIDS
02
Dia Nacional do Samba
03
Dia Internacional do Portador de Deficiência
040506
07080910
Dia Universal do Palhaço
111213
14151617181920
21Início do Verão2223
Dia do Vizinho
2425
Natal
26
Dia da Lembrança
27
28293031
Véspera de Ano Novo

💡 Dica para o parceiro iFood: crie menus natalinos, sobremesas especiais e campanhas com clima de agradecimento. Cestas para presentear, combos de fim de ano e embalagens personalizadas ajudam a fechar o ano com boas vendas e clientes fidelizados.

Quais são as datas comemorativas que mais vendem?

qual a próxima data comemorativa

Muitas datas têm um forte apelo comercial e podem gerar resultados surpreendentes se planejadas corretamente. Pesquisas indicam que algumas datas especiais se destacam em termos de vendas, como:

No entanto, também vale apostar em datas menos expressivas, como Dia do Amigo ou o Dia do Hambúrguer — que são datas menores, mas que podem trazer bons resultados em campanhas direcionadas para o público certo.

No ramo de food service, as possibilidades são amplas, considerando as preferências dos consumidores.

É importante dizer que as datas comemorativas não se referem, necessariamente, aos feriados previstos ao longo do ano. Até porque, nem todos têm potencial de exploração e impacto nos resultados do varejo.

Como usar essas datas de forma estratégica em seu negócio?

Como mencionamos, você pode usar as datas comemorativas para fazer promoções pontuais por tempo limitado, oferecer algum benefício especial ou publicar posts temáticos nas redes sociais para atrair os clientes.

O planejamento é a chave de sucesso para qualquer campanha promocional, já que a antecipação permite pensar as ações de forma estratégica. 

A data comemorativa simboliza algo que as pessoas desejam materializar e eternizar, o que pode ser um presente ou um evento.

E os consumidores estão mais propensos a gastar nessas datas, viu? No dia dos namorados do ano passado, por exemplo, houve um crescimento de 8% nas compras em e-commerces; o reflexo é parecido em outras sazonalidades.

Segundo João Barcelos, embaixador do iFood, uma dica para vender mais nessas datas é criar “combos presenteáveis com algo específico, usando a criatividade”.

5 dicas para você vender mais em datas comemorativas

calendário de datas comemorativas

Que tal conhecer algumas dicas de sucesso para vender mais em datas comemorativas? Confira a seguir!

1. Faça um planejamento

É importante que seu cardápio esteja pronto e adequado para cada ocasião. Lembre-se de que os consumidores desejam presentear pessoas especiais, seja sua empresa um delivery ou uma loja física.

Ao planejar sua preparação, é necessário estudar os prazos dos fornecedores e sua capacidade de entrega. 

Isso garantirá que você tenha as quantidades necessárias de produtos ou materiais a tempo do aumento das vendas. Não esqueça de alinhar seus planos de preparação com as capacidades e limitações dos seus fornecedores.

2. Atualize a presença digital da sua empresa

datas comemorativas do ano

É fundamental que seu público-alvo saiba quando e onde sua loja está operando para que possam realizar compras com facilidade. 

Por isso, mantenha sempre suas informações atualizadas na internet, incluindo redes sociais, site da empresa e Perfil da Empresa no Google — dessa forma, você facilita para os consumidores encontrarem seu negócio quando estiverem buscando pelos produtos que você oferece. 

Isso aumenta as chances de atrair novos clientes e impulsionar as vendas.

3. Prepare a equipe de atendimento

Quando os clientes começam a chegar, é um momento importantíssimo para garantir vendas bem-sucedidas. Você deve auxiliar os consumidores na escolha dos presentes e esclarecer dúvidas que possam surgir. 

Os membros da equipe devem estar prontos para conversar e oferecer sugestões, tanto pessoalmente quanto online, para entender as necessidades dos clientes e ajudá-los da melhor maneira possível. 

Esteja disponível para oferecer um atendimento personalizado e eficiente, o que pode fazer toda a diferença nas vendas.

4. Ofereça ofertas aos clientes

Crie promoções atrativas que façam sentido tanto para seu negócio quanto para o consumidor final. Combos, descontos, cupons, opções de frete grátis ou diferenciado, cashback e outras iniciativas podem incentivar os clientes a fecharem negócio.

Seja criativo ao explorar as oportunidades oferecidas pela data comemorativa. Mantenha transparência e clareza em suas ofertas para construir confiança com os clientes e garantir que eles saibam exatamente o que estão recebendo ao fazer uma compra.

5. Dê atenção ao pós-venda

Durante datas comemorativas, é comum que ocorram trocas de presentes. Nesse caso, é importante estar preparado para oferecer um excelente atendimento ao cliente quando esse momento chegar. 

Fique atento que o processo de troca pode ser uma oportunidade para fidelizar o cliente e até mesmo gerar vendas adicionais no futuro, seja por meio de compras posteriores ou indicações para amigos. 

Garanta que sua equipe esteja pronta para lidar com as trocas de forma eficiente e amigável, garantindo uma experiência positiva para o cliente mesmo após a compra inicial.

Resumindo: aproveitar todas as datas comemorativas em 2025 pode transformar o calendário do seu restaurante em uma poderosa ferramenta de vendas!

Com planejamento, criatividade e boas estratégias de divulgação, você consegue criar experiências memoráveis para os seus clientes — e impulsionar seu negócio o ano todo.

Por isso, não deixe para a última hora e comece a desenvolver quanto antes suas estratégias, unindo a atração do marketing com o poder de convencimento em vendas.

Continue aqui no blog do iFood para conferir outros conteúdos que podem ajudar o seu negócio, como essas 7 dicas práticas para controle de perdas.

Foto de Por João Barcelos

Por João Barcelos

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