As datas comemorativas são oportunidades reais de impulsionar as vendas e fazer crescer o faturamento. Com um planejamento antecipado de marketing e venda, é possível aproveitar a sazonalidade do calendário a favor do negócio.
Para isso, é preciso identificar quais são as principais datas e seu impacto no desejo de compra do consumidor. Próximo de uma data comemorativa, o comércio tende a se agitar, intensificando o movimento das vendas.
Continue a leitura e saiba como aproveitar as datas comemorativas para vender mais!
Quais são as datas comemorativas que mais vendem?
Muitas datas têm um forte apelo comercial e podem surpreender se você souber planejar bem as ideias, como:
- Natal;
- Ano Novo;
- Dia das Mães;
- Dia dos Pais;
- Dia dos Namorados;
- Dia da Mulher;
- Dia das Crianças.
Vale, no entanto, apostar em datas menos expressivas, como Dia do Consumidor, Black Friday, Dia do Amigo e Dia do Hambúrguer, mas que podem trazer bons resultados em campanhas direcionadas para o público certo.
No ramo de food service, as possibilidades são amplas, considerando as preferências dos consumidores.
É importante dizer que as datas comemorativas não se referem, necessariamente, aos feriados previstos ao longo do ano. Até porque, nem todos têm potencial de exploração e impacto nos resultados do varejo.
Como usar essas datas de forma estratégica?
Você pode usar as datas comemorativas para fazer promoções pontuais por tempo limitado, oferecer algum benefício especial ou publicar posts temáticos nas redes sociais para atrair os clientes.
O planejamento é a chave de sucesso para qualquer campanha promocional, já que a antecipação permite pensar as ações de forma estratégica. A data comemorativa simboliza algo que as pessoas desejam materializar e eternizar, o que pode ser um presente ou um evento.
De acordo com o reporte de Food&Tech Trends da GALUNION, realizado em parceria com o Instituto Qualibest, o número de brasileiros que voltou às atividades sociais sugere um consumo maior de alimentos e retomada do varejo. Ou seja, 64% dos “mais de 1 mil entrevistados se reúnem para comer com familiares e amigos” por diversos motivos.
Segundo João Barcelos, embaixador do iFood, uma dica é criar “combos presenteáveis com algo específico, usando a criatividade”.
Como construir um calendário de datas comemorativas relevantes?
O primeiro passo é pensar no seu público-alvo e saber quais datas se encaixam no perfil dos seus consumidores. Considere tanto as datas de maior abrangência quanto aquelas que não são tradicionais, mas que provocam o desejo de celebração e compra.
Pense na sazonalidade do cardápio e no que pode ser adequado para comemorar uma data, sem influenciar sua atividade principal. “As datas especiais são sempre uma oportunidade que o comércio tem de atrair os olhares para o negócio” e fortalecer a relação com os clientes, completa João Barcelos.
Faça uma pesquisa de todas as datas do calendário e selecione as principais e mais relevantes. É importante considerar as datas que fazem sentido dentro da proposta do que você vende e agregar ideias personalizadas.
Como integrar ações de marketing e vendas em datas comemorativas?
O primeiro passo para integrar ações de marketing e vendas em datas comemorativas é construir um calendário. A partir dele, você pode pensar em promoções não tão comuns, formar parcerias com fornecedores, montar um cardápio para a data, entre outras ações.
O varejo sofre um alvoroço natural quando as datas comemorativas vão se aproximando. Porém, esse comportamento é válido apenas para o que já é tradição. Para outras, como o Dia do Café, da Saudade, dos Avós, do Cliente, do Solteiro, por exemplo, precisam ser divulgadas.
A divulgação é essencial para que as pessoas saibam que você está promovendo ações diferenciadas em determinada data. É preciso fazer e oferecer algo diferente para chamar a atenção do público e ter a preferência na hora de decidir uma compra.
Use as redes sociais a seu favor, bem como os canais possíveis de comunicação com o maior número de consumidores possível. Se antecipe para saber o que as pessoas esperam do comércio e como você pode surpreender e causar um impacto positivo.
As datas comemorativas ajudam um empreendedor a sair da zona de conforto e pensar de modo criativo. Por isso, não deixe para a última hora e comece a desenvolver quanto antes suas estratégias, unindo a atração do marketing com o poder de convencimento em vendas.
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