Dia do hambúrguer: tudo sobre esse prato!

Conheça a história do dia do hambúrguer! Descubra como esse prato chegou no Brasil e saiba como comemorar essa data!

Versátil, prático e saboroso, o hambúrguer conquistou o paladar de milhões pessoas no mundo todo, desde opções simples até as mais requintadas versões gourmets. Não é à toa que foi criado um dia só para ele. O Dia do Hambúrguer é uma data para celebrar essa invenção gastronômica tão apreciada e altamente consumida.

Esse dia é perfeito para investir em meios de aumentar os lucros e conquistar novos clientes. Quer saber como fazer para não ficar de fora dessa oportunidade? Então continue a leitura deste post e saiba como celebrar o Dia do Hambúrguer!

A história do hambúrguer

Apesar de ter se popularizado nos Estados Unidos e se espalhar pelo mundo a partir de então, o hambúrguer não é uma criação norte-americana. A ideia teria vindo dos cavaleiros Tártaros (região da atual Mongólia) por volta do século 17 e 18, período em que invadiram a Europa.

Esses guerreiros costumavam moer as carnes mais duras, de modo a torná-las mais agradáveis para comer. Existe, inclusive, uma lenda que afirma que os cavaleiros tártaros colocavam as carnes sob a cela dos cavalos para amaciá-las enquanto cavalgavam.

Não demorou muito para que a invenção chegasse ao conhecimento dos alemães, que incorporaram essa carne moída e achatada à sua alimentação. Apenas na metade do século 19 o hambúrguer foi levado às Américas por imigrantes alemães. Por terem embarcado no porto de Hamburgo, a carne passou a ser chamada de hamburg steak — bife de Hamburgo.

Foi nos Estados Unidos que surgiu a ideia de acrescentar pão à carne. Com o passar do tempo, também o incrementaram com queijo, molhos e saladas, transformando o hambúrguer naquilo que conhecemos hoje. Não demorou muito para a iguaria ganhar as lanchonetes e se espalhar pelo mundo.

Dia Internacional do Hambúrguer

A data escolhida para celebrar o Dia Mundial do Hambúrguer foi 28 de maio. A explicação da data é que foi nesse dia, no ano de 1904, que ocorreu a feira mundial de Saint Louis, nos Estados Unidos.

Essa foi a primeira vez em que o hambúrguer, de fato, foi apresentado oficialmente ao público, sendo o primeiro passo para a sua popularização. A partir da Feira de Saint Louis, o hambúrguer passou a ser visto como um alimento para se comprar, lanchar com os amigos e comercializar.

Essa mudança de hábito no consumo do lanche fez com que ele deixasse de ser apenas algo para ser feito em casa. A partir de então, ele se transformou numa febre de consumo, passando a ser vendido em lojas exclusivas, criando assim o conceito de hamburgueria.

Dia do Hambúrguer no Brasil

No Brasil, o Dia do Hambúrguer é comemorado na mesma data que do calendário internacional. A iguaria chegou ao país apenas em 1952, quando o norte-americano Robert Falkeburg abriu a primeira lanchonete Bob’s no Rio de Janeiro.

Com o passar dos anos, novas lanchonetes surgiram e novos sabores foram criados e incorporados aos cardápios brasileiros. Com um público com paladar cada vez mais exigente, o lanche deixou de ser considerado um simples fast-food para também ganhar versões diferenciadas, como as gourmets, criativas e saudáveis.

Assim como em várias partes do mundo, o hambúrguer também se transformou em uma verdadeira paixão nacional, ainda mais após a implementação da hamburgueria delivery. Isso fez com que o Dia do Hambúrguer passasse a ser incorporado no calendário, data em várias ações são realizadas para celebrar essa deliciosa invenção.

Comemorando o dia do hambúrguer

A proposta é usar o Dia do Hambúrguer para atrair os consumidores, já que é o dia perfeito para reunir os amigos nas lanchonetes. Pensando nisso, confira algumas ações para não deixar a data passar em branco.

Divulgue nas redes sociais

As redes sociais são fundamentais para que as pessoas fiquem cientes das ações especiais criadas para o Dia do Hambúrguer. Para despertar o interesse dos seguidores e impulsionar as vendas, capriche na foto para deixá-los com água na boca. Além disso, não deixe de apostar nas hashtags para que o público seja capaz de encontrar você.

Crie promoções

Outra ideia é criar promoções relacionadas à data. Uma dica é dar um desconto para o hambúrguer mais votado numa enquete. Você também pode oferecer no seu delivery cupons de desconto especiais, cartões fidelidade ou até mesmo entrega grátis.

Faça combos especiais

Investir em combos especiais é uma boa maneira de melhorar o desempenho de vendas no Dia do Hambúrguer. Afinal, essa estratégia é ideal para estimular o desejo de comprar, já que desperta nos clientes a urgência de não perder a oportunidade.

Para isso, uma dica interessante é fazer combinações do lanche com outros itens que o público também adora, como batata-frita, molhos especiais, onion rings e bebidas. 

Lance novos sabores

Que tal apostar no lançamento de novos sabores para comemorar o Dia do Hambúrguer? Renovar o cardápio com novos molhos, diferentes tipos de carne e queijos especiais certamente vão deixar a clientela curiosa para saborear a novidade.

Experimente, por exemplo, investir em hambúrgueres feitos com carne de frango ou porco, com opção de preparo frito ou assado. Opções gourmets, como picanha, filé, peru e salmão, vão agradar os paladares mais sofisticados. Outra boa ideia para chamar a atenção é investir na criatividade, desenvolvendo sabores inusitados, como versões doces e apimentadas.

Opções veganas e vegetarianas também são indispensáveis. Afinal, cada vez mais cresce o número de pessoas que optam pela alimentação livre de produtos animais, sendo essa uma boa oportunidade para inclui-los no seu cardápio e atender a essa demanda. A carne para hambúrguer pode ser substituída, por exemplo, por cogumelos, carne de jaca ou leguminosas, como soja, feijão e grão-de-bico.

O Dia do Hambúrguer é uma data para não deixar passar em branco. Por isso, avalie as melhores opções para implementar nessa data de modo a atrair os clientes e celebre os lucros alcançados em seu negócio.

Quer conhecer a melhor maneira de ser visto pelo público, não apenas para o Dia Internacional do Hambúrguer, mas para o ano todo? Baixe agora mesmo o nosso e-book e veja como fazer uma divulgação adequada do seu restaurante!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

19/05/2024

Promoção de vendas: 5 dicas para o seu sucesso