Como escolher carne para hambúrguer

Conheça as principais carnes para hambúrguer e saiba como escolher a melhor. Aprenda ainda o que é um blend!

Se você busca criar um hambúrguer perfeito, deve ter atenção na escolha dos ingredientes e dos preparos. A escolha da carne para hambúrguer interfere diretamente no sabor, suculência e maciez.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Somada à escolha da carne, você deve buscar por um bom pão, queijos, molhos e acompanhamentos. É esse conjunto de ingredientes que vai encantar quem está comendo, com uma explosão de sabores.

A escolha da carne é um dos passos mais complexos. Afinal, são diversas opções. Mas tenha calma! Continue a leitura e saiba como escolher a carne para hambúrguer!

Quais são as carnes para hambúrguer?

Como regra, o preparo do hambúrguer demanda carnes que tenham um pouco de gordura, já que carnes muito magras podem deixá-lo seco. Busque também carnes que contenham poucas fibras. Confira as melhores opções!

Acém

O acém é uma carne bovina que fica localizada na parte dianteira do animal. Essa parte também é chamada como ponta de agulha, e está entre o pescoço e a costela. Trata-se de um corte mais gorduroso.

Alcatra

A alcatra é uma carne macia e saborosa — uma das melhores carnes para hambúrguer. É um corte nobre que fica localizado entre a coxa e o lombo do boi.

Contrafilé

O contrafilé é uma carne macia e bem saborosa, que fica localizado na parte de trás do animal, próximo do filé mignon. É uma carne nobre, envolta em uma camada de gordura.

Coxão duro

O coxão duro é uma carne mais magra, que fica localizada na parte de trás do animal, próximo à picanha. Além de ser mais seca, a carne é mais fibrosa. É recomendável utilizá-la em um blend.

Fraldinha

A fraldinha é uma carne suculenta e macia, mas não é recomendável utilizá-la sozinha em um hambúrguer, já que se trata de um corte com fibras e nervos do animal. Ela fica localizada na lateral do animal.

Maminha

A maminha é um corte que compõe a alcatra. Trata-se de uma carne magra e suculenta, que está localizada na parte traseira do animal.

Patinho

O patinho é uma carne muito escolhida no preparo de hambúrguer. Isso porque esse corte tem pouca gordura, as fibras são macias e é muito saboroso.

Peito

O peito bovino também é um corte muito utilizado no preparo de hambúrguer por ser saboroso. É uma carne com gordura, que também tem fibras e músculos.

Pescoço

Por estar muito próximo ao peito do animal, o pescoço é uma carne com características semelhantes: é uma carne gorda e fibrosa. Também muito utilizada no preparo de hambúrguer.

Como fazer um blend para hambúrguer?

O blend é uma mistura de carnes moídas que é muito feita para compor o sabor do hambúrguer. Ao fazer um blend, você pode misturar uma carne mais gordurosa com uma carne mais magra para construir a textura, sabor e suculência do hambúrguer.

O recomendável é que o hambúrguer tenha entre 10% e 15% de gordura. No restante, busque escolher carnes com sabores e texturas diferentes, até chegar na receita certa para você.

Os cortes do lado traseiro do boi costumam ter um sabor mais sutil e cores mais claras, como o coxão mole e alcatra; enquanto os cortes frontais, normalmente, têm cores mais escuras e sabores mais acentuados, como é o caso do pescoço, peito acém.

A composição do blend pode variar conforme o sabor que você espera construir. Mas para ajudar você, confira algumas dicas:

  • 50% de peito; 25% de fraldinha e 25% de acém.
  • 10% de gordura; 50% de coxão mole e 40% de peito;
  • 40% de maminha e 60% de fraldinha;
  • 60% de peito; 20% de acém; 20% de fraldinha;
  • 40% de alcatra; 30% de peito e 30% de acém;
  • 60% contrafilé e 40% patinho.

Você também pode compor o blend utilizando carnes de outros animais, como carne suína. Além disso, outra dica é utilizar bacon em alguns preparos, que pode trazer ainda mais sabor para o seu hambúrguer.

hambúrguer vegano

Como oferecer hambúrguer vegetariano e vegano?

Ainda que você seja especialista em preparar hambúrguer com proteína animal, vale a pena aprender receitas vegetarianos e veganas, para conseguir servir as pessoas que têm esse tipo de restrição alimentar.

Seja com grãos, seja com legumes, os hambúrgueres veganos e vegetarianos não pecam no sabor — principalmente se somados a bons temperos. Confira as principais opções!

Hambúrguer de grão-de-bico

O grão-de-bico é rico em proteínas, tornando uma excelente opção nutricional. Para prepará-lo, você deve cozinhar e amassar o grão-de-bico, e logo acrescentar temperos, como cebola, alho sal e orégano. Acrescente farinha até alcançar a consistência de molde e leve para o fogo.

Hambúrguer de cogumelo

Você também pode fazer hambúrguer utilizando cogumelo Paris ou shitake. Triture-os com cebola refogada, acrescente temperos, como cebola refogada, alho, sal e pimenta-do-reino. Adicione farinha para moldá-los em formato de hambúrguer e leve para a chapa.

Hambúrguer de cenoura

Para preparar o hambúrguer de cenoura você deve ralar as cenouras que serão utilizadas e misturá-la com cebola, cheiro-verde e os temperos de sua preferência. Adicione farinha até chegar no ponto de molde e leve ao fogo. Essa opção também funciona bem acrescentando queijo na própria massa.

Hambúrguer de brócolis

O brócolis deve estar cozido e picado em pequenos pedaços para o preparo. Você também pode triturá-lo, caso prefira. Então, adicione ricota, pimenta-do-reino e os temperos de sua preferência. Entre com a farinha até chegar na temperatura de molde e leve ao fogo até ficar dourado.

As opções de hambúrgueres veganos e vegetarianos são diversas. Você também pode prepará-los utilizando, como base, ingredientes como o palmito, quinoa e, até mesmo, arroz e feijão. Incrível, não é?

Mas independentemente do ingrediente base escolhido, lembre-se de fritá-lo separado dos hambúrgueres de proteína animal, já que o alimento pode pegar um sabor que não é o esperado por quem vai comer.

Além de ter um sabor incomparável, o hambúrguer é um prato que se destaca pela versatilidade. As possibilidades de preparo são infinitas e a escolha da carne para hambúrguer é só um detalhe, mas que você deve observar com cuidado.

Gostou de aprender mais sobre como escolher a carne para hambúrguer? Aproveite e comente aqui no post quais são os seus cortes preferidos!

Por iFood

Por iFood

13 respostas

  1. Olá bom dia, gostaria de estar aprendendo a fazer hambúrguer artesanal. Gostei das dicas para escolher as carnes, mais ainda não sei como fazer, preparar, o quer usar para fazer o hambúrguer

  2. Whats Going down i am new to this, I stumbled upon this I’ve found It absolutely useful and it has helped me out loads. I am hoping to give a contribution & help different customers like its aided me. Good job.

  3. Hi there! I know this is sort of off-topic however I had to ask.
    Does building a well-established website such as yours take a lot of work?
    I’m completely new to writing a blog however I
    do write in my journal everyday. I’d like to start a blog so I can share my own experience
    and views online. Please let me know if you have any kind of recommendations
    or tips for brand new aspiring blog owners. Thankyou!
    PHYSIOTREX
    PAINVANISHERS

  4. Закажите SEO продвижение сайта https://seo116.ru/ в Яндекс и Google под ключ в Москве и по всей России от экспертов. Увеличение трафика, рост клиентов, онлайн поддержка. Комплексное продвижение сайтов с гарантией.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/04/2024

Não julgue APENAS pela casca: veja como escolher os melhores legume...

23/04/2024

Embalagem de produtos: transformando compras em experiências

23/04/2024

Conheça 4 molhos para macarrão que são deliciosos