Vendas no Dia dos Pais: como aproveitar esta data?

Confira algumas ideias de itens presenteáveis para o dia dos pais e saiba como você pode encantar essa pessoa!

Datas comemorativas são excelentes oportunidades de aumentar o faturamento do estabelecimento. Aproveitar essas sazonalidades do mercado ajuda a atender um público maior e, consequentemente, fazer com que seu produto seja conhecido por mais pessoas. Um exemplo de oportunidade que você deve aproveitar são as vendas no dia dos pais.

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Não deixe essa ocasião passar despercebida e aproveite para aumentar as vendas e fortalecer o posicionamento da sua marca. Crie uma campanha envolvente a ajude a construir a fortalecer a relação com os seus clientes.

Thiago Murça de Almeida, bacharel em Comunicação Social — Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Gestão de Marketing Digital, mostra como fazer uma campanha de Dia dos Pais para despertar o interesse do público na data e o que vender. Confira!

Quando é o Dia dos Pais? 

No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. Essa data especial foi estabelecida a partir de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953, para estimular o comércio no segundo semestre. 

Com o sucesso do Dia das Mães no primeiro semestre, a comemoração do Dia dos Pais tornou-se uma oportunidade para movimentar a economia e homenagear essas importantes figuras paternas.

Campanhas de marketing em datas sazonais impulsionam significativamente o faturamento, mas muitos gestores desconhecem o potencial de dias menos populares.

Explorar essas datas com ações promocionais personalizadas é uma estratégia eficaz para aumentar as vendas e se destacar no mercado.

As datas comemorativas também são interessantes para explorar mais sobre as preferências do público, introduzindo opções temporárias ao catálogo de produtos e coletando feedback sobre um ou mais ingredientes empregados em um prato, ou em uma combinação deles.

Quando é o Dia dos Pais 2024? 

Em 2024, o dia dos pais será comemorado no dia 11 de agosto, sendo o segundo domingo do mês.

O que vender no Dia dos Pais? 

No universo da gastronomia, o Dia dos Pais é uma excelente oportunidade para oferecer presentes especiais, criativos, que ajudem a criar memórias afetivas.

Entre as opções, considere oferecer cestas de café-da-manhã cuidadosamente montadas, com uma seleção de deliciosos itens gourmet. Nesse combo, você pode incluir pães artesanais, geleias, chocolate, queijos finos e frutas frescas.

Além disso, pense em oferecer bebidas especiais para acompanhar a celebração, como vinhos selecionados ou cervejas artesanais. Essas escolhas proporcionam uma experiência única e sofisticada para os pais que apreciam diferentes tipos de sabores.

Outra alternativa é criar combinações de pratos ou menus especiais para a data, oferecendo uma refeição completa que atenda aos gostos e preferências dos pais. Essa opção permite que eles desfrutem de uma refeição deliciosa e sem preocupações, no conforto de suas casas.

Porém, o SEBRAE faz um alerta: “o empreendedor deve se preparar para um aumento no volume de clientes e reservar cadeiras e mesas extras. Contar com mais funcionários também é uma boa solução para atender a todos sem esperas longas e com qualidade”.

Como oferecer lembrancinhas para vender no Dia dos Pais? 

Entre as opções de lembrancinhas, as que costumam fazer mais sucesso incluem cartões personalizados, que podem trazer o nome do estabelecimento e uma mensagem de carinho pela data.

Outra ideia criativa é preparar chocolates artesanais, também personalizados. Utilize formas temáticas, crie chocolates exclusivos, embale-os com pacotes que façam referência à data e presenteie seus clientes com uma doçura personalizada.

Além disso, outra ideia bacana é montar kits temáticos com produtos especiais do seu estabelecimento. Seja um conjunto de temperos selecionados, seja uma seleção de molhos artesanais ou até mesmo um kit para preparar um delicioso churrasco em família.

O delivery não pode ficar de fora dessa. Se possível, envie uma pequena sobremesa junto com o pedido, como um bombom. Essas lembrancinhas personalizadas podem ser oferecidas como presentes aos clientes que são pais e tem um forte apelo emocional, contribuindo para a satisfação e fidelização da sua base de consumidores. 

Como fazer uma campanha de Dia dos Pais?

Uma boa campanha de dia dos pais começa com o planejamento. Só assim você poderá pensar bem nos detalhes e montar uma estratégia realmente atrativa para o seu público.

Thiago destaca: “o primeiro passo é entender o que o seu público espera do seu restaurante no dia dos pais.”

Responda a questões como: a sua marca já trabalha com uma ideia de ambiente familiar? É a primeira vez que você promoverá a data? Se não, quais foram os erros e acertos do último evento?

A partir dessas respostas você comece a definir as suas estratégias, combinando-as com as dicas que destacamos a seguir.

Conheça o público-alvo

No Dia dos Pais, o foco das ações para atrair as pessoas consumidoras deve atender às expectativas do público. Por isso, a dica é fazer pesquisas para identificar, por exemplo, quais são os pratos preferidos dos clientes, quais são suas restrições alimentares, o que eles mais valorizam em uma refeição etc.

Crie combos especiais

A campanha para estimular o consumo no seu estabelecimento deve ter os pais como destaque principal, é claro. Porém, também é interessante investir em combos que podem ser consumidos com os filhos, netos e outros familiares. Afinal, essa é uma data para comemorar em família!

Ofereça brindes e vale-presente

Quem é que não gosta de receber um mimo? Aqui, a dica é presentear com um brinde em cada compra no delivery. As lembrancinhas são uma excelente forma de presentear e homenagear os seus clientes pela data.

Além das dicas que já apresentamos, você também pode apostar em presentes como uma caneca ou chaveiro, que, além de úteis, servem como uma forma de divulgar o seu estabelecimento.

Foque no delivery

Os novos hábitos de consumo, como as compras no delivery, são destaque contínuo em campanhas sazonais. Desta forma, investir em entregas por aplicativo é uma oportunidade de ampliar as vendas e mostrar sua marca para mais consumidores.

Nesse ponto, Thiago destaca: “no caso de delivery, os pedidos não podem atrasar de jeito nenhum e eventuais erros devem ser corrigidos com muito mais urgência que o normal, não se esqueça de compensar tudo com brindes ou descontos. Estragar uma data especial é manchar a imagem da marca para sempre.”

O que mais vende no delivery nessa data?

Planeje tudo para fazer uma boa gestão de estoque. Aproveite para conferir exemplos do que mais vende no Dia dos Pais e considere incluir essas opções no seu cardápio:

  • cestas de café da manhã ou almoço;
  • lanches;
  • pizzas;
  • queijos especiais;
  • carnes variadas;
  • espetinhos;
  • vinhos e cerveja;
  • kit de bebidas;
  • mousse de limão;
  • cheesecake (torta doce de queijo cremoso);
  • pudim;
  • caipirinha.

Nem sempre você precisa criar algo completamente diferente para conquistar o interesse dos clientes. Muitas vezes, apenas um toque único em um prato campeão do seu restaurante é o suficiente para chamar atenção. Afinal, suas especialidades é o que fizeram com que o restaurante se mantenha aberto.

Porém, se você tiver uma estrutura adequada, convém testar oferecer algo inusitado, que sirva também para conhecer as preferências do cliente. Ainda assim, você não pode abrir mão de escolhas mais tradicionais, que atendam a todos os gostos.

É necessário oferecer opções sem glúten, sem açúcar, sem lactose e sem nenhum tipo de proteína animal para atender a todas as preferências. Essas opções podem ser apresentadas em menores quantidades, mas devem existir de qualquer forma.

Você viu como vender no Dia dos Pais e conquistar de vez novos clientes é simples? Outras datas especiais também podem garantir mais vendas para o seu estabelecimento. Por isso, tenha um calendário com os feriados para planejar o seu marketing, estoque e operações nessas datas.

Agora, baixe o e-book “Como montar um cardápio para o seu delivery” e descubra como atrair mais visitantes para o seu estabelecimento!

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Uma resposta

  1. Oi Achei interessante da sua publicação. Gostaria de sugerir o PCG para os seus leitores. O PCG é um software que permite anunciar em mais de 350 sites de classificados grátis, e pode ser uma excelente forma de aumentar a visibilidade de serviços e conquistar novos consumidores. Recomendo muito.

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