Black Friday: como vender mais nessa data

Confira estratégias e dicas para impulsionar suas vendas na Black Friday no setor alimentício. Aproveite ao máximo esta oportunidade!
9 Min
o que é black friday: chefe e sous chefe dentro de cozinha preparando refeições

Você sabe quando é a Black Friday? É o início dos preparativos para um dos eventos mais importantes do comércio, especialmente no setor alimentício. Um estudo da Neotrust projeta um aumento de 12,6% nas vendas nessa data em relação ao ano anterior.

Além de elevar a lucratividade a curto prazo, a Black Friday oferece a oportunidade de atrair novos clientes e expandir a base de consumidores regulares.

Continue a leitura e aprenda como vender mais na Black Friday!

Quando é a Black Friday?

A Black Friday será na sexta-feira, 24 de novembro, sendo uma oportunidade ímpar para impulsionar suas vendas.

Como vender bem na Black Friday?

Conheça as melhores estratégias para você se destacar nesse evento de grandes descontos!

Fique por dentro do que o seu público deseja

Para se preparar para a Black Friday, é importante entender quem são seus clientes e o que eles gostam. Isso ajuda o negócio a saber o que é mais popular e o que faz as pessoas comprarem mais.

Além disso, conhecer os hábitos de compra dos clientes e o que eles esperam da sua marca é valioso. Essas informações possibilitam personalizar a relação com o público, criando promoções que atendam às reais necessidades e desejos dos clientes.

Planeje a promoção com antecedência

Agora que você conhece os desejos do seu público, é hora de planejar a promoção para a Black Friday. Faça uma análise dos seus custos normais e da margem de lucro nos produtos ou serviços mais desejados pelos clientes.

Com base nisso, você pode calcular um desconto médio nos preços para oferecer o que as pessoas esperam. Isso não só atrai mais clientes, mas também aumenta as vendas, permitindo que você lucre pela quantidade de vendas realizadas.

Estabeleça os meios de divulgação

Definir como você vai divulgar suas promoções é crucial. Pensando em eficácia e custo-benefício, as redes sociais, como Facebook, Instagram e TikTok, serão suas grandes aliadas (considerando que seu negócio esteja presente nessas plataformas).

Sua estratégia de marketing digital terá a função de criar uma identidade visual para as publicações, estabelecer uma linha editorial que misture postagens promocionais com as regulares, e pensar em maneiras de alcançar e engajar sua campanha de Black Friday online.

Por exemplo, você pode reservar um orçamento para patrocinar o perfil e as postagens do seu negócio, fazer parcerias virtuais com criadores de conteúdo na internet e realizar ações interativas, como sorteios e premiações, para envolver seus seguidores.

Faça um monitoramento pós-venda

Após o término da promoção, é essencial realizar um acompanhamento dos clientes que compraram em seu negócio durante a Black Friday. Isso tem uma razão simples: obter feedback do público sobre as promoções oferecidas, o período em que estiveram disponíveis e como foi a comunicação delas.

Essa prática é útil por dois motivos. Primeiro, para construir um posicionamento de marca que valorize a opinião do cliente, buscando continuamente a sua avaliação. 

Segundo, para obter uma melhor compreensão de como o planejamento das promoções foi recebido pelo público e identificar pontos que podem ser modificados e aprimorados para o próximo ano.

Como vender mais na Black Friday do iFood?

O iFood oferece algumas promoções no aplicativo durante a Black Friday. Ao participar delas, você pode aumentar o tamanho do tráfego e visibilidade no app e, assim, vender muito mais. Conheça as promoções a seguir!

Participe da Campanha Inteligente

Participe da Campanha Inteligente do iFood para uma abordagem prática e automática nas suas estratégias promocionais. Ao investir, você automaticamente se envolve em várias promoções simultaneamente.

O iFood pode colaborar para tornar sua oferta ainda mais atrativa para os clientes! A inteligência de dados otimiza os resultados da sua loja, selecionando a melhor promoção para você participar.

O investimento máximo é de R$5 por pedido, e você decide quanto deseja investir por dia, com um mínimo de R$100 diário. Lembre-se de que o investimento será utilizado exclusivamente em pedidos feitos no seu restaurante por meio da Campanha Inteligente. 

Entre em promoções subsidiadas

Aproveite as promoções subsidiadas do iFood, que oferecem incentivos para impulsionar suas vendas com descontos em itens. Para participar, basta dar o aceite no Portal do Parceiro e seguir os seguintes critérios:

Critérios do restaurante:

  • Nota de avaliação acima de 3.0;
  • Taxa de reclamação menor que 10%;
  • Culinária: Todos, exceto bebidas, supermercado e conveniência.

Critérios dos pratos:

  • Somente pratos com foto;
  • Podem ter complementos com valor

Os Itens permitidos incluem sobremesas, sanduíches, pães, salgadinhos, crepes, panquecas, wraps, tapiocas, bolos, tortas, fondues, sorvetes, açaí e pizzas. Não estão inclusas marmitas.

Agora que você já sabe quando é a Black Friday, aproveite as dicas trazidas aqui e aumente a lucratividade do seu negócio. Dessa forma, você conseguirá superar a concorrência e ainda construir bases sólidas para o sucesso a longo prazo.

Confira também outras datas comemorativas e ajude sua loja a alcançar mais visibilidade no iFood!

Por iFood

Por iFood

23 respostas

  1. Estou com meu restaurante foi fechado no gestor de pedidos tem como alguém mi ajudar p resolver o problema meu contato 69 992976576

    1. Oi, Cleia. Assim que possível, converse com nosso time de especialistas pelo atendimento disponível na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro. Estamos à disposição para te ajudar!

  2. Minhas vendas caiu muito eu fazia a média de 30 a 40 pedidos por dia hoje faço no máximo 10 já cheguei a vender 20 mil não sei o que fazer mais

    1. Oi, Taysa. Converse com o nosso time ao abrir uma solicitação sobre o assunto. Basta acessar o Portal do Parceiro com seu e-mail e senha, clicar em Chamados e ajuda no menu lateral, depois em Atendimento. Vai ser um prazer ajudar!

  3. Quero participar das promoções, mais e difícil pq não tem como tirar dúvidas com vcs

  4. Pq o ifood não faz uma Black Friday e diminui as taxas pelo menos nesse dia? Difícil mexer nos preços com taxas tão altas… se vcs diminui, pelo menos nesse dia, será bom pros vendedores, bom pros clientes e bom pra plataforma também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

17/05/2024

Desvendando o ciclo do pedido: etapas, como medir e desafios

16/05/2024

À la carte: o que é, como funciona e dicas essenciais

15/05/2024

Negócios lucrativos: quais são e como garantir sucesso?