Black Friday: como vender mais nessa data

Quando é o que você precisa fazer para que seu empreendimento esteja pronto para a Black Friday? Confira no post!

Para empreendedores do comércio alimentício que querem descobrir como vender mais na Black Friday, a estratégia começa bem antes de novembro. Assim, fica mais fácil organizar os preparativos para um dos eventos mais importantes do comércio.

Segundo Thiago Murça, publicitário e pós-graduado em gestão de marketing digital, além de elevar a lucratividade a curto prazo, a Black Friday oferece a oportunidade de atrair novos clientes e expandir a base de consumidores regulares.

Continue a leitura e aprenda como vender mais na Black Friday!

Quando é a Black Friday 2024?

A Black Friday será na sexta-feira, 29 de novembro. Uma oportunidade ímpar para impulsionar suas vendas.

Como o mercado aquece na Black Friday?

Alguns estudos mostram os efeitos da Black Friday no comércio brasileiro:

Esses números só mostram a oportunidade de ouro par os empreendimentos alimentícios. Essa percepção é reforçada com um levantamento da Abrasel:

Naturalmente, o tráfego de pessoas nos restaurantes é maior na Black Friday porque após um início focado em eletroeletrônicos, o público agora tem sido impactado por descontos atrativos para comprar alimentos e bebidas. Redes e franquias têm utilizado seus aplicativos de fidelidade para oferecer vantagens aos clientes, de acordo com o seu perfil de compra. A estratégia envolve vender produtos específicos do cardápio, dando desconto especial em um determinado hambúrguer, na batata-frita, ou até mesmo em sorvetes e combos da marca.”

Como vender bem na Black Friday?

Conheça as melhores estratégias para você se destacar nessa data!

Fique por dentro do que o seu público deseja

Para se preparar para a Black Friday, é importante entender quem são seus clientes e o que eles gostam. Isso ajuda o negócio a saber o que é mais popular e o que faz as pessoas comprarem mais.

Além disso, conhecer os hábitos de compra dos clientes e o que eles esperam da sua marca é valioso. Essas informações possibilitam personalizar a relação com o público, criando promoções que atendam às reais necessidades e desejos dos clientes.

Planeje a promoção com antecedência

Agora que você conhece os desejos do seu público, é hora de planejar as promoções da Black Friday. Faça uma análise dos seus custos normais e da margem de lucro nos produtos ou serviços mais desejados pelos clientes.

Com base nisso, você pode calcular um desconto médio nos preços para oferecer o que as pessoas esperam. Isso não só atrai mais clientes, mas aumenta as vendas, permitindo que você lucre pela quantidade de vendas realizadas.

“Identifique itens sobre os quais você possa oferecer uma boa porcentagem de desconto, preferencialmente na casa dos 40% ou mais. Ainda que o retorno financeiro imediato não seja tão grande, você provavelmente alcançará um público maior e terá mais chances de fidelizar os que já compram contigo”, explica Thiago.

O especialista indica que você não pode deixar a qualidade cair apenas porque está comercializando os itens a preços menores. Como você alcançará um novo público, esses consumidores precisam saber que a qualidade encontrada durante a promoção será a mesma em outros períodos também.

“A partir disso, não se esqueça de divulgar que fará ações promocionais com bastante antecedência. Comece cerca de três semanas antes, distribuindo comunicados nas embalagens já com os produtos que entrarão na promoção”.

Thiago menciona a importância dos cupons de desconto modelo Leve 2, Pague 1. Outra boa ideia é ofertar combos com sobremesas e acompanhamentos gratuitos.

Estabeleça os meios de divulgação

Definir como você vai divulgar suas promoções é crucial. Pensando em eficácia e custo-benefício, as redes sociais, como Facebook, Instagram e TikTok, serão suas grandes aliadas (considerando que seu negócio esteja presente nessas plataformas). “Se o seu público for mais jovem, vale a pena investir em redes sociais e canais de marketing digital direto, como WhatsApp e até e-mail”, destaca Thiago.

Caso a região em que você está ou as pessoas que pretende atender têm preferência por receber materiais promocionais por meios mais tradicionais, você pode apostar em folhetos distribuídos pessoalmente, adicionados a embalagens ou até mesmo divulgações pontuais nas rádios e TVs locais. O importante é entender onde seu público está.

Sua estratégia de marketing digital terá a função de criar uma identidade visual para as publicações, estabelecer uma linha editorial que misture postagens promocionais com as regulares e pensar em maneiras de alcançar e engajar sua campanha de Black Friday o-nline.

Por exemplo, você pode reservar um orçamento para patrocinar o perfil e as postagens do seu negócio, fazer parcerias virtuais com criadores de conteúdo na internet e realizar ações interativas, como sorteios e premiações, para envolver seus seguidores.

Capriche no atendimento

Por falar em público, ofereça um excelente atendimento. Na Black Friday, o nível de atenção deve ser maior ainda, especialmente em empreendimentos com rotina agitada, como os estabelecimentos alimentícios. Nesse caso, confundir preços, prazos e/ou produtos se torna mais fácil.

Ofereça brindes

Também considere a possibilidade de oferecer brindes — como sobremesas ou aperitivos — e cupons de desconto para que os consumidores considerem retornar após a Black Friday.

Faça um monitoramento pós-venda

Após o dia 29 de novembro, é essencial realizar um acompanhamento dos clientes que compraram em seu negócio durante a Black Friday. Isso tem uma razão simples: obter feedback do público sobre as promoções oferecidas, o período em que estiveram disponíveis e como foi a comunicação delas.

Essa prática é útil por dois motivos. Primeiramente, para construir um posicionamento de marca que valorize a opinião do cliente, buscando continuamente a sua avaliação. 

Segundo, para obter uma melhor compreensão de como o planejamento das promoções foi recebido pelo público e identificar pontos que podem ser modificados e aprimorados para o próximo ano.

“Não deixe de fazer um follow-up (acompanhamento) com seus clientes que tiveram problemas. Entre em contato para verificar a satisfação final após a solução e aproveite para coletar ainda mais informações sobre como ele enxerga a empresa atualmente”, recomenda Thiago.

Tenha um setor de pós-venda pronto para lidar com crise, uma equipe capaz de atuar rapidamente nas causas e nas soluções de problemas com os clientes para que isso não manche a reputação da empresa. “Lembre-se de que as expectativas nessa época do ano são altíssimas”.

Como vender mais na Black Friday do iFood?

O iFood oferece algumas promoções no aplicativo durante a Black Friday. Ao participar delas, você pode aumentar o tamanho do tráfego e visibilidade no app e, assim, vender muito mais. Conheça as promoções a seguir!

Participe da Campanha Inteligente

Participe da Campanha Inteligente do iFood para uma abordagem prática e automática nas suas estratégias promocionais. Ao investir, você se envolve em várias promoções simultaneamente.

O iFood pode colaborar para tornar sua oferta ainda mais atrativa para os clientes! A inteligência de dados otimiza os resultados da sua loja, selecionando a melhor promoção para você participar.

O investimento máximo é de R$ 5 por pedido, e você decide quanto deseja investir por dia, com um mínimo de R$100 diário. Lembre-se de que o investimento será utilizado exclusivamente em pedidos feitos no seu restaurante por meio da Campanha Inteligente. 

Participe de listas do app

A cada mês o app iFood lança listas sazonais de itens. Essa é uma oportunidade para fazer com que sua loja tenha mais visibilidade aos clientes. Uma dica é trabalhar produtos iscas em seu cardápio para conquistar um público novo. Em outras palavras, os produtos iscas são aqueles com baixo custo, que podem servir principalmente para incentivar um cliente a ter um primeiro contato com sua loja.

Lembre-se de que a qualidade do produto, a embalagem e a própria entrega são critérios cruciais para a etapa de encantamento. Logo, um produto isca não deve ter uma qualidade inferior aos demais itens do seu cardápio, já que isso pode provocar um efeito contrário e retrair um potencial cliente.

Últimos retoques em sua estratégia

Como o volume de vendas aumentará, tenha pessoal disponível para atender às necessidades da empresa e gerenciar o estoque. “Se você não conseguir manter produtos disponíveis para o dia inteiro, não se esqueça de deixar claro por meio de comunicados que as promoções durarão por certo período ou até que durem os materiais para fabricação”, alerta o publicitário.

Conte com o iFood para ter a certeza de que terá um ambiente capaz de receber múltiplos pedidos de uma única vez e organizá-los adequadamente. “Se ordens ou outros detalhes se perderem no processo, certamente haverá atrasos que prejudicarão a imagem da sua empresa”.

Agora que você já sabe como vender mais na Black Friday, aproveite as dicas trazidas aqui e aumente a lucratividade do seu negócio. Você conseguirá superar a concorrência e ainda construir bases sólidas para o sucesso a longo prazo.

Confira também outras datas comemorativas e ajude sua loja a alcançar mais visibilidade no iFood!

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24 respostas

  1. Estou com meu restaurante foi fechado no gestor de pedidos tem como alguém mi ajudar p resolver o problema meu contato 69 992976576

    1. Oi, Cleia. Assim que possível, converse com nosso time de especialistas pelo atendimento disponível na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro. Estamos à disposição para te ajudar!

  2. Minhas vendas caiu muito eu fazia a média de 30 a 40 pedidos por dia hoje faço no máximo 10 já cheguei a vender 20 mil não sei o que fazer mais

    1. Oi, Taysa. Converse com o nosso time ao abrir uma solicitação sobre o assunto. Basta acessar o Portal do Parceiro com seu e-mail e senha, clicar em Chamados e ajuda no menu lateral, depois em Atendimento. Vai ser um prazer ajudar!

  3. Quero participar das promoções, mais e difícil pq não tem como tirar dúvidas com vcs

  4. Pq o ifood não faz uma Black Friday e diminui as taxas pelo menos nesse dia? Difícil mexer nos preços com taxas tão altas… se vcs diminui, pelo menos nesse dia, será bom pros vendedores, bom pros clientes e bom pra plataforma também

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