Leve 2 pague 1: como fazer ofertas para os clientes

"Leve 2 pague 1": como fazer promoções imperdíveis em seu negócio e encantar os clientes? Leia o post para conhecer as etapas!

A criatividade é a alma das promoções bem-sucedidas no mundo dos negócios. Você já percebeu como algumas ofertas, como o “Leve 2 Pague 1”, chamam mais a atenção e incentivam o cliente a comprar? Não é apenas sobre ter um slogan cativante: é sobre oferecer uma proposta de valor real que o cliente vê como uma oportunidade imperdível.

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Ignorar a importância de promoções bem-estruturadas pode resultar em oportunidades perdidas e estoques estagnados. Uma oferta estratégica não só impulsiona as vendas, mas também ajuda a movimentar produtos e a otimizar o inventário.

Saiba mais sobre o “Leve 2 Pague 1” e as vantagens dessa estratégia de vendas!

O que significa “Leve 2 Pague 1”?

É uma promoção pela qual o cliente leva dois itens, mas paga apenas pelo preço de um. É uma boa estratégia para diferentes objetivos, como:

  • divulgar um produto novo;
  • fazer uma liquidação de produtos e/ou insumos que estejam perto do vencimento;
  • servir para divulgar um novo empreendimento, que ainda não conquistou uma fatia do mercado;
  • chamar a atenção de clientes em potencial, aqueles que ainda não compraram nada do seu estabelecimento;
  • premiar consumidores fiéis;
  • aproveitar eventos como a Black Friday.

Esse tipo de oferta também costuma aparecer como “Leve 3, pague 2” ou similares. O ponto central é oferecer descontos reais aos clientes, de modo que ele tenha a sensação de que está realmente aproveitando uma proposta imperdível.

Nesse sentido, é preciso tomar cuidado para não ludibriar as pessoas. Imagine que um restaurante que faça uma oferta “Leve 2 e pague 1” acrescida da frase “Somente hoje”.

Contudo, no dia seguinte, um cliente que aproveitou essa condição descobre que a promoção continua valendo. Assim a empresa perde um pouco de sua credibilidade e suas próximas “ofertas imperdíveis” tendem a ser desacreditadas.

Como identificar produtos ou pratos ideais para a oferta?

Produtos que vendem muito, como um prato que sempre tem muita demanda, são uma excelente opção para garantir vendas e atingir um público que ainda não conhece o seu comércio. Contudo, é essencial que a margem de lucro não seja comprometida.

Outra opção é apostar no mix de produtos — associando o prato principal a uma entrada ou a uma sobremesa, por exemplo. Nesse caso, o negócio pode apostar em uma promoção do tipo “Pague o almoço e leve uma sobremesa”, com condições especiais para quem quiser uma entrada.

Queima de estoque

Quando o estabelecimento está com determinados insumos em excesso no seu estoque, uma promoção desse tipo é vantajosa tanto para o cliente como para o negócio. Afinal, o consumidor come algo delicioso por um preço menor, e o empreendedor se livra dos prejuízos que sofreria se as matérias-primas perecessem.

Caso os gestores tenham errado na previsão e comprado muito de uma determinada carne, por exemplo, pode-se organizar um fim de semana de promoções com ela, envolvendo hambúrgueres, prato feito ou qualquer outra combinação.

Além disso, a divulgação pode brincar com ideias relacionadas à promoção, como “Traga um amigo e divida o preço de apenas um sanduíche” ou “Hoje, nenhum casal precisará brigar na hora de dividir a conta”.

Apresentação de novos produtos

Outro tipo de contexto em que essa oferta é valiosa é quando o negócio quer estimular o consumo de novos produtos, como receitas recentes ou produtos que ainda não emplacaram. Aí, a promoção “Leve 2 pague 1” pode ser associada a outra mercadoria, como aqueles sempre são pedidos pelos clientes ali.

É como se o novo produto estivesse sendo oferecido como brinde na compra de outro já consolidado. Caso as pessoas aprovem, o empreendimento venderá mais unidades dessa criação que está sendo introduzida — e o marketing boca a boca de quem já provou também vai ajudar.

Como fazer definições de condições e restrições inteligentes?

Agora, você conhecerá alguns dos passos para realizar uma promoção inesquecível — e evoluir a sua proposta futuramente.

Estratégias de marketing para promover a oferta

Divulgue a promoção nas redes sociais e dentro do estabelecimento. Também inclua as ofertas em newsletter para clientes já fidelizados. Para atrair mais gente, você pode oferecer um desconto de 10% para quem indicar novos consumidores.

Aqui, é preciso reforçar novamente que a oferta tem que ser realmente vantajosa em relação aos preços praticados até então. Com a infinidade de redes sociais que existem hoje em dia, uma promoção enganosa pode ser denunciada e compartilhada por uma das pessoas que já conheciam o preço anterior.

Treinamento da equipe: garantindo um atendimento de qualidade

Não há boa promoção que resista a um atendimento de má qualidade. Caso isso ocorra em seu negócio, o estabelecimento pode ficar marcado como “aquele no qual você demora mil anos para ser atendido” ou “aquele em que todos os atendentes são grossos e mal-humorados”.

O atendimento de qualidade passa por:

  • capacidade de fazer o cliente se sentir bem-vindo;
  • conhecimento do cardápio;
  • agilidade na hora de conferir as solicitações dos consumidores;
  • uma boa educação por parte dos profissionais.

Por isso, conscientize a sua equipe sobre a importância da promoção e do potencial que ela tem de atrair novos clientes e reforçar o vínculo com os antigos. Trata-se de um evento especial, já que provavelmente não será financeiramente viável realizar essa oferta a cada semana.

Acompanhamento e avaliação dos resultados

Após implementar a promoção, registre os resultados. Confira o número de pedidos feitos, o que foi vendido e compare com os números regulares do negócio. Ainda que a primeira vez dê prejuízo, será possível mapear alguns erros.

Envolva a equipe na hora de fazer essa avaliação. Peça para que eles forneçam suas ideias sobre o que é possível melhorar. Lembre-se de que, muitas vezes, são profissionais como garçons, atendentes e operadores de caixa que ouvem as opiniões dos consumidores. Realizar uma pesquisa de satisfação entre os consumidores também é uma ótima ideia.

Expandindo a oferta: variações e criatividade

A promoção pode ser utilizada para apresentar receitas recém-criadas e evitar o desperdício de insumos em excesso no estoque, mas ela pode evoluir para “Leve 3, Pague 2”, ou absorver iniciativas como a Campanha Inteligente do iFood, na qual você incentiva os consumidores a pedir mais vezes na sua loja e ainda atrai outras pessoas.

“Leve 2 Pague 1” é uma maneira de oferecer uma condição realmente vantajosa para o cliente, de modo que ele consiga visualizar que o investimento vale a pena — afinal, ele economiza 50% do valor final. Além disso, essa oferta pode ser encaixa em outras estratégias mais amplas de atração de consumidores.

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