Blend de carne: conheça o segredo do sabor perfeito

Blend de carne: saiba como encontrar as combinações e harmonizações para oferecer o sabor perfeito em seu cardápio!

O hambúrguer perfeito é a combinação de técnicas e segredos da casa que só as hamburguerias favoritas do público conquistam. No entanto, nenhum sucesso nasce por acaso. Estudar o sabor por trás de um delicioso blend de carne é o que vai garantir que sua loja entre no grupo das hamburguerias preferidas da região.

Aprender receitas de um bom blend de carne para hambúrguer artesanal pode ser o diferencial do seu negócio. Afinal, esse é um prato que atrai diversos brasileiros e que conquista facilmente pelo sabor. Para isso, no entanto, é fundamental caprichar no preparo e no sabor diferenciado para atrair cada vez mais clientes.

Continue a leitura e confira algumas dicas de como produzir o blend de carne bovina dos sonhos para incluir no seu cardápio!

Como alcançar um sabor perfeito de blend de carne?

Antes de tudo, é fundamental saber o que é blend de carne. Essa é uma mistura de sabores, texturas, cortes e temperos de forma harmoniosa. Com isso, é possível montar um hambúrguer artesanal suculento, macio e do qual os clientes, certamente, vão se lembrar após experimentar.

No entanto, antes de montar um cardápio, é importante conhecer algumas técnicas que vão ajudar a descobrir o melhor blend de carne para hambúrguer e que combine com a proposta do seu negócio. Com isso, é possível trazer comida com valor agregado, o que ajuda a promover o seu negócio pela qualidade e pelo sabor dos alimentos servidos.

Como escolher cortes para o blend?

Agora, sim, chegou a hora de descobrir como fazer blend de carne. Para isso, é fundamental conhecer alguns cortes interessantes para fazer um hambúrguer e ajudar a garantir um modelo de cardápio especializado em pratos de qualidade e técnica.

Quando o assunto é blend de carne bovina, os cortes dianteiros e traseiros do boi são os mais utilizados. Isso porque, na frente, os músculos são mais duros, oferecendo uma carne mais firme. Já na região traseira estão as carnes mais macias. Ao unir ambos, é possível encontrar a harmonia perfeita para montar um hambúrguer com textura agradável para morder e degustar.

Na prática, é possível garantir uma explosão de sabores com os cortes certos do boi. A proporção e as opções podem ser escolhidas conforme os seus objetivos ao montar o hambúrguer. No entanto, no geral, é possível utilizar as seguintes carnes.

Fraldinha

A fraldinha é um corte com bastante gordura, que ajuda na composição do hambúrguer. Por ser mais gorda, traz uma textura mais macia e agradável ao blend, além de fazer parte da traseira bovina, o que auxilia também na maciez.

Outra vantagem do uso da fraldinha é o preço. No geral, esse é um corte que apresenta um bom custo-benefício, o que pode ajudar na precificação inteligente dos hambúrgueres, mantendo preços competitivos. 

Patinho

O patinho também faz parte da traseira bovina e, por sua vez, apresenta menor índice de gordura que a fraldinha. Essa é uma vantagem para produzir hambúrgueres com menos calorias e, se desejar, incluí-los nos pratos com temática de alimentação saudável.

No entanto, vale destacar que o preparo do blend com patinho costuma levar outros cortes, a fim de ajudar a amaciar a carne, além de oferecer mais gordura e suculência para o hambúrguer. Por esse motivo, é importante considerar toda a composição da mistura para calcular o valor nutricional do prato.

Acém

O acém é um corte popular e com sabor característico. O preço também é um atrativo nessa parte do boi, pois pode ajudar na criação de pratos mais econômicos e saborosos.

Para o blend, a região do miolo de acém é a mais indicada. Além disso, se o objetivo é montar uma hamburgueria delivery, é possível adicionar outras carnes para fazer a harmonização do blend e criar sabores únicos, que promovem o seu negócio.

Peito bovino

O peito do boi também conta com uma grande porcentagem de gordura e ajuda na criação de um blend para servir em uma hamburgueria. O uso desse corte pode ser complementar ao de uma carne mais magra, gerando uma composição macia e com um bom preço.

Coxão duro

O coxão duro também entra na lista de cortes interessantes para se usar no blend de carne para hambúrguer. Além de também apresentar um bom custo-benefício, está bem próximo à picanha. Por isso, traz um sabor semelhante, que aprimora ainda mais a harmonização das misturas.

Como realçar o sabor do blend com técnicas?

Para realçar o sabor do seu blend, é fundamental contar com algumas técnicas especiais. Em geral, a melhor estratégia é testar diferentes combinações e temperos, até encontrar uma composição que expresse bem a sua ideia para o prato.

Para encontrar a combinação perfeita para servir no seu estabelecimento, seja em um cardápio sazonal, seja no menu oficial, conheça algumas técnicas que podem funcionar nas suas receitas!

Misture dois ou mais cortes

Para montar um blend, é interessante fazer uma mistura de, pelo menos, 1 quilo. Com isso, é possível adicionar carne e gordura suficientes para modelar o hambúrguer e cortá-lo no tamanho e na espessura desejados.

Para isso, deixe a sua criatividade se soltar para testar diferentes proporções. Tente montar porções de 200 a 550 gramas de cada corte até encontrar uma combinação saborosa e que ofereça firmeza suficiente para montar um hambúrguer.

Algumas combinações que funcionam para montar um hambúrguer artesanal delicioso são:

  • acém, fraldinha e peito;
  • peito e coxão duro;
  • acém e costela;
  • patinho, acém e peito.

Adicione outras carnes

Você pode utilizar carnes e gorduras de outros animais para complementar o seu hambúrguer. Produtos como linguiça e bacon, por exemplo, servem para realçar o sabor e a textura do blend bovino.

Experimente diferentes temperos

O tempero pode ser o diferencial do seu blend e garantir um sabor único para os seus pratos. Entre as especiarias que combinam com o hambúrguer artesanal, é possível citar:

  • noz-moscada;
  • pimenta-do-reino;
  • páprica defumada;
  • alecrim;
  • chimichurri;
  • pimenta-caiena;
  • tomilho;
  • mostarda;
  • e muitas outras opções.

Como experimentar e aperfeiçoar seu blend de carne?

Para encontrar a receita perfeita do seu blend de carne, não tem outra opção: é necessário testar diferentes ideias e ajustá-la. Para isso, é fundamental ler livros e conhecer pratos de outros especialistas. Com isso, é possível ter inspirações para fazer releituras e as suas próprias versões dos hambúrgueres.

Vale a pena também tirar um dia para testar novos pratos e servi-los, seja para os amigos, seja para os clientes. Esse é um exercício interessante para ter feedbacks e receber sugestões para aperfeiçoar a receita.

No geral, o segredo para um blend de carne perfeito é a experimentação e a dedicação. Por esse motivo, aproveite as sugestões para se inspirar e colocar a criatividade à solta para encontrar as suas combinações de cortes bovinos e temperos.

Gostou das ideias? Então, aproveite e confira ótimas dicas para divulgar o seu negócio de hambúrguer!

Author picture

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

12/04/2024

Melhoria Contínua no Atendimento do iFood: conheça o Botão de Ajuda

12/04/2024

Aprenda a técnica food porn para caprichar nas fotos de comida

11/04/2024

Feedback do cliente: saiba como tirar proveito