Como fazer hambúrguer caseiro: passo a passo

Confira o passo a passo para preparar hambúrguer artesanal e criar as suas próprias receitas.

Você sabe como fazer hambúrguer caseiro? Criar a sua própria receita pode fazer toda a diferença para atrair clientes. Afinal, os hambúrgueres artesanais têm se tornado cada vez mais populares por causa do sabor exclusivo.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Essa pode ser uma grande oportunidade para você ter o seu hambúrguer personalizado e oferecer opções saborosas para os clientes. É uma maneira de desenvolver um diferencial e não perder espaço para a concorrência.

Gostou da ideia? Então acompanhe o passo a passo para fazer hambúrguer em casa e ter uma receita exclusiva e autêntica.

Escolha dos ingredientes de qualidade

Não tem como fazer hambúrguer caseiro com qualidade sem escolher bem os ingredientes. O primeiro passo é selecionar o corte de carne e os temperos que darão sabor à sua receita. O ideal é escolher peças com pouca gordura para garantir a consistência e sabor adequados.

Não é necessário escolher peças nobres. Alguns cortes mais em conta também rendem receitas saborosas. Por exemplo, você pode optar por:

  • acém;
  • contrafilé;
  • patinho;
  • maminha;
  • coxão duro;
  • alcatra;
  • fraldinha;
  • peito.

Diversificando os cortes, tem como fazer mais de uma receita de hambúrguer artesanal para variar as opções no cardápio e trabalhar com preços diferenciados.

Moagem da carne e mistura de cortes

Cada corte de carne tem um sabor diferente. Então, vale fazer um blend de carnes até chegar à receita com o sabor ideal. É possível misturar maminha e fraldinha, colchão mole com peito, acém com fraldinha e peito, contra filé e patinho, entre outras combinações.

O ideal é que o hambúrguer tenha entre 10% e 15% de gordura. A moagem deve ser muito bem feita para garantir a homogeneidade da massa, evitando pedaços grandes que podem comprometer a textura.

Modelagem e tamanho dos hambúrgueres

Uma das mais importantes dicas para preparar hambúrguer caseiro é a padronização. Estabeleça o tamanho ideal e faça sempre da mesma forma. Consideramos que a quantidade ideal de carne para hambúrgueres artesanais é cerca de 200 g.

Para modelar, faça uma bolinha com a carne e aplique a manobra “bater o hambúrguer”. Basta jogar a bolinha com força de uma mão para a outra para comprimir a massa e remover o ar. Depois, você pode usar um arco para modelar a peça ou amassar com as mãos para deixar o aspecto mais artesanal.

Técnicas de grelhamento e assamento

Até aqui, ficou claro como fazer hambúrguer caseiro? Saiba que o processo de grelhamento e assamento também faz a diferença no sabor. É interessante deixar a grelha quente para que o selamento aconteça em 2 a 3 minutos. Assim, uma crosta saborosa vai se formar.

Evite apertar o hambúrguer com a espátula para não perder o suco que dá sabor à carne, evitando assim que ela resseque. Vire o hambúrguer apenas uma vez — e para que não grude, você pode pincelar um pouco de azeite ou manteiga derretida.

Sugestões de combinações de sabores

A mistura de carnes ajuda a dar um toque especial para a receita de hambúrguer artesanal, mas você também pode diversificar os temperos para criar combinações exclusivas, como:

  • hambúrguer com bacon;
  • apimentado;
  • temperado com ervas finas;
  • hambúrguer recheado;
  • com especiarias, como páprica, cominho e chimichurri.

Você pode acrescentar essas combinações na hora de grelhar ou durante o preparo da massa. Oferecer receitas veganas e vegetarianas de hambúrguer caseiro para diversificar também é uma boa pedida.

A importância do ponto da carne

Saber alcançar o ponto ideal é uma das principais segredos para preparar hambúrguer caseiro. Pouco tempo na chapa não acentua o sabor da carne, mas se passar do ponto, acaba ressecando.

Você viu na outra dica sobre como fazer hambúrguer caseiro que a recomendação é de cerca de 2 a 3 minutos grelhando de cada lado, mas isso depende bastante da altura da carne. Quanto mais grosso o hambúrguer, mais difícil é o cozimento no centro, e isso pode fazer com que fique mal passado demais.

O hambúrguer artesanal é mais uma opção para os seus clientes. Não se esqueça de escolher ingredientes de qualidade, encontrar o ponto ideal da mistura, moer a carne muito bem, padronizar o tamanho, oferecer diferentes sabores e aplicar técnicas de grelhamento para chegar ao ponto ideal da carne.

Saber como fazer hambúrguer caseiro traz versatilidade e personalização para que o cardápio se torne rico. Experimente criar receitas exclusivas para se destacar no mercado e atrair cada um público cada vez mais amplo.

Aproveite para conferir quais são as melhores hamburguerias do país, eleitas pelos clientes do iFood. Você pode se inspirar para criar suas próprias receitas.

Author picture

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

19/05/2024

Promoção de vendas: 5 dicas para o seu sucesso