Saiba o que é feedback, principais tipos e importância!

Quer ver melhorias em seu negócio? Invista no feedback. Veja como aplicar essa prática e muito mais neste post!

Garantir que seu empreendimento apresente melhorias de forma contínua é sempre um desafio. Ainda mais quando diversas tarefas exigem sua atenção. Por isso, aprender a dar um bom feedback pode incentivar a equipe a aperfeiçoar ações e processos.

Essa prática serve para indicar oportunidades de desenvolvimento e os caminhos para alcançá-lo, criando um diferencial competitivo. Sem ela, colaboradores ficam perdidos, não sabendo se estão no rumo certo, e o negócio corre o risco de perder clientes por falta de engajamento do time.

Para evitar essas dificuldades, confira o que é, quais os principais tipos de feedback e muitos mais sobre o assunto!

O que é feedback?

Feedback é todo o comentário, comunicado ou informação sobre uma situação em que a parte que fornece realiza uma avaliação. No ambiente de negócios, a análise do público acerca dos produtos, serviços, atendimento ao cliente, ambiente etc. é um exemplo disso.

Mas seu uso empresarial mais comum é tratando do desempenho, progresso e comportamentos dos funcionários, cujo objetivo é tanto manter boas práticas quanto incentivar melhorias que impactem positivamente o empreendimento.

Assim, nesse retorno é apontado o que funcionou bem e o que deu errado, a fim de promover um processo de aperfeiçoamento da atuação dos colaboradores em prol dos resultados da empresa.

Qual é a importância do feedback?

O ponto central do feedback é ser capaz de gerar melhorias. Sua importância está plenamente ligada a esse objetivo, já que ele funciona como uma ferramenta eficiente para impulsionar esse aspecto. 

Entretanto, seus benefícios não param por aí. Pois, manter uma troca de informações franca sobre desempenho e expectativas, premiando as ações positivas, é fundamental para engajar a equipe, aumentando sua produtividade. 

No setor alimentício, essa motivação se transforma em um atendimento humanizado, maior qualidade de produtos e aprimoramento de processos, otimizando a experiência para encantar o cliente. Afinal, enquanto reforça os comportamentos corretos, também permite eliminar falhas.

Quais são os principais tipos de feedback?

Ainda que o conceito básico de feedback possa parecer simples, a forma como é passado influencia em seus efeitos. Por isso, surgiram diversos tipos que representam modos distintos de utilizá-lo, incluindo:

  • positivo: voltado a destacar, reforçar e reconhecer situações positivas para garantir a repetição delas;
  • insignificante: incapaz de gerar efeitos, é genérico demais para ser compreendido com clareza;
  • corretivo: visa evitar erros ou inadequações por meio do apontamento dos fatos e de sugestões de mudança;
  • ofensivo: desqualifica quem recebe a avaliação, representando um ataque pessoal e não uma sugestão de melhoria;
  • Netflix: adotado pela empresa de streaming, utiliza uma abordagem na qual os colegas indicam situações que devem parar, começar ou continuar;
  • sanduíche: parte da premissa de dizer algo negativo entre duas afirmações positivas;
  • 360º: analisa todos os aspectos de um colaborador por meio da opinião de colegas, gestores e do próprio funcionário;
  • autofeedback: se baseia na autopercepção para ser ponto de partida do desenvolvimento;
  • público: opção que só deve ser aplicada para apontar o panorama coletivo, demonstra o que deve ser aperfeiçoado pelo conjunto;
  • instantâneo: ocorre em tempo real, sendo caracterizado pela informalidade, agilidade e rápida associação ao problema;
  • Peer to Peer (em pares): acontece quando um profissional compartilha conhecimentos e visões com outro que está no mesmo nível hierárquico sobre seu trabalho.

Como fornecer feedback aos seus colaboradores?

Independentemente do tipo de feedback escolhido, na hora de falar com a equipe é fundamental tomar alguns cuidados como:

  • apresentar os fatos com clareza e objetividade;
  • não criticar o colaborador em público;
  • elencar sugestões práticas de mudanças;
  • nunca apontar aspectos pessoais;
  • não deixar acumular reclamações;
  • acompanhar e destacar o progresso.

O feedback é um aliado do seu negócio, promovendo melhorias fundamentais para manter seu empreendimento competitivo perante o mercado. Afinal, a partir dessas orientações os colaboradores conseguem maximizar seu desempenho, entregando soluções e ações que realmente agradam o cliente.

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Por iFood

Por iFood

6 respostas

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  2. Cara, tô completamente indignado e decepcionado com o Ifood! Sabe, tô aqui em Bacabal, no Maranhão, querendo dar um jeito de trabalhar, afinal, quem não quer ganhar uma grana honesta, né? Mas aí eu baixo o app de entregadores deles e o que vejo? Nenhuma opção pra quem quer trabalhar de bike! Como assim, gente? Eu tô querendo contribuir, fazer minha parte, mas parece que eles tão limitando as possibilidades só pra quem tem moto ou carro. E olha, isso é frustrante demais. Não é só uma questão de trabalho, é uma questão de mobilidade urbana, de cuidar do meio ambiente também, sabe? Eu não tô querendo virar petista, só tô querendo ter uma opção de trabalho que seja mais sustentável e acessível pra mim. Será que é pedir demais? O mínimo que eu esperava era uma opção pra quem quer fazer as entregas de bike, mas pelo visto, nem isso tá nos planos deles. É realmente uma pena ver uma empresa tão grande e influente agindo dessa forma, ignorando as necessidades e as vontades das pessoas que querem trabalhar de uma forma mais consciente. Enfim, fica a minha indignação e minha decepção com essa falta de consideração.

  3. Olá, Daniel! Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM 😉

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