Garantir que seu empreendimento apresente melhorias de forma contínua é sempre um desafio. Ainda mais quando diversas tarefas exigem sua atenção. Por isso, aprender a dar um bom feedback pode incentivar a equipe a aperfeiçoar ações e processos.
Essa prática serve para indicar oportunidades de desenvolvimento e os caminhos para alcançá-lo, criando um diferencial competitivo. Sem ela, colaboradores ficam perdidos, não sabendo se estão no rumo certo, e o negócio corre o risco de perder clientes por falta de engajamento do time.
Para evitar essas dificuldades, confira o que é, quais os principais tipos de feedback e muitos mais sobre o assunto!
O que é feedback?
Feedback é todo o comentário, comunicado ou informação sobre uma situação em que a parte que fornece realiza uma avaliação. No ambiente de negócios, a análise do público acerca dos produtos, serviços, atendimento ao cliente, ambiente etc. é um exemplo disso.
Mas seu uso empresarial mais comum é tratando do desempenho, progresso e comportamentos dos funcionários, cujo objetivo é tanto manter boas práticas quanto incentivar melhorias que impactem positivamente o empreendimento.
Assim, nesse retorno é apontado o que funcionou bem e o que deu errado, a fim de promover um processo de aperfeiçoamento da atuação dos colaboradores em prol dos resultados da empresa.
Qual é a importância do feedback?
O ponto central do feedback é ser capaz de gerar melhorias. Sua importância está plenamente ligada a esse objetivo, já que ele funciona como uma ferramenta eficiente para impulsionar esse aspecto.
Entretanto, seus benefícios não param por aí. Pois, manter uma troca de informações franca sobre desempenho e expectativas, premiando as ações positivas, é fundamental para engajar a equipe, aumentando sua produtividade.
No setor alimentício, essa motivação se transforma em um atendimento humanizado, maior qualidade de produtos e aprimoramento de processos, otimizando a experiência para encantar o cliente. Afinal, enquanto reforça os comportamentos corretos, também permite eliminar falhas.
Quais são os principais tipos de feedback?
Ainda que o conceito básico de feedback possa parecer simples, a forma como é passado influencia em seus efeitos. Por isso, surgiram diversos tipos que representam modos distintos de utilizá-lo, incluindo:
- positivo: voltado a destacar, reforçar e reconhecer situações positivas para garantir a repetição delas;
- insignificante: incapaz de gerar efeitos, é genérico demais para ser compreendido com clareza;
- corretivo: visa evitar erros ou inadequações por meio do apontamento dos fatos e de sugestões de mudança;
- ofensivo: desqualifica quem recebe a avaliação, representando um ataque pessoal e não uma sugestão de melhoria;
- Netflix: adotado pela empresa de streaming, utiliza uma abordagem na qual os colegas indicam situações que devem parar, começar ou continuar;
- sanduíche: parte da premissa de dizer algo negativo entre duas afirmações positivas;
- 360º: analisa todos os aspectos de um colaborador por meio da opinião de colegas, gestores e do próprio funcionário;
- autofeedback: se baseia na autopercepção para ser ponto de partida do desenvolvimento;
- público: opção que só deve ser aplicada para apontar o panorama coletivo, demonstra o que deve ser aperfeiçoado pelo conjunto;
- instantâneo: ocorre em tempo real, sendo caracterizado pela informalidade, agilidade e rápida associação ao problema;
- Peer to Peer (em pares): acontece quando um profissional compartilha conhecimentos e visões com outro que está no mesmo nível hierárquico sobre seu trabalho.
Como fornecer feedback aos seus colaboradores?
Independentemente do tipo de feedback escolhido, na hora de falar com a equipe é fundamental tomar alguns cuidados como:
- apresentar os fatos com clareza e objetividade;
- não criticar o colaborador em público;
- elencar sugestões práticas de mudanças;
- nunca apontar aspectos pessoais;
- não deixar acumular reclamações;
- acompanhar e destacar o progresso.
O feedback é um aliado do seu negócio, promovendo melhorias fundamentais para manter seu empreendimento competitivo perante o mercado. Afinal, a partir dessas orientações os colaboradores conseguem maximizar seu desempenho, entregando soluções e ações que realmente agradam o cliente.
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