Campanha Inteligente: investimento facilitado para vender mais

Com a Campanha Inteligente você incentiva os seus clientes a pedirem mais vezes na sua loja, além de atrair novos consumidores.

Alcançar mais clientes e melhorar o desempenho em vendas é o objetivo de qualquer delivery. Você pode investir em anúncios, cupons promocionais ou até soluções de Inteligência Artificial, mas um fato é que o sucesso de qualquer negócio depende de um investimento estratégico em marketing.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

A Campanha Inteligente é uma solução do iFood que pode ajudar você a fazer promoções mais certeiras. Com ela, você incentiva os seus clientes a pedirem mais vezes na sua loja, além de atrair novos consumidores.

Conheça a Campanha Inteligente e saiba como investir de maneira estratégica em suas ações de marketing!

Conheça a Campanha Inteligente

A Campanha Inteligente é a ferramenta de promoções do iFood que permite, de forma prática e automática, investir em alavancas promocionais que trazem mais resultados.

Com ela você especifica o valor disposto a investir e a própria inteligência de dados do iFood ajuda você a definir onde, como e para quem a campanha será exibida.

Com essa funcionalidade, o investimento promocional é aplicado em uma mecânica com um bom potencial de retorno, que podem ser cupons de novos usuários, reativação de clientes, descontos em itens, Clube iFood e cupons de R$5.

Investimento

Entenda os critérios de investimento para participar da Campanha Inteligente:

  • a loja parceira investe até R$9,99 por pedido nas campanhas de entrega grátis e R$5 por pedido nas demais campanhas;
  • o investimento mínimo é de R$ 100 por dia;
  • os recursos investidos só serão consumidos se a Campanha trouxer efetivamente pedidos;
  • os recursos disponibilizados não acumulam. O investimento é renovado diariamente;
  • dependendo da alavanca, o iFood pode investir junto, para deixar a loja parceira ainda mais atrativa.

Pedido mínimo

A Campanha Inteligente respeita o pedido mínimo do restaurante, exceto em campanhas de item.

Promoções

Ao participar da Campanha Inteligente, seu investimento pode ser direcionado a diferentes ofertas para os clientes.

O iFood oferece duas promoções de itens com valores fixos, sendo:

  • pacote básico;
  • pacote completo: todas as promoções, incluindo aquelas com desconto em item.

Participe quando quiser

Sua loja pode entrar e sair da campanha a qualquer momento. Nas promoções de desconto em item, você tem a opção de sair da promoção específica, sem sair da Campanha Inteligente.

Todo o processo de adesão é feito pelo Portal do Parceiro. Por lá, você também pode acompanhar os resultados de desempenho. A página de resultados apresenta informações completas para você avaliar informações como:

  • consumo do investimento realizado;
  • valor subsidiado pelo iFood nas promoções da sua loja;
  • investimento ainda disponível para consumo.

Você também recebe e-mails detalhando o desempenho da sua loja na Campanha Inteligente. Dessa maneira, você pode monitorar de perto os ganhos obtidos.

O investimento feito pela sua loja é de no máximo R$ 5 por pedido e só é aplicado para pedidos que a campanha converteu para você. No caso da adesão a uma Campanha Inteligente de Entrega Grátis, este valor será de, no máximo, R$9,99 por pedido. 

É possível também determinar o quanto quer investir por dia, considerando que:

  • você precisa disponibilizar no mínimo R$ 100 de investimento por dia, mas este valor pode ser usado no total ou não;
  • se o valor não for todo usado no dia, no dia seguinte, o investimento será renovado e não acumula com o dia anterior;

Vantagens da Campanha Inteligente

Investir de forma prática e segmentada é um dos principais benefícios da Campanha Inteligente. Além disso, há outras vantagens que você precisa conhecer, como:

  • se tornar elegível às promoções subsidiadas pelo iFood. As promoções do iFood selecionam pratos apenas de parceiros que investem pela Campanha Inteligente;
  • o investimento é feito de forma automática, a um público com mais potencial de consumo;
  • você pode ter mais visibilidade no app iFood, aparecendo em listas, banners, notificações, entre outros espaços exclusivos;
  • o iFood pode investir com você, deixando a oferta ainda mais atrativa;
  • transparência nas transações, com e-mails mensais com resultados, além de comunicação ativa sobre as novas mecânicas promocionais;
  • melhor custo efetividade se comparada a outras promoções.

Alguns diferenciais da Campanha Inteligente para o seu negócio:

  • Facilidade e controle: a loja parceira pode participar de diversas alavancas, por meio de um orçamento diário único e definido de acordo com as necessidades do negócio para aquele momento;
  • Foco nos melhores: usamos da nossa vasta inteligência de dados para definir melhores promoções e clientes para que a loja obtenha os melhores resultados;
  • Exclusividade: diferenciais em visibilidade no app e possibilidade investimento conjunto do iFood.

Campanha Inteligente com Taxa de Entrega Grátis

Por que não unificar as alavancas mais poderosas do iFood? Campanha Inteligente + Frete Grátis! Veja como isso funciona!

O que é a Campanha Inteligente com Taxa de Entrega Grátis

Você pediu, nós entregamos: a taxa de entrega grátis faz parte da Campanha Inteligente! 

Agora, na Campanha Inteligente, você pode escolher participar, pela primeira vez, de campanhas com frete grátis, com custo de até R$9,99 por pedido. Tudo isso pode ser facilmente gerenciado no Portal do Parceiro. Lá, você pode configurar e monitorar suas campanhas de maneira prática, mantendo o controle total sobre o seu orçamento.

Lembrando que as demais promoções da Campanha Inteligente continuam como eram antes. Você participa com R$5 por pedido.

Como isso muda a experiência do parceiro

Agora, você pode participar de promoções de desconto fixo e percentual, além das campanhas de Taxa de Entrega Grátis, apenas selecionando essas opções na tela de opt-in. 

Com a inteligência de dados do iFood, o investimento é direcionado automaticamente para as alavancas com maior potencial de conversão. Isso significa menos esforço manual e mais resultados eficientes. 

Portanto, aderindo a Campanha Inteligente com taxa de entrega grátis, você terá benefícios, como:

  • facilidade de adesão: seleção simples das campanhas desejadas na tela de opt-in;
  • otimização do investimento: uso da inteligência de dados do iFood para maximizar o retorno;
  • flexibilidade: possibilidade de participar de múltiplas promoções ao mesmo tempo;
  • autonomia: opção de participar das campanhas de Desconto em Item com valor fixo.

Vale a pena destacar também que com o Marketing do Seu Jeito, você tem muito mais autonomia para aparecer e crescer. Aqui a gente valoriza o seu investimento e potencializa ele para que seja aplicado da maneira mais eficiente.

Aderindo à Campanha Inteligente no Portal do Parceiro

Todo processo de adesão à Campanha Inteligente é feito no Portal do Parceiro de forma simples. Confira:

  • clique no botão Promoções, localizado no menu lateral do Portal do Parceiro;
  • busque pelo tópico de Pacotes Automatizados e visualize as promoções;
  • localize a caixa sobre a Campanha Inteligente e clique;
  • leia todas as regras com atenção e clique em Participar da campanha;
  • configure sua promoção inserindo o valor diário do investimento e escolha entre o plano básico e o completo. Lembre-se de que o valor mínimo deve ser de R$ 100;
  • confira todos os dados inseridos e confirme sua participação.

Agora é a vez da inteligência de dados do iFood trabalhar. Seu incentivo será direcionado aos clientes com potencial de aproveitarem suas ofertas, trazendo resultados positivos às suas vendas.

No Portal do Parceiro você ainda pode visualizar todos os resultados de desempenho da Campanha Inteligente, como número de pedidos; número de pedidos feitos pela primeira vez em sua loja e também o valor total das vendas — esses dados também são enviados por e-mail, para que você possa fazer o acompanhamento constante.

Como entrar e sair de promoções

Além de ajudar a melhorar seu desempenho em vendas, a Campanha Inteligente oferece controle e flexibilidade. Isso significa que você pode entrar e sair das promoções e também da Campanha Inteligente quando quiser.

Com esse recurso, você consegue gerenciar ainda melhor as demandas que estão chegando na sua operação, mantendo equilíbrio entre seu investimento, as vendas feitas e sua possibilidade de entrega dos itens.

Confira o passo a passo para entrar, editar ou sair de uma promoção da Campanha Inteligente!

Como entrar nas promoções da Campanha Inteligente

O melhor jeito de participar das promoções no iFood é pela Campanha Inteligente. Parceiros iFood serão adicionados automaticamente às promoções, sendo avisados com uma antecedência de 48 horas ou mais.

Para aderir à promoção e destacar o sua loja no app iFood, acesse o menu “Promoções“, no Portal do Parceiro e veja as ações disponíveis para sua loja. Então, selecione o quadro “Campanha Inteligente”.

Em seguida, você vai conferir todas as vantagens  e entender toda a mecânica da Campanha Inteligente. Entenda como funciona e as regras de adesão. Leia tudo com calma e, se estiver de acordo, clique em “Participar da campanha”.

É possível você selecionar entre três tipos de promoções:

  • Cupons e Desconto em Itens: a loja oferta cupons de R$8,00 a R$25,00 e oferece desconto percentual em itens do cardápio;
  • Itens com desconto fixo: a loja oferta itens do cardápio por um preço fixo, como por exemplo “Tudo por R$9,99”; 
  • Entrega grátis: a loja oferece entrega grátis para clientes na área de cobertura de entrega até R$9,99.

Em seguida, você vai configurar a sua Campanha Inteligente, definindo o valor diário que deseja investir: até R$100,00 (valor mínimo), até R$150,00, até R$200,00 ou outro valor à sua escolha.  

Lembrando que o valor será consumido em cupons de até R$9,99 para as campanhas de Entrega Grátis e R$5,00 para as demais campanhas. Fique atento: o investimento não é acumulativo. No dia seguinte, seu limite de investimento diário será respeitado.

Como acompanhar e sair de suas promoções da Campanha Inteligente?

Você também pode acompanhar suas promoções, editar ou sair da promoção quando quiser. Para realizar esse tipo de transação, você deve acessar o Portal do Parceiro iFood e seguir o passo a passo a seguir.

Clique no botão “Promoções”, localizado no menu lateral e clique em “Ver Promoções” no quadro da Campanha Inteligente.

Em seguida, você vai visualizar suas campanhas. Você pode conferir cada uma individualmente clicando em “Mais detalhes”.

Caso deseje, você pode editar elementos da promoção, tornando-a mais adequada ao que você precisa. As mudanças são aplicadas imediatamente. 

Mas caso você queira, também pode sair da campanha a qualquer momento. Para isso, clique no botão “Sair da promoção”, localizado no canto inferior direito da página. 

Pode ocorrer duplo subsídio na Campanha Inteligente?

Sim, pode ocorrer duplo subsídio na Campanha Inteligente. No entanto, isso acontece apenas em casos de taxa de entrega grátis acumulada com outras promoções (cupons de desconto ou desconto em itens). 

Fique tranquilo: isso só acontecerá quando a inteligência de dados do iFood identificar que o usuário deixaria de comprar se não fosse por esse acúmulo de promoções.

Isso porque o iFood sempre buscará otimizar o seu investimento, priorizando não acumular as promoções quando não for necessário. Vale dizer que, via de regra, a inteligência de dados opta por uma OU outra alavanca, mas, a depender do usuário, pode haver duplo subsídio sim, para garantir mais conversão de pedidos para a loja.

Gostou desse conteúdo? Já usou a Campanha Inteligente em sua estratégia? Não deixe de conhecer outras promoções que você pode fazer no iFood!

Picture of Por iFood

Por iFood

70 respostas

  1. Vocês também poderiam explicar, que participando desta campanha o ifood desconta taxas e comissões, tomem cuidado com estas promoções pois participei e tive um prejuízo imenso e não venham me fala que e precificação pq não e as taxas estas todas embutidas nos meus valores, promoções mal explicadas ….cuidado se você e loja nova e desavisado assim como eu fui, quando vende 1,800 começam a descontar comissões absurdas e taxas fora que ainda descontam os 130,00 da mensalidade …por isso tomem cuidado estas promoções são mentirosas e enganosas e so para o ifood ter nome .

  2. Oi, José! Sentimos muito por essa percepção. Na tela financeira do Portal do Parceiro você tem uma visão detalhada dos seus lançamentos. Caso tenha alguma dúvida, você pode abrir um chamado para que nossa equipe esclareça.

    Acesse o Portal do Parceiro > clique em Chamados e Ajuda > Atendimento.

    Se tiver alguma dúvida, você pode conferir aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/canais-de-contato-ifood/

    Qualquer coisa, estamos por aqui! 🙂

  3. Equipe ? rsrs desculpe mas já tenho tantos protocolas que já perdi as contas a equipe de vcs não esclarecem e nem resolvem nada, e e realmente so percebemos o arrobo financeiro quando vamos olhar o financeiro

  4. Quando vai ser atualizado o calendário das promoções para novembro? Passou outrubro e não saiu de setembro.

  5. Bom dia,

    Uma dúvida, aderindo à campanha inteligente, (se tornar elegível às promoções subsidiadas pelo iFood. As promoções do iFood selecionam pratos apenas de parceiros que investem pela Campanha Inteligente;). Imagino que ela me adicionara a outras promoções, como frete grátis? Seria isso.

    Bem fiz a participação da promoção inteligente deixei ativa e percebi que ativou automaticamente as promoções de frete grátis de 1,2,3km. Ao sair um pedido, foram descontados os 5 reais da promoção inteligente, mais 4,99 da promoção frete grátis até 5km.

    Minha dúvida é esta se entendi corretamente a promoção o custo é fixo de 5 reais e ela me adiciona automaticamente as promoções. Então o valor pago pela loja seria somente de 5 reais (promoção inteligente) e não descontar o valor de 4,99 (frete grais).

    Um abraço e realmente até o momento este foi o primeiro problema que tenho na plataforma, mas gosto muito do IFOOD e parabenizo a todos por disponibilizar, recursos de conhecimento para as lojas parceiras, já fiz vários cursos e todos são de grande qualidade.

    Um abraço.

  6. Nosso Cardápio tem itens baratos de +/- 5,00R$… por isso nosso pedido mínimo é de 15,00R$… agora com a promoção os clientes estavam pedindo 1 item de 5,00$ onde ele para somente 0,99R$ e nosso estabelecimento estava arcando 4,01R$ de cada pedido ou seja… somando 10 pedidos, saímos no prejuízo de 40,10R$ sem nenhum retorno, fora o motoboy que irá sair com apenas 1 item? sendo que já estava corrido por ser sexta feira. sem condições para o nosso estabelecimento, ai tive que cancelar os pedidos, e pausar o cardápio onde também ficamos com prejuízo de voltar ao nível bronze.

    1. Oi, Higo. A Campanha Inteligente funciona por investimento, então você deve inserir o mínimo diário de R$ 100% para participar e esse valor é distribuído dentro da plataforma aumentando os incentivos e atraindo mais clientes.

  7. O desconto de R$5 reais é dado em cima do valor cheio ou o valor com desconto, caso exista algum desconto no prato?

    Att.
    Yuri Cainan

    1. Oi, Yuri. Como alguns descontos podem não ser cumulativos, é importante verificar no aplicativo antes sempre que houver mais de um ativo. 🙂

  8. Estou participando a 5 dias da campanha inteligente e até o momento ela não me trouxe NENHUM cliente. Pelo contrario, segundo o suporte a CI ofertou um cupom de R$19,00 que os clientes não conseguiram utilizar por um erro de configuração no ifood. O resultado disso foi perda de vendas. Fiquei sabendo desse problema, somente pq um cliente antigo meu fez um pedido e não conseguiu pagar com esse cupom, senão morria e não sabia. Mesmo tendo feito testes na loja como o suporte NINGUEM verificou esse erro de programação. Alias a CI proete destaque a sua loja né? Até o momento com 5 dias na campanha, continuo com pedido ZERO e para achar minha loja tem de rolar a barra mais de 30 minutos. O suporte quer somente te colocar nessa campanha mas na hora de explicar algo te envia um link que vc já cansou de ler. Hoje fiquei exatos 1:30 hs para descobrirem o erro e passei por 4 suportes. PÉSSIMO!

    1. Oi, Thais. Sentimos muito por essa experiência, não é o que gostaríamos ? Vimos que você já entrou em contato pelo nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) e vamos seguir a conversa por lá, tudo bem? Conta com a gente!

  9. Os descontos subsidiados pelo Ifood, estão sendo descontado na venda dos produtos. não vejo esse valor na minha conta. ou seja. tem produtos com desconto subsidiados de 13 reais. q simplesmente no repasse não são creditados pra mim. Estou tentando buscar ajuda para entender essas promoçoes mas tá dificil.

    1. Oi Renato! Caso esteja tendo problemas com seus repasses não deixe de nos acionar pelos canais de atendimento. No Portal do Parceiro, basta clicar no botão “Chamados e Ajuda” e, em seguida, em “Atendimento”.

    1. Oi, Denyse! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-los, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  10. Ao aderir promoção inteligente com investimento mínimo de 100,00 reais, onde a loja arca com 5,00reais por pedido e o Ifood a diferença. Caso eu tenha apenas 10pedidoas na noite o Ifood vai descontar os 100,00reais do investimento diário ou ele vai descontar só os 50,00reais que no caso são os 10 pedidos vezes o valor de 5,00 reais por pedido

    1. Oi, Rildo! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  11. Não é por nada não, mas vcs do Ifood complicam de mais para descobrir somente o valor que será cobrado do cliente quando adicionamos mais de uma promoção, e nem vou abrir chamado e nem perguntar nada pq certeza que vcs vão enrolar de mais para responder ou me mandar para outro setor igual alguns outros comentários que vcs fizeram em cima de outros comentários, era simplesmente criar uma parte onde mostra com todas as promoções que vc ativou o desconto delas no pedido será de tanto, pq assim ficaria tão simples a pessoa descobrir quanto que vai ter que arcar por pedido, até na parte do valor dos itens do cardápio, dava para colocar uma parte lá que a pessoa colocava o valor que quer receber e o Ifood falava, com base nas suas taxas o valor total de venda será tanto, pq iremos cobrar tanto pelo seu plano, mas é só enrolação e pra deixar todos confusos isso mesmo, tão cagando e andando pro pessoal. Enquanto eu estou aqui tentando entender se esse cupom que a pessoa recebe do campanha inteligente acumula com outro cupom de outra promoção para ser cobrado, tipo a promoção de 20 reais arcadas pela loja, se ficará 25 reais, já que tem desconto de 10 reais ou sei quanto dão do Clube Ifood ou se só será os 20 reais mesmo, os 10 do desconto do Clube Ifood serão deles, mas enfim, vão me mandar para falar com sei lá quem de sei lá onde, ao em vez de responder isso simplesmente, isso se responderem ou não excluírem meu comentário.

  12. Olá, o pacote automatizado não aparece em meu Portal. Temos a loja em atividade há pouco mais de 3 meses, mas o pacote automatizado que inclui a Campanha Inteligente saiu do nosso portal e nunca mais voltou. Já não temos nenhuma restrição e mesmo assim a opção não voltou para nosso portal. Será que ainda vou conseguir utilizar as campanhas automatizadas novamente? Como as promoções da Campanha Inteligente?

    1. Ei, tudo bem? Abra um chamado para nossos especialistas analisarem o seu caso. Basta acessar a opção “Ajuda” do Portal do Parceiro.

    1. Oi, Clodoalto. Como você não está conseguindo realizar o procedimento de recuperação da sua conta, envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros com mais detalhes do seu caso que vamos ajudar a resolver, tá bem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

26/07/2024

Entenda o que é aviso prévio trabalhado e quais são as obrigações d...

25/07/2024

Como evitar o acúmulo de entregadores aguardando pedido na loja

25/07/2024

Case de Sucesso: veja como a Estela Pizza alavancou suas vendas log...