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Portal do Parceiro iFood: tire suas dúvidas aqui

Tire todas as suas dúvidas sobre a usabilidade do Portal do Parceiro iFood e descubra como essa ferramenta pode ajudar ainda mais na gestão do...
12 Min
portal do parceiro ifood

O Portal do Parceiro iFood é uma ferramenta que permite o monitoramento do desempenho das lojas no iFood, além de ser o espaço em que é feita a configuração da loja e do cardápio.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

A ferramenta também disponibiliza recursos que podem ajudar os estabelecimentos a impulsionarem as vendas. É fundamental conhecer todas as funcionalidades para utilizá-las da melhor forma.

Reunimos, neste post, as principais dúvidas de uso do Portal do Parceiro iFood. Confira!

Como entrar no Portal do Parceiro?

Antes de iniciar a configuração da loja você deve fazer login no Portal do Parceiro. Acesse o portal e coloque o mesmo e-mail e senha utilizados no momento do seu cadastro no iFood. Se você não lembrar as informações de login, clique nos botões Esqueci meu e-mail ou Esqueci minha senha.

Como configurar o perfil da loja?

Na barra lateral do Portal do Parceiro, localize o item Perfil e acesse. Na página você conseguirá editar:

  • imagem de capa — escolha uma boa imagem de destaque, como uma foto dos seus pratos. Essa imagem de capa vai aparecer a seus clientes finais;
  • logo — ideal para você incluir sua logomarca e valorizar sua marca. Essa imagem será visível pelos seus clientes no aplicativo;
  • descrição — fale um pouco sobre seu restaurante, do diferencial e dos principais pratos;
  • pedido mínimo — valor mínimo de produtos que o cliente precisá selecionar para concluir a compra.

Como alterar o número do telefone?

Primeiramente, confira o telefone cadastrado no iFood indo em Perfil no menu lateral e, em seguida, clique na aba superior Notificações. Lá você vai identificar o número do telefone cadastrado.

Para fazer a troca do número, acesse a aba Chamados e ajuda no Portal do Parceiro, clique no botão Atendimento que fica no canto superior da página e solicite a atualização com um atendente do iFood.

Como alterar o endereço da loja?

A alteração do endereço pode ser feita em Perfil, no menu lateral. Em seguida clique em Endereço para visualizar o endereço cadastrado e, se preciso, editá-lo.

Como consultar meu desempenho financeiro?

Se você quer acompanhar o desempenho financeiro da sua loja no iFood, clique no botão Financeiro, que fica na aba lateral do Portal do Parceiro. Lá você tem uma visão geral das vendas do mês, incluindo os valores recebidos e as taxas pagas. Na mesma página você também visualiza os seus repasses e o status de cada um.

Como mudar a conta bancaria no iFood?

Se você precisa alterar seus dados bancários para começar a receber os repasses em outra conta, acesse Financeiro no Portal do Parceiro, clique na aba superior Dados bancários e contratuais e faça o ajuste.

Essa ação só pode ser feita por usuários com o perfil de Dono. Lembre-se de observar as orientações de conta bancária:

  • Conta de Pessoa Física: válida apenas para a modalidade MEI e o CPF da conta deve estar vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood.
  • Conta de Pessoa Jurídica: o CNPJ deve ser o mesmo cadastrado no iFood.

Como solicitar segunda via de contrato?

Você acessa um contrato padrão do iFood pelo botão Financeiro, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique na aba superior Dados bancários e contratuais. Na página você deverá clicar no botão Baixar meu contrato. Logo você já terá um arquivo em PDF no seu computador.

Mas vale considerar que os contratos variam de parceiro para parceiro. Por isso, o ideal é solicitar uma segunda via do contrato pelos canais de atendimento do iFood. Para isso, acesse o botão Chamados e Ajuda do Portal do Parceiro e clique no botão Atendimento, no canto superior da página.

Como consultar a forma de pagamento disponível aos clientes?

Para consultar a forma de pagamento que seus clientes podem utilizar ao comprar do seu restaurante, vá em Formas de pagamento, no menu lateral do Portal do Parceiro. Além das modalidades de crédito, débito, carteira digital e pix, você também encontra as bandeiras aceitas.

Lembre-se de que os pagamentos via pix ou cartão de crédito são obrigatórios no aplicativo iFood. Enquanto as bandeiras de vale-refeição são opcionais.

Como visualizar os pedidos?

No menu lateral do Portal do Parceiro, ao acessar o botão Pedidos, você visualiza todos os pedidos recebidos pelo seu restaurante acompanhados do modo de pagamento, taxa de entrega, valor e status (concluído, cancelado). Na página você também consegue fazer filtros por data e status. Na opção Mais filtros, também encontra os filtros: pagamento por bandeira e por canal de venda, caso possua o Cardápio Digital.

Como alterar horário de funcionamento?

Acesse o botão Horários no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você consegue editar o horário de funcionamento de acordo com cada dia da semana.

Como criar uma pausa programada?

As pausas programadas devem ser criadas para períodos esporádicos em que seu restaurante, por algum motivo fora do padrão, estará fechado no momento em que deveria estar aberto.

Para fazê-la, acesse o botão Horário no menu lateral do Portal do Parceiro e clique na aba superior Pausa programada. Em seguida, clique no botão Nova pausa programada.

Como consultar as avaliações?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Avaliações. Na página você encontra a média de avaliações dos últimos 3 meses — mesma média apresentada aos clientes no aplicativo iFood —, os comentários de avaliações dos consumidores, e também o percentual de satisfação dos clientes com a entrega.

Como solicitar a moderação de uma avaliação?

Se você discorda de alguma avaliação enviada por algum cliente, vá ao botão Avaliações no menu lateral do Portal do Parceiro, clique na avaliação em questão e, em seguida, clique no botão superior Moderação. Escreva sua justificativa e, em um prazo de 72 horas, o time do iFood vai atuar na solicitação.

Como verificar minha área de entrega?

Acesse o botão Área de entrega, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você visualiza o mapa com o raio de alcance do seu restaurante.

Como entrar em contato com o iFood?

Na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro você encontra uma série de respostas às perguntas mais frequentes. Ainda assim, caso você não tenha localizado a informação que precisa, clique no botão Atendimento, localizado no canto superior direito e, então, entre em contato com o iFood via chat ou chamado.

Como configurar o cardápio?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o item Cardápios. Nesse espaço você constrói sua vitrine de produtos no iFood. Clique em Entrega para configurar os itens que estarão disponíveis aos clientes e adicione os pratos e produtos acompanhados das seguintes informações:

  • nome;
  • preço;
  • descrição;
  • foto;
  • categoria;
  • tamanho;
  • complementos;
  • classificação de restrições alimentares;
  • disponibilidade.

Nessa mesma página você encontra a opção de criar categorias de produtos. Assim você pode dividir seu cardápio e deixá-lo ainda mais intuitivo aos seus clientes.

Como alterar preços do cardápio?

Se você quer alterar o preço de um ou mais produtos do cardápio, acesse o botão Cardápio no menu lateral do Portal do Parceiro e, em seguida, clique em Entrega para visualizar os itens disponíveis no aplicativo.

Localize o item que você quer fazer o ajuste no valor e clique nos três pontinhos localizados do lado direito da tela, na frente do produto. Clique então em Ver.

Após clicar em Ver, uma tela será aberta. Clique na aba superior Preço, faça as correções necessárias e salve.

Como alterar a disponibilidade de um item?

A disponibilidade de um item pode ser alterada acessando o botão Cardápios, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique no botão Entrega e visualize o seu cardápio que é apresentado aos clientes. Caso você queira pausar a oferta de um item, clique no botão Pausar, ao lado direito da tela, na frente do produto. Você pode reverter a ação clicando em Ativar, no mesmo lugar.

Mas você também pode mudar a disponibilidade do cardápio conforme os horários. Caso você tenha um prato que só é oferecido na hora do almoço, por exemplo, ele estará disponível aos clientes somente nesse momento.

Para isso, clique no item que quer configurar e clique na aba superior Disponibilidade. Lá você escolhe se o item estará sempre disponível, ou apenas em horários específicos.

Como acompanhar o desempenho do restaurante no iFood?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Desempenho. Na parte superior da tela você encontra três abas: Operação, Vendas e Cardápio.

Em Operação você encontra gráficos e informações de desempenho dos seguintes fatores:

  • pedidos cancelados;
  • tempo aberto;
  • pedidos atrasados.

Na aba de Vendas você pode monitorar o desempenho dos seus pedidos recebidos e terá informações sobre os seguintes fatores relacionados:

  • pedidos por horário;
  • pedidos por dia;
  • pedidos por forma de pagamento.

Já na aba Cardápio você encontra informações sobre a interação dos clientes do iFood com seu cardápio por meio das seguintes informações:

  • visitas no cardápio;
  • visualizações;
  • itens na sacola;
  • revisão do pedido;
  • concluídos.

Na mesma página você também encontra os itens mais vendidos do seu cardápio, acompanhados do número de visitas e do percentual de vezes pedido.

Outra funcionalidade da aba Cardápio, é que você consegue comparar o desempenho da sua loja com o dos seus principais concorrentes, que são outras lojas na sua cidade, com a mesma especialidade que a sua.

Como conseguir o selo Super-Restaurantes?

O selo Super-Restaurantes é um reconhecimento às lojas que oferecem uma melhor experiência aos clientes. É preciso ter uma nota de desempenho acima de 9,80 pontos. Essa nota considera, principalmente, o bom desempenho dos seguintes fatores:

  • avaliações incríveis;
  • preparos sem atrasos;
  • pedidos sem erros;
  • cancelamento baixo.

Para consultar sua nota de desempenho, acesse o botão Super-Restaurantes, no menu lateral do Portal do Parceiro. 

Como publicar no Feed iFood?

Para publicar no Feed iFood você deve clicar no botão Feed, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página você consegue criar publicações e acompanhar o desempenho das antigas. O Feed é o espaço ideal para você destacar seus itens compartilhando no próprio aplicativo iFood as melhores fotos do seu cardápio.

Como utilizar o Cardápio Digital?

O Cardápio Digital é uma página personalizada da sua loja, que pode ser divulgada por redes sociais e qualquer outro canal de comunicação com seus clientes. Para utilizá-lo você deve acessar o botão Cardápio Digital, no menu lateral do Portal do Parceiro.

Como comprar pelo iFood Shop?

O iFood Shop é o espaço em que os restaurantes conseguem encontrar mais de 10 mil itens necessários para o funcionamento da operação: desde ingredientes até embalagens. Para acessar, clique no botão iFood Shop no menu lateral do Portal do Parceiro.

Como acompanhar o desempenho de marketing da loja?

No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Marketing. Na página você visualiza dados do desempenho da sua loja que podem ser utilizados para planejar ações de engajamento. As seguintes informações podem ser encontradas:

  • total de clientes nos últimos dias, incluindo clientes novos.
  • hábitos de compra e preferências, como ticket médio, dias em que há mais movimento e item mais pedido;
  • número de pessoas que favoritaram a loja;
  • número de pessoas que pediram duas vezes ou mais no mês;
  • resultado das últimas promoções;
  • resumo do desempenho das publicações do Feed.

Como configurar promoções para minha loja?

As promoções podem ajudar o seu negócio a aumentar as vendas e alcançar novos clientes. No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Promoções. Na tela você encontrará os tipos de promoções ideais para cada objetivo:

  • alavancar as vendas;
  • conquistar mais clientes;
  • fidelizar clientes.

Na mesma página você visualiza o desempenho das promoções nos últimos dias e também as promoções ativas na sua loja.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o uso do Portal do Parceiro? A ferramenta é intuitiva e, quando bem explorada, pode ajudar você a fazer um gerenciamento ainda mais efetivo das suas vendas no iFood.

Se a sua dúvida sobre o Portal do Parceiro não foi respondida, deixa ela aqui nos comentários. E para receber as novidades do iFood no seu e-mail, assine nossa newsletter.

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Por iFood

817 respostas

  1. Ola, preciso de ajuda URGENTE!
    Nossa loja esta cadastrada no Ifood parceiros, mas quando vou efetuar o login, aparece a seguinte mensagem “Parece que algo deu errado. Estamos com problemas para carregar a aplicação. Você pode tentar recarregar”.
    Mas quando coloco para recarregar, nunca dá certo!
    Já estou a 1 semana com esse problema!
    Como eu não consigo acessar meu login, também fico impedida de conseguir um canal mais preciso para falar com o ifood.
    CNPJ: 36.485.675/0001-15
    email: gocoffeeemiliano@gmail.com ou laizacortz@hotmail.com
    tel: 43 99636-6046

    1. Oi, Laíza. Envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros com mais detalhes do seu caso que vamos te ajudar a resolver, beleza?

  2. Olá,boa tarde
    Minha irmã comprou uma torta na “doce sonho confeitaria” só que veio uma fatia apenas(não especificaram que era uma fatia, na descrição da torta estava dando pra entender que era uma torta inteira)fui olhar nos comentários muita gente esta reclamando sobre isso

    1. Oi, Jamile. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  3. boa tarde,eu tinha uma loja no portal do parceiro do Ifood,daí tava vendendo e recebedor de boa só que deste do mês de maio que minha loja saiu do portal e eu não saiu o mês repasse do dia 29/05/2024 e não estou conseguindo acessar a conta porque diz que os dados estão errado ,não estou conseguindo fala com alguém para poder resolver essa bronca já faz mais de um mês e não tiver resposta de nenhum representante do Ifood sobre o meu repasse das minhas Vendas que o dinheiro é meu!! isso é uma falta de respeito com os donos de loja porque esse dinheiro eu estou precisando e muito para poder pagar as minhas contas!!

    1. Olá, Washington. Sentimos muito por essa situação.
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros. Não se esqueça de nos informar o CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail.

    1. Oi, Matheus. Envie um direct para o perfil @ifoodparaentregadores que iremos atendê-lo, beleza?

    1. Oi, Kerem. Sentimos muito por essa experiência, não é o que gostaríamos. Caso você já tenha entrado em contato por direct, retornaremos em breve.

  4. Boa noite estou fazendo um cadastro mais o meu CNPJ está num endereço diferente de retirada de entrega da pra concluir ??

  5. Olá, me chamo Sâmela Maciel e preciso de uma ajuda de vocês. A uns anos atrás criei uma conta no ifood parceiros e acabei não usando pois logo em seguida precisei fechar a minha loja. Agora que retornei com as atividades quero logar novamente a está conta, porém não tenho mais acesso ao e-mail cadastrado para redefinir a senha. Preciso dessa ajuda, ou para entrar novamente na mesma conta ou para excluir está para conseguir abrir outra com o mesmo CNPJ.
    AGUARDO RETORNO

    1. Olá, Sâmela. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar na sua recuperação de acesso, você poderia entrar em contato com a gente na direct em nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

  6. Oi, em relação a itens e presentes, eu posso vender no Ifood MAQUININHA DE PASSAR CARTÃO DO MERCADO PAGO?

    1. Oi, Franciley. Como vai? Se você utilizar a entrega própria, pode receber pelo meio de pagamento que preferir. Agora, se utilizar a logística do iFood, o próprio entregador do iFood receberá o pagamento, tá bem? Qualquer dúvida acione um de nossos especialistas! 😉

  7. boa tarde fiz todo o processo da abertura da minha loja ,porem quando foi para a oarte de portal parceiro ficou danddo erro e agora o que fazer? nao sei se concluir a abertura da conta.

  8. Boa tarde!
    Me cadastrei no ifood parceiros, minha loja está aberta e mesmo assim as pessoas não conseguem localizar ela no app, não estou conseguindo vender.
    Podem me ajudar ?

    1. Oi, Thayna. Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂

  9. Tive que cancelar dois pedidos pois fechei a loja, mas o aplicativo não atualizou.

    Não consigo falar com o suporte e entrarei em férias coletivas essa semana, tenho receio de ser retirada do sistema por causa disso.

    Como moro em uma cidade que depende do turismo, meus dias de funcionamento dependem desse fluxo, porém uma plataforma concorrente me desligou porque não abria quando eles achavam que deveria abrir e temo acontecer o mesmo com o Ifood, gostaria de saber essa dúvida.

    1. Oi,Sylvia. Vamos entender melhor o seu caso, tá? Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂

  10. Boa tarde!! É complicado ninguém te responde, ninguém resolve seu problema fá lá pra mandar mensagem no direct mais não responde. Como faço pra reativar minha loja

  11. nao consigo entrar na plataforma a senha eo email so da nao e possivel verificar seu email oq faser agora eu preciso trabalhar

  12. nao consigo acesar minha plataforma ja tem mais de 1 semana q ta assim nao concigo entrar aparece o email e a senha nao e posivel acesar seu email oq faser esto tendo prejuizo com minha mercadoria iagora oq vo faser meu cnpj 50850796000140 telefone 66992531002 email maianvieira8@GMAIL.COM POR FAVOR ME AJUDEM

  13. Impossivel trabalhar com vocês. Estou a quase 30 dias aguardando uma analise que falam que leva 72 horas e nunca se conclui. Não existe um canal que eu consiga conversar com alguem. Essa é a primeira impressao que querem passar aos chamados “parceiros”?
    Aguardo algum posicionamento no e-mail floriculturaloverose@gmail.com

    1. Olá, Wagner. Sentimos muito pela experiência!
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  14. Bom diaa, troquei de cel e de email e não me recordo do antigo e devido a isso não consigo mais acessar minha conta Ifood, e quero voltar meus atendimentos pelo aplicativo como faço ?

    1. Olá, Dayane. Tudo bem?
      Você pode fazer a recuperação de acesso seguindo o passo a passo indicado aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
      É importante que o seu login tenha um perfil de dono para conseguir fazer a recuperação do acesso. Caso você tenha o perfil de dono, durante o fluxo de recuperação deverá informar os dados, como CNPJ, dados bancários e telefone, inseridos em seu contrato com o iFood. Isso garante mais segurança a você. No nosso blog você confere o passo a passo com todas as telas que vai passar.

      Ah! Se você utilizava outro número ou e-mail no cadastro anterior, mesmo que não o utilize mais, você pode informá-lo nessa parte. Esta informação é apenas para validar os dados.

      Se você não conseguir recuperar o acesso, envie uma direct para @ifoodparaparceiros que vamos ajudar você!

    1. Oi, Marcus. Precisamos entender melhor o seu caso para conseguir te ajudar. Entra em contato com a gente pela DM do Instagram @ifoodparaparceiros, por favor. Te esperamos por lá!

  15. Ola, preciso de ajuda URGENTE!
    Nossa loja esta cadastrada no Ifood parceiros, mas quando vou efetuar o login, aparece a seguinte mensagem “Parece que algo deu errado. Estamos com problemas para carregar a aplicação. Você pode tentar recarregar”.
    Mas quando coloco para recarregar, nunca dá certo!
    Já estou a 1 semana com esse problema!
    Como eu não consigo acessar meu login, também fico impedida de conseguir um canal mais preciso para falar com o ifood.
    CNPJ 357.974.38.0001-27
    email: andredegahotmail.com
    tel: 11 947055085

    1. Olá, Andre. Tudo bem?
      Você tentou fazer o processo de redefinição de senha? Pode ser que consiga acessar depois. Recomendamos que você tente acessar através de outro navegador ou dispositivo. Você pode fazer a recuperação de acesso seguindo o passo a passo indicado aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/.

      Se você não conseguir recuperar o acesso, envie uma direct para @ifoodparaparceiros que vamos ajudar você!

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