Feed iFood: saiba como atrair clientes e vender mais

Sabe aquela expressão "comer com os olhos"? Um ambiente para despertar o apetite dos clientes com fotos dos seus pratos: conheça o feed iFood!
6 Min
feed ifood

Imagine que você está usando as redes sociais do seu negócio e posta a foto de um belo prato de comida. Logo começa a receber comentários dos seguidores querendo conhecer o seu cardápio. Se você costuma usar as redes sociais para despertar desejo no público, isso deve acontecer com frequência. A boa notícia é que agora você tem mais uma ferramenta para destacar sua loja: o Feed iFood.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

O Feed ajuda os negócios a se destacarem no iFood. Logo no primeiro mês do seu lançamento, a funcionalidade já alcançou mais de 7 milhões de clientes únicos no aplicativo. É uma oportunidade para apresentar ainda melhor o seu cardápio publicando fotos no iFood.

Quer descobrir como vender no iFood utilizando o Feed? Confira!

O que é o Feed iFood?

O Feed iFood é uma ferramenta de marketing que permite que o negócio publique fotos dos pratos e conteúdos de sua marca, que serão visualizados pelos clientes em uma área exclusiva no aplicativo do iFood. Com isso, lojas e clientes conseguem ter mais conexão. Enquanto seu negócio alcança mais clientes, os clientes conhecem novos cardápios.

Ao publicar uma foto no Feed, sua loja tem mais visibilidade e você consegue divulgar seus pratos e sua marca, atraindo novos clientes e fidelizando os antigos.

Como funciona o Feed iFood?

As fotos da sua loja são exibidas aos clientes que estão no raio de entrega do seu delivery, ou que favoritaram a loja no aplicativo.

Os parceiros iFood têm acesso gratuito à funcionalidade. É um recurso em que você faz divulgações de forma orgânica às pessoas que podem consumir seus produtos. Não é preciso nenhum investimento financeiro: apenas um pouco de tempo e criatividade.

É um modo de ajudar os clientes a decidirem o que querem pedir. Por isso, capriche! É uma oportunidade de recomendar pratos e fazer com que o cliente coma primeiro com os olhos, para depois fazer o pedido.

Como os clientes veem o Feed iFood?

Para os clientes, funciona como um recurso de descoberta de novos cardápios: logo na página inicial do aplicativo iFood, o cliente encontra as miniaturas das fotos mais recentes e clica para ampliar e explorar todas as fotos.

Os clientes podem seguir e favoritar a loja diretamente pelo Feed, curtir e compartilhar as fotos com os amigos nas redes sociais e WhatsApp. No aplicativo, os clientes têm a opção de visualizar o Feed das lojas que estão seguindo ou de explorar novos cardápios.

Diferentemente do cardápio, no Feed os clientes encontram fotos em um tamanho maior, acompanhados de legendas.

feed ifood

Como publicar foto no iFood?

Antes de publicar, você precisa produzir uma foto que valorize seu produto. Não precisa ter câmera profissional ou fazer uma super produção. Capriche na apresentação, escolha uma boa iluminação, procure o melhor ângulo e pronto! Você já tem o que precisa.

Jamais pegue fotos da internet para publicar no seu Feed. Além de estar vendendo um produto que não é seu para o cliente, você pode estar infringindo direitos de uso de imagem.

Agora que você já fez a foto que vai causar uma boa primeira impressão ao público, chegou o momento de publicar. O passo a passo é simples:

  • acesse o Portal do Parceiro ou o aplicativo:
  • clique em Feed, no menu à esquerda da tela;
  • vá em Criar publicação;
  • escolha a foto no seu computador ou celular, ou selecione algum da sua biblioteca. Você também pode integrar sua conta do Instagram ao Portal do Parceiro e importar uma foto da rede social;
  • Na sequência, você pode escolher se quer vincular a foto a um item do seu cardápio. Isso permite que o cliente vá diretamente para a página do produto;
  • depois é só utilizar a criatividade para escolher a legenda. Busque inspiração e criatividade para cativar o cliente e convidar a conhecer seu produto.

Após seguir todos os passos, o iFood avalia se o conteúdo não está infringindo nenhuma regra e segue para a publicação. Caso tenha alguma informação imprópria, você receberá uma notificação e poderá editar a publicação. Então, em poucos instantes o público já conseguirá ver sua foto.

Replicação e agendamento

Você também pode utilizar as funcionalidades de replicação e agendamento de publicação:

  • replicação: permite que os parceiros repliquem facilmente conteúdo entre diferentes lojas de um grupo, economizando tempo e esforço;
  • agendamento: oferece aos parceiros a capacidade de programar publicações com antecedência.

As funcionalidades também podem ser utilizadas em conjunto. Ou seja, você pode agendar uma publicação para um grupo selecionado de lojas.

Formato de imagem para o Feed iFood

Para publicar no Feed iFood sua foto precisa atender as configurações pedidas pela ferramenta:

  • Formatos: JPG, PNG, HEIC
  • Resolução mínima: 300×275 pixels
  • Peso máximo: 20 MB

Como acompanhar o desempenho das publicações?

O Feed iFood está disponível para todo o Brasil e é uma funcionalidade que foi bem recebida pelos clientes. Somente no mês de seu lançamento, em dezembro de 2021, foram 7 milhões de visualizações únicas.

Os números individuais também podem ser monitorados por você. No Portal do Parceiro, acesse a página de Feed, em que você visualizará os seguintes números referentes aos últimos 30 dias:

  • publicações: quantas fotos foram postadas;
  • seguidores: quantos clientes favoritaram sua loja no aplicativo, dentro ou fora do Feed;
  • impressões: quantas visualizações suas fotos alcançaram;
  • visitas ao cardápio: quantas vezes suas publicações fizeram que um cliente visitasse seu cardápio ou página de produto;
  • pedidos: quantas vezes o produto ou cardápio foi aberto por meio de uma publicação do Feed e convertido em compra. 

Ao monitorar os números e fazer testes, você consegue entender o que gera mais resultados para o negócio. Com isso você conhece também as preferências e comportamentos dos clientes.

Vale considerar que, em alguns casos, o cliente pode ver sua foto publicada, navegar um pouco mais pelo aplicativo e depois voltar à sua loja para concluir a compra. Nesses casos, essa compra não vai aparecer nos resultados. Por isso, considere que seus resultados podem ser ainda melhores.

O Feed iFood é um recurso completo, simples e grátis. Com boas fotos e uma legenda criativa, você vai conseguir alcançar ainda mais pessoas. Além de visibilidade, é uma estratégia que pode ajudar a conquistar novos clientes.

Quer aprender a conquistar ainda mais novos clientes? Baixe o e-book de marketing para negócios alimentícios!

Por iFood

Por iFood

72 respostas

  1. Achei bem útil esse novo recurso, além da divulgação dos pratos, torna – se mais um método de expandir o marketing das lojas. ??
    Eu consegui fazer uma publicação, quem quiser conferir o nome da minha loja é *Batata Recheada Perez Potato*.
    Estamos no Instagram também com publicações bem legais @perezpotatoofc.

  2. Olá, boa noite ! Estou com problemas no aplicativo do portal do parceiro, ele não abre e ainda não depositaram meu dinheiro das minhas vendas do mês de março, gostaria de saber onde está meu dinheiro?????

    1. Oi, Anacelis! Esperamos que você esteja bem! Sugiro que você tente acessar o Portal do Parceiro por um outro navegador, caso seja um problema da própria página. Mas se for um problema no acesso, clique em recuperar e-mail para que nosso time possa ajudá-la. Ao acessar, vá em Chamados e Ajuda, Atendimento e fale com nossos canais de suporte sobre o seu repasse.

  3. Boa tarde,
    gostaria de saber, se é normal a publicação não repercutir. Fiz 3 publicações nas últimas 3 semanas e não recebi nenhum vizualização, como faço para impulsionar meus acessos através dessa funcionalidade?

    1. Oi, Marco. Você pode compartilha sua publicação nas redes sociais do seu restaurante ou enviar para os seus clientes. De maneira geral, seu feed aparece para as pessoas na sua região. ?

  4. O meu gestor de pedidos não aparece o feed.
    Tem inicio
    Entregas
    Cardápio
    Entrega facil
    Ajuda
    Novidades
    Portal
    E configurações e nada de feed

    1. Oi, Letícia. Você já verificou se está usando a versão mais atual do app? Se sim, entra em contato com nosso time de suporte pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, ok? ?

    1. Oi, João. Pra gente conseguir te ajudar melhor, entre em contato com nosso time pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, combinado??❤️

  5. Como ver qual permissão que eu neguei no ifood parceiro, não consigo criar minhas publicações.
    Não consigo descobrir qual permissão é.

    1. Oi, Ramão. Pesquise pela opção “Aplicativos” nas configurações do seu smartphone, role até iFood para Parceiros, clique e ative as permissões necessárias. Se estiver em um computador, clique em cima do cadeado que aparece ao lado do link para habilitar permissões.

  6. já fiz um chamado no portal do parceiro do ifood, e não resolveram meu problema não consigo publicar minhas postagem no ifeed falam que está tudo correto mais não consigo finalizar

  7. Tô tentando postar um banner do meu pastel mas diz que a imagem contém produtos de gênero não alimentício, já abri chamado e nada de responderem. O banner tem uma foto dos pastéis e umas placas com textos informativos!

  8. verifiquei certinho no portal, no menu lateral, mas de fato pra mim não consta o botão “feed” para que eu possa postar. Até mesmo vi tutoriais no YouTube ensinando, foi até onde tive a certeza de que no meu não aparece. Será que só aparece em horário de funcionamento da loja? por que isso foi a unica coisa que não tentei, pq no demais tenho certeza de que não consta pra mim, infelizmente.

  9. Bom dia…. Estava falando com Paula da consultoria paga IFOOD, porém perdi a conversa com ela. Seria possível pedir para que ela entrasse em contato novamente comigo? (11) 97404-2948 apenas whatsapp

    1. Oi, Carlos. Para restaurantes e lojas, temos um atendimento exclusivo pelo Portal do Parceiro; basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois no botão “Atendimento”, que fica no canto superior da tela. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

26/04/2024

Aumente suas vendas no dia das mães

25/04/2024

Como abrir uma confeitaria?

23/04/2024

Não julgue APENAS pela casca: veja como escolher os melhores legume...