Delivery de pizza: dicas para começar seu negócio!

Será que investir em um delivery de pizza vale a pena? Confira a resposta e saiba como começar um negócio de sucesso!

Que brasileiro é apaixonado por pizza, não é nenhuma novidade. A boa notícia é que essa paixão movimenta o setor, que oferece inúmeras oportunidades para empreender. Mas será que vale a pena investir em um delivery de pizza?

Com ketchup ou sem, com as variações de sabores por todo o país e com tipos preferidos em cada região, o item se popularizou tanto no Brasil que recebeu até uma data oficial: 10 de julho, Dia Nacional da Pizza. Dada tamanha popularização, muitos empreendedores consideram a ideia de abrir uma pizzaria.

Entenda como funciona o delivery de pizza e como começar o seu!

O que é um delivery de pizza?

Um negócio no modelo delivery se diferencia de um estabelecimento tradicional ao oferecer a opção de entrega do pedido no endereço especificado pelo cliente.

É possível ter a opção de comer ali, no estabelecimento, e buscar no balcão — a famosa “retirada no local” ou “take away“, muito usada por quem não quer pagar taxa de entrega ou quer receber o pedido mais rapidamente.

Assim como em pizzarias tradicionais, a cozinha do delivery de pizza é montada segundo as características da especialidade da casa — com forno, balcão de montagem e outros elementos essenciais. Mas, assim que as pizzas ficam prontas, elas entram em suas caixas e partem rumo aos clientes.

Uma pizzaria delivery também pode funcionar no modelo dark kitchen. Esse modelo de negócio não conta com atendimento no salão, drive thru ou take away. Trata-se de um modelo com o delivery como seu único formato de atendimento.

Por que vale a pena investir nesse mercado?

Os motivos para investir na venda de pizzas são inúmeros, e vão desde as questões financeiras até a possibilidade de inovar — e se divertir! — com as criações. Veja, a seguir, algumas das principais razões.

Crescimento do setor

O segmento das pizzarias cresceu muito em 2020, ano em que a gestão financeira de diversos estabelecimentos do ramo viu os lucros aumentarem — e a tendência é que o sucesso continue.

O delivery brasileiro também teve um crescimento notável no mesmo ano, quando o Brasil concentrou quase metade dos pedidos na América Latina. Ele segue a todo vapor, já que o conforto de receber os pedidos em casa transformou muitas pessoas em clientes recorrentes desse serviço.

Considerando o sucesso tanto das pizzarias como das entregas, é nítido que investir no delivery de pizza é um bom negócio. O setor ainda tem espaço para novos empreendimentos e, com uma boa gestão empresarial, é possível crescer muito.

Valor baixo do investimento de entrada

Além da preferência da clientela, é fundamental considerar o investimento inicial a ser feito no negócio. Os estabelecimentos tradicionais, que atraem os clientes para consumo no local, precisam investir não apenas na cozinha e na equipe de preparo, mas também em tudo o que envolve o atendimento presencial.

Equipe da linha de frente, salão — envolvendo decoração, móveis, limpeza etc.— e atrativos para manter o local sempre cheio, como música ao vivo, são apenas alguns dos custos que devem ser considerados nessa forma de negócio.

Já no delivery, a estrutura necessária é pouca, e sobra verba para investir em excelentes profissionais e capacitação constante da equipe — ajudando a garantir a excelência do trabalho. Além disso, você vai poder apostar em outros diferenciais e mimos que encantam e fidelizam a clientela, como embalagens especiais e sobremesas.

Clientela constante

É difícil encontrar alguém que não goste de pizza. Além de amada pelos brasileiros, a pizza é um alimento versátil e que pode ser consumido em quase todas as ocasiões.

Seja para ter um jantar mais descontraído e prático, seja para uma comemoração ou reunião, a pizza consegue agradar os mais diversos paladares — ou seja, os pedidos serão constantes.

Versatilidade

Por ser um alimento que mantém uma base (a massa), mas tem liberdade para a composição de recheios, montar um cardápio para a sua pizzaria delivery torna-se uma tarefa flexível. Além dos sabores mais conhecidos, como mussarela e calabresa, é possível inovar e criar diferentes receitas para agradar diversos públicos.

Dá para soltar a imaginação e combinar diferentes ingredientes para fazer sucesso com a clientela, criando opções vegetarianas, temáticas ou doces, por exemplo. É possível, ainda, aproveitar elementos da culinária regional ou optar por sabores exclusivos. Mas se você preferir se ater ao tradicional, ele também é sempre bem-vindo no ramo.

Como montar um delivery de pizza do zero?

Você viu que vale a pena investir nesse tipo de negócio, mas talvez ainda tenha dúvidas sobre como começar. Confira, agora, algumas dicas para montar seu delivery de pizza!

Invista em equipamentos e utensílios

Embora o investimento seja relativamente baixo, ainda é necessário investir recursos para começar um delivery de pizza. Vale lembrar que, quanto mais você apostar em qualidade nesse momento, mais rápido será o retorno.

É importante considerar o tamanho do seu espaço e da sua equipe de produção para escolher os equipamentos. Os elementos que não podem faltar são:

  • forno;
  • geladeira;
  • freezer;
  • cortador de frios;
  • utensílios de cozinha;
  • embalagens.

Existem alguns itens que serão necessários a depender do que você pretende oferecer aos clientes. Se vai oferecer bebidas, por exemplo, é preciso considerar a logística de compra desses itens e os recipientes necessários.

Se pretende aumentar o valor médio de consumo com a venda de sobremesas ou combos, faça um bom planejamento a respeito, avaliando quem vai produzir, como conservar e outros fatores.

Escolha embalagens de qualidade

Um dos fatores primordiais para o sucesso de qualquer delivery de alimentos é como o produto chega na casa do cliente. No caso das pizzas, é essencial que cheguem quentinhas e com boa aparência — sem amassar nem desmontar.

Para isso, a qualidade das embalagens é essencial. Procure por algo seguro, que conserve bem a forma e a temperatura. É importante também considerar a estética e a personalização da embalagem.

Faça a divulgação

Um estabelecimento que atende em seu ponto físico e tem uma bela fachada já precisa de divulgação. Investir nisso, então, se torna ainda mais crucial para negócios que funcionam apenas para delivery.

Nesse sentido, um bom marketing digital é a chave. Aproveite as facilidades das redes sociais para mostrar as pizzas, a equipe, a cozinha e todos os diferenciais do seu negócio, bem como para divulgar promoções.

A presença em uma plataforma de delivery também pode ajudar muito nisso, já que clientes que ainda não conhecem seu estabelecimento podem encontrá-lo por lá.

Otimize as entregas

Na gestão de restaurantes, pizzarias e outros estabelecimentos que trabalhem com delivery, é fundamental otimizar o ritmo das entregas. Além do zelo com o pedido, a entrega precisa ter tempo hábil e o máximo possível de agilidade para garantir a satisfação da clientela.

Uma vez que o fluxo de pedidos aumentar, pode ser necessário fazer parcerias com mais pessoas entregadoras. Vale lembrar que alguns aplicativos de delivery contam com o próprio time de entregadores, o que pode ajudar.

Tenha bons fornecedores

A boa qualidade das pizzas é um fator determinante para a fidelização da clientela. Então, busque bons fornecedores, capazes de oferecer ingredientes frescos e com a garantia de manter o padrão de qualidade esperado, além de opções variadas.

O delivery de pizza é um segmento cheio de oportunidades, mas é necessário buscar meios de superar a concorrência para garantir o crescimento e o sucesso. Nesse sentido, é importante fazer parcerias com serviços de delivery já conhecidos e renomados no mercado. Essa é uma boa forma de atrair novos clientes, melhorar a qualidade do serviço e garantir um maior nível de satisfação.

Agora que você já sabe os primeiros passos para criar seu delivery de pizza, saiba como construir o planejamento estratégico do seu negócio!

Por iFood

Por iFood

Uma resposta

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