Dia da Pizza: 5 curiosidades sobre esse prato

Confira 5 curiosidades sobre o dia da pizza! Saiba mais sobre a história e surgimento desse prato, que conquistou o Brasil!
7 Min
dia da pizza: mão de pessoa retirando um pedaço da pizza que está na mesa

Você sabe qual é o Dia da Pizza e onde surgiu essa opção de prato tão apreciada no Brasil? Além dos sabores variados, criativos e capazes de agradar a diferentes paladares, a pizza também é “recheada” de curiosidades.

Portanto, conhecer mais a fundo a sua origem e outros fatos relacionados a esse alimento é interessante para o empreendedor que oferece o item no cardápio do seu estabelecimento. Afinal, torna-se possível ter novas ideias na hora de criar ações para aumentar as vendas e evitar que o comércio seja deixado para trás pela concorrência.

Então, continue a leitura e conheça 5 fatos sobre a pizza, incluindo a sua origem, como surgiu o Dia Mundial da Pizza e muito mais!

1. A pizza não surgiu na Itália

A história da pizza como conhecemos hoje, feita com queijo, molho de tomate e outros ingredientes, começou em Nápoles, em meados dos anos 1520. Nessa época, o alimento era consumido pela classe mais pobre, com o uso do que se tinha à mão.

No entanto, apesar de a Itália ser o país que nos vem à mente ao pensarmos em pizza, a verdade é que a sua origem é considerada incerta. Historiadores relatam que havia um alimento semelhante consumido pelos egípcios há mais de seis mil anos.

Tratava-se de uma massa fina, em formato de círculo e temperada com ervas. Essa pizza rudimentar era assada nos escudos dos soldados.

2. O Brasil consome mais de 1 milhão de pizzas por dia

Trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos, a venda da pizza se popularizou primeiro em São Paulo. Contudo, não demorou muito para o resto do país se render aos encantos do prato.

Inclusive, os brasileiros consomem cerca de 1 milhão de pizzas a cada ano. Foi o que revelou o levantamento feito pela Associação de Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA). É ou não de impressionar?!

3. Os países que mais pedem pizza

Apesar dos números impressionantes de pizzas consumidas no Brasil, existe um país que está à nossa frente. Os EUA lideram o ranking mundial, onde cerca de 3 bilhões de pizzas são consumidas por ano.

O terceiro lugar fica para a França, onde o consumo chega a, aproximadamente, 5 quilos anuais. Já a Itália, apesar da forte tradição, fica apenas em quarto lugar, seguida pela Austrália.

4. A Marguerita é um sabor real

Outra curiosidade interessante para celebrar o Dia da Pizza é relacionada à Marguerita. O sabor foi criado para a realeza, como uma homenagem à rainha Margarida e ao rei Humberto I.

Para isso, o pizzaiollo Raffaele Esposito usou como inspiração a bandeira da Itália, representando o verde com o manjericão, o branco com o queijo, e o vermelho com o tomate. A rainha apreciou tanto a homenagem que batizou a especiaria com o próprio nome. A ocasião ocorreu em 10 de julho, sendo a data escolhida para celebrar o Dia Internacional da Pizza.

5. O significado da palavra pizza

A origem da palavra “pizza” é incerta. Uma das teorias é de que ela surgiu do termo latim picea, utilizado para indicar um objeto que foi tostado pelo fogo. Também há uma hipótese que defende que ela deriva da palavra pizzo, que vem do verbo pinsere, e significa “esmagar com as mãos”.

Por fim, existe ainda a teoria de que “pizza” nasceu do termo bizzo-pizzo, palavra que vem do alemão antigo bissen e significa “mordida ou pedaço de pão”.

Essas foram algumas curiosidades sobre o Dia da Pizza, um prato que pode ser apreciado a qualquer hora e/ou em qualquer lugar. Salgada ou doce, formando um combo de pizza ou de tamanho família, seja na pizzaria, seja no conforto de casa a partir de um pedido no delivery, ela tem presença garantida nas refeições brasileiras.

Então, que tal aproveitar o Dia da Pizza para convidar os seus clientes a conhecerem as opções do seu cardápio? Aproveite e baixe gratuitamente o kit de imagens para usar nas suas redes sociais!

Por iFood

Por iFood

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

12/04/2024

Melhoria Contínua no Atendimento do iFood: conheça o Botão de Ajuda

12/04/2024

Aprenda a técnica food porn para caprichar nas fotos de comida

11/04/2024

Feedback do cliente: saiba como tirar proveito