Sobremesa: segredos para encantar o cliente

Uma refeição completa muitas vezes é selada com uma sobremesa deliciosa. No Brasil, essa tradição de finalizar com um doce é quase que um ritual....
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Sobremesa: segredos para encantar o cliente

Uma refeição completa muitas vezes é selada com uma sobremesa deliciosa. No Brasil, essa tradição de finalizar com um doce é quase que um ritual. E é justamente nesse ponto que os restaurantes e estabelecimentos gastronômicos têm uma oportunidade de ouro para encantar seus clientes.

Sou Maísa Lopes, Expert iFood, com uma sólida formação em Gastronomia e especialização como Chef Cuisine Internacional e Nacional pela Universidade Positivo. Posso compartilhar com vocês minha experiência em sobremesas que não só agradam ao paladar, mas também aos olhos e ao coração dos clientes.

Quer saber como fazer sobremesas que dão água na boca? Confira as dicas e saiba como incluir novos pratos no seu cardápio!

Qual a importância da sobremesa no cardápio?

Antes de tudo, é importante entender por que fazer doces para vender no seu restaurante é uma boa ideia. Afinal, qual é o diferencial de uma sobremesa no cardápio para conquistar os clientes? Na verdade, a resposta é simples: essa é uma das melhores maneiras de completar a refeição.

De fato, não existe uma regra que atenda a todos os clientes brasileiros. No entanto, é muito comum encontrar pessoas que gostam de provar um doce ou uma fruta após comer uma refeição salgada para compensar o paladar.

Ou seja, essa é uma maneira que muitas pessoas escolhem para sentir que concluíram uma refeição. Por esse motivo, diversos clientes podem pedir um prato salgado, uma bebida e uma sobremesa nos restaurantes.

“A sobremesa ajuda aumentar o ticket médio do restaurante, é fácil para incluir em combos e, claro, surpreender o cliente. Afinal de contas, todo mundo ama um doce.”

Como criar uma sobremesa atraente?

Quando o assunto é colocar pratos doces no cardápio, muitos negócios têm dúvidas de como fazer sobremesa para restaurante e escolher opções que realmente agradam aos clientes. Desde já, saiba que a resposta certa vai variar conforme o estilo do seu restaurante, o nicho dos consumidores e a especialidade dos seus profissionais.

“Eu gosto das sobremesas clássicas, mas bem-feitas, e claro que pode criar novas versões! Eu, como gestora, foco sempre na preparação, pois a cozinha precisa estar alinhada e a ficha técnica também para o produto obter lucratividade.”

Para ajudar a escolher os melhores pratos doces para colocar no seu cardápio, confira dicas de como criar uma sobremesa atraente e que seja sucesso em vendas!

Invista na divulgação

Tenha em mente que, a partir do momento em que o seu restaurante começar a servir novos pratos, é preciso deixar com que o público saiba sobre a novidade. Por isso, ao mesmo tempo em que estiver planejando o cardápio, pense também em estratégias de divulgação.

“Criar combos faz aumentar o ticket médio, além de apresentar esse item do cardápio.” Desse modo, você consegue fazer com que desde os clientes antigos até as pessoas que estão conhecendo o seu estabelecimento saibam das novidades.

“Sem dúvida, itens instagramáveis aumentam o engajamento da marca. Se [tem] uma foto que adoramos compartilhar é de doces; capriche na apresentação: coloque cores, flores comestíveis, arte com chocolate ou caramelo, frutas com cortes diferentes.” O importante é ter criatividade para divulgar os seus pratos.

Pense na personalização

Ao planejar um novo cardápio, é interessante também pensar em opções personalizadas. Afinal, “ter sobremesas com restrições e dietéticas é uma ótima estratégia para atrair clientes de outros nichos”.

No entanto, isso vai depender do estágio do planejamento e das condições do negócio. Tudo “depende do estilo do restaurante para apostar na personalização, pois precisa de uma equipe ágil para não demorar e investir na variedade de insumos para ser interessante para o cliente”.

A personalização é uma estratégia para investir em um nicho específico e deixar a sua marca registrada no mercado. Por isso, é uma opção a ser considerada, desde que seja aplicada em um momento estratégico e que combine com as demais táticas do seu negócio para a atração de clientes.

Considere a sazonalidade

Ao lidar com alimentos, é necessário considerar a sazonalidade. Esse é um fator influenciado pela escolha dos clientes ou pela época dos produtos utilizados, como frutas e legumes.

De todo modo, a sazonalidade pode ser utilizada como uma estratégia de marketing no seu negócio. Se você caprichar na divulgação, o interesse pelo produto pode aumentar e mais clientes podem experimentar o prato. “Inclua um selo de tempo limitado, pois isso gera curiosidade e acaba virando venda.”

Capriche na apresentação

Para deixar a sua cozinha autoral e criar pratos irresistíveis aos clientes, é importante pensar na apresentação como um elemento indispensável.

Afinal, a aparência da comida ajuda a torná-la mais apetitosa, além de os elementos visuais serem grandes aliados na divulgação, seja a que o seu restaurante realiza, seja nos posts que os clientes fazem nas redes sociais e marcam seu restaurante.

Como fazer a apresentação no prato?

“Hoje, em terra de Instagram, o post é rei. Então, a apresentação é fundamental para ajudar no engajamento.” Sendo assim, invista em estratégias que vão fazer com que a sua sobremesa se torne um prato altamente atraente e que conquiste mais consumidores também pela aparência.

“Invista em louça de cores neutras para destacar as cores da sobremesa. Se for no caso do delivery, analise com a estratégia a escolha da embalagem.” Desse modo, você garante que o pedido chegue belíssimo nas mãos dos clientes.

O importante é pensar que, na gastronomia, a aparência importa tanto quanto o sabor. Quando o assunto é doce, esse fator é ainda mais importante. Afinal, “a sobremesa tem que ter apresentação impressionante, pois é o momento para fechar o paladar do cliente”.

Como se diferenciar pela sobremesa?

Para fazer com que o diferencial do seu restaurante seja a sobremesa, receitas atraentes e inovadoras devem se destacar. Isso não significa que você precise criar pratos novos. Afinal, os clássicos também são apetitosos e podem gerar tanto resultado quanto as novidades.

No entanto, incluir um toque personalizado da sua marca vai valorizar a sua entrega. Isso também vale para investir no que está em alta. “As tendências que vejo para as sobremesas são as de saúde e bem-estar mental são doces com menos % de gordura, açúcar refinado.

Conhecer o que o público gosta e o perfil dos seus clientes também ajuda na escolha do cardápio de sobremesas ideal para o seu restaurante. Por exemplo, “outra tendência que está ganhando cada vez mais força são as veganas, que têm uma pegada ‘bom para o mundo’”.

As sobremesas no cardápio não são apenas delícias para o paladar, mas também oportunidades estratégicas para impulsionar as vendas e aumentar o valor médio de cada pedido.

“Meu ponto é sempre pensar na forma de produzir rápido. Por isso teste com equipe e faça a ficha técnica para entender a lucratividade.” Ao seguir essas orientações, não só você estará oferecendo uma sobremesa deliciosa, mas também proporcionando uma experiência memorável para seus clientes.

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Por Maísa Lopes

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