Sobremesa: segredos para encantar o cliente

Uma refeição completa muitas vezes é selada com uma sobremesa deliciosa. No Brasil, essa tradição de finalizar com um doce é quase que um ritual....
13 Min
Sobremesa: segredos para encantar o cliente

Uma refeição completa muitas vezes é selada com uma sobremesa deliciosa. No Brasil, essa tradição de finalizar com um doce é quase que um ritual. E é justamente nesse ponto que os restaurantes e estabelecimentos gastronômicos têm uma oportunidade de ouro para encantar seus clientes.

Sou Maísa Lopes, Expert iFood, com uma sólida formação em Gastronomia e especialização como Chef Cuisine Internacional e Nacional pela Universidade Positivo. Posso compartilhar com vocês minha experiência em sobremesas que não só agradam ao paladar, mas também aos olhos e ao coração dos clientes.

Quer saber como fazer sobremesas que dão água na boca? Confira as dicas e saiba como incluir novos pratos no seu cardápio!

Qual a importância da sobremesa no cardápio?

Antes de tudo, é importante entender por que fazer doces para vender no seu restaurante é uma boa ideia. Afinal, qual é o diferencial de uma sobremesa no cardápio para conquistar os clientes? Na verdade, a resposta é simples: essa é uma das melhores maneiras de completar a refeição.

De fato, não existe uma regra que atenda a todos os clientes brasileiros. No entanto, é muito comum encontrar pessoas que gostam de provar um doce ou uma fruta após comer uma refeição salgada para compensar o paladar.

Ou seja, essa é uma maneira que muitas pessoas escolhem para sentir que concluíram uma refeição. Por esse motivo, diversos clientes podem pedir um prato salgado, uma bebida e uma sobremesa nos restaurantes.

“A sobremesa ajuda aumentar o ticket médio do restaurante, é fácil para incluir em combos e, claro, surpreender o cliente. Afinal de contas, todo mundo ama um doce.”

Como criar uma sobremesa atraente?

Quando o assunto é colocar pratos doces no cardápio, muitos negócios têm dúvidas de como fazer sobremesa para restaurante e escolher opções que realmente agradam aos clientes. Desde já, saiba que a resposta certa vai variar conforme o estilo do seu restaurante, o nicho dos consumidores e a especialidade dos seus profissionais.

“Eu gosto das sobremesas clássicas, mas bem-feitas, e claro que pode criar novas versões! Eu, como gestora, foco sempre na preparação, pois a cozinha precisa estar alinhada e a ficha técnica também para o produto obter lucratividade.”

Para ajudar a escolher os melhores pratos doces para colocar no seu cardápio, confira dicas de como criar uma sobremesa atraente e que seja sucesso em vendas!

Invista na divulgação

Tenha em mente que, a partir do momento em que o seu restaurante começar a servir novos pratos, é preciso deixar com que o público saiba sobre a novidade. Por isso, ao mesmo tempo em que estiver planejando o cardápio, pense também em estratégias de divulgação.

“Criar combos faz aumentar o ticket médio, além de apresentar esse item do cardápio.” Desse modo, você consegue fazer com que desde os clientes antigos até as pessoas que estão conhecendo o seu estabelecimento saibam das novidades.

“Sem dúvida, itens instagramáveis aumentam o engajamento da marca. Se [tem] uma foto que adoramos compartilhar é de doces; capriche na apresentação: coloque cores, flores comestíveis, arte com chocolate ou caramelo, frutas com cortes diferentes.” O importante é ter criatividade para divulgar os seus pratos.

Pense na personalização

Ao planejar um novo cardápio, é interessante também pensar em opções personalizadas. Afinal, “ter sobremesas com restrições e dietéticas é uma ótima estratégia para atrair clientes de outros nichos”.

No entanto, isso vai depender do estágio do planejamento e das condições do negócio. Tudo “depende do estilo do restaurante para apostar na personalização, pois precisa de uma equipe ágil para não demorar e investir na variedade de insumos para ser interessante para o cliente”.

A personalização é uma estratégia para investir em um nicho específico e deixar a sua marca registrada no mercado. Por isso, é uma opção a ser considerada, desde que seja aplicada em um momento estratégico e que combine com as demais táticas do seu negócio para a atração de clientes.

Considere a sazonalidade

Ao lidar com alimentos, é necessário considerar a sazonalidade. Esse é um fator influenciado pela escolha dos clientes ou pela época dos produtos utilizados, como frutas e legumes.

De todo modo, a sazonalidade pode ser utilizada como uma estratégia de marketing no seu negócio. Se você caprichar na divulgação, o interesse pelo produto pode aumentar e mais clientes podem experimentar o prato. “Inclua um selo de tempo limitado, pois isso gera curiosidade e acaba virando venda.”

Capriche na apresentação

Para deixar a sua cozinha autoral e criar pratos irresistíveis aos clientes, é importante pensar na apresentação como um elemento indispensável.

Afinal, a aparência da comida ajuda a torná-la mais apetitosa, além de os elementos visuais serem grandes aliados na divulgação, seja a que o seu restaurante realiza, seja nos posts que os clientes fazem nas redes sociais e marcam seu restaurante.

Como fazer a apresentação no prato?

“Hoje, em terra de Instagram, o post é rei. Então, a apresentação é fundamental para ajudar no engajamento.” Sendo assim, invista em estratégias que vão fazer com que a sua sobremesa se torne um prato altamente atraente e que conquiste mais consumidores também pela aparência.

“Invista em louça de cores neutras para destacar as cores da sobremesa. Se for no caso do delivery, analise com a estratégia a escolha da embalagem.” Desse modo, você garante que o pedido chegue belíssimo nas mãos dos clientes.

O importante é pensar que, na gastronomia, a aparência importa tanto quanto o sabor. Quando o assunto é doce, esse fator é ainda mais importante. Afinal, “a sobremesa tem que ter apresentação impressionante, pois é o momento para fechar o paladar do cliente”.

Como se diferenciar pela sobremesa?

Para fazer com que o diferencial do seu restaurante seja a sobremesa, receitas atraentes e inovadoras devem se destacar. Isso não significa que você precise criar pratos novos. Afinal, os clássicos também são apetitosos e podem gerar tanto resultado quanto as novidades.

No entanto, incluir um toque personalizado da sua marca vai valorizar a sua entrega. Isso também vale para investir no que está em alta. “As tendências que vejo para as sobremesas são as de saúde e bem-estar mental são doces com menos % de gordura, açúcar refinado.

Conhecer o que o público gosta e o perfil dos seus clientes também ajuda na escolha do cardápio de sobremesas ideal para o seu restaurante. Por exemplo, “outra tendência que está ganhando cada vez mais força são as veganas, que têm uma pegada ‘bom para o mundo’”.

As sobremesas no cardápio não são apenas delícias para o paladar, mas também oportunidades estratégicas para impulsionar as vendas e aumentar o valor médio de cada pedido.

“Meu ponto é sempre pensar na forma de produzir rápido. Por isso teste com equipe e faça a ficha técnica para entender a lucratividade.” Ao seguir essas orientações, não só você estará oferecendo uma sobremesa deliciosa, mas também proporcionando uma experiência memorável para seus clientes.

Gostou das dicas? Então, saiba como investir em sobremesas no seu restaurante com 13 cursos de confeitaria para você escolher!

Por Maísa Lopes

Por Maísa Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

17/05/2024

Desvendando o ciclo do pedido: etapas, como medir e desafios

16/05/2024

À la carte: o que é, como funciona e dicas essenciais

15/05/2024

Negócios lucrativos: quais são e como garantir sucesso?