6 dicas para um ambiente instagramável

Quer ter um espaço convidativo, que incentive os clientes a promover sua marca de forma espontânea? Confira 6 dicas para criar um ambiente instagramável!

Se você quer aprender sobre ambiente instagramável, provavelmente tem interesse nas tendências para restaurantes e afins em 2023.

Aqui vai uma novidade: este post faz parte de uma sequência de conteúdos, e você está lendo o terceiro deles! Confira a trilha completa:

  1. Reducitarianismo: entenda o movimento
  2. Restaurantes pet-friendly: 6 dicas para otimizar o espaço
  3. 6 dicas para um ambiente instagramável
  4. 5 passos para trabalhar com um cardápio sazonal
  5. Drinks engarrafados: conheça essa tendência!

Então, após ler este post, acesse os outros para complementar seus conhecimentos!

A sociedade atual vive a era das selfies irreverentes, fotos divertidas e postagens sobre o dia a dia. Nesse contexto, os estabelecimentos precisam investir em cenários atrativos. É aí que entra o conceito do ambiente instagramável.

O Instagram é uma verdadeira vitrine para os negócios atualmente, e revolucionou tanto o universo das imagens que deu origem a esse novo adjetivo — “instragramável”. Aderir ao conceito ajuda empresas a se destacar no mercado, entre outras vantagens que você conhecerá neste post.

Acompanhe e fique por dentro do tema!

O que é um ambiente instagramável?

Um ambiente instagramável é um espaço visualmente atrativo e ideal para fazer fotos e postá-las nas redes sociais — principalmente no Instagram. Quando se planeja um ambiente assim, a ideia é que a possibilidade de obter bons registros se torne um diferencial competitivo.

O ambiente instagramável pode tanto ser todo o espaço do estabelecimento como uma área específica, projetada para fotos. No segundo caso, é importante que, mesmo tendo destaque, essa área combine com a estética do restante do local.

Entenda por que investir

Aderir a essa tendência é uma forma de fazer com que a clientela promova a marca espontaneamente, ao postar as fotos tiradas no local. As publicações que mostram o seu estabelecimento, então, farão com que outras pessoas tenham vontade de conhecê-lo pessoalmente e fazer seus próprios registros — até porque querem mostrar que estão passeando e se divertindo em lugares interessantes.

Isso repercute até mesmo na experiência do cliente, já que há um aspecto a mais que agrada o seu público e conta pontos para a vivência que ele tem com sua empresa. Assim, são maiores as chances de fidelização de clientes, pois, ao ter uma experiência mais positiva, é provável que eles queiram retornar.

Ao implementar um ambiente instagramável no seu estabelecimento, é possível até mesmo economizar com anúncios no Instagram. Afinal, com as postagens dos visitantes, você obterá mais alcance de maneira orgânica. Em outras palavras, você aumenta a visibilidade e o alcance do seu negócio e atrai a atenção de mais potenciais clientes.

Todos esses benefícios repercutem, naturalmente, no faturamento do seu negócio. Então, mesmo que criar um ambiente instagramável exija certo investimento inicial, a tendência é que os lucros facilmente compensem isso. Além disso, como mencionado, esse recurso ajuda seu negócio a se destacar em meio à concorrência e obter vantagem competitiva.

Por que a decoração do ambiente é tão importante?

Para ter o apelo visual necessário, o local deve ser planejado e projetado de forma propícia à captura de imagens. A decoração é essencial na criação de um espaço diferenciado e convidativo, que gere no público o desejo de registrar o que vê e compartilhar isso com outras pessoas.

O ambiente precisa atrair a atenção dos visitantes e render fotos bonitas e interessantes. Nesse sentido, explore detalhes como:

  • móveis;
  • itens decorativos;
  • plantas;
  • painéis;
  • paredes coloridas ou com um toque sofisticado.

Como criar um ambiente instagramável? Confira 6 dicas

Assim como em qualquer estratégia de marketing e vendas, é essencial conhecer e considerar as preferências do seu público-alvo ao criar um ambiente instagramável, bem como garantir uma boa representação da identidade da marca. Mas há alguns pontos específicos importantes nessa estratégia. Confira as dicas a seguir!

1. Invista em uma boa iluminação

Caso o ambiente seja escuro, os clientes podem até tentar tirar algumas fotos, porém, a chance de desistirem ou nem sentirem vontade de registrar é grande, já que isso repercute na qualidade das fotos. Por isso, procure formas de criar uma boa iluminação.

Se a decoração do seu empreendimento é mais intimista, crie pontos de iluminação com algo atrativo em foco. Isso vai atiçar a curiosidade dos clientes e convidá-los a fazer registros. Além disso, é interessante apostar na iluminação da mesa, para permitir que o cliente tire fotos da comida com nitidez.

restaurante iluminado

2. Crie ambientes temáticos

Aproveite eventos como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças ou Natal para preparar um ambiente temático temporário que seja propício para fotos.

Caso exista algum tema específico que combine com o seu público-alvo, com a marca ou com o cardápio, é válido, também, ter uma área temática permanente — por exemplo, um ambiente com elementos que remetam à Itália em um restaurante de massas com nome italiano.

3. Decore os itens servidos

Os itens servidos no seu estabelecimento podem despertar, nos clientes, o desejo de causar aquela inveja inofensiva nos seguidores. Colocá-los na mesa com uma apresentação apetitosa, bela e criativa é uma boa forma de incentivar postagens.

Ou seja, o empratamento faz total diferença no marketing do negócio. Por isso, é uma ótima ideia investir em cores e formatos diferentes, que fujam do tradicional e chamem atenção.

comida decorada

4. Capriche na mobília

A originalidade e o bom gosto são fatores que chamam muita atenção e agradam o público. Portanto, analise os seus móveis e veja o que poderia mudar de lugar ou qual item poderia ser ser colocado para dar um toque especial.

Balcões, poltronas, cadeiras, mesas ou banquetas diferenciadas e estilosas podem fazer o cliente sentir vontade de pegar o celular para registrar a paisagem. Então, explore bem esses itens.

mobília restaurante

5. Crie paredes e cantos atraentes

No caso do salão do seu estabelecimento não ter espaço o suficiente para criar um painel, você pode fazer uma parede instagramável. Veja qual canto pode ser utilizado de forma criativa. Você pode usar espelhos e quadros, por exemplo, colocar uma cor diferente ou um papel de parede que harmonize com o local e, ao mesmo tempo, atraia olhares.

Ao olhar para essa área, o visitante pode identificá-la como um bom espaço para fazer uma selfie ou tirar foto com alguém. Lembre-se sempre de trabalhar com a espontaneidade do cliente, criando oportunidades no espaço físico.

6. Inclua sua marca na foto

Muitos clientes espontaneamente marcam o perfil da empresa na postagem, mas isso nem sempre acontece. Então, por que perder a chance de — literalmente — deixar sua marca?

Você pode colocar na parede, por exemplo, a logo e o nome do estabelecimento, ou o perfil do Instagram — facilitando pesquisas. Assim, quem olhar a foto logo vai entender onde ela foi tirada.

Repostar as fotos dos clientes os incentiva a divulgar seu negócio e marcar o estabelecimento. Quando seu perfil é marcado, o Instagram disponibiliza a opção de repostar, e outros usuários podem abrir o perfil facilmente.

Ao repostar as fotos em que o cliente marcou a empresa, você faz com que quem postou ou está na foto sinta-se valorizado, estreitando o vínculo. Outro ponto interessante é que isso incentiva outros clientes a seguir o exemplo e marcar seu perfil nas fotos — afinal, normalmente, quem posta no Instagram deseja ser visto.

Em suma, são inúmeras as vantagens de criar um ambiente instagramável para o seu negócio, já que cada uma se desdobra em outros benefícios. Para os clientes, isso também é altamente vantajoso, uma vez que rende boas postagens para seus perfis pessoais. Então, aposte nessa estratégia e aproveite os resultados.

Se você quer mais dicas, confira 5 passos para trabalhar com um cardápio sazonal!

Por iFood

Por iFood

2 respostas

  1. Como vai estou visitando seu web site tem um software que esta bombando, chamado PCG Programa Classificados Grátis, com ele você pode anúnciar seu produto ou serviço em mais de 340 sites de Classificados de forma semi-automatizada, com certeza você vai ter mais clientes usando essa ferramenta de marketing, basta pesquisar no Google: Programa Classificados Grátis e você vai encontrar esse agregador de sites classificados automatizado. Até logo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

10/12/2023

Culinária brasileira: 10 pratos que conquistam o mundo

09/12/2023

Culinária Nordestina: 9 pratos típicos da região

08/12/2023

Culinária Argentina: 5 pratos surpreendentes

Precisa de um apoio nas suas ações de marketing?

Baixe o e-book gratuito e saiba como trabalhar o marketing no seu negócio!

aprenda sobre marketing
Confira os ganhadores

Feijoada da Vó

SÃO PAULO - SP

Dubai Shawarmas

NAVEGANTES - SC

Delícias do Pará

CAMPO GRANDE - MS

Duque Lanches

RIBEIRÃO DAS NEVES - MG

Via Sabores Restaurante

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

Holiebitu'z

MACAÉ - RJ

Akajé - Acarajé Alagoano

MACEIÓ - AL

Deo Salgados

SUMARÉ - SP

Casa do Yakisoba

PARACAMBI - RJ

Viih e Naty Gourmet

PIRACICABA - SP

Açaí da Felicidade - Barra do Ceará

FORTALEZA - CE

The Point Paulista e Pastéis

NATAL - RN

Rancho 26 - Pizzas, Hambúrgueres e Açaí

DUQUE DE CAXIAS - RJ

Sorveteria da Vila

GUARULHOS - SP

Dom Bolo

VIÇOSA - MG

Nuuhh Ki Delicia Açaiteria

UBERLÂNDIA - MG

Açaí Chefe

CASCAVEL - PR

Cookie Coffee Belém

BELÉM - PA

Shams - Shopping

BARRETOS - SP

Dall'alto Doceria

CAMPINAS - SP