Empratamento: aprenda a fazer as pessoas comerem com os olhos

Quer aprender sobre empratamento para o seu restaurante? Vamos falar tudo sobre o assunto neste post. Acompanhe!

Já reparou que os chefs profissionais capricham no empratamento? Assim, a comida fica tão bonita quanto saborosa. Tudo isso para gerar uma imagem capaz de encantar e despertar o interesse dos clientes.

Afinal, a gente come primeiro com os olhos, não é verdade? Provavelmente, você já passou pela situação de ver algo como uma sobremesa ou um prato bem montado e imediatamente ficou com vontade de provar — e olha que nem é preciso estar com fome para isso acontecer!

Se você quer aprender mais sobre empratamento, continue a leitura deste post! Saiba sua importância e como utilizá-lo em seu restaurante para tornar os pratos ainda mais atrativos.

O que é empratamento?

O empratamento é a técnica de montar e apresentar a receita. O objetivo é deixar a comida mais bonita, com aspecto mais apetitoso para despertar nas pessoas a vontade de consumi-la. Trata-se de uma arte praticada pelos melhores restaurantes do mundo.

Resumidamente, a montagem deve ser feita considerando os elementos que ficam dispostos à mesa, como o descanso, os pratos e os guardanapos e, principalmente, a comida, os molhos, os acompanhamentos e os temperos.

Vários fatores são considerados na hora de montar o empratamento: formato, tamanho e cor dos pratos e dos alimentos, além da própria proposta do cardápio e a quantidade servida. Como você já sabe, todo detalhe faz diferença quando o assunto é gastronomia.

Por que o empratamento é importante?

Pense nas melhores fotos de comida para o Instagram. Basta uma pequena porção servida para gerar o desejo de consumo. As tendências de mercado sugerem que o conceito de porn food, ou seja, tornar a comida atraente e desejável gera um bom engajamento nas redes sociais e desperta a curiosidade em seus usuários.

Entretanto, o empratamento é importante não somente por questões estéticas, mas também porque há uma preocupação em combinar os itens para harmonizar o sabor.

É no empratamento que o chef indica como o prato deve ser consumido e combina todos os elementos da maneira mais harmônica, equilibrando as proporções e respeitando os diferentes tipos de textura.

Postar boas fotos de comida no Instagram pode ser o início da sua reputação online. Portanto, capriche no clique, experimente variações do ângulo e procure sempre enquadrar todos os ingredientes do prato. Se tiver alguma dúvida, procure por dicas sobre o que é food styling — que é uma expressão em inglês para o preparo da comida antes da foto — e como aplicar as técnicas referentes a ele.

Além disso, um bom empratamento incentiva que seus clientes postem em suas redes sociais, ampliando o alcance daquele belo prato a um possível público de interesse.

Outro fator decisivo para caprichar no empratamento é que o jornal britânico The Telegraph divulgou em 2014 — citando a revista científica Flavour Journal, especializada em aspectos de sabor e fragrância — que as pessoas estão dispostas a pagar mais por um produto que seja tão bonito quanto apetitoso.

Como aplicar o empratamento com poucos recursos?

As técnicas de food styling são altamente recomendáveis para quem precisa fazer o empratamento com poucos recursos. Mas é importante ter cuidado para não utilizar elementos demais e acabar passando uma impressão de bagunça e artificialidade. Um bom arranjo gastronômico pode ser feito com elementos simples.

A seguir, confira as dicas de empratamento e descubra também como tirar fotos bonitas de comida!

Invista em louças certas

A louça certa não é, necessariamente, uma louça cara. Por exemplo, para comidas coloridas, o prato branco comum é uma excelente opção para equilibrar a imagem. Na verdade, as cores podem afetar a percepção do paladar, por isso é tão importante harmonizar as cores do prato.

Da mesma forma, a louça escura é perfeita para servir comidas claras ou valorizar ainda mais as cores intensas.

Na ordem, o prato raso e pequeno é ideal para entradas como salada. Já o raso e grande é onde o item principal deve ser servido. O prato fundo, que vem por último, é mais adequado para sopas, risotos e carnes encorpadas.

Equilibre o prato

Imagine a louça como uma moldura para sua receita. Inclusive, já pode ir pensando no empratamento enquanto produz a comida — não é uma boa ideia deixar para fazer isso no final.

A apresentação não deve ter preponderância sobre o sabor, mas evite servir muitos itens em um mesmo prato. Para esses casos, prefira dispor os elementos em louças diferentes e nunca coloque os itens nas bordas do prato.

A comida não precisa ficar totalmente centralizada, é claro. Isso depende da composição em que está pensando, e lembre-se de que a borda do prato deve estar bem limpa e emoldurando o ingrediente principal.

Use a porção correta

O bom empratamento preza pelo equilíbrio ao ser montado. É adequado ter uma atenção especial ao planejar uma boa proporção de sabores e texturas, pensando em qual combinação você gostaria que o cliente sentisse tais sabores.

Dessa forma, tenha cuidado em colocar uma proporção muito maior de um preparo mais apimentado ou adocicado, por exemplo, para evitar que ele roube a cena de todo o sabor do prato. Este é o momento para direcionar a degustação.

Utilize os equipamentos adequados

Utilizar os equipamentos adequados vai ajudar muito nesse processo. Primeiramente, porque não pode ser demorado para que o prato não esfrie. Depois, para aplicar texturas ou desenhos, vai precisar de pincéis culinários e bisnagas.

Limpe as bordas com guardanapo e posicione os ingredientes no prato com auxílio de pegadores e pinças para evitar acidentes.

Brinque com diferentes texturas e cores

Por exemplo, ao servir uma carne que seja quase da mesma cor do acompanhamento, acrescentar elementos de cores opostas dá uma enorme vivacidade para o prato. Ao servir uma carne branca com purê de batatas (proporcionando pouco contraste), experimente acrescentar elementos de cores mais vivas, como brotos, farofas, molhos, temperos ou até mesmo flores comestíveis, desde que façam sentido ao sabor e conceito planejados para aquele prato. 

Da mesma forma que o contraste das cores e as texturas dos alimentos ressaltam a montagem, a louça também tem essa mesma característica. Trabalhar esses pontos é fundamental para dar personalidade do prato.

Pense na composição e como será consumido

Basicamente, a composição deve considerar todos os ingredientes que serão servidos. Isso é necessário para que erros de montagem não aconteçam. Imagine, por exemplo, se o molho fosse colocado embaixo ou sobre a fritura. Certamente, isso tornaria a experiência do cliente negativa.

Acontece que a fritura precisa ser crocante. Se o chef acrescenta o molho próximo à fritura, a receita perde essa característica — podendo simplesmente prejudicar a experiência gastronômica do cliente. Para que isso não aconteça, considere servir o molho separadamente em vez de aplicá-lo diretamente sobre a receita.

Lembrando que o empratamento não precisa ser direcionado apenas para as refeições sofisticadas. Ele pode ser utilizado em restaurantes tradicionais, mas também em eventos, como festas infantis e casamentos, ou nos pedidos do delivery. Então, use a criatividade para apresentar seus pratos para que eles chamem a atenção positivamente e despertem a água na boca de quem os vê.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, aproveite e leia mais um conteúdo do mundo da gastronomia que tem tudo a ver com empratamento, conceito e sabor dos pratos, a cozinha autoral.

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

09/12/2023

Culinária Nordestina: 9 pratos típicos da região

08/12/2023

Culinária Argentina: 5 pratos surpreendentes

07/12/2023

6 tipos de clientes que todo negócio tem

Alcance mais visibilidade para sua loja no iFood!

Conheça o iFood Anúncios e conquiste mais visitas no seu cardápio!

ifood anuncios
Confira os ganhadores

Feijoada da Vó

SÃO PAULO - SP

Dubai Shawarmas

NAVEGANTES - SC

Delícias do Pará

CAMPO GRANDE - MS

Duque Lanches

RIBEIRÃO DAS NEVES - MG

Via Sabores Restaurante

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

Holiebitu'z

MACAÉ - RJ

Akajé - Acarajé Alagoano

MACEIÓ - AL

Deo Salgados

SUMARÉ - SP

Casa do Yakisoba

PARACAMBI - RJ

Viih e Naty Gourmet

PIRACICABA - SP

Açaí da Felicidade - Barra do Ceará

FORTALEZA - CE

The Point Paulista e Pastéis

NATAL - RN

Rancho 26 - Pizzas, Hambúrgueres e Açaí

DUQUE DE CAXIAS - RJ

Sorveteria da Vila

GUARULHOS - SP

Dom Bolo

VIÇOSA - MG

Nuuhh Ki Delicia Açaiteria

UBERLÂNDIA - MG

Açaí Chefe

CASCAVEL - PR

Cookie Coffee Belém

BELÉM - PA

Shams - Shopping

BARRETOS - SP

Dall'alto Doceria

CAMPINAS - SP