Experiência gastronômica: como oferecer mais que comida?

A experiência gastronômica envolve mais do que oferecer alimentos de qualidade para o cliente. Saiba o que fazer para encantá-lo!

Nem sempre oferecer uma boa comida é o suficiente para que um estabelecimento se destaque entre os concorrentes. Para alcançar o sucesso no ramo alimentício, também é importante proporcionar momentos inesquecíveis e criar uma experiência gastronômica.

Para os consumidores, a refeição deve unir comida, simpatia, bom atendimento e conforto. Conhecer esse conceito e planejar como oferecê-lo em seu negócio pode ser um grande diferencial competitivo.

Confira algumas ações interessantes para tornar o seu negócio mais atrativo e, consequentemente, mais rentável com a experiência gastronômica!

O que é experiência gastronômica?

É comum imaginar que o termo experiência gastronômica esteja associado apenas a oferecer pratos saborosos ao cliente. Porém, esse conceito consiste em um conjunto de experiências com a finalidade de estimular outros sentidos além do paladar, o que pode incluir desde a apresentação diferenciada dos pratos até surpreender o cliente com um atendimento de excelência.

Isso se tornou um desafio para restaurantes, lanchonetes, padarias, confeitarias, bares, food trucks e qualquer outro empreendimento que trabalha no ramo alimentício. É preciso ter em mente que, cada vez mais, os clientes desejam mais do que saciar a fome com um bom prato de comida. Eles esperam ter uma experiência completa e criar lembranças memoráveis ao pedir comida.

Explorar esse conceito e transformar o simples ato de comer em um momento único e especial pode fazer toda a diferença para se manter à frente da concorrência. Afinal, entregar ao cliente mais do que ele espera pode aumentar consideravelmente as chances de fidelização.

Como oferecer uma boa experiência no seu estabelecimento?

A experiência gastronômica pode ser oferecida com pequenas adaptações no seu negócio. Confira algumas dicas sobre como oferecer uma boa experiência gastronômica!

Surpreenda os clientes

Entregar uma comida na temperatura adequada é uma ótima maneira de surpreender o cliente que recebe o pedido por delivery. Outra forma de agradar é elaborar promoções interessantes e atrativas, sempre pensando no que o público do seu negócio pode gostar.

Também é possível agradar à clientela com a oferta de um cupom de desconto inesperado ou incluindo uma frase de agradecimento junto à refeição. Enviar um brinde, mesmo que um simples bombom, também pode fazer maravilhas em relação à preferência pelo seu estabelecimento.

Criar pratos diferentes, com aromas e sabores inusitados pode ser uma boa forma de chamar a atenção e se diferenciar da concorrência. Nesse caso, uma dica interessante é apostar na tendência da chamada cozinha autoral.

Até mesmo uma descrição diferenciada do cardápio, ressaltando os ingredientes utilizados, é capaz de aumentar o desejo do cliente em provar um novo prato. No Dia do Cozinheiro, por exemplo, que tal comemorar a data com pratos especiais e exclusivos?

Faça um bom atendimento

Oferecer um bom atendimento é fundamental para criar uma imagem positiva com os consumidores do seu negócio. Nesse sentido, investir no treinamento da equipe será indispensável para padronizar esse atendimento, seja presencialmente no restaurante, seja para atender aos pedidos feitos pela plataforma de delivery.

Também é interessante apostar na inovação dos processos, contribuindo para trazer mais agilidade e autonomia ao cliente. Investir em cardápio digital e meios de pagamento são detalhes interessantes para melhorar a experiência do cliente.

Tenha um preparo ágil dos pratos

Outro fator importante que não deve ser negligenciado é, sem dúvidas, a agilidade na entrega do restaurante. Afinal, os clientes que se dirigem ao estabelecimento estão em busca de praticidade. O mesmo vale no caso do delivery, em que o desejo de receber o pedido o mais breve possível é ainda maior.

Assim, é fundamental a criação de um processo que facilite o preparo dos alimentos, tornando-o mais ágil. Quanto mais organizada for cada etapa do preparo — desde a identificação dos produtos no estoque até o preparo antecipado de massas, molhos e cortes de saladas —, mais rápido o pedido estará finalizado para ser entregue.

Capriche no empratamento

Aqui é onde a expressão “comer com os olhos” se encaixa perfeitamente. Isso porque o efeito visual tem o poder de estimular os sentidos e ativar memórias positivas do cliente. Assim, dar uma atenção especial à apresentação da comida permite intensificar o prazer na degustação do prato.

Na hora do empratamento, é interessante pensar em cada detalhe. Um jeito diferente de saborear, a combinação de cores e texturas dos elementos que compõem o prato e um toque de sofisticação vão fazer com que a comida seja apreciada antes mesmo de chegar à boca do cliente.

Ofereça um produto de qualidade

É importante lembrar que a estrela principal de qualquer restaurante que deseja promover uma experiência gastronômica efetiva é a comida. Assim, é preciso selecionar cada ingrediente que será utilizado para elaborar pratos mais saborosos.

Uma boa rede de fornecedores é indispensável nesse momento, devendo ser conhecida por cumprir as entregas e por oferecer produtos sempre frescos e de qualidade. Mesmo investindo um pouco mais, comidas orgânicas, saudáveis e sustentáveis também são uma boa ideia, resultando em feedbacks positivos dos clientes e na clássica propaganda boca a boca.

Use embalagens de qualidade

O empreendimento que deseja transmitir uma boa experiência gastronômica também precisa pensar na qualidade das embalagens que utiliza. Para isso, elas devem estar alinhadas à proposta do restaurante e conseguirem transmitir sua identidade. Com foco na sustentabilidade, embalagens plásticas vêm sendo substituídas por embalagens biodegradáveis.

A embalagem para entrega por delivery, assume ainda mais a missão de construir uma boa experiência para o cliente. Portanto, o foco no design de qualidade é ainda mais importante para que ele tenha a percepção da essência do estabelecimento e da qualidade do produto recebido.

A experiência gastronômica vai muito além de oferecer uma boa comida ao cliente. É preciso entregar um conjunto de elementos e adotar ações capazes de transmitir sensações e memórias especiais que o faça optar pelo seu estabelecimento. Seja no restaurante, seja no delivery, esse cuidado pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio.

Quer mais uma dica para garantir a boa experiência dos seus clientes com a sua comida? Leia este post para entender o que é contaminação cruzada e como evitá-la.

Por iFood

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