Embalagem biodegradável: entenda as vantagens

Quer conhecer alguns motivos para adotar embalagens biodegradáveis no seu estabelecimento? Então, boa leitura!
6 Min
embalagem biodegradável

O uso de plástico e materiais poluentes é um grande vilão do meio ambiente. O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo. Além dos prejuízos ambientais, usar embalagens plásticas é um risco também para o seu delivery. Uma pesquisa da Ipec mostrou 72% dos clientes preferem receber pedidos sem plástico. A embalagem biodegradável surge como uma possibilidade interessante para o seu negócio.

Ao optar por materiais não poluentes, como o plástico, você demonstra o engajamento da sua marca com as questões ambientais. Isso é fundamental, inclusive, para criar identificação com consumidores que compartilham das mesmas preocupações.

Continue a leitura para conhecer mais sobre a embalagem biodegradável e saiba como adotar esse material no seu delivery!

O que são embalagens biodegradáveis?

A embalagem biodegradável é aquela que passa por um processo de degradação provocado por microrganismos como fungos e bactérias. Deve ser tratada em centros de compostagem, pois esse ambiente é o mais favorável para sua decomposição em partículas menores.

Com isso em mente, é preciso ressaltar que as embalagens biodegradáveis não devem ser descartadas de qualquer forma. Mesmo com mais facilidade em se decompor, precisam chegar aos centros de compostagem para que o material se desintegre como esperado.

[rock-convert-cta id=”5249″]

Caso contrário, podem se acumular em vias, ruas e aterros, provocando transtornos como surgimento de pragas urbanas e entupimento do sistema de escoamento de água. Para que a embalagem seja considerada biodegradável, é necessário que obedeça à norma 15448-2 da ABNT.

Quais são os principais tipos?

Entre as embalagens biodegradáveis existem diversos tipos de materiais e texturas diferentes. Para se ter uma ideia, até folhas, cascas de frutas e legumes podem se transformar em embalagem.

Confira quais são os tipos mais usados pela indústria alimentícia!

Embalagem de plástico biodegradável

O PLA (poliácido lático) é um tipo de plástico biodegradável que pode ser utilizado por estabelecimentos que comercializam comida. Esse material é resistente à umidade e serve perfeitamente para embalar alimentos.

Sua decomposição acontece no ambiente do centro de compostagem e, após sua dissolução, o que resta é ácido lático, uma substância não tóxica. A principal desvantagem desse material é que costuma ser mais caro do que o convencional e pode ter plástico comum em sua composição.

Embalagem de papel

Um dos tipos de embalagens biodegradáveis mais utilizados é feito à base de celulose. Seu tempo de decomposição varia de 3 a 6 meses e pode ser descartada diretamente no sistema de coleta seletiva, sem necessidade de passar pela compostagem.

São bem em conta, mas não suportam calor ou umidade. Ideal para estabelecimentos que trabalham com entrega de comida, porém bebidas, sorvetes e outros itens molhados devem ser embalados em embalagens separadas.

Embalagem de celofane

Trata-se de um tipo de embalagem biodegradável que também é compostável. Feita à base de celulose, é mais indicada para embalar produtos secos, pois a umidade derrete facilmente esse material. Não é reciclável! Portanto, não pode ser descartada nos postos de coleta seletiva!

Quais as vantagens de utilizar embalagens sustentáveis no seu estabelecimento?

As vantagens são muitas: melhoria da imagem, consciência ecológica, redução de custos, entre outros. O conceito de cozinha sustentável — que inclui desde a forma com que os alimentos são produzidos até o delivery de comida saudável — tem tudo a ver com esse tema.

Além da redução do desperdício e da utilização de itens orgânicos nas receitas, trocar o plástico tradicional por embalagem de delivery biodegradável pode ser uma boa prática de sustentabilidade para o seu empreendimento.

Um ponto que revela como é importante adotar práticas sustentáveis é que elas economizam recursos. No caso desse tipo de embalagem, a matéria-prima utilizada para sua fabricação é encontrada com abundância no Brasil, diminuindo consideravelmente os custos de produção, excetuando o caso do PLA.

São menos prejudiciais à natureza

As embalagens biodegradáveis causam pouco ou nenhum dano à natureza se descartadas de forma correta. Diferentemente dos materiais convencionais como plástico e isopor, que demoram centenas e até milhares de anos para se decompor, a atividade da decomposição aeróbica acelera seu processo de degradação em apenas alguns meses.

Quando expostas à ação da umidade, luz do sol e vento, se decompõem com mais facilidade ainda. Geralmente, as embalagens biodegradáveis também podem ser feitas de fibras vegetais, cascas de árvores e plantas, fécula de mandioca e papelão. Portanto, são fabricadas a partir de fontes naturais

Diferentemente disso, as embalagens comuns são produzidas com matérias-primas fósseis, como o plástico, derivado do petróleo e pode levar centenas de anos para se decompor.

Têm riscos menores à saúde

Algumas embalagens biodegradáveis simulam a textura do plástico comum, o que as torna propícias para serem higienizadas. A superfície plástica desses materiais protege os alimentos e reduz a chance de contaminação, pois, geralmente, não têm porosidade e rugosidade.

Diminuem o risco de doenças em humanos e animais

O plástico contamina o solo, os leitos dos rios e os oceanos. Quanto menos plástico no mundo, melhor! Como a embalagem biodegradável é feita com matéria-prima de fácil decomposição, fica menos tempo no ambiente, evitando acúmulo.

Quanto mais tempo o lixo fica exposto, mais aparecem ratos, baratas e outros bichos que se alimentam nesse ambiente e podem transmitir doenças.

Outra vantagem que pode ser aproveitada por pessoas donas de negócios do ramo alimentício é que algumas embalagens biodegradáveis podem ser reutilizadas. O processo de decomposição não acontece enquanto ainda estão em uso, pois é necessária uma longa exposição ao sol, vento e umidade para se iniciar.

Por isso, após higienizar as embalagens que chegam, por exemplo, dos fornecedores, você pode usá-las para ensacar lixo orgânico da própria cozinha do estabelecimento, como cascas de ovos, frutas e legumes.

Ajudam a construir uma consciência ecológica

Embalagens biodegradáveis demonstram para o público preocupado com questões ambientais que seu negócio cumpre com a sua parte para preservar a natureza. Além disso, o posicionamento quanto a esse tema é bom para a imagem da empresa.

Negócios do ramo alimentício precisam sempre inovar para se destacar da concorrência e adquirir um diferencial competitivo. Isso é bom tanto para melhorias nos processos quanto para se posicionar como uma empresa que preserva o meio ambiente.

Agora que você sabe mais sobre o que é embalagem biodegradável e como esse material pode ser vantajoso para o seu estabelecimento, que tal começar a colocar essa ideia em prática? É uma medida que beneficia o meio ambiente e faz o empreendimento economizar.

O iFood Shop é o parceiro que seu negócio precisa para encontrar embalagens biodegradáveis. Conheça o iFood Shop e aproveite as condições especiais de compra!

Por iFood

Por iFood

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/04/2024

Não julgue APENAS pela casca: veja como escolher os melhores legume...

23/04/2024

Embalagem de produtos: transformando compras em experiências

23/04/2024

Conheça 4 molhos para macarrão que são deliciosos

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery