Embalagens sustentáveis: quais são as vantagens para o meu negócio?

Comece já a trabalhar com embalagens sustentáveis no seu negócio! Leia este post e saiba por que os clientes preferem esse tipo de embalagem!
10 Min
embalagens sustentáveis

Usar embalagens sustentáveis no delivery é uma ação que pode ajudar você a gerar confiança nos consumidores. Só para ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo iFood mostrou que ​​75% dos clientes ficam mais satisfeitos em consumir produtos sustentáveis, enquanto 54% concordam que priorizam pedidos em lojas que tenham embalagens sustentáveis para o envio do pedido.

A preferência dos consumidores revela muito mais que uma tendência de consumo, mas principalmente um hábito que deve ser adotado em toda jornada de produção dos pedidos. Marcas que evitam gerar prejuízos ao meio ambiente podem criar uma conexão mais forte com clientes e com membros da sociedade que compartilham os mesmos valores.

Para saber como usar as embalagens sustentáveis para impactar positivamente o seu negócio, continue a leitura!

O que são embalagens sustentáveis?

É considerada uma embalagem sustentável toda aquela cujo desenvolvimento, produção e descarte minimizam os impactos negativos tanto ambientais quanto socioeconômicos. Isso exige que esses processos envolvam:

  • otimizar o design para reduzir desperdício de materiais e de tempo;
  • utilizar matérias-primas orgânicas, recicláveis, recicladas ou biodegradáveis;
  • reduzir o consumo de energia e recursos naturais na fabricação;
  • gerar menos resíduos e assegurar a destinação correta deles.
embalagens sustentáveis

Qual é o compromisso ambiental do iFood?

O uso de embalagens flexíveis e a falta de investimento nos últimos anos em infraestrutura de coleta e reciclagem mostram a dificuldade na preservação do meio ambiente.

No entanto, o iFood se comprometeu a implementar uma solução para reduzir o envio de sachês de condimentos para 5% da base de restaurantes.

A empresa quer que até 2025, 100% dos estabelecimentos que estão na plataforma ofereçam a opção de os clientes receberem seu pedido sem sachês de condimentos —e de reduzir em 50% o percentual de embalagens plásticas de uso único na sua operação (de 27% para 13,5%).

Além disso, o iFood tem o compromisso público de acabar com a poluição plástica do delivery até 2025. Uma de suas principais iniciativas, a Amigos da Natureza, permite, desde junho de 2021, que as pessoas dispensem o envio de garfos, colheres, facas, canudos e outros itens plásticos na entrega. Com isso, mais de 200 milhões de pedidos já foram entregues sem esses itens, e 510 toneladas de plástico deixaram de ser descartadas.

Como funciona o programa amigos da natureza?

O programa Amigos da Natureza atua de 2 formas. O estabelecimento avisa o cliente que não envia descartáveis ou pergunta aos consumidores se desejam receber descartáveis no momento de conclusão de um pedido. O procedimento varia de acordo com cada negócio.

Mais de 110 mil estabelecimentos do iFood já fazem parte do programa, com uma taxa de recusa de descartáveis em 82% dos pedidos. Um estudo do iFood também constatou que mais de 90% dos descartáveis enviados são descartados pelo cliente sem mesmo usar. O estudo revelou também:

  • 40% de restaurantes ativos participantes;
  • 326 milhões de pedidos com a solução;
  • 723 tons de talheres plásticos não enviados (considerando apenas pedidos com a resposta NÃO PRECISO);
  • 80% dos consumidores não desejam talheres plásticos quando perguntados

Além de economizar na compra de insumos, você ajuda a combater o consumo excessivo de plástico, que demora muito tempo para se decompor na natureza, gerando acúmulo de lixo em oceanos e florestas, sendo consequentemente prejudicial à saúde humana.

[rock-convert-cta id=”14288″]

Como aderir ao programa?

O programa Amigos da Natureza tinha uma adesão opcional no iFood, mas entendemos que para auxiliar todas as lojas parceiras a otimizarem os custos com insumos e também evitar a circulação de plástico, a adesão tornou-se automática a todas as lojas aptas parceiras.

Ao receber um pedido pelo Gestor de Pedidos, você será informado se o cliente deseja ou não receber descartáveis. Por isso, não deixe de informar sua equipe operacional sobre a mudança, reforçando a importância do programa para o seu negócio e para o próprio meio ambiente.

O Amigos da Natureza é uma iniciativa 100% gratuita e que não afeta sua operação e nem sua reputação ou quantidade de pedidos na plataforma. Na verdade, empresas no geral que levam a sustentabilidade a sério, tem mais visibilidade positiva com os consumidores.

Quais são os principais tipos de embalagem sustentável?

Entre as embalagens sustentáveis disponíveis para o segmento alimentício, alguns modelos se destacam. Veja quais são a seguir!

Embalagem reciclável

Apesar de as embalagens recicladas se apresentarem como um notório exemplo de sustentabilidade, por serem feitas com materiais que já passaram pelo processo de reciclagem, alguns modelos podem não ser adequados para armazenar alimentos.

Por outro lado, as recicláveis, produzidas em materiais que podem ser transformadas em novos itens depois do uso, como o papel, o papelão e o alumínio, são excelentes para esse fim. 

Ainda, aderem a esse conceito ao evitar que sua destinação seja a natureza ou por diminuírem a utilização de recursos naturais, água ou energia e o despejo de resíduos na fabricação de novos itens.

Embalagem reutilizável

Materiais reutilizáveis se diferem dos recicláveis por serem reaproveitados sem passar pelo processo de refação. Produzidos em matérias-primas duradouras, como o vidro, podem voltar a ser usados por mais vezes, passando por um rigoroso processo de higienização. 

Para elas, os consumidores podem dar diversas outras utilizações, como o reuso em refil, ou devolver por meio da logística reversa — processo em que resíduos, como embalagens ou produtos já usados, são entregues em retorno aos fornecedores, vendedores ou produtores —, eliminando tanto o seu descarte incorreto quanto o impacto ambiental dele.

Embalagem biodegradável

Um tipo de embalagem sustentável que está ganhando cada vez mais destaque são as opções biodegradáveis. Esse tipo de embalagem se decompõe naturalmente ou mais rapidamente no meio ambiente, se transformando em uma matéria orgânica.

Alguns exemplos são os itens fabricados com:

  • bioplásticos;
  • poliácido láctico;
  • cogumelo;
  • fécula de mandioca;
  • bagaço de cana-de-açúcar;
  • plástico de milho;
  • fibra de coco.

Embalagem comestível

Fabricadas em uma biomolécula que mistura comida desidratada e um polissacarídeo que serve de nanomaterial para ligar as partículas, classificam-se como embalagens comestíveis aquelas que podem ser ingeridas pelas pessoas de modo seguro sem riscos à saúde, por serem orgânicas e, assim, o corpo humano ser capaz de metabolizá-las. 

Mais que isso, costumam ser parte complementar das refeições que protegem, reduzindo não só os resíduos, como também o desperdício de alimentos. Ainda em fase de testes, podem ser feitas de crustáceos, algas, leite, legumes ou verduras.

Embalagem plantável

Outra forma de dar uma destinação a esses itens cujos impactos são positivos para a natureza está presente no modelo de embalagem sustentável plantável. Nelas, o papel reciclado tem sementes acrescentadas em sua composição para poderem ser plantadas depois do uso. 

Quais as vantagens de utilizá-las no seu delivery?

Opções sustentáveis são usadas em negócios alimentícios, principalmente como embalagem de delivery, devido às suas vantagens. Abaixo, confira quais são elas!

Educação ambiental

Ao investir em embalagens sustentáveis, seu negócio reforça esse conceito positivo para o seu consumidor. Isso significa que ele se torna uma parte ativa na educação ambiental, influenciando a conscientização sobre essa questão.

Adoção de uma tendência mundial

A sustentabilidade ganhou muita atenção recentemente, principalmente devido aos impactos da mudança climática. Afinal, 62% do público está disposto a alterar hábitos e mais de 50% a pagar mais, a fim de minimizar o impacto ambiental.

Dessa maneira, buscar agir para combater ou diminuir os efeitos negativos da ação humana é uma tendência mundial. Pois, os clientes esperam que os negócios dos quais consomem tomem atitudes em prol da causa. Se estima que 82% deles já recusam itens plásticos. Só no iFood são 130 milhões de pedidos entregues sem esses objetos.

Assim, para os empreendimentos, a adoção da embalagem sustentável, especialmente considerando o crescimento das entregas, é uma opção que atende a essa nova mentalidade de mercado. 

Redução de custos 

Uma embalagem sustentável precisa mais do que ser fabricada em materiais ecologicamente corretos para ser considerada dessa categoria. Elas dependem da otimização de processos fabris para atingir esse objetivo. 

Com isso, os custos de produção são reduzidos. Por consequência, o preço de venda para compradores também diminui. Além do mais, quando os clientes optam por não receber plástico, também há uma economia.

Associação desse valor ao negócio

Agregar valor para criar um diferencial competitivo é um desejo em comum de pessoas empreendedoras. Com isso em mente, o design da embalagem sustentável viabiliza a realização disso, associando esse conceito ao seu restaurante.

Essa ação acrescenta pontos positivos na construção da imagem da marca, construindo uma reputação de respeito ao meio ambiente e à sociedade. Como muitos consumidores levam esses elementos em conta na tomada de decisão, você se destaca da concorrência.

Preservação do meio ambiente 

A realidade é que restaurantes que fazem entregas precisam de embalagens para acondicionar esses alimentos. Então, visando preservar o meio ambiente, é necessário buscar alternativas sustentáveis e evitar o uso de materiais altamente poluentes.

Para tanto, eliminar o plástico, que apesar de ser reciclável, é prejudicial, é uma medida viável. Já que apenas 2% do volume total dele tem como destino a reciclagem, ao ser descartado de forma errada na natureza, causa impactos negativos, incluindo:

  • morte de animais por sufocamento ou ingestão e a extinção de espécies: só entre seres marinhos, são 15% correndo esse risco;
  • envolvimento na cadeia alimentar: estima-se que cada pessoa possa comer mais de 120 mil partículas de plástico por ano;
  • poluição das águas: no ritmo atual de consumo, em 2050 os mares terão uma maior quantidade desse material que de peixes.

COMO ESCOLHER EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS?

Já que vale a pena para estabelecimentos investir em embalagens sustentáveis, é preciso escolhê-las com precisão. Entenda mais!

Verifique o tempo de decomposição do material

O material é o primeiro critério a ser observado para escolher a melhor embalagem sustentável. Nesse sentido, um fator que pesa em seus impactos ambientais é o tempo de decomposição. 

Quando não passam por reaproveitamento ou reciclagem, certos materiais ficam na natureza por períodos que variam em:

  • papel e papelão: até 6 meses;
  • plástico: até 450;
  • alumínio: 200 a 500 anos;
  • vidro: indeterminado;
  • isopor: 150 anos.

Entregar as refeições do seu restaurante em uma das diversas opções de embalagem sustentável oferece várias vantagens. Desde o meio ambiente até os seus resultados só têm a ganhar com isso. Ao ser parceiro do iFood, você pode escolher entre os melhores fornecedores.

Quer melhorar ainda mais as entregas do seu restaurante? Descubra os 5 erros que você não deve cometer na gestão de frete e otimize este outro aspecto da sua logística!

Por iFood

Por iFood

3 respostas

  1. Que maravilha!! Não sabia que ao perguntar ao cliente se deseja o envio do descartável estava contribuindo para redução do lixo no planeta que levam anos para se decompor. Conscientização e incentivo bacana.

  2. My brother recommended I might like this website. He was entirely right. This post actually made my day. You can not imagine just how much time I had spent for this info! Thanks!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/04/2024

Não julgue APENAS pela casca: veja como escolher os melhores legume...

23/04/2024

Embalagem de produtos: transformando compras em experiências

23/04/2024

Conheça 4 molhos para macarrão que são deliciosos

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery